A Festa de Babette

A Festa de Babette Karen Blixen

Resenhas - A Festa de Babette

1 | 2 | 3 | 4

Aline T.K.M. | @aline_tkm 05/08/2013

Banquete como fonte de prazer e pecado, e de felicidade
A situação conflituosa entre o banquete de Babette e a religiosidade e auteridade das irmãs Martine e Philippa, conforme vemos nas enxutas 64 páginas do livro, suscita interpretações sagazes.

Sem qualquer indício de agressividade explícita, e acompanhada por uma atmosfera de beleza, a trama mostra o exercício de uma religiosidade ortodoxa e dogmática, que acaba por se revelar altamente egoísta. Especialmente no que diz respeito às duas irmãs que, tendo renunciado a um destino de felicidade e realizações, se mantêm fiel ao falecido pai (que fazia parte da classe eclesiástica) e à prática do desapego. Os habitantes do vilarejo, tal como Martina e Philippa, levam uma vida austera e insípida; os excessos, o carnal, o mundano, e o prazer - inclusive em relação à boa comida - são condenados.

Babette dará novo colorido ao vilarejo de Berlevaag durante o banquete - fonte de prazer e pecado, mas também de felicidade - que deseja oferecer na casa das irmãs. Motivada pela generosidade, mas, e principalmente, pela artista que tem dentro de si, a francesa vê no banquete o deleite dos convidados e também algo de realização pessoal. Provar algo a si mesma e aos demais em fins do século 19, e na posição de uma mulher, requer coragem e determinação além do visível.

O texto “fácil” e a mensagem que ele traz fazem de A Festa de Babette, conto mais conhecido da dinamarquesa Karen Blixen, uma leitura daquelas que a gente tem vontade de recomendar.

LEIA PORQUE... A adaptação cinematográfica do conto é bastante aclamada, tendo levado o Oscar de filme estrangeiro em 1988. (Venho prometendo a mim mesma, há anos, assistir ao filme.) A película franco-dinamarquesa A Festa de Babette (1987) tem direção de Gabriel Axel.

DA EXPERIÊNCIA... Surpresa das boas. Sem falar que é inevitável traçar um paralelo entre as habilidades gastronômicas de Babette, que não haviam sido plenamente reconhecidas por ser mulher, e o fato de a autora ter sido mais conhecida pelo pseudônimo masculino Isak Dinesen.

FEZ PENSAR EM... Comida! Na sopa de tartaruga. Na Comuna de Paris, o primeiro governo em que o papel governante cabia à classe operária. E na necessidade vital do artista de mostrar seu potencial.

site: Leia mais em: http://LIVROLAB.blogspot.com
Gustavo.Cabral 20/06/2020minha estante
Assisti o filme e acredite, é realmente muito bom! Descobri hoje que tinha o livro. Acabei de adicionar na lista de leitura!

Aline T.K.M. | @aline_tkm 20/06/2020minha estante
Eu assisti depois e gostei bastante do filme! =) Recomendo muito o livro.

LeeFerreira 12/11/2021minha estante
Ótima critica!
Assisti o filme há alguns anos e ontem li o livro pela primeira vez.
Rápido, inteligente e gostoso de ler.

Giovanna.Nogueira 31/01/2024minha estante
Resenha impecável!

Bebel.Aroeira 30/07/2021

Um conto da autora dinarmaquesa de "A fazenda africana" que traz uma crítica social muito interessante, leitura rápida e fluida.

vanessamf 13/06/2020

A arte pode ser espiritual
O livro é curtinho, mas muito bem escrito e cheio de reflexões. Trata da quebra da crença de que ficamos mais próximos de Deus apenas quando somos simples e austeros, já que a arte, e mesmo os sentidos físicos, também podem elevar a alma.
@monicadoceu_ 14/06/2020minha estante
Bacana, interessei agora, o título não diz muito....

vanessamf 15/06/2020minha estante
Se puder, veja o filme também. É bem fiel ao livro e também engraçado.

@monicadoceu_ 15/06/2020minha estante
Com certeza! Obrigada

Daniele.Couto 19/04/2020

Um conto inesquecível.

" As vãs ilusões deste mundo haviam se desmanchado diante de seus olhos como fumaça e viram o universo com realmente é. Foram agraciados com uma hora do milênio."

Hono 24/03/2024

Grandes artistas não passam fome.
Li esse livreto entre viagens de trem para o Lollapalooza nesse final de semana. Uma surpresa agradável, sobretudo, por esperar alguma tragédia, porém, ser encantado pela história de uma revolucionária sem revolução.

Keylla 09/05/2020

Ode à Gastronomia!
Esse delicado conto escrito por Karen Blixen foi escrito de forma muito espiritual e tocante. A história conta sobre a vida de duas senhoras puritanas, filhas de um pastor puritano, que vivem na Noruega até a morte do pai. Em certo dia aparece em suas portas, Babette, uma refugiada francesa que pede abrigo em troca do seu serviço de cozinheira. Um dia, Babette tira a sorte e ganha o bilhete premiado na loteria. É a possibilidade de retribuir o bem às irmãs, e ela o faz preparando um grande jantar para a comunidade local, com os mais refinados ingredientes, em homenagem ao pai de suas anfitriãs. Grandes mudanças na vida simples do vilarejo se apresentam a partir desse jantar.

Consegui me sentir na Dinamarca, vivendo a história junto com as personagens. Sentir o amor de Babette pela gastronomia foi de encher o coração. Para ela cozinhar é uma forma de se expressar e trazer a alegria às pessoas. É ser uma grande artista! “ A festa de Babette” pode ser interpretado de várias formas, mas faço isso como uma ode à Gastronomia. Adorei a leitura.

Disotelo 20/10/2021

O Indivíduo Sufocado Pela Sociedade.
1-Enredo: Cozinheira francesa foge da França e é abrigada por duas humildes irmãs puritanas em um vilarejo nos confins da Noruega. Após anos de serviço prestados as irmãs, a cozinheira convence a família a permitir que ela se encarregue de um jantar comemorativo, as irmãs aceitam, mas o episódio se torna fonte de um conflito entre a austeridade das irmãs e a sofisticação da cozinheira.

2-Avaliação

A- Acessibilidade : É tipo um conto de fadas, a diferença é que, devido a certas sutilezas, não funcionaria para o público infantil.
B-Conteúdo: Simbólico, oferece muitas possibilidades de interpretação que podem dialogar com temas como individualidade, religião e arte. Babette pra mim, é um símbolo da pessoa interiormente rica sufocada pelo simplismo daquelas que a cercam.
C-Trama: Simples, mas bem construída.
D-Intensidade:Bom, não tem nenhum ponto morto.
E-Concisão: Não se se é conto ou novela, mas o livro é bem curto, nunca se perde em detalhes desnecessários.
F-Verossimilhança: Não dá pra ler como um olhar realista, mesmo assim dá pra dizer que todos os personagens são críveis, exceto Babette, mas ela , tal como os personagens mitológicos, se vale pelo simbolismo.
G-Personalidade: Ótimo, me pareceu bastante singular.

3-Recomendação: Recomendo pra qualquer um que sinta inconformação com o mundo onde vive.

4-Melhores Trechos

"As donas da casa, no início, estremeceram levemente, tal como o deão, no passado, ante a ideia de acolher uma papista sob seu teto. Mas não lhes agradava aborrecer sua semelhante, uma criatura que passara por tão duras provações, com catequizações; tampouco estavam muito seguras do próprio francês. Tacitamente concordaram que o exemplo de uma boa vida luterana seria o melhor meio de converter a criada. Desse modo, a presença de Babette na casa tornou-se, por assim dizer, um aguilhão moral para suas moradoras"

"No mundo todo, um longo lamento é emitido pelo coração do artista: Permitam-me dar o máximo de mim!"

PS: Tem uma adaptação cinematográfica realizada nos anos 80, venceu Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, ela é ótima, bastante digna do livro.
Carolina 23/10/2021minha estante
Eu assisti esse filme que você citou, mas já faz uns 20 anos kkk

Fiquei interessada em ler o livro

Disotelo 23/10/2021minha estante
Nossa, vc era uma teenager quando viu, capaz que hoje em dia vc veja com outro primas, eu vi há uns 15 anos. Eu imagino que vc vá gostar bastante do livro.

Disotelo 23/10/2021minha estante
*prisma ao invés de primas

Mila105 03/03/2024

Se a benção bater na sua porta Deixe entrar
Duas irmãs que eram uma benção na vila, levavam a palavra de Deus e tinha uma vida de "exemplo" cristão.

Acontece que um dia uma moça bate na porta delas pedindo moradia por um tempo, elas poderiam ter dito "não", mas elas aceitaram.

E mal sabiam elas que estava entrando uma moça que só traria benção para elas e a vila também.

Ela diminuía até os custos do mês. Quem não gostaria de alguém assim?

Acredito que esta obra vai muito além de esperar que alguém assim entre na sua vida.

Mas que nos tornemos, assim como Babette, pessoas que deixam leve a vida do próximo.

Luciana.Rodovalho 25/03/2021

Lindo demais. Quem assiste Masterchef vai se lembrar da Paola citando essa história. A cozinha é uma arte e nenhum artista é pobre.

C Henrique 16/07/2016

Contraponto moral numa viagem gastronômica
"A Festa de Babette" é um dos contos mais simples, bonitos e ricos que já li. Simples, por ser uma história curta com poucos personagens (em que consiste na verdade um conto), narrando a vida de duas senhorinhas de idade puritanas (no sentido estrito, criadas sob a religião e costumes protestantes) numa vila da Noruega, e de uma misteriosa forasteira francesa que modifica a rotina de todos com sua chegada, e de quem vamos sabendo mais com o decorrer da narrativa.

Bonito e rico porque, apesar da simplicidade, traz uma "moral da história" que nos faz refletir sobre diversas questões que abrangem muito além do que "a priori" a maioria de quem o lê interpreta, muitos achando que se trata apenas ou principalmente de um livro sobre a culinária e gastronomia. Mas o conto vai muito além desses assuntos, tratando de questões de ordens filosófica, religiosa e artística, ao tecer um contraponto entre duas visões de mundo e de moral.

Uma moral religiosa, de quem renuncia ao mundo, não tirando nada dele e vendo nas coisas terrenas apenas uma fonte de pecado e luxúria, uma distração dos caminhos que levam a Deus, e devotando a vida a procurar não se desviar dos seus preceitos e dogmas, e uma moral forjada na experiência e no sofrimento, de quem o mundo tudo tirou, e que encontra no ofício e na arte (no caso a culinária) e na sua expressão uma espécie de compensação e um significado para a vida.

No clímax do conto, durante o banquete preparado por Babette para uma dúzia de convidados, usando todo o dinheiro que possuía, por algumas horas mágicas essas duas visões de mundo se convergem e a autora nos mostra que ambas não precisam ser excludentes. Que a Graça (fazendo um trocadilho na língua portuguesa) é de graça, está para todos, e se manifesta não apenas através da virtude espiritual, mas na própria criação e na humanidade, na alegria e nos prazeres.
@livreirofabio 26/07/2016minha estante
linda resenha! vi o filme há umas semanas a atrás, e que coisa boa é encontrar e sentir de novo o prazer de Babette em servir, em fazer o que gosta, e transformar por algumas horas pessoas já bastante cansadas...

C Henrique 31/07/2016minha estante
Obrigado, Fábio! :)

Também adoro o filme, vi há muitos anos. Stéphane Audran está maravilhosa como Babette,

Antonio 29/09/2016minha estante
Adorei sua resenha também. Acabei de ler o livro há uns 15 minutos, estava refletindo a respeito dele e pensei exatamente nos mesmos pontos que você (o contraponto entre dois mundos de certa forma antagônicos, e as discretas alterações benéficas que o contato entre esses dois mundos causaram nas duas partes...). Mto bem colocado.

legolas_ 21/06/2023

Minha interpretação sobre esse conto demorou muito pra tomar forma, como se eu não conseguisse visualizar que mensagem a autora estivesse tentando passar, apesar de sentir isso.

mayalarue 22/10/2020

Babette
quando ansiosa eu amo pegar um livro desconhecido por muitos e ler, sou grata por conhecer um pouco da Babette, da Phillippa e da Martine

Erikacristn 10/05/2023

Impactante
Um sentimento diferente me surgiu. Um aconchego, um afeto. A autora conseguiu transpassar o sentimento da cozinha e da alimentação. Lindo!

elycely 17/08/2021

Belíssima história!
É reciso um pouco de divino em si para ser capaz de enxergar a graça de Deus no mais simples da vida: uma boa comida, a neve caindo, as estrelas brilhando no céu, a presença de pessoas à mesa. É preciso um pouco de divino em si para ser capaz de oferecer a graça de Deus no mais simples da vida: fazer da acolhida ao outro um trabalho autoral. Porque, no fim, a beleza é que salvará o mundo.

Rittes 05/02/2015

Uma festa para a mente
A dinamarquesa Karen Blixen acabou ficando mais famosa com o pseudônimo de Isak Dinesen, mas a sua obra não precisa de subterfúgios. Este precioso conto de pouco mais de 50 páginas é a prova disso. Delicado, comovente e brilhantemente escrito, "A festa de Babette" é uma joia da literatura. Diria até que é um belíssimo romance espremido à exaustão, até que só restasse o essencial. Mas, olhos atentos vão captar as muitas linhas não desenvolvidas que se escondem nas outras linhas desse fantástico trabalho. Sem dúvida, um grande livro de uma grande autora.

1 | 2 | 3 | 4