Antologia Escolar de Contos Brasileiros

Antologia Escolar de Contos Brasileiros Herberto Sales

Resenhas - Antologia Escolar de Contos Brasileiros

André 16/06/2020

Só os contos Noite de Almirante (Machado de Assis), Contrabandista (J. Simões Lopes Neto) e A Hora e a Vez de Augusto Matraga (Guimarães Rosa) já renderiam 5 estrelas pra essa antologia. É uma das melhores coletâneas de contos "modernos" que já li.

Mariane 30/03/2013

Brilhantismo da nossa Literatura.
Ahh, AMEI. Alguns autores dos contos eu nunca tinha lido algo deles e ao ler me encantei pela narração, a riqueza do léxico, a história. Com esses contos só me fez ter orgulho da nossa literatura brasileira, dos nossos autores. Vale muito a pena entrar em cada conto, nada é muito bonitinho, temos histórias bem cruas, simples, complexas, mas nada difícil de se entender como muitos pensam da literatura brasileira. Quando uma história acabava eu ficava atrás da continuação de alguma delas porque não deveria acabar ali, mas é isso que faz o conto, esse deixar imaginar, fazer de nós não meramente leitores, mas criadores. O que faz da nossa literatura brasileira tão maravilhosa para mim é isso: algo nos é mostrado, mas não entregue, o seu fim nunca é o esperado, tudo é tão real, além de após lermos nos sentirmos realmente leitores de coisas tão boas, de uma escrita nada comum de ser feita, mas de palavras criadas com tanto tempo e cuidado. Ler livros assim nos fazem melhores leitores, escritores. Ler um livro de literatura brasileira é é está envolvido em muitos conhecimentos.

jvsierra 29/04/2019

Antologia Escolar de Contos Brasileiros
Seleta de contos de autores do século XX, contando com gigantes como Machado de Assis até, mais ao final do livro, autores que começavam a despontar quando o livro foi editado.
Uma excelente seleção. Herberto Sales escolheu histórias que fossem de utilidade para fins pedagógicos, como o próprio título deixa óbvio. Os textos dos escritores mais famosos não são aqueles que figuram em todas as coleções de contos, o que me foi útil para conhecer com um pouco mais de profundidade os autores que fazem parte do livro.

Bianca Martins 28/01/2021

Uma excelente coletânea
Uma ótima coletânea de contos!

O que mais gostei foi poder perceber as variações linguísticas e forma de escrever de cada autor. Como os contos são curtinhos fica evidente essas diferenças.

É uma leitura rápida e que vale a pena!

Melissa.Aparecida 30/05/2021

Um clássico!
Esse livro te trás diversos escritores incríveis, muitos destes ainda não tinha tido a oportunidade de ler algo e hoje estão adicionados a minha lista de próximas leituras.

Uma das melhores coisas é poder comparar as formas de escritas entre eles, por mais que alguns tenham escrito em épocas similares, cada um tinha a sua forma peculiar de escrever e relatar sobre um mesmo assunto.