O mistério do coelho pensante

O mistério do coelho pensante Clarice Lispector
Mariana Massarani

Resenhas - O mistério do coelho pensante

Thaina 02/01/2018minha estante
Que legal! Gostei do que você falou! Vou comprar e ler para minha irmãzinha

Ingrid_mayara 04/01/2018minha estante

Luciano 26/06/2021

Ainda prefiro "A vida íntima de Laura", mas esse aqui é uma fofurinha também. Vontade de ser pai, né, meu filho? /gatilhos/
Luana 10/03/2022minha estante
Aí, eu amei! ??? Li sorrindo e cheguei e tbm me emocionei! MDS!!!!

Diana 14/04/2022

Clarice me encanta
Clarice é Clarice, seja com literatura infantil ou adulta. Um livro simples, com um mistério, ilustrações lindas, um ótimo humor e uma história encantadora, porque nas palavras de Clarice qualquer ato encanta.

Marco Aurélio 19/08/2012

Felicidade
"Só há dois modos de descobrir que a Terra é redonda: ou estudando em livros, ou sendo feliz." (p. 27)

LISPECTOR, C. O mistério do coelho pensante. Rio de Janeiro: Lendo e Aprendendo, 2009.

Tory 02/06/2023

Me parece uma analogia...
O coelho pensante representa os filhos e as crianças que cuidam dele são os pais.
Ele tinha tudo do bom e do melhor,era amado e não lhe faltava nada,mas mesmo assim ele ainda desejava conhecer o mundo fora das grades que ele se encontrava, ele queria ver como era lá fora, conhecer lugares,ele queria fugir e com as suas ideias mirabolantes conseguiu, de uma forma ou de outra ele iria ter que sair algum dia e realmente conseguiu isso ,mas logo as crianças que cuidavam dele o encontraram e o levaram novamente para a sua gaiola,elas não eram más, só não queriam perder o seu amado coelho, então começaram a vigiar mais e providenciar tudo o que o coelho necessitava, e o coelho era feliz naquele lugar com aquelas crianças,mas ainda sentia vontade de ser livre e de fugir constantemente, só que agora era pior, porque ele sabia como era o mundo e já tinha provado da liberdade.
Então ele passou a frequentar os dois mundos,pois amava os dois e tinha criado relacionamentos neles,no mundo das crianças ele tinha o amor e o cuidado delas e no mundo da liberdade tinha constituído família e se apaixonado pelos lugares...

Luiz Santiago 01/04/2023

Fofinho
Ler algo infantil escrito pela Clarice é um negócio de louco. É inesperadamente fofo e tem aquele tempero de curiosidade, de inquietação, de convite ao pensamento que nos faz rir com gosto.

[Plano Crítico]
planocritico.com

Léa 27/12/2022

Amo coelhos
Esse é um verdadeiro encanto de livro, o coelho Joãozinho é muito aventureiro, comilão e gorducho. Gostei de ler sobre as peripécias dele.

Keylla 07/07/2015

" O Mistério do Coelho Pensante" é o primeiro livro para crianças escrito por Clarice Lispector. Após ser questionada por seu filho, Paulo, o porquê só fazia livros para adultos, Clarice resolveu dedicar-se à literatura infantil e escrever para seu filho.

Mesmo escrevendo para crianças Clarice não deixa de lado sua essência. A obra trata de questões existenciais como a diferença da natureza do homem e do coelho, de dúvidas e questionamentos. Sempre com a leveza e delicadeza claricianas.

O coelho protagonista chama-se Joãozinho e possui uma habilidade fascinante: cheirar idéias. Com movimentos rápidos no seu narizinho, Joãozinho teve uma ideia: encontrou uma maneira de fugir da gaiola onde vivia. Ele pensa em fazer isso apenas quando lhe faltava comida, mas tomou gosto da sensação de fuga e liberdade. Joãozinho se tornou um "fujão".

Sempre resgatado pelos seus donos ele retorna à gaiola, mas nessas escapulidas ele descobriu que a Terra era redonda, que as nuvens se mexiam e formavam coelhões no céu e que há coisas que é bom cheirar, mas não de se comer. Tornou-se um coelho pensante.

Desde a primeira página Clarice avisa aos pais que o "mistério" do coelho será mais uma conversa íntima a uma história. (Muito Clarice!)

Joãozinho era branquinho, fofinho e gordo. Como ele conseguia escapulir de grades estreitas e pesadas?Não é um mistério de pistas, mas uma possibilidade de brincar de ser coelho e pensar sob outro ângulo e ter um outro olhar.
Enquanto lia franzia meu nariz bem depressa na tentativa de ter uma ideia tão boa quanto a de Joãozinho. O dia que tiver meus filhos vou pedir auxílio a estes para que me ajudem a resolver esse mistério muito misterioso.

Samira 30/01/2023

Um coelho muito esperto
Em mais esse título infanto-juvenil da Clarice ela vai se inspirar nos coelhos que ela tinha como animais de estimação e criará a história do coelho Joãozinho um bichinho muito esperto que sempre que estava pensando mexia a ponta do nariz.
Um grande mistério ronda essa história que se trata de como ele fazia para fugir de dentro da gaiola já que as grades eram estreitas e a tampa era muito pesada não sendo possível ele conseguir erguer sozinho.
É incrível o poder que a Clarice tinha de encantar e mostrar o amor que ela tinha pelos animais.

Dani Ferraz 14/12/2020

"Era tão feliz que às vezes seu nariz se mexia tão depressa como se ele estivesse cheirando o mundo inteiro".
Clarice Lispector nos agraciou também com este livro tão especial dentro da literatura infantil "O mistério do coelho pensante". Apaixonada por animais, exceto ratos e baratas, a autora credita a escrita desta história à um "pedido-ordem" feito pelo seu filho Paulo que acabou se tornando também uma homenagem aos dois coelhos que seus dois filhos Pedro e Paulo tiveram.

Paulo, o garoto da história tem um coelho de nome Joãozinho que pensava em várias ideias apenas mexendo o seu nariz, mas não uma vez só e sim umas quinze mil vezes. Um dia, ele se apegou a uma e começou a trabalhar nela, a ideia que teve foi fugir da casinhola toda vez que não houvesse comida.

Mas toda vez que fugia ele era encontrado e devolvido à sua casinha. Seus donos intrigados se perguntavam como foi que ele tinha conseguido passar pelas grades tão fininhas ou até mesmo levantar o tampo que era pesado que só. Se fosse por falta de comida, Joãozinho não fugiria mais, pois não lhe faltaria.

Acontece que o coelho pegou gosto por fugir e fugia, assim, sem motivo só por gosto mesmo. Acontece que ele tinha natureza de coelho e cada uma das naturezas, tanto a de bicho quanto a de homem tem as suas vantagens. E nessas suas fugidas ele descobriu até que a terra é redonda vejam só. “Coelho feliz sabe um bocado de coisas”.

Como era de se esperar da autora, mesmo sendo de linguagem simples, esta história suscita nos leitores reflexões a respeito da natureza, das descobertas, da fuga e da liberdade dos seres, além de trazer um mistério a ser solucionado, afinal como era que Joãozinho o coelho fujão escapava da casinhola, se você descobrir conta pra mim!

Beatriz2268 23/06/2023

O mistério do coelho pensante???
Joãozinho é o coelho pensante da história. O mistério que em que é falado no título do livro se dá quando ele foge da casinhola dele, pelas grades. E esse é o mistério: porque ele foge da casinhola dele? Como ele foge pelas grades? Descubra nesse livro, ou não.

Gostei muito desse livro de Clarice para pessoas mais jovens, indico muito.

Waleria.Araujo 11/09/2021

Acabei de esbarra em um vídeo da escritora e comecei a pesquisar um livros. Esse foi o primeiro infantil que fez para o filho. Gostei muito. O conto conversa com a gente.

Adriana Scarpin 04/04/2021

Esse não é um Coelho da Páscoa, mas é uma estória pavloviana de Clarice, de meios e fins, gosto particularmente que o franzir o nariz tão característico dos coelhos ser a forma de fazê-los pensar.

Juliana Amaro 20/04/2021

Bom livro
“Essa história é só para crianças que simpatizam com coelhos”, comentou Clarice Lispector na primeira linha, como se alguém pudesse não gostar desses roedores de cenoura. Mais importante ainda, se ele for o Joãozinho, um coelho de pêlo branco muito especial, vai surpreender a todos ao “cheirar” uma ideia incrível como uma cenoura fresca à vontade.