Proibido para meninos, indispensável para meninas

Proibido para meninos, indispensável para meninas Sonia Rigoli Santos

Resenhas - Proibido para meninos, indispensável para meninas

Débinha 22/02/2024

Para meninas
Bom terminei esse livro hoje e até que eu gostei, pra começar quero falar que esse livro traz muitas dicas para meninas em diversas áreas da vida mas achei a leitura um pouco arrastada só que recomendo sim, principalmente para garotas cristãs.

vanessaxclementino 19/07/2023

Reação de Leitura
O Livro “Indispensável para Meninas” da escritora e teóloga Sonia Rigoli é um ótimo livro para ser abordado para juvenis e adolescentes, pois, mesmo tendo sido publicado no ano de 2008, seu conteúdo é bem atual e necessário para incentivar meninas a aprenderem sobre seu desenvolvimento e amadurecimento por conceitos e olhos cristãos, contudo, também é um bom livro para mães e pais de garotas, onde os mesmos podem aprender a como entender um pouco a mente dos adolescentes.

“Deus deu a alguns pais maior experiência e conhecimento da Sua Palavra, e, portanto, sabem como melhor orientar as filhas.” (p. 15)

Ao falarmos sobre o conteúdo do livro em si, o mesmo narra diversas histórias bíblicas com mulheres para introduzir ou dar exemplo de acontecimentos e situações dos quais elas passaram.
Como no capitulo cinco, por exemplo, onde relatou a história de Ester, e com isso, além de apresentar sobre as lições que esta história também nos apresenta – a fé que devemos ter em Deus, e que apesar das dificuldades, eles pode nos libertar, como fez como o povo de Ester – a autora usou esta história para falar sobre como meninas cristãs devem investir não somente na beleza exterior, mas principalmente no interior – a personalidade – que deve ser o bem mais belo para uma menina cristã.

“Ester devia ser uma pessoa simpática, educada, delicada, amorosa e cortês. (...)havia um elemento a mais que fazia toda a diferença: a fé inabalável em Deus. (...) Foi exatamente essa confiança em Deus que a encheu de autoconfiança, um quesito importantíssimo reconhecido hoje como fator de sucesso.” (p. 25)

Tanto essa como outros exemplos, podemos extrair lições e refletir melhor nas ações desta e muitas outras mulheres, que apesar de terem vivido a muito tempo atrás, podem da exemplos as garotas e mulheres da atualidade a serem boas mulheres cristãs.

Posso dar muitos outros exemplos das histórias que foram apresentadas no livro, nos qual abordou boa parte das mulheres em destaque da Palavra de Deus, tanto como Rute, Maria, Debora, Mical, Eva, Marta, Raquel e muitas outras, contudo, não foram mulheres exemplares a serem apresentadas, pois, maus exemplos também são uteis para o conhecimento, pois aprendemos sobre as consequências de nossos atos, sendo eles bons ou ruins.

Um destes exemplos fora contado no capitulo onze, intitulado como “Cuidado! Perigo!” onde apresenta a história de Jezabel e alerta sobre o uso de recursos superficiais que podem levar ao orgulho e a vaidade.

“Portanto, tomem muito cuidado com o excesso de preocupação e gastos apenas com a aparência física. É Satanás quem os estimula, pois ele sabe que isso fará você se sentir despreocupada quanto a formação do caráter cristão e a afastará de Deus (...) e deixar de se preocupar com as coisas espirituais e (...)do plano divino para a sua vida.” (p. 61)

Além destes exemplos, a autora não deixa a desejar sobre outras boas referências bíblicas, pois ela sempre tem a Palavra de Deus como base para cada mensagem que passa as leitoras, e sempre dá referências de diversas personalidades atuais que podem influenciar positivamente as meninas que leem este livro.

Contudo, este livro não é somente feito de belas histórias bíblicas – já muito conhecidas – e seus bons exemplos, apesar de que com cada uma delas aprendemos muitas lições valiosas com as histórias inspiradas pelo Espirito Divino − afinal, todo bom livro cristão inspirado deve ser desta forma − mas sim, por um ótimo diferencial que os demais livros não tem − e também por deste diferencial que temos neste material um título tão peculiar – mas porque a autora usa este livro para dar orientações essências para as garotas que estão se descobrindo e começando a entender o quão diferente uma menina é diferente de um menino, pois há diversas informações e curiosidades que nenhum menino poderia entender tão bem como uma garota.

A autora dá uma atenção super especial há como as garotas podem e devem cuidar de forma modesta e feminina de sua aparência, como também a como preparar e desenvolver seu caráter à luz da Palavra de Deus.

E estas preciosas orientações vão desde de:
• Ensino básico em Etiqueta
• Orientações de como se higienizar corretamente
• Receitas caseiras de skin-care
• Educação básica sobre anatomia
• Educação sexual cristã

E mais outros diversos assuntos relacionados aos temas citados acima.

Enfim, o que podemos entender sobre esta leitura é como a educação cristã apropriada para jovens garotas adolescentes é importante como essencial. Principalmente, para nós futuros e/ou atuais líderes que trabalhamos entre diversos adolescentes curiosos e que muitas das vezes podem carecer de informação/orientação ou cuidado.

E assim, finalizo esta reação e introdução de leitura, recomendando fortemente este livro.

BArbara1326 16/01/2023

Achei que o livro abordou bem assuntos importantes, como anorexia e bulimia; o livro fala muito sobre alimentação, autoestima, autoconhecimento e aceitação.

bela 22/02/2021

Proibido para Meninos Indispensável para Meninas
No livro, "Proibido para Meninos Indispensáveis para Meninas" da autora Sonia Rigoli Santos, graduada em teologia, e a primeira mulher a receber o título de mestre em teologia de um seminário brasileiro pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, da algumas dicas, algumentos e lições sobre como ser uma menina, ou melhor, uma verdadeira mulher na sociedade.

O livro narra uma série de episódios bíblicos ocorridos com mulheres. Podemos extrair lições e refletir melhor nas ações destas, que apesar de terem vivido a muito tempo atrás, as de hoje em dia não deixaram de ser mulher como elas. A autora dá dicas essências se você é uma mulher que se preocupa com a aparência, e quer ter um caráter nobre, seguido por explicações de saúde, etiqueta, sexo, e todas as informações necessárias que nenhum menino seria capaz de entender. (Kkk)

Ao fim, apesar das pequenas paginas e capítulos, este livro é INDISPENSÁVEL para todas as mulheres.

Adriana.Thais 28/09/2020

Uma aberração
Esse livro é misógino e extremamente sexista. Trata dos comportamentos e sexualidade femininos como se houvesse um padrão de qualidade e o fato dele ser proibido para meninos, como se os conteúdos fossem um grande segredo para o sucesso com os homens fosse ser daquele jeito. As partes que falam sobre relacionamento consigo mesma e emoções são pobres e incompletas. Odiei, não indico, se puder impedir alguém de ler, eu irei
Wan 01/12/2020minha estante
Nossa...você o leu por aqui mesmo?sério não consigo ler nesse app

Wan 01/12/2020minha estante
Mas estava super louca pra ler

Adriana.Thais 13/08/2021minha estante
Não. Eu li ele físico

vero 02/12/2021minha estante
Acho que você não entendeu a ideia que o livro quer passar... Ou talvez você não seja seu público alvo.
Esse livro é muito bom!!
E ele fala de ser "proibido" para meninos pq simplesmente o livro é feito para meninas, não porque é proibido.
E o intuito do livro não é ensinar a ter "sucesso com os homens".

Elias.Vieira 04/01/2022minha estante
O livro não é para quem é contrário, o livro é para quem é a favor de assuntos contidos nele!!!
Misógino, misoginia é usada para definir sentimentos de aversão, repulsa ou desprezo pelas mulheres e valores femininos.
Sexismo é o ato de discriminação e objetificação sexual.
Onde isso, no livro???
Não teria por um acaso lido as páginas de um outro livro crendo que estava lendo este?
O livro é para cristãos, de cultura cristã, que gosta de viver como cristãos... serve também para não pé cristão simpatizantes ao cristianismo!!!
Existem de fato alguns pseudos cristãos por aí a fora que perseguem os nãos cristãos, mas muitos dos não cristãos não fazem o mesmo?!?!
Eu gosto muito de ler, leio de tudo, o que me agrada reservo para mim, o que me desagrada, simplesmente descarto ou passo adiante, o que não seve para mim pode servir para outros; O que não posso querer é que todos sejam iguais a mim, tão pouco quero eu ser igual àqueles contrário a mim.

Mariana 22/05/2020

Importante
Livro bom que aborda assuntos importantes para crianças e adolescentes
Nana 09/09/2020minha estante
Não abrir para ler