Por Que Ocupamos?

Por Que Ocupamos? Guilherme Boulos

Resenhas - Por que ocupamos?

Lu 11/01/2023

Básico mas importante
O livro dá um panorama geral sobre o tema.
Boulos trata o assunto com propriedade sem tomar partido de qualquer político. Gosto disso. Queria apenas que ele tivesse mais páginas para que o assunto fosse mais aprofundado. Recomendo!

Adrian.Daniel 05/12/2021

Habitação no Brasil
O livro é uma introdução ao que se refere a habitações e como há o projeto para que a especulação imobiliária sempre ganhe mais. Moradia deixou de ser um preceito básico e se tornou um luxo, é uma porrada para defensores do sistema atual e do modo com o qual o poder público lida com isso.

ana 07/10/2021

Essencial
Livro muito didático e fácil de compreender, completamente necessário principalmente para as pessoas que acreditam que ocupação é coisa de vagabundo e criminoso que não quer trabalhar. Boulos ilustra de forma clara os problemas na questão de moradia no país, falando desde da raiz da situação até a atualidade sem esconder ou mascar nada da realidade de milhões de brasileiros.
Na minha opinião, devia ser lido nas escolas.

Ivan. 11/05/2021

Um problema maior do que eu imaginava.
Um livro impactante, com referências verificáveis para alguns fatos alarmantes.

Um terço dos brasileiros vive em condições de moradia tão ruim que são classificados como sem teto. E a classificação faz sentido. Alugueis que drenam a pequena renda familiar, falta de serviços básicos, precariedade, ... E os relatos de trabalhadores que ralaram a vida toda e ainda assim nunca conseguem morar com dignidade mostram que não é por preguiça.
Por fim, as famosas grilagens são contrapostas às ocupações populares. A péssima imagem das ocupações que nos é vendida diariamente em comparação com o silêncio sobre a tomada de terras por parte de poderosos investidores deixa bem claro que há dois pesos e duas medidas em prática.

É um ótimo livro pra começar a entender mais sobre esse problema tão grave do nosso país.

Stephanie 17/02/2021

É um livro pequeno, rápido de ler mas que é ótimo para saber mais sobre especulação imobiliária e como funciona as ocupações. Recomendo!

davicoltrin 07/10/2020

Muito para poucos. Pouco para muitos.
O livrinho é ótimo. Boulos simples e didático, como de costume, pra explicar em poucas páginas o básico sobre a luta por moradia digna no Brasil. Ele expõe as principais causas do problema, apresenta dados, relatos e provoca reflexão. Extremamente necessário.

gilson.r.santos 21/09/2020

Ótimo livro
Ótima leitura... Aborda de forma simples e clara esse problema da moradia presente na vida de tantas pessoas