Morning Glory

Morning Glory LaVyrle Spencer

Resenhas - Morning Glory

Lizzy 04/06/2014

“Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma” (Cora Coralina)
Lendo essa frase, percebi que ela se encaixa perfeitamente nesse livro. Uma história maravilhosa, que fala sobre o amor, sobre o valor da amizade, da confiança, de primeiras vezes, do prazer de encontrar a felicidade após tanto sofrimento. Ainda estou extasiada, alegre por ter tido a oportunidade de ler algo tocante, cheio de lições de vida, e que ao fim me trouxe um sorriso no rosto e a certeza de que essa leitura será guardada com carinho em minha memória.
Will Parker e Elly Dinsmore são pessoas solitárias, profundamente magoadas pela vida, pelas perdas que tiveram, e por tudo aquilo que lhes foi negado. Eles são tão reais, humanos, frágeis e fortes ao mesmo tempo. Um dos casais mais lindos que eu tive a oportunidade de encontrar em minhas leituras.
Will é um ex-presidiário, cujo crime teve por objetivo defender a vida de um amigo. Mas o preço foi alto, cinco anos de sua vida, e uma mácula em sua memória, em seu nome. Cresceu sem família, em lares adotivos, e muito jovem saiu pelo mundo, trabalhando em qualquer coisa, nunca foi verdadeiro amado, e nunca soube o que era ser valorizado, desejado, querido por alguém. Elly cresceu presa em um lar de fanáticos hipócritas, uma “filha do pecado” como dizia seu avó, e o preço foi a perda da sua liberdade e a sanidade de sua mãe. A pequena cidade em que morava a considerava louca e a desprezou. Assim, quando todos os seus familiares estavam mortos, casou com o único amigo que teve, porém ele morreu deixando-a grávida com dois filhos menores.
Mas o destino quis unir Will e Elly. E o modo como tudo acontece é encantador. Uma união de conveniência, ela precisava de um marido e ele de um lar. A relação que se estabelece é de descobertas, que evolui gradativamente da simpatia para a descoberta da paixão, do desejo sexual, do primeiro amor. Uma mulher que se achava pouco atrativa para um homem viril e atraente, um homem com um passado maculado que nunca teve uma família. Juntos eles se tornaram inseparáveis. Compartilham descobertas, planos, os filhos, os pequenos cuidados um com o outro e reergueram suas autoestimas. A relação de Will com as crianças é comovente. O romance é mágico, o primeiro toque, o primeiro beijo, a primeira vez...Esforcei-me por conter as lágrimas...Não foi necessário ler cenas explícitas para sentir o coração acelerado, os sentimentos que os protagonistas exalam a cada linha...
Nem mesmo a guerra, um dos momentos mais emocionantes do livro, e uma nova acusação de homicídio contra Will conseguiram separar essas almas gêmeas. Paralelamente, nos encantamos pela inabalável amizade da senhorita Beasley, a bibliotecária, e pelo respeito e proteção que o casal recebe dos moradores da cidade, tudo isso conquistado pelo reflexo do amor verdadeiro, não há como explicar de outra forma. Como refletiu a própria Elly, tentar explicar o amor é como tentar explicar o canto de um pássaro...Muito lindo!!! Recomendo imensamente.
Sueli 11/08/2014minha estante
Eu adoraria ser capaz de ler fluentemente a língua inglesa para desfrutar de livros como esse. E, a sua resenha só fez aumentar a minha frustração...
Imagino o quando você adorou esse livro.
Bjks

Lizzy 11/08/2014minha estante
Querida Sueli, um prazer encontrar seu comentário por aqui. Bem, eu não tenho a palavra certa para expressar o quanto eu amo essa autora. Esse livro é um exemplo do espetáculo criativo de sua escrita sensível, real, tocante, emocionante, apaixonante. É um livro inesquecível. Infelizmente ela teve poucos livros publicados por aqui no formato de banca. Bjs

Renata 26/05/2016minha estante
Adorei sua resenha, comecei agora!!!

moniquesprado 24/10/2021minha estante
Encontrar o amor após tanto sofrimento. Frase perfeita.

Lizzy 26/10/2021minha estante
Amo esse livro =)

Gisele Melo 17/10/2012

Eu tenho uma queda por histórias do velho oeste americano, noivas e maridos por correspondência e tudo mais que acontecia na época. E já tendo lido vááários livrinhos nesse estilo, eu fiquei sem muita opção. Então fui buscar nos sites da gringa novas opções. E lá vem o nome dessa autora, LaVyrle Spencer.. Tem um livro dela, The Endearment, que é MUITO bem recomendado e eu fui caçar, mas para pegar ele, tinha que baixar outros trocentos dela e Morning Glory veio junto, mas eu nunca dei bola. Até que ontem, a querida Lizzy adicionou como um desejado.

Eu fui caçar as resenhas e fiquei numa vontade.. Comecei a ler ontem mesmo.. que coisa linda gente.

Aqui temos Will e Elly. Ele um órfão, que nunca soube o que é ser amado na vida e também ex-presidiário - ele matou uma prostituta. Ela é chamada por todos de "Crazy - Elly" (Elly - a doida); filha bastarda, foi criada pela mãe mosca morta e os avôs, religiosos fanáticos que trancaram Elly dentro de casa, e ela nunca pode sair. Quando conseguiu ir a escola, sofria de bullying. Você deve estar pensando, que belo par esses dois formam, né?!

Will fora demitido do seu último emprego, estava quase morrendo de fome, literalmente, quando vê um anuncio no jornal: PROCURA-SE UM MARIDO. Sim, Elly colocou o anuncio, ela já tinha dois filhos e estava grávida de mais um. Seu marido tinha morrido e ela precisava de ajuda.

Will foi lá.. gente, as descrições são ótimas. Ambos são pessoas sofridas, que anseiam por aceitação. A autora descreve os pensamentos dos dois em meios as falas. Ela fala: Se você aceitar uma "louca", trabalhar e cuidar das crianças, pode ficar - mas lá no fundo ela está implorando pra que ele fique..
Ele fala; se você aceitar um ex-presidiário, eu posso ficar - mas lá no fundo ele também implora por aceitação. E ele fica! \0/\0/

Começa então a história dos dois. Ele aprendendo a lidar com a liberdade de poder comer, fazer o que quiser, de ter pessoas pra cuidar, pra amar. Ela também, aprendendo a confiar em outra pessoa, a ser aceita pelo que ela é.

Eles se casam e quando tudo parece estar indo bem, Will vai pra guerra. Gente, é um capitulo inteiro com as cartas de ambos. Nem sei como descrever as emoções, o amor de um pelo outro, a preocupação. A gente tem uma boa ideia do que uma familia sofre quando um ente querido está longe no perigo.

Quando ele volta, toda a recuperação do trauma... E ai outra bomba. Ele é acusado de matar outra mulher.. Será que eles vão conseguir provar a inocência do Will? Elly vai acreditar nele?

Gente, é de segurar o coração, viu. Estou omitindo muita coisa aqui, para não estragar as surpresas. Mas ele esse livro fala de superação. Mostra como Will e Elly são aceitos na sociedade novamente, como isso é dificil para ambos, com tanta gente julgando. E quando ele é acusado de novo tudo fica abalado.. como Elly vai fazer pra ajudar se ela nunca foi aceita na sociedade?

Espere pra ver o que uma mulher que ama é capaz de fazer!
É de se emocionar e pra guardar como favorito pra sempre.
Lizzy 17/10/2012minha estante
Oi Gi, linda resenha. Esse livro parece ser lindo. Adoro narrativas sobre o cotidiano e segundas possibilidades. Sabia que foi adaptado ao cinema? Procurei e vi que o ator Christopher Reeve fez o personagem principal. Bjs

Semiramis 17/10/2012minha estante
Ai que tudo Gi, mas vc é uma menina má.com mesmo,kkkk
Fiquei louca pelo livro agora,rsrs

Gisele Melo 17/10/2012minha estante
Oh Semi! Toda vez que eu leio um livro bom, pode ter certeza que eu procuro em português pra passar pra vocês tbm! ='( hehehehe

Nadja 09/01/2015minha estante
Estou emocionada por conhecer uma autora tão maravilhosa, especial e inesquecível !! Ela é incrível !

Caro 25/09/2020

Não tenho como mensurar o quão incrivelmente lindo, tocante e sensível é esse livro e seus personagens!
Katia C. Menezes 25/09/2020minha estante
Maravilhoso?

Paty.Moreira 16/12/2022minha estante
Que capa linda! Meu Deus.

Pri 16/12/2022minha estante
Linda né...a história também ?

Zana 03/07/2016

“A (minha) vida é como se me batessem com ela.”, disse uma vez o Bernardo Soares, mas bem que Will Parker com toda autoridade de sua miserável existência também poderia ter proferido isso. Um coração cansado de sofrer que nunca conheceu a ternura e o calor de outro ser humano, um órfão abandonado, um vagabundo e mais tarde um assassino, traído em sua única amizade. Depois de pagar a sua pena, vagando por um mundo de fome e rejeição, tudo o que ele ansiava era deixar seu passado solitário para traz, e tudo o que ele precisava era de alguém para lhe dar uma chance.

Elly Dinsmore era outro coração solitário em que a vida bateu e não foi pouco. Conhecida na pequena cidade de Whitney, Georgia como “louca viúva Dinsmore”, vivia encarcerada desde que se conhecia por gente. Enclausurada, juntamente com a mãe pelos avós fanáticos em uma casa afastada da cidade, ela teve quase ou nenhum contato com as pessoas, até que amparada pela lei ao ter atingindo a idade escolar foi conduzida a estudar. Nesse período foi cruelmente hostilizada e rejeitada por todos. Por isso, hoje, voluntariamente reclusa, viúva com dois filhos e um a caminho, vive em luta constante pela sobrevivência ansiando por alguém que alivie seu fardo diário. Ela coloca um anúncio no jornal da cidade procurando um novo marido.

Will Parker e Elly Dinsmore, duas almas solitárias que vão se encontrar, então o que será que acontece? Deixemos a palavra com Tom Jobim e sua linda canção: “Quando um coração que está cansado de sofrer, encontra um coração também cansado de sofrer...”

Aqui o leitor será agraciado com uma narrativa envolvente, acompanha a história da comunhão de duas almas que encontram uma na outra aquilo que a vida lhes negou e as pessoas tão sorrateiramente lhes tiraram. O leitor se apaixonará por personagens tão puros e verdadeiros e, provavelmente, torcerá desesperadamente quando mais uma vez a vida lhes voltar a bater.

Sim, como tudo na vida dos personagens jamais foi fácil, a guerra, a vida e as pessoas tornarão a lhes bater. Quando enfim a vida parece lhes sorrir, Will Parker é novamente acusado e preso por assassinato, então somente caberá aos personagens superarem seus medos e lutar pela própria redenção e a você leitor, se emocionar e entreter. O livro traz uma trama comovente e agradabilíssima de ler. Cinco estrelas. Leitura altamente indicada e recomendada para quem gosta do gênero!

Silvana Barbosa 03/07/2016minha estante
Quero ler !

Zana 03/07/2016minha estante
Leia, leia, leia!

Alessandra 03/07/2016

Leitura que aquece o seu coração!
Terno e envolvente esse livro conta a história de um solitário e sofredor homem e de uma mulher discriminada e abusada psicologicamente pela sua família. Com uma narrativa sensível e tocante, mergulhamos nessa linda saga envolvendo dois corações sedentos de amor, de compaixão, de perdão, de aceitação. Ler foi uma prazer, descobrir o amor através dos olhos de Will foi comovente e acreditar que Elly vai superar todo o seu trauma e sua sofrida vida me encantou. Só tenho elogios a esse livro, pois pra mim desfrutei de cada momento, de cada virar de página soltando sempre um suspiro ou escondendo uma lágrima furtiva que nem percebi que caía quando lia. Recomendo!

Leit. Femininas 03/05/2017

Personagens sofridos em busca de superação, mas únicos
Completamente a-pai-xo-na-da por este romance. A autora tem um estilo muito próprio de contar a história, não abrindo mão de pequenos detalhes, mas essa característica, que normalmente me cansa um pouco em algumas histórias, aqui simplesmente me envolveu de tal maneira que me senti transportada ao cenário do livro. O estilo da autora me lembrou um pouco de Catherine Anderson (de “A Canção de Annie”, entre outros), pelos personagens sofridos e em busca de superação, mas únicos e sensíveis em suas individualidades, embora isso não diminua em nada sua originalidade e excelência. Um dos meus preferidos de todos os tempos, sem dúvida, e o número um dos que li desta autora, até agora.

site: https://leiturasfemininas.wordpress.com/2017/05/04/manhas-de-gloria-lavyrle-spencer/

Adoro ler 02/06/2022

Porque eu achei o livro perfeito...
Porque é um livro muito bem escrito, com escrita fluida, cativante, divertida, emocionante...
É um livro terno, delicado, encantador... fala de alguns temas difíceis e bem comuns.

Jessica1248 13/08/2017

Amo todos livros da Lavyrle Spencer que eu já li até hoje, e ela nunca me decepciona, apenas me deixa ansiosa para ler as próximas histórias dela.
Morning Glory foi um livro muito especial para mim, porque eu estava acostumada em um ritmo de historias completamente diferentes, e quando eu conheci esse personagem tão forte, espirituoso e tão humilde que é Will Parker não tinha como não se apaixonar por ele.

24/09/2021

Maravilhoso
Esse maravilhoso livro conta a história de Elly e Will na década de 40.
Logo no início Will descobre que Elly está precisando de um marido, pois não consegue cuidar dos filhos e da fazenda sozinha. Como ele não tem emprego, casa e nem amigos ele vai até a fazenda para se candidatar ao emprego heheeh.
Como Elly também não tem amigos e precisa muito de ajuda para cuidar dos filhos e da fazenda ela aceita a candidatura de Will.
Após essa decisão, a jornada deles começa.

Sabe aquele livro que você começa a amar os personagens como se existissem ?? Esse livro é esse.
Já li vários livros dessa autora e gostei de todos, mas devo confessar que esse é o meu favorito. Um dos melhores livros que li em toda minha vida. Se tivesse que escolher uma palavra para definir esse livro, seria delicado.
Esse livro é uma bela jornada de amor: amor romântico, amor por amigos, amor próprio, amor pelos filhos e amor pela vida. Ele nos mostra que se tivermos coragem, lindas coisas acontecem.
Quem tiver oportunidade, LEIA. Vão de apaixonar.

Alcione13 19/04/2019

Isso é que é um bom romance
Manhã de glória de Lavyrle Spencer

Qual a definição de romance?

Vou dar a minha: uma história onde temos um casal lutador,sofrido ou não necessariamente, que vão se conhecendo aos poucos, trocando ideias,se ajudando mutuamente e aí pimba, eis que o amor vem.
Digo amor pois atração e desejo eles têm de sobra.

Fórmula que sempre encontro nos livros dessa autora,uma paixão madura com sentimentos verdadeiros.

A impetuosa viúva Ellie com uma casa caindo e uma penca de filhos a tiracolo coloca um anúncio no mínimo inusitado: Procura-se um marido!!

O abnegado e batalhador Will vive uma situação que o priva de muitas coisas,sendo comida e abrigo duas delas.
Sem muita escolha ele se vê aceitando.

E então o que era pra ser mais um clichê,um hot ou um água com açúcar
(LEIO TODOS ESSES CITADOS E NÃO TENHO NADA CONTRA, SÓ PRA CONSTAR)
vira um romance delicioso,por vezes até divertido.

Entre um conserto e outro ou seria entre uma refeição e outra que logo a corajosa viúva trata de fazer de forma deliciosa, vamos conhecendo nossos personagens e sabendo do passado tumultuado de ambos.

O amor chega aos poucos com Ellie percebendo as gentilezas de Will e este a se encantar pela coragem dela.

Particularmente amo essa lentidão e carinho que desabrocha. Além de personagens secundários como a "severa bibliotecária" Senhorita Beasley que vão aos poucos ganhando a cena.

Me encantei com o cenário,a comida,a criação de abelhas, as crianças,a gentileza de Will a coragem de Ellie, a amizade de Beasley...

Vixi, me estendi.
Mas é porque aos poucos vamos nos apegando aos personagens e queremos entrar no livro,ao mesmo tempo que o devoramos e queremos que dure.

Então é isso. Creio que consegui me expressar.

Só frisando que novamente esse livro trata de preconceito em ambos os casos.
Ao mesmo tempo que temos situações bizarras que só uma cidade pequena pode proporcionar como um banco de praça que às vezes é muito útil.

Taí, galera.
Boa leitura!!!
Hester1 19/04/2019minha estante
Acho, Alcione, que é o que comentamos outro dia. Mais do mesmo, pois já lemos livros assim, mas o tempero da autora faz tudo delicioso. Vou acrescentar na minha lista.

Erica 19/04/2019minha estante
Ótima resenha! ;)

Alcione13 19/04/2019minha estante
Hester,salve salve!!! Vale demais a leitura. O tempero desse é delicioso. O casal é show. E,sim. Lemos .
Mas amo quando o casal realmente se apaixona e nós, junto.

Alcione13 19/04/2019minha estante
Erica querida, obrigada!!! Vindo de você que arrasa nas resenhas, me sinto muito feliz!!

Gustavo Barberá 19/04/2019minha estante
Anotada a dica.

Alcione13 20/04/2019minha estante
Opa!! Gustavo, obrigada. Tenho um canal no telegram. Quem tiver o app me procure lá: @dicasdetraca

Roqueline.Ferreira 21/04/2019minha estante
Vou comprar, Alci!

Alcione13 22/04/2019minha estante
Roqueline,querida. Dela eu sinceramente amo todos mas No sétimo céu, E o céu se fez e esse acima,disparam. Boa leitura

Roqueline.Ferreira 22/04/2019minha estante
Mas não tem em português?

Alcione13 22/04/2019minha estante
Não sei ao certo ..

Elle 29/03/2020

Uma história de amor, dor e recomeços
Will tinha tudo pra ser o pior mocinho que eu já vi, ao invés disso, ele foi o melhor. Eu realmente me apaixonei pelo ex-assassino, que se tornou fuzileiro naval, pai de família e esposo amoroso. Eu chorei junto com ele e Elly. Eu sorri junto com eles... Eu realmente senti suas emoções e isso fez o livro valer totalmente a pena!
Eu recomendo para todos!

Lorena 06/07/2020

um romance quase perfeito. teve slow burn, teve crianças (coisa que eu amo em romances), teve drama... eu amei mto e esquentou meu coraçãozinho.

massss achei que a autora poderia ter encurtado a parte das cartas da guerra e colocado mais detalhes sobre o trauma do will, sobre a família voltando pra rotina com o will em casa, alguns momentos com ele reconstruindo o relacionamento com as crianças, principalmente com a lizzie. fiquei triste que não teve uma cena fofa das crianças querendo chamar ele de pai, e achei que elas foram deixadas de lado no final do livro, sendo que no começo eram super presentes na história.

isabewlha 20/08/2020

Amei!
Achei que o livro ia ser muito denso. Estava completamente engana, foi perfeito! Nao achei nada difícil de ler.

Amei o romance, o jeito que foi escrito, muito bom pq consegui sentir o amor do casal um pelo outro e pelas crianças. Amei a história, todo o background dos personagens, como isso contribuiu pra narrativa, foi ótimo.

Gostaria que no final as crianças tivessem tido mais participação, sendo que elas foram muito importantes no inicio e dava pra sentir e visualizar o amor do Will e da Elly por elas.

Mesmo assim é um livro perfeito, super recomendo!!

Christies 06/10/2023

Uma grata surpresa!
Uma estória que mescla muito bem o romance com o contexto histórico, levando o leitor a conhecer essa pequena cidade interiorana, que passa pelos dissabores de um período de guerra sem passar por todos horrores em primeira mão, apenas através das notícias e daqueles cujos estão com algum familiar na guerra.
Os personagens chegam a ser cativantes de tão realistas, com seus anseios e receios, sob a ótica de uma sociedade da Segunda Guerra Mundial.
Apesar de não centrar em nada além da superação dos protagonistas, pincela muito bem diversos assuntos, entre eles amor próprio, abandono, fanatismo religioso, bullying, TEPT, entre outros.