A Sabedoria do Condado

Resenhas - A Sabedoria do Condado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jung Angel 15/05/2013

Resenha A Sabedoria do Condado
O livro contém 20 capítulos e juntamente com o tema de cada um, estão acompanhados notas de rodapés que ajudam com as duvidas ou termos não conhecidos. O livro trás no final um teste, pra saber se você é ou não um Hobbit. Ah e não posso esquecer de falar que ele também trás o tutorial de como montar um pequeno jardim Hoobit!

Não posso deixar de avisar, que pra quem não lei nada das obras de Tolkien, saiba que A Sabedoria do Condado é cheio de Spoilers (sim está repletos deles, sejam spoilers das obras literárias quanto as cinematográficas).

Um livro para fãs dos pequenos Hobbits. A Sabedoria do Condado é um prato cheio para os apreciadores da obra do escritor J. R.R. Tolkien.

[...]" Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltarmos para casa"![...]

Me contém vocês: Onde fica sua toca-hobbit?

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Gabi 05/05/2013

Para ser sincera, não li a trilogia “O Senhor dos Anéis”, e a minha leitura acabou ficando um pouquinho prejudicada por não conhecer nada da história do que o autor comentou (dei 4 estrelas porque imaginei o livro sendo lido por alguém que conheça os Hobbits, e aí é óbvio que ele é muito bom!). Quando iniciei a leitura, pensei que o livro não fosse tão focado na história criada por Tolkien, e a minha ideia era ler algo leve, porque, em fase de TCC, é o que estou conseguindo ler. Não vou dizer que a leitura foi ruim, porque não foi, e aprendi coisas muito bacanas com as palavras do autor, mas é claro que não foi um livro tão bom, para mim, neste momento, como seria para um fã da série.

Noble Smith é um fã apaixonado pelos Hobbits e pelo estilo de vida deles. O modo como ele fala sobre essas pequenas criaturas é incrível, e é digno de uma pessoa que já leu os livros mil vezes, e parou para refletir sobre cada atitude dos personagens da história. A cada capítulo, o autor abordou um assunto: algumas vezes mais profundos como amizade, coragem ou amor, ou até mesmo mais simples, como comida e jardinagem, e fez um “link” com o nosso modo de viver hoje.

“Estar em uma plantação é como voltar no tempo, para uma época em que as pessoas sabiam quem produzia sua comida e a terra onde era cultivada. Os pequenos agricultores (eles trabalham em sítios pequenos, mas geralmente não são pessoas pequenas) são muito parecidos com os Hobbits trabalhadores.” página 28

Os Hobbits têm um estilo de vida simplíssimo, uma alegria verdadeira que brota fácil de seus corações, e não precisam de muito para serem realizados. Eles apreciam a amizade, a convivência uns com os outros e não são ligados em pertences materiais, como parece que é o ápice do nosso mundo hoje, com tanto consumismo exacerbado e exagerado.

“Para os Hobbits, excesso de manteiga era uma das grandes e necessárias alegrias da vida. Eles sabiam o que os fazia felizes. Bons amigos, comida deliciosa e farta na mesa, cerveja e música.” página 30

Por fim, admito, a partir de uma fã antecipada, sem ainda ter lido os livros, que o estilo de vida dos Hobbits e dentro do Condado me fez querer correr pra ler os livros hoje mesmo (tenho os três na prateleira, esperando para serem lidos, imaginem a ansiedade!). Na correria que vivemos hoje, parece-me que estar, algumas horas por dia, no Condado, nos dará uma grande sabedoria para enfrentar o dia a dia com muito mais coragem e vontade de crescer, independente do obstáculo que enxergarmos pela frente.

“A verdadeira bravura é tomar a dianteira, como Sam e Frodo, entendendo que pode ser que sua história ou o que você está passando nunca chegue ao conhecimento de alguém. Sobreviver a uma experiência difícil e crescer como pessoa é a verdadeira recompensa.” página 89

Gabi 03/05/2013

Interessante
Todos nós gostamos e queremos viver bem, o problema é que não sabemos como viver bem. Todas as coisas que precisamos ter para viver bem, muitas coisas pelas quais lutamos para conquistar, ironicamente nos impedem de viver bem. Algumas dessas coisas são: emprego ou trabalho, estudo, dinheiro, bens materiais. Ou seja, tudo aquilo que deveria nos proporcionar melhor qualidade de vida faz justamente o contrário por muitas vezes não termos a sabedoria necessária para lidarmos com os vários problemas da vida.

O livro “A Sabedoria do Condado” de John Noble, tenta, em comparação com um tipo de cultura e modo de vida supostamente ficcional, nos fazer adquirir a sabedoria necessária para vivermos melhor. É certo dizer que ele tenta, porque viver bem é difícil, fazer as coisas bem feitas é difícil, não fazer nada ou fazer de qualquer jeito é bem mais fácil. Por essa razão muitos não conseguem levar adiante um dieta ou fazer exercícios físicos com frequência. E nem vamos discutir o que é certo ou o que é errado, porque em vez de resenha teríamos uma tese. A cultura e o modo de vida supostamente ficcionais, no caso os Hobbits, não é mera ficção, temos exemplos de povos, pessoas, que vivem de modo semelhante, e acreditamos que vivam bem. Podemos dizer que os Amish, uma comunidade religiosa americana, vivem de modo parecido, nos Kibutz, comunidades agrícolas em Israel também, além de tribos indígenas pelo mundo. Uma grande diferença no modo de vida dessas comunidades em relação a grande maioria dos povos é que geralmente são comunidades fechadas e com uma população pequena. Tudo que é produzido é consumido pela própria comunidade, quase não há qualquer tipo de relacionamento com outras comunidades e povos, até mesmo os casamentos são feitos internamente, de modo que um povo que vive dessa maneira não terá, acredita-se, qualquer tipo de problemas que outras comunidades que se relacionam umas com as outras tem. A grande maioria dessas comunidades, como os Hobbits, não têm computador, internet, celular, telefone, automóvel. Resumindo, não vivem como a maioria dos leitores do livro. Uma falha do livro é que o autor compara o modo de vida dos Hobbits, mas descreve principalmente o modo de vida de alguns integrantes da sociedade do Anel, um modo de vida que os próprios Hobbtis abominam.

Normalmente quando lemos um livro ou assistimos a um filme ou quando entramos em contato com alguma história, seja ela ficcional ou não, ficamos fascinados com os personagens ou com as situações retratadas na história e geralmente queremos adotar algo parecido em nossas vidas, queremos viver a vida do personagem, o que precisamos é ter a sabedoria necessária para aplicar uma nova maneira de viver em nosso dia a dia. O que não é uma tarefa fácil. Comer e beber bem, dormir o necessário, saber lidar com as pessoas, pessoas as mais diversas, seus temperamentos, humores, viver com o mínimo necessário, sem grandes ostentações, saber como agir em determinadas situações com racionalidade, enfim, são coisas aparentemente simples, mas que requerem, de acordo com o autor, uma grande sabedoria.

Mas mesmo não conseguindo seguir todas as instruções do modo de vida dos Hobbits, é muito interessante, principalmente para os fãs mais ardorosos as curiosidades que o autor cita sobre os livros de Tolkien e o filme “O Senhor dos Anéis”, tem até sites e endereços reais para conhecermos, isso para quem puder viajar para o exterior, que também é um modo de viver bem. Tem até um pub de propriedade do ator Ian McKellen que interpreta o personagem Gandalf, e a possibilidade até de encontrá-lo. Além de receitas, dá pra aproveitar bem as dicas de John Noble. Este livro poderia ser confundido ou até ser considerado um livro de auto-ajuda, mas não é o caso, podemos considerá-lo um livro de um grande fã que quer dividir com os leitores e outros fãs sua grande paixão e viver essa paixão no seu dia a dia. Acho que deveríamos tentar viver talvez como o próprio autor, que tem paixão pelo que faz, ou seja, devemos seguir a sabedoria do coração, do amor, e mesmo com todas as dificuldades da vida, com certeza viveremos melhor.

Camila(Aetria) 02/05/2013

Uma linda surpresa
Lá em http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2013/05/02/a-sabedoria-do-condado-ogs-50/ você encontra essa resenha com mais extras! :)

Ganhei o livro em um sorteio do site Aumanack, tirei até foto no twitter haha, e confesso que não era o livro que eu esperava. Quando o recebi junto com um colar/broche de uma flor de Lothlórien (linda.) dei pulinhos de alegria e olhei pra contracapa ler a sinopse, meu ânimo tinha caído. Era um livro meio que de auto-ajuda para fãs da Terra Média.

Esse é o momento em que eu admito que não gosto profundamente de livros de auto ajuda. Fujo de qualquer um que diga qualquer coisa que lembre nem que levemente um livro de auto ajuda. Além de achar um título de gênero completamente ilógico.
E tomei um tapão na cara da minha sociedade ao descobrir que adorei o livro. haha E bem, o título auto ajuda cabe nesse caso, justamente porque acho que o autor escreveu sobre tudo aquilo que o ajudou em algum momento, e talvez ajude a mais alguém.

Foi extremamente útil ter lido O Hobbit e assistindo aos filmes do Senhor dos Anéis antes de ler o livro, porque assim pude entender essa alegria que fica intrínseca na alma de quem lê (e também não ter pego uns spoilers TENSOS, por isso recomendo ter lido ambos antes de ler esse). E que vira aquela alegria de compartilhar o quê e sobre o quê se gosta.

O jeito mellon (amigo em élfico, como aprendi) do autor escrever te faz sentir como se ele já tivesse virado seu amigo há muito, e estivessem tendo alguma conversa amigável sobre a vida, usando de referências o universo do Tolkien. Foi um livro que me ajudou muito a relaxar em uma semana de correria doentias, dignas de um Orc.

E houve um momento em que ele menciona que se deve dormir como um hobbit, foi um daqueles momentos em que o livro quebra a quarta barreira e fala com o leitor, ele chega e fala que se você está lendo esse livro e está com sono, feche-o na hora e vá dormir.

Bem. Eu fui dormir. HAHA E tenho dormido mais desde então, acho que precisava de alguém com amor pela Terrá Média pra me falar isso. Não sei.

É um livro extremamente tocante, é um momento do Condado na sua vida urbana, um clamor quase bucólico no meio de toda essa tecnologia e correria que nos consome (ainda mais se somos paulistanos, aonde o ritmo é mais frenético ainda. rsrs)

Vale muito a pena ler pra ter um momento de reflexão, mesmo que sejam apenas cinco minutos e voltar para a correria de sempre, mas com outros olhos e um objetivo de arranjar um local no Condado no futuro. E por não ser um livro de auto ajuda chato e clichê, e sim literalmente um livro de "auto ajuda" com um título que faz sentido e te faz sentir muito melhor no final.

stsluciano 16/04/2013

Quem nunca passou alguns dias se aventurando pela Terra Média não sabe o que está perdendo. Belas paisagens, criaturas intrigantes e muitos perigos acompanham o viajante pelo mundo inventado pelo grande mestre J. R. R. Tolkien. Conheci o lugar quando tinha quinze/dezesseis anos e começava a fazer barulho a notícia de que a trilogia do autor seria adaptada para o cinema, o que fez com que, automaticamente, se reacendesse o interesse por sua obra. Mas, um tanto quanto desinformado, comecei pela Trilogia do Anel.

Apesar de o autor dar uma boa introduzida em quem são os hobbits – falem o que quiser, estas pequenas criaturas são as personagens principais em uma guerra que se mostra homérica – não é uma boa ideia começar por aqui. A Trilogia do Anel é bem mais madura e espinhosa que O Hobbit, onde ainda há um tom de muxoxo por parte de Bilbo Bolseiro, mas que representa o descontentamento dele frente ao que perdeu: o belo Condado e sua confortável toca, Bolsão.

Quando Frodo assume o posto de protagonista, na Trilogia, há um ar permanente do fim inevitável: em certas passagens o autor deixa claro que, na Terceira Era, a Terra Média era só uma imagem já apagada dos tempos gloriosos de outrora – e um sinal claro disso é a debandada élfica, retornando à sua terra natal. Esta diferença pode ser sentida com facilidade e quem lê a trilogia acaba levando-a no coração, percebendo ainda mais a importância do portador do anel.

Por isso recomendo que comecem como se deve: pelo começo, com O Hobbit.

Mas já me desviei incrivelmente do que queria dizer nesta resenha, então vamos voltar.

Em “A Sabedoria do Condado”, o autor Noble Smith – gente boa até dizer chega! – não nos brinda com um livro de autoajuda pura. Me recuso a aceitar nisso após tê-lo lido e, confesso, ele ser categorizado assim foi o que me impediu de tê-lo lido antes. Em seu livro, ele nos brinda como uma obra de puro amor ao Condado e seus moradores, os gentis hobbits.

O livro trás, sim, ensinamentos retirados da obra de Tolkien e que podem ser utilizados em nossas vidas, por exemplo: como dar valor às pequenas coisas e saber quais delas são, realmente, valorosas; preservar as amizades, ter qualidade de vida e etc.; mas o que se sobressai, para mim, é a qualidade do autor – Noble – como um interpretador de histórias apaixonado pela Terra Média, quando ele fala do modo como as coisas se passaram nos livros de Tolkien e o quanto – e como – isso pode ser aplicado em nosso mundo.

“A ideia de ficar rico é tão sedutora que pode levar as pessoas a fazerem coisas cada vez mais loucas para atingirem esse objetivo. Mas quando o objetivo é atingido, pode ser que o peso da riqueza seja grande demais para suportar, ou que nem valha o trabalho que deu para consegui-lo. Muitas pessoas arruínam a saúde e os relacionamentos indo atrás de riqueza. E alguns, voluntariamente, quebram suas bússolas morais no começo da viagem, deixando de lado a ética e a empatia para perseguirem a prosperidade”.

Não recomendo sua leitura para quem ainda não leu ao “O Hobbit” ou a “Trilogia”. Existem spoilers gigantescos nas passagens que o autor fala sobre o que se passa na Terra Média quando os usa como exemplo. Então vão por mim, é bem melhor ler Tolkien antes. Para quem já o fez, não esperem o tanto que eu esperei para ler este livro. É leitura rápida, de um dia, prazerosa, recompensadora, que te trará uma experiência plena.

Apesar de se mostrar um tanto reacionário às vezes, Noble fala com tamanho carinho do Condado que é impossível não se emocionar também ao reconhecer as passagens, os personagens – ah!, a Senhora Galadriel! – e reviver mesmo que por alguns momentos as maiores aventuras que um grupo de Hobbits já viveu.

Ah, e segundo um teste presente no final do livro, eu sou um super-hobbit.

“O amor verdadeiro deve ser defendido bravamente, com a alma de um guerreiro, mas deve ser cuidado com a paciência de um jardineiro.”

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/04/a-sabedoria-do-condado-resenha-118.html

RLeitora 27/03/2013

Resenha RLeitora - A Sabedoria do Condado
á leu O Senhor dos Anéis? E O Hobbit? Bem, se não leu nenhum dos dois sugiro que faça isso logo. Ou pelo menos assista as adaptações cinematográficas (no meu caso, só assisti). Caso contrário você não vai gostar muito deste livro. Por quê? Bem, a obra é bastante íntima destas obras, então há citações e referências a todo instante. Logo, se você não está familiarizado com o universo de Tolkien, você não vai entrar no clima.
Mas, porém, entretanto, todavia... Se você gosta deste mundo de Tolkien, te garanto que a leitura de A Sabedoria do Condado será bem agradável. Contêm várias tiradas e análises divertidas das obras de Tolkien, fazendo com que o leitor consiga refletir sobre sua própria vida.

De maneira grosseira eu poderia até colocar que se trata de um “livro de autoajuda”, já que cada capítulo mostra como viver como um Hobbit, ou seja, como viver melhor: como enfrentar seus medos, como viver em harmonia com a natureza e com as outras pessoas, como viver sem tantas preocupações... Então se for um livro de autoajuda, é o melhor que eu já li!

A capa é interessante: É como se você estivesse dentro da toca Hobbit, olhando para fora; além disso, parece uma pintura antiga toda suja de terra, rústica. Adorei.
Gostei do fato de ter muitas notas de rodapé, auxiliando o leitor a lembrar sobre determinadas passagens dos livros de referência para o que o autor quer propor. Isso me deixou menos perdida, já que faz tempo que assisti OSDA.

O autor afirma que temos um Hobbit escondido dentro de nós mesmos. Basta que deixemos “aflorá-lo”:
“E assim nasceu o primeiro Hobbit – o herói relutante que parte de sua amada residência e retorna de uma grande aventura como um homem mudado.” p. 23

O livro nos traz receitas que os pequenos apreciam (como uma sopa de cerveja e cogumelos). No final do livro há um teste para que você possa medir suas ações e saber se você está mais para Hobbit ou para Orc. Bem, devo confessar que ainda estou a caminho do Condado... Também há instruções para fazer um bom jardim na sua casa, assim como o jardim de um Hobbit.

Ao final de cada capítulo há uma mensagem do Condado para nós, e eu selecionei duas para vocês:

A Sabedoria do Condado nos diz:
“Sinta pena do Gollum, daquela criatura obcecada, pois ele é um desgraçado e infeliz; mas não permita que ele o conduza na estrada estreita e desolada da ruína.” p. 38
“Aguente o seu próprio Anel da Perdição somente durante o tempo que julgar necessário. Quando for a hora certa, atire-o no fogo e fique livre do seu fardo.” p. 153

Então, não seja um Orc e leia A Sabedoria do Condado! Boa leitura.

Saleitura 19/03/2013

O livro "A Sabedoria do Condado" de Noble Smith a principio parece ser algo destinado aos fãs de Tolkien e todos aqueles que viveram aventuras na Terra Média e com ela aprenderam lições de como ser gente nesse mundo cão... Mas, talvez, seja um livro que todas as pessoas do mundo, independente de gostar ou não do mundo da "Trilogia do Anel" devam se permitir ler.

Noble é um romântico, ele é daquele tipo de pessoa que não lê os livros por ler, ele lê para aprender e procurar aplicar as boas coisas que aprende na vida. Noble me fez lembrar as palavras do velho apostolo Paulo escrita há mais de um milênio a igreja localizada na, quase tão distante quanto a Terra Média, Tessalônica da Macedônia: "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5:21).

Noble parece ter ouvido as palavras de Paulo e aplicado o princípio a obra de Tolkien e nos ofereceu como esperança de estar colaborando para a construção de um mundo melhor para todos os resultados de suas reflexões.

"A Sabedoria do Condado" é um livro delicioso, cheio de lições de bem viver, carregado de uma esperança romântica na qual eu tento muito a acreditar diariamente. Ele nos convida a refletir sobre nossas vidas e práticas e a observar formas de melhorar, de superar obstáculos e conquistar um pouco mais de qualidade de vida para nós, para os nossos e para, quem sabe, o mundo. Tudo isso observando como os hobbits agiam para superar as suas adversidades e mesmo sendo pequenos conseguiam ser felizes e vencer o espectro do mal.

Eu amei ter lido o texto do Noble. O romantismo dele tanto me cativou o coração quanto me esbofeteou a cara me mostrando como vez ou outra sou mesquinha e o quanto mesquinharias não nos levam a lugar nenhum.

Resenha por Pandora (Jaci Clemente)

Postagem Saleta de Leitura

Pandora 19/03/2013

Originalmente publicado: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/03/resenha-do-livro-sabedoria-do-condado.html

Rainy Girl 28/02/2013

Tudo Sobre o Estilo de Vida Dos Hobbits
Resenha original do Blog Sook >>> http://the-sook.blogspot.com.br

Se você tem um conhecimento substancial sobre Tolkien ou o conceito de um Hobbit, assim como eu, ainda pode deliciar-se com o livro de Noble Smith. Não é necessário entender bastante do assunto, pois o livro está cheio de exemplos sobre os Hobbits que acabam causando uma familiaridade com esse universo. Claro que se você é fã de Tolkien e já leu e assistiu “O Senhor dos Anéis” milhares de vezes, o livro fará total sentido e você ainda compreenderá a importância de Tolkien na vida de Noble Smith. O autor se revela um grande fã de Tolkien e logo entendemos a importância da leitura em sua vida e como em alguns momentos ela parecia ser a única coisa capaz de mantê-lo são.

Noble Smith nos insere no mundo da Terra-média e nos deparamos não apenas com os Hobbits, mas também com os elfos, anões e magos. E se você quer ter um estilo de vida mais parecido com os dos Hobbits, o autor lhe ensinará algumas dicas, como deixar o fast-food de lado, dormir mais, fazer longas caminhadas, aproveitar suas amizades e encarar a vida de uma forma bem diferente. O autor também sugere que o comportamento e estilo de vida cortês e bucólico dos Hobbits, são admiráveis e devem ser imitados.

O livro inclui um teste Hobbit bem-humorado e instruções práticas para a criação de uma sociedade sustentável. E a cada página o autor nos mostra sua compreensão e admiração pelas obras de Tolkien, onde suas comparações com situações contemporâneas são apresentados com desenvoltura e certo humor.

“A Sabedoria do Condado” é uma leitura instigante e agradável que nos faz pensar se o modo como vivemos nosso dia a dia permite que sejamos realmente felizes.
A diagramação da editora Novo Conceito apresenta páginas amareladas e uma fonte de tamanho agradável, facilitando assim a leitura.

RafaCésar89 16/02/2013

Resenha : A Sabedoria do Condado - Noble Smith

A Sabedoria do Condado é um livro que nos leva ao fantástico mundo dos Hobbits, personagem criado por J.R.R. Tolkien, livro que nos mostra que muitas coisas que os hobbits praticam em seu dia a dia podemos também praticar em nossa vida cotidiana.

Noble “Smith deixa claro com suas palavras nesse livro que é fã de Tolkien, citando várias obras do autor como: “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”.

São detalhes simples da vida dos Hobbits que se usássemos no nosso dia a dia faria toda a diferença. O autor também nos mostra como é a vida de um Hobbit no conforto de sua toca.

Sou fã do livro “O Hobbit” e sinto ainda não ter lido a trilogia do “Senhor dos Anéis” e só de ter lido esse livro fiquei ainda mais com vontade de ler a trilogia, confesso que quando o autor citou partes do Livro do Senhor dos Anéis (soltando até alguns spoilers) eu fiquei bastante perdido com alguns nomes, mas com os personagens e a historia de O Hobbit bem familiarizado, pois já li e amei o livro.

O Autor também nos trás no final de cada capítulo uma mensagem que nos faz refletir sobre o tema abordado em cada capitulo, sempre com a seguinte frase antes da mensagem, em seguida algumas mensagens que eu gostei:

A Sabedoria do Condado nos diz...

“Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá, mas um lugar legal e aconchegante é um motivo para voltarmos para casa!”

“O Amor Verdadeiro deve ser definido bravamente, com a alma de um guerreiro, mas deve ser cuidada com a paciência de um jardineiro.”

A escrita do autor é um pouco cansativa e às vezes não fluía, o que prendeu a leitura e fez eu ler o livro em poucos dias foi o tema, sou fã do livro O Hobbit e muito em breve quero ler a trilogia do Senhor dos Anéis e isso ajudou muito a desenvolver a leitura.

Indico o livro para todos que são fãs das obras de Tolkien e para aqueles que não conhecem, mas tem curiosidades vale à pena, pois com esse livro só nos deixa na vontade de saber ainda mais sobre os Hobbits e de ler os livros do Tolkien.

Marcos 05/02/2013

Confira a resenha em vídeo feita para A Sabedoria do Condado e para os livros "O Hobbit" e "Explorando o Universo do Hobbit": http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/02/resenha-falada-o-hobbit-sabedoria-do.html

patyalgayer 31/01/2013

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sorteio-a-sabedoria-do-condado-de-noble-smith/
Estava ansiosa para ler A Sabedoria do Condado, desde que li sobre seu lançamento. Sempre adorei os livros de J. R. R. Tolkien – especialmente a série O Senhor dos Anéis e o Hobbit – e tenho um apreço especial pelos Hobbits, além de uma certa invejinha da felicidade simples com que eles levam suas vidas… enfim, comecei a leitura de A Sabedoria do Condado com muita animação, e com certeza não me decepcionei! Noble Smith conseguiu criar um livro de primeira, que mostra como podemos adaptar a sabedoria dos pequeninos à nossas vidas, de uma forma simplificada e com uma narrativa cativante, que certamente vale à pena ler!
Neste livro, o autor faz uma comparação entre o jeito descomplicado dos Hobbits e nosso dia-a-dia corrido e estressante, dando dicas de como podemos adaptar um modo simples de viver à vida ao stress da atualidade. Noble Smith ensina como criar sua própria “toca-hobbit”, como apreciar uma boa comida e bebida, como aprender a ser mais complacente com os Gollums da vida, como aprender a buscar nossa coragem interior quando é realmente necessário… enfim, com diversas analogias deste tipo, aprendemos a levar uma vida diferente, ao mesmo tempo em que relembramos cenas importantes de O Hobbit e o Senhor dos Anéis, matando as saudades da magnífica Terra Média no percurso!
Pela sinopse e descrição, o leitor pode pensar que se trata de um livro de auto-ajuda; pode até ter um pouco disso, mas creio que este não é o estilo certo para definir A Sabedoria do Condado… pra falar a verdade, ainda não consegui definir exatamente em que estilo se enquadraria este livro! Só o que posso dizer é que ele nos faz voltar à Terra Média, repassando ótimos – e importantes – momentos dos livros de Tolkien, e aproveitando para nos trazer algumas curiosidades muito interessantes, sobre o autor, os filmes, os atores, e muito mais… é uma obra bem completa, que não pode faltar na estante dos fãs, e cuja leitura faz com que cresçamos ainda mais como pessoas, libertando o Hobbit que temos dentro de nós!
Em aspectos gráficos, o livro é ao mesmo tempo simples e belo. Achei a arte da capa muito bonita – com uma cor bem legal, textura diferente e relevo nas letras do título – , a diagramação foi muito bem feita, as folhas de boa gramatura e a tradução e revisão bem feitas. Além disso, o livro é recheado de notas do autor e do tradutor, que nos ajudam a entender muita coisa do que é dito na história, além de apresentar curiosidades bem interessantes sobre o mundo criado por Tolkien, e suas adaptações… este é um livro super indicado para os fãs da Terra Média, e para quem deseja levar uma vida mais simples, ao maior estilo hobbit! Recomendo, com certeza!

Eduardo 27/01/2013

O Condado vive!
"Todos os caminhos levam á estrada e a sabedoria vai guiá-lo até lá, e de volta ao condado, um país que existe dentro dos nossos corações, uma verdade que é revelada ao mundo através de nossas ações honrosas."
Esta é a ultima frase deste grande livro. Para quem está interessado em ler posso dizer que é um ótimo livro; bem agradável e rápido de ler; uma leitura bem fluida. O autor ( Noble Smith )me conquistou com este livro, pois ele escreve sobre o condado e seu povo - e a terra-média também - de tal maneira que só um super fã de Tolkien pode fazer,e pela escrita dele, na qual ele sempre fala como se estivesse falando direta mente como o leitor numa conversa informal. Alem disso, ele faz criticas a nossa sociedade atual e fala de como o modo de vida dos hobbits poderia fazer bem se adotado pelas pessoas e pela sociedade, dando exemplos de sua própria vida para provar.é um ótimo livro pra se ler em horários vagos, ou antes de dormir. E recomendo, não só aos fãs de Tolkien,mas,como também a todas as pessoas,pois mesmo quem não se interessa por senhor dos anéis pode encontrar coisas interessantes aqui.
Mas, se você está interessado nas obras de Tolkien, mas ainda não leu nada . Recomendo que leia os livros de Tolkien primeiro, pois este livro é cheio de spoilers das histórias. XP
Meu único contra a este livro é o teste hobbit no final dele. Só eu que notei que este teste mais parece um teste para saber o quanto você é fã de SDA você é em vez de o quanto hobbit você é?=/

Ju 22/01/2013

A Sabedoria do Condado
Sempre fiquei em dúvida sobre o que gostaria de ser, um elfo ou um hobbit. Mas aí pensei melhor... os elfos falam uma língua maravilhosa, tocam músicas dignas do paraíso e moram em um lugar mais que lindo. Só que a disciplina me parece a coisa mais importante para eles. E eu nunca teria toda aquela elegância.

Ser um hobbit me parece mais divertido. Um hobbit pode ficar quietinho no seu canto o quanto quiser, dentro de sua toca confortável, lendo livros e comendo tudo o que tiver vontade! rs... Sair para visitar os amigos quando quiser participar de uma boa conversa, esperar Gandalf chegar com seus fogos de artifício (mesmo que leve muitos e muitos anos). Talvez eu tivesse apenas dois problemas: os cachimbos e a cerveja. Mas, pensando bem, se eu fosse um hobbit nascido no Condado, antes de aprender a falar já teria me acostumado com o cheiro (e com o gosto) dessas coisas que odeio!

Conclusão: gostaria de ser um hobbit, mas que tivesse um amigo elfo para visitar quando quisesse ver o lugar mais maravilhoso do mundo.

Agora vamos falar sobre o livro.

A Sabedoria do Condado é um livro para fãs. Você não vai aproveitá-lo completamente se não tiver lido O Hobbit, ou O Senhor dos Anéis ou, melhor ainda, os dois livros. Muitas coisas das histórias são citadas e é claro que, se você não leu, não vai conseguir entender do que o autor está falando. E, além de não entender, ainda vai se deparar com vários spoilers (vários mesmo, acreditem em mim).

Na verdade, acho que nem seriam spoilers. É mais um resumo de toda a história da Terra-média, em que constam os fatos principais, dividido por temas.

O autor é um grande fã de Tolkien. Ele divide sua vida conosco, e nos mostra como O Senhor dos Anéis foi importante para que ele superasse as dificuldades em alguns momentos, inclusive quando fez uma cirurgia reconstrutiva no rosto e perdeu a capacidade de falar por vários meses. A leitura era o que o mantinha são.

Eu só li os dois livros de Tolkien que citei acima (na verdade são quatro, mas até me esqueço porque meu O Senhor dos Anéis é volume único... hehe), e me virei bem. Tive informações de outros livros, mas de situações citadas nesses dois, que eu apenas não conhecia tão detalhadamente.

A Sabedoria do Condado é um livro encantador. Tudo sobre o estilo de vida dos Hobbits, com 20 capítulos que contam tudo o que sempre quisemos saber. E com direito a alguns bônus, rs, como uma receita de "Sopa de Cerveja e Cogumelos" e instruções para criar um pequeno jardim Hobbit. Como ter uma vida saudável e feliz? Fazendo coisas simples, como caminhar, dormir o suficiente, comer comida fresca e saudável.

E não conhecemos só os Hobbits. O livro fala também sobre os elfos, sobre os anões, sobre os homens e sobre os magos. Muito conhecimento reunido. Noble Smith compara o mundo dos Hobbits com o nosso e, bem... não faltam motivos pra fazer qualquer ser humano morrer de vergonha.

A partir de agora, vou colocar alguns quotes do livro e tentar demonstrar pra vocês porque os Hobbits são as criaturas mais adoráveis do planeta.

"Quando foi a última vez que você comeu uma fatia de pão caseiro com geleia caseira? Juro para você que é uma das coisas mais saborossassss (para usar a palavra favorita de Gollum) para comermos tanto na Terra-média quanto nesta Terra."

Sim, é mesmo. Eu também posso testemunhar. Infelizmente, faz bastante tempo que não repito essa experiência.

"Para os Hobbits, no entanto, uma estalagem não é apenas um lugar onde se vai para ficar bêbado. Uma estalagem é um lugar em que há uma lareira aconchegante, aonde se vai para contar uma história e para construir amizades. É um lugar em que ideias e preocupações sobre o mundo são compartilhadas."

Amo as lareiras dos Hobbits. Alguém consegue ter uma ideia de um lugar mais agradável que um sofá bem macio, com um cobertor, um livro na mão e uma lareira ao lado? Eu não. E sim, os Hobbits ficam bêbados. Mas com certeza não fazem isso para fugir de suas próprias vidas.

"Para os Hobbits, excesso de manteiga era uma das grandes e necessárias alegrias da vida."

Concordo plenamente. Não sei como as pessoas conseguem ser felizes substituindo a manteiga por margarina... rs...

"Imagine um mundo sem despertadores. É assim o mundo no Condado. As pessoas se levantam de acordo com o ritmo das suas vidas."

Que sonho! Que fique claro que as pessoas trabalham, só que não precisam viver sua vida em função de horários tão rígidos quanto nós.

"Eles acreditam no livre-arbítrio, mas há um forte acordo social e tradições de longa data impedindo as pessoas de pisarem nos pés peludos e descalços uns dos outros. Os Hobbits têm um profundo código moral que inclui até a maneira de tratar os animais."

É, eles comem carne, e eu sou vegetariana. Mas pelo menos não caçam por esporte.

"A população do Condado pratica a suficiência, um conceito que significa que "se você tem suficiente, não precisa levar mais"."

E olha que o suficiente para um hobbit quer dizer muita coisa: tudo o que ele precise para viver de forma feliz e confortável, e não para apenas sobreviver.

E, por fim, algo que nem sei como comentar:

"Os Hobbits, pelo menos os que nós amamos, não têm capacidade para a crueldade e nós também não deveríamos ter."

Enfim, meu conselho é: se você conhece pelo menos alguma coisa da obra de Tolkien, mergulhe com urgência nessa história. Se não conhece, leia Tolkien primeiro, e depois venha conhecer mais sobre os Pequenos. Você não vai se arrepender.

"Tudo o que temos a fazer é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-sabedoria-do-condado.html
NESSA 08/02/2013minha estante
Já li O Senhor dos Anéis e assisti os filmes.
A Sabedoria do Condado explora todo o mundo que Tolkien criou e consegue ainda fazer uma análise crítica de tudo que gira ao redor desse meio.
Uma das coisas mais interessantes sobre o livro foi a grata surpresa onde é um livro sobre ?O Hobbit?, mas também é um livro sobre nossos problemas,defeitos,costumes.
É a realidade do mundo Hobbit: pensamentos,atitudes,cotidiano,realidade...
Apresenta desde as encantadoras moradias nas rochas,até as práticas viver com a natureza.
Um livro encantador sobre o mundo encantado de ?O Hobbit?.

Leilane 14/02/2013minha estante
Sua resenha está uma delícia haha
Tb não seguiria o costume de fumar e beber, acho que seria uma hobbit "ovelha negra".
Quero muito ler o livro, mas vou segui seu conselho e li O Hobbit primeiro e já li faz tem po a triologia O Senhor dos Anéis.
Que lindo, o Noble Smith comentou sua resenha no blog! E ele ainda é vegetariano!
Seu blog está super frequentado por autores, primeiro a Bella Andre e agora o Noble Smith (sem contar os nacionais)!

Thamara S. 19/03/2013minha estante
Gostei desse livro, é ótimo pra conhecer melhor os hobbits, já a maioria já conhece os troll, magos, elfos etc...
Adoro os hobbits pois eles são bem sossegados e adoro as casas onde vivem ^^
É um bom livro pra aprender um novo estilo de vida!

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Eu estou louca para ler esse livros e a sua resenha me deixou com mais vontade ainda.
E eu tbm quero ser um hobbit, só pelo fato de poder ficar no meu canto lendo. ;)

Thaís 07/04/2013minha estante
Não li o Senhor dos aneis mas ja assisti o filme, é bom ver livros assim (eu particulamente adoroo) pela sua resenha acho que este livro da bem certo comigo, espero que emu pensamento esteja certo..

Baah 11/04/2013minha estante
acho que seria uma leitura interessante...achei sua resenha super misteriosa e gostei bastante

Dani 15/04/2013minha estante
AI QUE ENCANTO *--------*
Eu li e assisti O Senhor dos Anéis e O Hobbit, além de ter lido também O Silmarillion, e cheguei a conclusão que preciso desse livro *-*
Eu adoro de paixão as histórias do Tolkien, e acho mega bacana um livro baseado nelas xD

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6