Manual Prático de Levitação

Manual Prático de Levitação José Eduardo Agualusa

Resenhas - Manual Prático de Levitação

Ladyce 03/01/2010

Albinos, osgas no mundo encantado de Agualusa
Hoje terminei de ler o delicioso livro Manual Prático de Levitação do escritor angolano José Eduardo Agualusa. Este é o segundo livro de sua autoria que leio. Fiquei muito satisfeita em perceber que todo o encanto de linguagem e de temática que haviam me conquistado da primeira vez nas páginas de O vendedor de passados, permaneceu, vingou e cresceu, para minha total gratificação. Gosto de sua prosa, de seu humor, de sua imaginação e da delicadeza com que consegue abordar temas especialmente difíceis entre eles a guerra e suas infinitas e variadas conseqüências.

Diferente do anterior, este é um livro de contos, alguns pequeninos, tamanho bolso, mas que dão conta do recado com grande encanto. Estes contos nos oferecem uma breve viagem por Angola, Brasil e Outros Lugares de Errância. Esta é uma edição para o Brasil, uma coletânea de contos outrora publicados em Portugal e Angola. A eles só foram adicionados três contos inéditos: Os cachorros, O ciclista e Manual Prático de Levitação que dá o nome ao livro. A capa nesta edição da editora Gryphus já é sedutora o suficiente para mim. Trata-se de uma livre adaptação de um quadro do pintor belga René Magritte, cujos trabalhos fizeram parte não só do meu mestrado como do meu curso de doutoramento em história da arte. Nesta criação de Tite Zobaran e Mariane Esberard sobre o quadro Le chef d’oeuvre , duas silhuetas do homem com o chapéu coco se desdobram como se olhassem cada qual para um continente, mas são tão etéreas quanto o céu azul, levemente nublado que as preenche. Os autores foram muito felizes neste arranjo porque não só traz à tona a dualidade dos contos através de Angola e do Brasil como também o espírito onírico de grande parte da prosa Agualusa.

Este é um livro leve, de contos, retratos falados, quase-crônicas que devem ser lidas e apreciadas por todo tipo de leitor. São meras 150 páginas de encantamento. Vale a leitura!

19/06/2008

Paula 18/09/2022

Quase não leio livros de contos. Os contos acabam do nada e fica a frustração de querer saber a continuação da história. E tem também os contos que eu leio e não entendo nada, fico doida pra chegarem ao fim. Esse aqui eu deixei de lado por uns meses por causa de uma ressaca literária, aí peguei ontem de novo e terminei em duas leituras antes de dormir. Gostei muito da mistura de Portugal, Angola e Brasil no tema, que foi o motivo de ter escolhido o livro. Preciso lembrar de explorar a literatura estrangeira em português.

Aguinaldo 08/02/2011

manual prático de levitação
Neste "Manual prático de levitação" José Eduardo Agualusa conta três tipos de histórias curtas: as escritas em Angola, as escritas no Brasil e as escritas em viagem, em errâncias como ele diz, sem lugares definidos. Quase todos já haviam sido publicados em jornais e revistas de Portugal e Angola, mais eram inéditos neste lado do Atlântico. As histórias são mesmo crias de seu senhor, um angolano neto de carioca, que viaja muito e conhece bem o Brasil, onde inclusive fundou uma editora, a língua geral. Os vinte contos assim reunidos são simples, lê-se sem se preocupar muito com tramas paralelas, psicologismos, ilações vagas. Aqueles escritos em Angola falam de alguma forma de violência, principalmente durante a guerra de independência e são mesmo ferozes; os brasileiros já são mais experimentais, brincam com a língua, rendem homenagens a sítios, lugares, livros e até pessoas, como Richard Burton (não o ator!) e Clarice Lispector; os demais são mais enigmáticos, com algo de Borges e de Fernando Pessoa (uma presença segura em vários contos). Algumas histórias são engraçadas (para não dizer que são só brincadeiras literárias do autor, embirro), como uma em que ele descreve como seriam os infernos de Borges e Garcia Marques ou outra onde um anjo se traveste de um Fernando Pessoa bêbado. Certamente é um bom lugar para se começar a conhecer a obra deste curioso autor.
Manual prático de levitação, José Eduardo Agualusa, Editora Gryphus, 1a. edição (2005) brochura 14x21cm, 153 pág., ISBN: 84-751-0098-X

Marcia Saito 17/08/2014

Uma poética criativa e curiosa
Coletânea de contos que foram publicados em jornais e revistas, onde apenas 3 contos são inéditos e publicados nesta edição.
O curioso e atrativo dos contos aqui narrados mostram-nos abordagens incisivas e criativas ao mesmo tempo, de temas delicados para a maioria. A guerra, a sobrevivência, a luta pela vida, dentre outros, são inseridos de tal maneira não causa o choque visual imediato. Só quando paramos e analisamos o que ocorre ali, a consternação é percebida. É o tipo de leitura que, se feita sem muita atenção, não se percebe qual a real mensagem que cada conto traduz em termos de ideia. É o tipo de leitura que se faz pensar mesmo depois de lido.
Os temas dos contos são curiosos e variados, tal como um albino é visto na África, de como Clarice Lispector inspira a sonhar com peixes, além do conto que dá o nome ao livro e dentre outros.
Dizer que os contos deste livro são no mínimo de uma leitura quase mágica e deixa-nos curiosos até o a última linha. Foi uma leitura fluida, sem grandes problemas sendo escrito na língua-mãe, que pelo bom discernimento do autor faz-se por entender muito bem a temática geral.
O Interessante de conhecer autores de outros países é vislumbrar em seu trabalho a visão da realidade que cada um está habituado e de como isso impacta em seus trabalhos.
Se não soubesse qual é a realidade do autor, diria que sua visão dá-nos um poética visional com a leveza do enfoque criativo, que torna-os compêndios de leitura deliciosa, com temática da triste condição humana dos continentes.
Digo que é difícil resenhar livros que são bem escritos. O que disser a respeito de livros de boa leitura nunca chegarão aos pés do que eles realmente são, transformadores culturais de alegria e magia da vida.

site: http://torrenteliteraria.wordpress.com
Didi 04/02/2017minha estante