O mistério do coelho pensante

O mistério do coelho pensante Clarice Lispector
Mariana Massarani




Resenhas - O mistério do coelho pensante


40 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


spoiler visualizar
Thaina 02/01/2018minha estante
Que legal! Gostei do que você falou! Vou comprar e ler para minha irmãzinha


Ingrid_mayara 04/01/2018minha estante
:)




Luciano 26/06/2021

Ainda prefiro "A vida íntima de Laura", mas esse aqui é uma fofurinha também. Vontade de ser pai, né, meu filho? /gatilhos/
Luana 10/03/2022minha estante
Aí, eu amei! ??? Li sorrindo e cheguei e tbm me emocionei! MDS!!!!




Diana 14/04/2022

Clarice me encanta
Clarice é Clarice, seja com literatura infantil ou adulta. Um livro simples, com um mistério, ilustrações lindas, um ótimo humor e uma história encantadora, porque nas palavras de Clarice qualquer ato encanta.
comentários(0)comente



Marco Aurélio 19/08/2012

Felicidade
"Só há dois modos de descobrir que a Terra é redonda: ou estudando em livros, ou sendo feliz." (p. 27)

LISPECTOR, C. O mistério do coelho pensante. Rio de Janeiro: Lendo e Aprendendo, 2009.
comentários(0)comente



Tory 02/06/2023

Me parece uma analogia...
O coelho pensante representa os filhos e as crianças que cuidam dele são os pais.
Ele tinha tudo do bom e do melhor,era amado e não lhe faltava nada,mas mesmo assim ele ainda desejava conhecer o mundo fora das grades que ele se encontrava, ele queria ver como era lá fora, conhecer lugares,ele queria fugir e com as suas ideias mirabolantes conseguiu, de uma forma ou de outra ele iria ter que sair algum dia e realmente conseguiu isso ,mas logo as crianças que cuidavam dele o encontraram e o levaram novamente para a sua gaiola,elas não eram más, só não queriam perder o seu amado coelho, então começaram a vigiar mais e providenciar tudo o que o coelho necessitava, e o coelho era feliz naquele lugar com aquelas crianças,mas ainda sentia vontade de ser livre e de fugir constantemente, só que agora era pior, porque ele sabia como era o mundo e já tinha provado da liberdade.
Então ele passou a frequentar os dois mundos,pois amava os dois e tinha criado relacionamentos neles,no mundo das crianças ele tinha o amor e o cuidado delas e no mundo da liberdade tinha constituído família e se apaixonado pelos lugares...
comentários(0)comente



Luiz Santiago 01/04/2023

Fofinho
Ler algo infantil escrito pela Clarice é um negócio de louco. É inesperadamente fofo e tem aquele tempero de curiosidade, de inquietação, de convite ao pensamento que nos faz rir com gosto.

[Plano Crítico]
planocritico.com
comentários(0)comente



Léa 27/12/2022

Amo coelhos
Esse é um verdadeiro encanto de livro, o coelho Joãozinho é muito aventureiro, comilão e gorducho. Gostei de ler sobre as peripécias dele.
comentários(0)comente



Keylla 07/07/2015

" O Mistério do Coelho Pensante" é o primeiro livro para crianças escrito por Clarice Lispector. Após ser questionada por seu filho, Paulo, o porquê só fazia livros para adultos, Clarice resolveu dedicar-se à literatura infantil e escrever para seu filho.

Mesmo escrevendo para crianças Clarice não deixa de lado sua essência. A obra trata de questões existenciais como a diferença da natureza do homem e do coelho, de dúvidas e questionamentos. Sempre com a leveza e delicadeza claricianas.

O coelho protagonista chama-se Joãozinho e possui uma habilidade fascinante: cheirar idéias. Com movimentos rápidos no seu narizinho, Joãozinho teve uma ideia: encontrou uma maneira de fugir da gaiola onde vivia. Ele pensa em fazer isso apenas quando lhe faltava comida, mas tomou gosto da sensação de fuga e liberdade. Joãozinho se tornou um "fujão".

Sempre resgatado pelos seus donos ele retorna à gaiola, mas nessas escapulidas ele descobriu que a Terra era redonda, que as nuvens se mexiam e formavam coelhões no céu e que há coisas que é bom cheirar, mas não de se comer. Tornou-se um coelho pensante.

Desde a primeira página Clarice avisa aos pais que o "mistério" do coelho será mais uma conversa íntima a uma história. (Muito Clarice!)

Joãozinho era branquinho, fofinho e gordo. Como ele conseguia escapulir de grades estreitas e pesadas?Não é um mistério de pistas, mas uma possibilidade de brincar de ser coelho e pensar sob outro ângulo e ter um outro olhar.
Enquanto lia franzia meu nariz bem depressa na tentativa de ter uma ideia tão boa quanto a de Joãozinho. O dia que tiver meus filhos vou pedir auxílio a estes para que me ajudem a resolver esse mistério muito misterioso.
comentários(0)comente



Samira 30/01/2023

Um coelho muito esperto
Em mais esse título infanto-juvenil da Clarice ela vai se inspirar nos coelhos que ela tinha como animais de estimação e criará a história do coelho Joãozinho um bichinho muito esperto que sempre que estava pensando mexia a ponta do nariz.
Um grande mistério ronda essa história que se trata de como ele fazia para fugir de dentro da gaiola já que as grades eram estreitas e a tampa era muito pesada não sendo possível ele conseguir erguer sozinho.
É incrível o poder que a Clarice tinha de encantar e mostrar o amor que ela tinha pelos animais.
comentários(0)comente



Dani Ferraz 14/12/2020

"Era tão feliz que às vezes seu nariz se mexia tão depressa como se ele estivesse cheirando o mundo inteiro".
Clarice Lispector nos agraciou também com este livro tão especial dentro da literatura infantil "O mistério do coelho pensante". Apaixonada por animais, exceto ratos e baratas, a autora credita a escrita desta história à um "pedido-ordem" feito pelo seu filho Paulo que acabou se tornando também uma homenagem aos dois coelhos que seus dois filhos Pedro e Paulo tiveram.

Paulo, o garoto da história tem um coelho de nome Joãozinho que pensava em várias ideias apenas mexendo o seu nariz, mas não uma vez só e sim umas quinze mil vezes. Um dia, ele se apegou a uma e começou a trabalhar nela, a ideia que teve foi fugir da casinhola toda vez que não houvesse comida.

Mas toda vez que fugia ele era encontrado e devolvido à sua casinha. Seus donos intrigados se perguntavam como foi que ele tinha conseguido passar pelas grades tão fininhas ou até mesmo levantar o tampo que era pesado que só. Se fosse por falta de comida, Joãozinho não fugiria mais, pois não lhe faltaria.

Acontece que o coelho pegou gosto por fugir e fugia, assim, sem motivo só por gosto mesmo. Acontece que ele tinha natureza de coelho e cada uma das naturezas, tanto a de bicho quanto a de homem tem as suas vantagens. E nessas suas fugidas ele descobriu até que a terra é redonda vejam só. “Coelho feliz sabe um bocado de coisas”.

Como era de se esperar da autora, mesmo sendo de linguagem simples, esta história suscita nos leitores reflexões a respeito da natureza, das descobertas, da fuga e da liberdade dos seres, além de trazer um mistério a ser solucionado, afinal como era que Joãozinho o coelho fujão escapava da casinhola, se você descobrir conta pra mim!
comentários(0)comente



Beatriz2268 23/06/2023

O mistério do coelho pensante???
Joãozinho é o coelho pensante da história. O mistério que em que é falado no título do livro se dá quando ele foge da casinhola dele, pelas grades. E esse é o mistério: porque ele foge da casinhola dele? Como ele foge pelas grades? Descubra nesse livro, ou não.

Gostei muito desse livro de Clarice para pessoas mais jovens, indico muito.
comentários(0)comente



Waleria.Araujo 11/09/2021

Acabei de esbarra em um vídeo da escritora e comecei a pesquisar um livros. Esse foi o primeiro infantil que fez para o filho. Gostei muito. O conto conversa com a gente.
comentários(0)comente



Adriana Scarpin 04/04/2021

Esse não é um Coelho da Páscoa, mas é uma estória pavloviana de Clarice, de meios e fins, gosto particularmente que o franzir o nariz tão característico dos coelhos ser a forma de fazê-los pensar.
comentários(0)comente



Juliana Amaro 20/04/2021

Bom livro
“Essa história é só para crianças que simpatizam com coelhos”, comentou Clarice Lispector na primeira linha, como se alguém pudesse não gostar desses roedores de cenoura. Mais importante ainda, se ele for o Joãozinho, um coelho de pêlo branco muito especial, vai surpreender a todos ao “cheirar” uma ideia incrível como uma cenoura fresca à vontade.
comentários(0)comente



40 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR