Cartas de um Diabo a seu aprendiz

Cartas de um Diabo a seu aprendiz C. S. Lewis

Resenhas - Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

1937 encontrados | exibindo 1 a 16

M. Lima 12/02/2020

Fantástico
C. S. Lewis nos surpreende com sua didática escritural nesta obra, tornando a leitura agradável e nada cansativa, capítulos curtos, objetivos e envolventes.
Ponto interessante a ser destacado é a ótica na qual foi escrita, pois, sob olhar de um suposto "demônio" tentando ensinar seu pupilo a desvirtuar seu "humano"; Lewis leva seu leitor a conhecer o outro lado da "luta espiritual", de maneira alguma vitimiza o mal, porém reitera que o sombrio é inteligente e perspicaz.
No geral, livro perfeito, maravilhoso. Super indicado.
Paula @bookflags 08/08/2020minha estante
Já leu " + esperto que o diabo" segue nesta linha? Ou bem diferente...?

saliasch 11/04/2021minha estante
Não tem muita religião

Lud 18/01/2022minha estante
Não há muitos traços religiosos, a linguagem é ótima pra leitura rápida. Você se envolve junto ao diálogo.

Cass 23/01/2022minha estante
Claro que há religião no livro, do início ao fim.

Monalisa.Sousa 15/03/2022minha estante
É um livro intrigante e incrível

Isabelle 12/05/2022minha estante
Ótimo! Sou católica mas não vi muito de religião no livro, fala muito sobre nossos defeitos como humanos mesmo, o discurso final é imperdível! Vale a pena, leitura rápida

Marcus.Aurelio 11/01/2023minha estante
Estou lendo, confuso, mas quem tem conhecimento entendi.

Nicolas.Ravi 10/05/2023minha estante
Achei muito interessante o livro, porém um pouco cansativa a leitura, mas recomendo!

skuser02844 23/05/2023minha estante
Todo cristão precisaria ler....

Alessandra.Alves 25/06/2023minha estante
Surpreende pela criatividade. A leitura em uma pespectiva invertida do bem e mal é difícil no início da leitura, mas depois flui. Estou relendo e recomendo a leitura a cristãos e não crist

Lopes Viana 26/10/2023minha estante
Pra mim é um dos livros mais fáceis de se entender do Lewis, aqui ele trouxe uma didática muito clara. Vale super a pena a leitura.

Rosabooksð» 30/12/2023minha estante
O livro é maravilhoso eu estou amando, estou aprendendo muito, mas sem sombras de dúvidas, não é um livro para qualquer pessoa ler, você tem que ter uma base, no mínimo tem que ser uma pessoa que tem um já teve um relacionamento com Jesus para entender todos os pontos que o autor explica.

@aprendilendo_ 21/02/2021

Resenha de Cartas de um diabo a seu aprendiz
Escrito em forma de cartas, as quais apareceram pela primeira vez no The Guardian e só vieram a ser compiladas e publicadas em 1942, como um livro, Cartas de um diabo a seu aprendiz se trata de uma das obras mais famosas de C.S Lewis. Na escrita epistolar, acompanhamos os conselhos de “Maldanado”, um poderoso demônio, para seu sobrinho, “Vermelindo”, ainda iniciante na arte de fazer humanos cair em pecado. A partir disso, somos expostos às diversas táticas ensinadas ao jovem monstro para como conduzir o “paciente” para longe do “Inimigo”, Deus.

De forma descontraída e inteligente, Lewis cria uma espécie de abordagem singular e curiosa sobre os caminhos de um cristão e suas atitudes no relativo às tentações. Nesse contexto, o ponto de vista, como já mencionado, do lado mau da força, traz consigo uma diversidade incrível de falhas pessoais, as quais dificilmente perceberíamos no dia a dia se não nos fosse demonstrado a estratégia adversária. Dessa maneira, acaba por ser uma espécie de debate entre o leitor e o demônio, no qual, o humano que acompanha a obra entende, passo a passo as táticas do perseguidor e muitas vezes pensamentos precipitados pessoais, os quais nos afastam de Deus. Tudo isso, com um bom humor latente, capaz de suavizar a dureza a qual poderia tonalizar a obra, mas que deixa de estar presente em face da fluidez da escrita e da caricatura de certas atitudes e expressões ditas por Maldanado.

Cartas de um diabo a seu aprendiz é um livro divertido, inteligente e propositivo, capaz de perscrutar diversas ideias, as quais teríamos grande dificuldade de entender, se não pela ótima maneira com a qual o autor as coloca durante as páginas.

Nota:8,0

Instagram: @aprendilendo_
Renatinha 22/02/2021minha estante
Gostei do seu comentário sobre o livro. Vou adicionar

Muito obrigado!

Bea 22/02/2021minha estante
Curioso, duas perguntinhas. 1° Edifica, o cristão que lê? 2° De quais formas?

@aprendilendo_ 22/02/2021minha estante
Sim. Como dito, a obra consegue mostrar os nossos pensamentos de uma forma negativa, ou seja, nos é apresentado o "o que não fazer". Dessa forma, o jovem cristão acaba aprendendo sobre diversos pensamentos e atitudes que ele tem, mas que nunca percebeu o quão danosas elas são para a nossa vida espiritual. Muito obrigado pela pergunta!

Bea 22/02/2021minha estante
Agradeço por sua atenção. E muito obrigada por me responder, te agradeço.

Eu quem agradeço!! Deus abençoe

Deus te abençoe!

Alane.Sthefany 16/01/2022

Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz ??
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar"
- 1 Pedro 5:8

? Nota 4,5/5 ?

Nesse livro clássico da literatura cristã, pertencente ao C. S. Lewis, encontramos uma forma incomum e séria, narrativas de algumas "cartas" do diabo (Maldanado) ao seu querido aprendiz (Vermelindo), essa obra nos ensina através de uma interessante narrativa, sobre às várias tentações que sofremos ao longo da nossa vida (cristã), e a forma que o diabo usa de estratégias para conosco, a fim que venhamos cair nelas, dito isso, conseguimos identificar algumas dessas estratégias e formas que o diabo usa de artimanha para nos "tragar", e onde elas se encontram presentes em nossas vidas, para assim, conseguirmos não apenas identificá-las, todavia, também vencê-las; e podermos dizer com confiança essas ou semelhantes palavras do apóstolo Paulo (no final de sua vida):

"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda."

- 2 Timóteo 4:7-8
Ecklezia_Carvalho 16/01/2022minha estante
Tô quase terminando tbm ? falta mais 4 ?

Alane.Sthefany 16/01/2022minha estante
Você se refere 4 cartas para chegar na última, a carta 31 ?

Parei na 28?

Ainda tem a parte:

"Maldanado Propõe Um Brinde"

Mas a carta XXXI - 31 é a última.

Eu vi isso msm kkkkk

???

Ezequielrneto 18/01/2022minha estante
A parte do brinde é muito divertida e interessante

Alane.Sthefany 18/01/2022minha estante
Eu percebi que falava muito de política ???

Rosangela Max 17/10/2023

Diferente.
Uma maneira criativa e inteligente de mostrar a sutileza com que somos atacados e corrompidos pelo Inimigo.
Leitura essencial para que nos tornemos vigilantes em relação aos nossos atos e pensamentos.
Recomendo a leitura.

Bianca Briana 15/01/2022minha estante
Uaaau! Já quero ler

Joao.Vitor 15/01/2022minha estante
Leia, vc não vai se arrepender. As obras do autor são excelentes.

Jefte.Arcanjo 01/02/2022

Espetacular
Uma obra que já me conquistou desde o seu começo, onde há uma dedicatória de C.S Lewis ao J.R.R. Tolkien. Um clássico indispensável.
Flá 01/02/2022minha estante
O livro é realmente muito bom, estou em uma batalha espiritual para terminar de ler, você também passou por isso?

Jefte.Arcanjo 02/02/2022minha estante
A cada página lida eu me sentia confrontado. Foi uma experiência singular para mim. Entendo perfeitamente sua experiência. ?

Mandark 03/04/2010

Pra incomodar...
Se você realmente ler este livro observando os detalhes e com a mente aberta para perceber as ótimas sacadas e os pitacos apimentados do autor, esse é um livro para incomodar, para fazer pensar e repensar as atitudes e posturas que assumimos todos os dias... Longe de ser um livro essencialmente para cristãos, é um livro obrigatório para quem não aceitas as verdades prontas, mas é um ser pensante e questionador! Excelente!

Phelipe.Pompilio 06/03/2024

Religião X Espiritualidade
Primeiro livro do gênero que eu leio. Sempre tive curiosidade com essas obras do Lewis e esse foi um bom começo.

Cartas de um diabo a seu aprendiz vai nos apresentar a Maldanado e Vermelindo, aluno e mestre, respectivamente. Vermeljndo precisa escolher um alvo e tentá-lo ao pecado com todas as suas artimanhas e dicas de seu tio Maldanado.

O livro todo é escrito em formato de cartas. São 31 cartas que nos apresentam diálogos riquíssimos a respeito do que o cristianismo entende por pecado, desde vícios e blasfêmias até o polêmico assunto da fornicação.

Eu, como um cristão fajuto que sou, gostei muito dos diálogos, principalmente os que tratam sobre vícios e espiritualidade. Me deu uma visão mais abrangente sobre o assunto do alcoolismo (que já foi problema na minha família) e sobre religião X espiritualidade.

Pretendo ler mais livros dessa coleção.

EmiC 30/12/2023

Cartas de um diabo ao seu aprendiz - O que????
Primeiramente, eu não entendi quase nada desse livro, talvez seja porque não é o tipo de livro que estou acostumada a ler.

Em boa parte, minha mente foi longe e algumas vezes fiquei surpresa com o livro, porém pra mim, a linguagem é complicada e não fez nenhum sentido pra mim.

Não sei se recomendo ou não a leitura, pra quem já é acostumado com livros como esse, é bom, mas pra quem assim como eu não é muito chegado em livros assim, vai ser um pouco difícil de entender. Talvez ano que vem eu o releia com mais atenção.
Gaby'sð 30/12/2023minha estante
Ahhh mais para frente tenta dar uma chance para esse livro! Ele é muito bom!

mais1capítulo 10/03/2023

Um tapa atrás de outro
Essa não foi uma leitura fácil de se fazer.
O autor trás essa ideia de gerar mesmo um desconforto nos leitores. Pensar que o que o inimigo quer, é que sejamos ?cristãos ruins?
Ele já não se importa mais com que já está fisgado.
Mas com quem ainda está nos caminhos de Deus, ele quer puxar pra baixo.

Precisamos ficar atentos, a pequenos detalhes de nossas vidas. E pedir orientação de Deus ??

Ainda preciso de um tempo pra digerir tudo

Lolô 10/08/2021

Junho
Em junho ainda não queria voltar pro romance então fui pro cristianismo. Estava louca por esse livro já fazia tempos então decidi pegar pra ler. Ele é dividido em 31 cartas com instruções de um diabo experiente a seu aprendiz, para ensiná-lo o caminho de tentação dos homens e os desviar da fé cristã. Por ser narrado do ponto de vista de um diabo, tudo aquilo que é exaltado por ele deve ser entendido como tenebroso pra nós, ao passo que tudo que ele odeia, na verdade nos faz bem. O nome "Deus", por exemplo, não é citado em momento algum do livro, sendo sempre referido pelo narrador como "O inimigo". No começo essa diferença pode ser confusa, mas aos poucos a gente vai entendendo. Além da escrita ser densa, é bastante metafórica e sarcástica, o que faz com que a leitura seja um pouquinho difícil, mas vale muito a pena pelo tanto que a gente aprende se lermos com atenção.

O livro traz uma série de reflexões sobre a nossa existência e a cada carta eu tinha que tirar pelo menos uns 10 minutinhos só pra digerir o que tinha acabado de ler. Li beeem devagarinho porque estava usando como devocional. Gostei principalmente porque não traz uma religiosidade exacerbada ou uma demonização de tudo, pelo contrário. Lewis tem uma percepção clara sobre o comportamento humano e os ensinamentos bíblicos e o livro consegue ser extremamente atual apesar de ter sido escrito há tanto tempo. O homem era um gênio, simples assim. Tô doida pra ler os outros livros dele (além de "As crônicas de Nárnia", que eu já sou fã de carteirinha).

site: https://www.instagram.com/tantopraler/
Fabielli.Rocha 10/08/2021minha estante
Q resenha boa, vou te q ler, nunca li nda do lewis

Alex 13/03/2024

Uma perspicácia dos infernos
Essa obra é a última escrita por Lewis, na década de 40. Uma correspondência, unilateral de Maldanado (o capeta tiozão), a seu sobrinho Vermelindo (o capeta sobrinho).

Unilateral, pois todas as cartas são do tio, jorrando sua sabedoria infernal, para que seu aprendiz, e sobrinho, seja bem sucedido na tarefa de perder uma alma (o paciente).

A obra é genial, um humor britânico e mordaz, uma perspicácia tremenda, com uma visão de espiritualidade bem original (na perspectiva do famigerado Maldanado).

Mas apesar disso, a leitura não me agradou, talvez o fato de ser uma obra epistolar unilateral, talvez pela visão infernal, ou seja, a ausência completa do belo, do virtuoso, da sabedoria, etc, talvez, porque eu esperava mais (visto que gostei muito de outras obras do autor).

Fato é que o livro não é ruim, vale a leitura, as sacadas sobre o comportamento desviante e/ou religioso, isso é excelente. Mas, talvez por minha expectativa alta, não me agradou a contento.

Ainda assim recomendo a todos que gostam da obra de Lewis.
Mel 26/03/2024minha estante
Eu adorei esse livro!! E sua resenha ficou maravilhosa!! ?

Alex 26/03/2024minha estante
Mel, eu gostei tbm, mas, sinceramente, achei que iria gostar mais. Agora quero ler Deus no banco dos réus, você já leu?

Mel 27/03/2024minha estante
É uma leitura fluida, né? Ainda não li, Alex. Mas pretendo!!

Alex 27/03/2024minha estante
Mel, a escrita dele é excelente, tanto nas fantasias, quanto em suas obras religiosas. Não li um ruim até agora.

Mel 27/03/2024minha estante
Quero muito ler As Crônicas De Nárnia. Você já leu??

Alex 27/03/2024minha estante
Sim, as Crônicas de Narnia, foi o primeiro livro que li. São 7 livretos em série, que perfazem toda uma fantasia. Acho genial.

Mel 27/03/2024minha estante
Aaah, que incrível Alex!!! Vou tentar ler esse ano!!

anabia 13/01/2021

um livro bom, mas terei de relê-lo.
não ficou nada comigo, a única coisa que ficou foi o que está explícito no título.
Aline.afr 13/01/2021minha estante
Eu estou lendo esse livro porque vi uma resenha maravilhosa sobre ele. Mais ou menos na metade percebi que minhas expectativas seriam frustradas kkk eu esperava uma discussão e proposta de reflexão mais profunda sobre o ser humano, bem e mal etc. Mas daí você se depara com uma narrativa basicamente voltada a igreja, fé e religião. To achando bem bobo, mt aquém das expectativas.

Amanda 29/03/2022

Eu sou muito fã do C.S. Lewis! Mais um livro primoroso dele!! Uma história envolvente, astuta, irônica, bem humorada e irreverente!

1937 encontrados | exibindo 1 a 16