O mistério do coelho pensante

Mariana Massarani

Resenhas - O mistério do coelho pensante

Guilherme 19/04/2024

Quero ter um filho
A história é bem legal e muito fofa, com o diálogo do enredo, você sente que está fazendo parte da história
Eu li este livro em voz alta, assim, como se eu estivesse lendo para uma criança

Foi divertido e acho que tocou no meu instinto paternal jhkjkk

raygreenbriar 18/04/2024

"Coelho é como passarinho: se assusta com carinho forte demais, fica sem saber se é por amor ou por raiva. A gente tem que ir devagar para ele ir se acostumando, até que ele ganha confiança. "

Leandro 26/03/2024

Legal
Ok Clarice... coloca as crianças pra pensar. Tá certíssima. Maravilhosa a escrita de Clarice, seja pra qual público for.

A.mM.a 03/02/2024

Pensamentos
Isso não é sobre coelhos, nem sobre farejar
Um sábio Coelho sabe dizer que a terra é redonda sem ir ao espaço.

Desannemada 18/12/2023

É um livro bem fofo, no qual a autora narra a história como se estivesse contando oralmente, conversando com o leitor e trazendo ele para dentro da narrativa.
O livro me fez revisitar na memória a época em que eu era uma criança que amava profundamente sua coelhinha que viveu muito mais do que muitos achavam que ela viveria.

Aliahtan 23/08/2023

O mistério do coelho pensante
Engraçado notar como a forma característica da escrita da Clarice não se perde em suas histórias infantis. Esse é um livro super divertido e também bastante interativo, além de revelar um pouco sobre como era a relação de Clarice com seus filhos, visto que a maioria (não sei dizer se todos) dos seus livros infantis foram escritos a pedido e Paulo e Pedro, filhos de Clarice.

Ane Gonçalves 01/07/2023

Olá, Leitores e Aleatórios!!! Sentiram minha falta?
Um livro infantil escrito pela Clarice Lispector, eu gostei, achei que ia ser melhor, mas valeu a pena. Tive que ler rapidinho pq era da minha prima pequena chata.

Tem outro nesse mesmo estilo que quero ler (sobre uma galinha chamada Laura akakakak) acho que é melhor do que o desse coelho.

Tem uma pergunta no livro que é como ele saiu da gaiola. Queria realmente saber, alguém ai sabe????

Beatriz2268 23/06/2023

O mistério do coelho pensante???
Joãozinho é o coelho pensante da história. O mistério que em que é falado no título do livro se dá quando ele foge da casinhola dele, pelas grades. E esse é o mistério: porque ele foge da casinhola dele? Como ele foge pelas grades? Descubra nesse livro, ou não.

Gostei muito desse livro de Clarice para pessoas mais jovens, indico muito.

Tory 02/06/2023

Me parece uma analogia...
O coelho pensante representa os filhos e as crianças que cuidam dele são os pais.
Ele tinha tudo do bom e do melhor,era amado e não lhe faltava nada,mas mesmo assim ele ainda desejava conhecer o mundo fora das grades que ele se encontrava, ele queria ver como era lá fora, conhecer lugares,ele queria fugir e com as suas ideias mirabolantes conseguiu, de uma forma ou de outra ele iria ter que sair algum dia e realmente conseguiu isso ,mas logo as crianças que cuidavam dele o encontraram e o levaram novamente para a sua gaiola,elas não eram más, só não queriam perder o seu amado coelho, então começaram a vigiar mais e providenciar tudo o que o coelho necessitava, e o coelho era feliz naquele lugar com aquelas crianças,mas ainda sentia vontade de ser livre e de fugir constantemente, só que agora era pior, porque ele sabia como era o mundo e já tinha provado da liberdade.
Então ele passou a frequentar os dois mundos,pois amava os dois e tinha criado relacionamentos neles,no mundo das crianças ele tinha o amor e o cuidado delas e no mundo da liberdade tinha constituído família e se apaixonado pelos lugares...

Luiz Santiago 01/04/2023

Fofinho
Ler algo infantil escrito pela Clarice é um negócio de louco. É inesperadamente fofo e tem aquele tempero de curiosidade, de inquietação, de convite ao pensamento que nos faz rir com gosto.

[Plano Crítico]
planocritico.com

pirocadeperuca 13/03/2023

Dos contos infantis de Clarice, deste menos gostei. isso não quer dizer que o conto seja ruim, muito pelo contrário. a falta de detalhes e imersão me desagradam, mas sei que isso foi proposital, afinal há uma nota às "pessoas grandes" que forem ler o livro para as crianças avisando sobre esse mesmo ponto. acho interessante essa coisa da interação e do uso da imaginação, mas eu mesma não possuo criatividade nem paciência. ainda assim, uma boa historinha.

bru 10/02/2023

Uma fofura
"É claro que o coração de Joãozinho batia feito louco quando ele fugia. Mas faz parte de ser coelho ter o coração muito assustado. Assim como fazparte da natureza do coelho farejar idéias com o nariz."

Rafael Bonfim 02/02/2023

O mistério da Clarice pensante
Todo mundo sabe (é óbvio) que Clarice é misteriosa, e é isso que nos prende a sua figura enigmática.

Quem é bom leitor vai além da superfície e vai tentar aqui desvendar as figuras de linguagem por trás dos reais significados do coelho, grades, fugir, cenoura, franzir o nariz, seus filhinhos e entre outros. Eu confesso que sem eira nem beira tentei de tudoe e quase tudo se encaixa aqui.

Clarice nos ensina mais uma vez que ser escritor é antes de tudo ser discimulado e usar as entrelinhas pra entreter mas falando muitas verdades sem ser notado.

É pra criança? Também.
É pra adulto? Muito mais.

Samira 30/01/2023

Um coelho muito esperto
Em mais esse título infanto-juvenil da Clarice ela vai se inspirar nos coelhos que ela tinha como animais de estimação e criará a história do coelho Joãozinho um bichinho muito esperto que sempre que estava pensando mexia a ponta do nariz.
Um grande mistério ronda essa história que se trata de como ele fazia para fugir de dentro da gaiola já que as grades eram estreitas e a tampa era muito pesada não sendo possível ele conseguir erguer sozinho.
É incrível o poder que a Clarice tinha de encantar e mostrar o amor que ela tinha pelos animais.

Léa 27/12/2022

Amo coelhos
Esse é um verdadeiro encanto de livro, o coelho Joãozinho é muito aventureiro, comilão e gorducho. Gostei de ler sobre as peripécias dele.