A Sabedoria do Condado

A Sabedoria do Condado Noble Smith

Resenhas - A Sabedoria do Condado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ingrid 28/01/2021

O autor traz ensinamentos e lições de vida inspirados no Hobbit e o senhor dos anéis.

Leccah 17/02/2022

É UM BOM LIVRO...
Devorei esse livro em menos de 3 dias!! Faz muito tempo, pretendo reler, mas super indico pra vocês.

Creio que irão gostar, é mais relativo à conceitos.

Luciana 26/10/2020

Nossa livro de hoje é "A Sabedoria do Condado" de Noble Smith. Eu sempre fui apaixonada pela Terra Média e toda obra do Tolkien. Nessa história, que é como um livro de autoajuda, nós conhecemos mais a fundo o estilo de vida dos meus queridos Hobbitis. Nos faz pensar em como levamos nossa vida e também assuntos como amizades, cuidados com a natureza, política, questões sociais, amor e muito mais. Eu gostei muito da forma como ele escreve. Como se fosse um bate papo a leitura flui tranquilamente e você consegue ler tudo de uma só vez. O que eu mais gostei foram: o teste para ver se você é um Hobbit verdadeiro ou um Orc, as receitas e as dicas para montar seu próprio jardim Hobbit. Um livro bem divertido que eu recomendo pra todo mundo. .

MILA 21/01/2013

É um livro principalmente para os fãs do Sr. Dos Anéis, faz diversas comparações com os personagens e seus estilos de vida, principalmente dos Hobbits, também nos faz pensar sobre nossa vida, afinal qual a qualidade de vida que você tem? Será que o que você anda fazendo está realmente te deixando feliz?

Temos música, natureza, receita, isso mesmo, receita.. hehe

Quando foi a ultima vez que você fez uma caminhada ao ar livre? Quando deu aquela cochilada gostosa? Neste livro aprendemos até o valor que uma boa noite de sono tem.

"Os Hobbits não têm um governo. Eles fazem reuniões chamadas de "debates públicos", em que as pessoas do Condado se reúnem para decidir questões importantes e, às vezes, eleger um líder nominal chamado de "thain". Há certas leis básicas chamadas de "regras", que vieram de tempos antigos quando eles eram governados por um rei,mas o último desses homens morreu mil anos antes, e os Hobbits não estão nem aí para esse Rei nunca mais voltar."

Talvez você se sinta um pouco perdido em ler o livro se você não tem conhecimento do livro ou filme do Sr. Dos Anéis, porque o autor cita alguns dos personagens no decorrer do livro, porém eu recomendo, pois é uma leitura muito agradável, afinal a filosofia de vida dos Hobbits são de dar inveja e temos sempre uma lição ou outra para aprender.

Pois não é só a Sabedoria do Condado, mais a Sabedoria da Vida também.

Beijos...

Daiane.Nascimento 20/10/2021

Perfeito
Sou apaixonada pelo mundo dos Hobbits, então é meio difícil julgar este livro de modo imparcial. A escrita é impecável, fluída, gostosa, tanto que li o livro em 24h.
O autor aborda diversos aspectos da vida dos Hobbits, em toda a sua simplicidade, nos fazendo olhar para as coisas belas da vida. Terminei o livro e comecei um jardim, ou horta, do modo brasileiro de ser Hobbit. Recomendo muito!

RIMLÄV 11/10/2020

Além do Condado
Muito interessante a contribuição de Noble Smith aos amantes (pseudoabitantes) da Terra Média.
Posso dizer que suas observações e reflexões sobre os ensinamentos do Livro do mestre Tolkien (O Hobbit) vão muito além do Condado.

Lerissa K. 30/01/2015

A Sabedoria do Condado nos ensina...
A Sabedoria do Condado é uma preciosidade para qualquer fã de Tolkien. O autor interage com o leitor de uma forma dinâmica e fascinante, com linguagem simples e fatos sem dúvida muito interessantes.
Relacionando a encantadora vida dos hobbits com a vida de qualquer ser humano atual, Noble Smith traz um grande número de lições e reflexões que fazem com que o leitor reflita acerca da maneira como está vivendo sua própria vida. Arrisco dizer que esse livro é um tesouro, não apenas para os fãs de Tolkien, mas para qualquer pessoa que goste de desfrutar bons momentos em sua vida, especialmente se, como qualquer hobbit, esses momentos estiverem relacionados a uma boa leitura diante da lareira, ou a uma farta e divertida refeição com os amigos mais próximos, ou, enfim, qualquer coisa que envolva alegria e aconchego.
Analisando o contraste existente entre o lar de um hobbit e uma casa moderna, Smith levanta diversos questionamentos capazes de fazer com que qualquer indivíduo repense seus ideais: afinal, quando foi que nos tornamos tão incapazes que não sabemos fazer ou consertar até as coisas mais simples?
Noble Smith deixa, no decorrer da obra, diversas sugestões que qualquer pessoa pode pôr em prática no seu dia-a-dia, a fim de tornar sua vida mais simples, agradável, alegre, saudável e econômica.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

Noble Smith busca mostrar que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito, e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos considerados importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer qualquer um significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? ´A Sabedoria do Condado´ busca apresentar a resposta para essas perguntas.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788581630618

Saleitura 19/03/2013

O livro "A Sabedoria do Condado" de Noble Smith a principio parece ser algo destinado aos fãs de Tolkien e todos aqueles que viveram aventuras na Terra Média e com ela aprenderam lições de como ser gente nesse mundo cão... Mas, talvez, seja um livro que todas as pessoas do mundo, independente de gostar ou não do mundo da "Trilogia do Anel" devam se permitir ler.

Noble é um romântico, ele é daquele tipo de pessoa que não lê os livros por ler, ele lê para aprender e procurar aplicar as boas coisas que aprende na vida. Noble me fez lembrar as palavras do velho apostolo Paulo escrita há mais de um milênio a igreja localizada na, quase tão distante quanto a Terra Média, Tessalônica da Macedônia: "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5:21).

Noble parece ter ouvido as palavras de Paulo e aplicado o princípio a obra de Tolkien e nos ofereceu como esperança de estar colaborando para a construção de um mundo melhor para todos os resultados de suas reflexões.

"A Sabedoria do Condado" é um livro delicioso, cheio de lições de bem viver, carregado de uma esperança romântica na qual eu tento muito a acreditar diariamente. Ele nos convida a refletir sobre nossas vidas e práticas e a observar formas de melhorar, de superar obstáculos e conquistar um pouco mais de qualidade de vida para nós, para os nossos e para, quem sabe, o mundo. Tudo isso observando como os hobbits agiam para superar as suas adversidades e mesmo sendo pequenos conseguiam ser felizes e vencer o espectro do mal.

Eu amei ter lido o texto do Noble. O romantismo dele tanto me cativou o coração quanto me esbofeteou a cara me mostrando como vez ou outra sou mesquinha e o quanto mesquinharias não nos levam a lugar nenhum.

Resenha por Pandora (Jaci Clemente)

Postagem Saleta de Leitura

Fabiane Ribeiro 07/01/2013

Resenha - A Sabedoria do Condado
Esse livro é tão surpreendentemente bom, que me senti emocionada em várias passagens do texto, seja pelas belíssimas homenagens às criações de Tolkien, seja pelas mudanças que a leitura inspirou em minha vida.
A Sabedoria do Condado será uma experiência maravilhosa para os amantes da obra que a inspirou, porém, é um livro que deve ser lido por todos. Mesmo que você não conheça muito sobre as obras de Tolkien, pode ter certeza que irá apreciar a leitura em todos os momentos.
A princípio, você pensa que o livro de trata de um “autoajuda disfarçado”, mas não é bem isso. A Sabedoria do Condado traz, sim, lições e dicas para uma vida mais longa e feliz (como se propõe em sua própria capa), porém, tudo com bom humor, leveza, citações e referências detalhadas ao universo criado por Tolkien e todos os seus personagens, belíssimas homenagens aos mesmos, além de exemplos dados pelo autor citando sua própria vida.
Lições simples, que costumamos deixar passar despercebidas, podem ser tiradas dessas páginas tão bem escritas.
A leitura irá te deixar encantado do início ao fim, sentindo-se na própria Terra-Média.
Temos capítulos dedicados não apenas aos costumes dos Hobbits (como longas caminhadas ao ar livre, apreciação de boa música e comida, contato com a natureza, etc.), como também dedicados a outros personagens, como as Ents (árvores gigantes, semelhantes a humanos), os Elfos, os anões e o adorado Gandalf.
O livro nos mostra como Tolkien foi inspirado em sua criação, nos presenteando com uma terra maravilhosa, com princípios que podemos aplicar em nossas próprias vidas para torná-las melhor. Ele também mostra como os personagens são especiais e irão ter vida eterna na memória da humanidade, uma vez que foram criados com tanto amor.
Aliás, o capítulo (“Amor na Terceira Era”) dedicado a explicar o romance nas obras de Tolkien é um dos mais belos. Ele mostra o amor verdadeiro e de almas gêmeas que muitos personagens cultivam e pelo qual lutam bravamente. Um amor, muitas vezes, perdido entre os humanos.
Outro capítulo que gostaria de citar é o “Aguentando o fardo do seu Anel”, que faz um paralelo brilhante entre o Anel de Sauro e os fardos que carregamos em nossas vidas atuais. Por fim, vale citar também o capítulo “A luz de Eärendil”, que tocou o meu coração com sua mensagem de esperança e com a citação de uma belíssima passagem dos escritos de Tolkien.
Os capítulos são curtos, de fácil entendimento, e com um agradável resuminho no final. A capa do livro é belíssima e de muito bom gosto, pois nos sentimos vendo o Condado de dentro de uma Toca-Hobbit, e, no final do livro, há um teste para saber o quanto você é um Hobbit, além de dicas para construir um jardim como essas tão amáveis criaturas pequeninas faziam.
Portanto, entre no Condado sem medo, aproxime-se da natureza, lute pelos seus sonhos, seja feliz em sua própria Toca-Hobbit e, acima de tudo, viva como um Hobbit na Quarta Era.

stsluciano 16/04/2013

Quem nunca passou alguns dias se aventurando pela Terra Média não sabe o que está perdendo. Belas paisagens, criaturas intrigantes e muitos perigos acompanham o viajante pelo mundo inventado pelo grande mestre J. R. R. Tolkien. Conheci o lugar quando tinha quinze/dezesseis anos e começava a fazer barulho a notícia de que a trilogia do autor seria adaptada para o cinema, o que fez com que, automaticamente, se reacendesse o interesse por sua obra. Mas, um tanto quanto desinformado, comecei pela Trilogia do Anel.

Apesar de o autor dar uma boa introduzida em quem são os hobbits – falem o que quiser, estas pequenas criaturas são as personagens principais em uma guerra que se mostra homérica – não é uma boa ideia começar por aqui. A Trilogia do Anel é bem mais madura e espinhosa que O Hobbit, onde ainda há um tom de muxoxo por parte de Bilbo Bolseiro, mas que representa o descontentamento dele frente ao que perdeu: o belo Condado e sua confortável toca, Bolsão.

Quando Frodo assume o posto de protagonista, na Trilogia, há um ar permanente do fim inevitável: em certas passagens o autor deixa claro que, na Terceira Era, a Terra Média era só uma imagem já apagada dos tempos gloriosos de outrora – e um sinal claro disso é a debandada élfica, retornando à sua terra natal. Esta diferença pode ser sentida com facilidade e quem lê a trilogia acaba levando-a no coração, percebendo ainda mais a importância do portador do anel.

Por isso recomendo que comecem como se deve: pelo começo, com O Hobbit.

Mas já me desviei incrivelmente do que queria dizer nesta resenha, então vamos voltar.

Em “A Sabedoria do Condado”, o autor Noble Smith – gente boa até dizer chega! – não nos brinda com um livro de autoajuda pura. Me recuso a aceitar nisso após tê-lo lido e, confesso, ele ser categorizado assim foi o que me impediu de tê-lo lido antes. Em seu livro, ele nos brinda como uma obra de puro amor ao Condado e seus moradores, os gentis hobbits.

O livro trás, sim, ensinamentos retirados da obra de Tolkien e que podem ser utilizados em nossas vidas, por exemplo: como dar valor às pequenas coisas e saber quais delas são, realmente, valorosas; preservar as amizades, ter qualidade de vida e etc.; mas o que se sobressai, para mim, é a qualidade do autor – Noble – como um interpretador de histórias apaixonado pela Terra Média, quando ele fala do modo como as coisas se passaram nos livros de Tolkien e o quanto – e como – isso pode ser aplicado em nosso mundo.

“A ideia de ficar rico é tão sedutora que pode levar as pessoas a fazerem coisas cada vez mais loucas para atingirem esse objetivo. Mas quando o objetivo é atingido, pode ser que o peso da riqueza seja grande demais para suportar, ou que nem valha o trabalho que deu para consegui-lo. Muitas pessoas arruínam a saúde e os relacionamentos indo atrás de riqueza. E alguns, voluntariamente, quebram suas bússolas morais no começo da viagem, deixando de lado a ética e a empatia para perseguirem a prosperidade”.

Não recomendo sua leitura para quem ainda não leu ao “O Hobbit” ou a “Trilogia”. Existem spoilers gigantescos nas passagens que o autor fala sobre o que se passa na Terra Média quando os usa como exemplo. Então vão por mim, é bem melhor ler Tolkien antes. Para quem já o fez, não esperem o tanto que eu esperei para ler este livro. É leitura rápida, de um dia, prazerosa, recompensadora, que te trará uma experiência plena.

Apesar de se mostrar um tanto reacionário às vezes, Noble fala com tamanho carinho do Condado que é impossível não se emocionar também ao reconhecer as passagens, os personagens – ah!, a Senhora Galadriel! – e reviver mesmo que por alguns momentos as maiores aventuras que um grupo de Hobbits já viveu.

Ah, e segundo um teste presente no final do livro, eu sou um super-hobbit.

“O amor verdadeiro deve ser defendido bravamente, com a alma de um guerreiro, mas deve ser cuidado com a paciência de um jardineiro.”

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/04/a-sabedoria-do-condado-resenha-118.html

Telma 18/10/2013

Feito de fã para fã
Resenha feita por Isamara Miriãn para o blog Livro com Dieta:

Não é um auto-ajuda. E também não é um livro que tá pegando carona com o sucesso de J.R.R. Tolkien. A Sabedoria do Condado é um livro original, feito por um fã para fãs. Noble Smith é um hobbit sem sobra de dúvida, e ser um hobbit - ou um Pequeno - não significa ter que morar no Condado na Terra-Média, ou ter baixa estatura e pés peludos. Ser um hobbit é um estilo de vida, e você pode ser um hobbit tendo um coração bondoso e amável, e sendo corajoso mesmo quando a situação seja de extremo perigo. A Sabedoria do Condado para mim é mais que um livro: é uma conversa com o leitor. O autor tem uma narração fluente, e você se sente confortável com as coisas que ele diz. Noble usa muitas metáforas acerca da história e do mundo criado por Tolkien, ensinamentos que podemos empregar em nosso dia a dia, para termos uma vida melhor em todos os aspectos. Há muito que aprender com a vida dos hobbits.E não só com os hobbits. O autor também usa como exemplo as outras raças da Terra-Média. Smith fala sobre a graça dos elfos, o orgulho dos anões, o protocolo dos Istari, a ambição de dragões, a paciência das ents... E o autor não para por ai. Noble diz muitas coisas interessantes sobre a obra de Tolkien, e percebemos que ele fez um verdadeiro estudo antes de escrever A Sabedoria do Condado.

É um livro muito interessante, especialmente para aqueles que querem uma leitura tranquila e descontraída sobre a vida e o modo de ser dos Hobbits O livro apresenta Informações interessantes sobre os personagens do mundo de Tolkien, além de sempre conter ao final de cada capítulo um ensinamento chave. O livro conta também com receitas de comidas típicas dos Hobbits e ao final um questionário para teste do quanto você é considerado ‘hobbitesco’. –

Então CINCO merecidas ESTRELAS para esse livro

CURIOSIDADES.:
* Tolkien lutou na Primeira Guerra Mundial. Durante o conflito, ele contraiu a chamada “febre das trincheiras”, uma infecção comum em locais sem as mínimas condições de higiene. O autor de O Senhor dos Anéis se recuperou da enfermidade na Inglaterra, para onde foi levado.

* Também foi na guerra que ele começou a criar o esboço do que se tornaria o mundo dos hobbits, elfos, orcs e dragões – mundo que, mais tarde, seria o dos livros O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

* Tolkien foi grande amigo de C.S. Lewis, criador do clássico As Crônicas de Nárnia

Resenha feita por Isamara Miriãn para o blog Livro com Dieta:

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/

Daniela 18/11/2021

Gostosinho de ler
Esse livro é recheado de conselhos em como viver sua vida mais presente e mais verdadeiro a si mesmo. Ele utiliza os Hobbits como inspiração e em cada esfera da vida dos Hobbits é trazido uma lição que podemos levar para a nossa própria vida. Não achei o livro muito profundo nem tão enriquecedor assim... mas pude aproveitar as dicas. O autor passa bastante tempo falando sobre como antigamente era melhor do que hoje em dia, o que não é muito produtivo.

Manza 20/12/2012

Leitura bacana
Este livro é um ótimo complemento para quem gosta dos livros de J. R. R. Tolkien. Comparando com filmes, este livro é como se fosse um making-off ou extras relacionados às histórias, além de ótimas lições de vida extraídas dos personagens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6