Fabulário Geral do Delírio Cotidiano

Fabulário Geral do Delírio Cotidiano Charles Bukowski

Resenhas - Fabulário Geral do Delírio Cotidiano

Dea Balle 16/02/2010

Um tapa
Estômago forte, um pouco de cinismo e uma cabeça um tantinho aberta são pré-requisitos para ler Bukowski.

Mas vale a pena. Cada conto é um corte, cada palavra é um rasgo no que você está acostumado a chamar de vida.

O escatológico pode ser cotidiano, o bizarro pode estar logo ali. E pode ser literatura de primeiríssima qualidade.

Samira_santos 04/12/2022

Puro suco de Bukowski
Esse livro, assim como eu disse no título, é puramente Bukowski do início ao fim. Com suas filosofias duvidosas e poesias solitárias. É estranhamente cativante a maneira como ele, de maneira totalmente crua, fala do vício em corridas de cavalos, de mulheres, de sexo, de bebedeiras e ressacas, da sua solidão (ou solitude?), da sua necessidade de, com o perdão da expressão, "dar boas cagadas" e por ai vai. Em resumo, é de tudo isso que foi supracitado que o livro fala.

Will 08/12/2020

Mais um Bukowski finalizado.
Não senti aqui o mesmo dos outros, foi um livro beeemmm OK.

O Leitor 03/11/2021

Sou incapaz de dar menos de 5 estrelas pro Buk.
O conto ?Animal crackers in my soup? entrou pra minha lista de melhores contos que ja li na vida. Até devo confessar que me deu um nó na garganta. [*****], que conto massa do cacete.

Conto sensacional.

Retiz 09/01/2023

O velho Hank
Sendo direta, nesse livro de Bukowski temos reunido diversos contos dele com alto teor biográfico, indo como sempre, e esperado dele, entre o submundo e a marginalização. Temas como sexo, álcool, bares, apostas etc. São temas bem presentes em seus contos.
Ainda sim, é interessante analisar e ler algumas reflexões que ele solta no meio desse caos e decadência toda.
Acredito que não é um autor para todos. Se arriscar a ler Bukowski é 8 ou 80. Ou você gosta, ou odeia. Importante aclarar também que ele é bem direto. A forma que escreve é simples, direta, sem enfeites ou papas na língua e bem crua.
Vale a pena dar uma chance e se arriscar lendo algo dele porém vão sabendo que a escrita dele é isso.
Esse foi o terceiro livro que leio dele de um Box que comprei faz um tempinho e futuramente (próximas férias barra julho) pretendo continuar os outros que me faltam.

Thayane 29/06/2020

Velho Bukowski!
É um livro de crônicas que possui inúmeras críticas sociais sobre governo, miséria e até mesmo loucura decorrente a problemas da sociedade.

Nesse livro o Buk já está bem mais velho e cansado mas no entanto ainda sim podemos presenciar suas estripulias com direito a experiências na prisão, em hospícios, em hipódromos, em falência/miséria mas nunca faltando o sexo e bebidas!

Ton 18/05/2023

O diário de um homem a margem da sociedade (parte 2)
Ler ?Fabulário Geral do Delírio Cotidiano? é como olhar o diário de uma pessoa que, antes de escreve-lo tomou um engradado de cerveja, uma dose de vodka e meia cartela de Escitalopram.
Alguns contos são uma completa viagem que tão doida que você se pergunta se poderia ser real ou não.
Em outras, a análise fria feita sob uma sociedade ainda mais fria nos impede de não discordar da perda de esperança perante o rumo das coisas.
Bukowski aqui fala dele, fala sobre ele, fala da mente dele e de hábitos dele.
Sendo assim você lê um conto e não faz ideia qual será o seguinte.
Enquanto em um conto ele fala de uma casa cheia de animais silvestres, em outra ele traz o relato de ser espancado por policiais por estar na sarjeta, ou simples é mais um dia acompanhando a corrida de cavalos onde ele dá dicas.

Ou seja: se você já leu Bokowski alguma vez e gostou, você gostará desse livro também.
Se esse é seu primeiro contato com uma obra dele... talvez você leia com certa estranheza (e em alguns casos, repulsa) a ponto de querer abandonar.
Mas vale muito a leitura.
Seja para curtir a critica de uma sociedade dos anos 70 e 80 (e que sua hipocrisia se mantém latente), ou seja para curtir um texto feito no ápice de uma embriaguez.

Bruna D. 26/03/2023

Mais do mesmo
Já li Bukowski além do que deveria e não tenho mais paciência, mas é tipo gastar dinheiro com comida ruim. Já paguei, agora comi/li. As boas frases aleatórias não compensam.

Candil 24/08/2023

Existem respostas fundamentais e questões delicadas
Comecei esse livro com uma expectativa baixa, pois não gostei muito do primeiro volume. Mas felizmente estava enganado, alguns dos melhores textos do velho Buk se encontram nesse livro.

Guaranádoamazonasémassa 04/02/2019

Foi um trabalho árduo para mim terminar esse livro, quanto mais perto eu chegava do final, mais ansioso para terminar eu ficava - resolvi adotar a postura de quem para de desistir da leitura no meio do livro. O que caracteriza e deu fama ao escritor já não me encanta mais, a linguagem informal, com palavrões e toda a coisa do mundo marginal já não me atrai. Tudo trivial demais. Li seis livros das obras dele, e esse foi para mim sem sombra de dúvidas o mais massante. Muitos contos sem valor aparente ou informações proveitosas. Não é um livro que eu indicaria, seria até maldade fazer isso. O que achei de interessante no livro foram frases que podiam juntar e colocar num conto só para poupar tempo. E já to cansado de como esse autor se descreve indiferente e arrogante com tudo com suas poucas palavras. Confesso que outrora isso me encantou, em minha adolescência. Mas hoje considero Bukowski uma bosta. Gosto dos romances dele, Cartas na rua, Mulheres, Misto Quente, mas sendo toda sua obra autobiográfica o autor como pessoa não tem nada de especial. Machista, agredida mulheres, tem uma cena de estupro relatada no Cartas na rua, descrição de desejo de estupro nessa obra aqui, alcoólatra, indiferente. E não posso nesse sentido separar o autor de sua obra. Passo aqui o sentimento pelo autor que tenho hoje. É como eu disse, tive lá meus fascínios por ele em determinada fase de minha vida, mas hoje só o enxergo como um autor dispensável. Ah, a capa é linda, e junta com o primeiro volume fica um conjunto belíssimo, mas o conteúdo...

Lily 16/11/2022

Fabulário Geral do Delírio Cotidiano
Bukowski e suas crônicas autobiográficas sempre revelando o seu caos e suas sombras com a naturalidade das suas vivências. Eu, particularmente, adoro.

Mary Jane 17/08/2020

Loucura? Não, perfeito juízo de um corpo velho.
Quando se lê Bukowski, tem de se estar preparado para assuntos extremamente caóticos e problemáticos.

Este livro em si, desperta não só a interessante curiosidade de se perceber que entende o que ele fala, mas também que sente o que ele escreve.

Bukowski já apresenta cansaço em seus depoimentos de vida e encerra o livro com uma frase emblemática:

"Senti as lágrimas escorrendo no rosto, arrastando-se feito coisas insensatas e pesadas, sem pernas. Estava louco. Devia estar realmente louco."

É como consegue descrever como nós, hoje, em 2020 percebemos que de fato, também estamos ficando loucos...

Mauricio.Araujo 01/03/2020

Ótimo livro, contos de um cotidiano boêmio e despreocupado..

Stefânea 26/02/2019

"Não sentia nenhum rancor contra a sociedade porque não fazia parte dela. Há muito tempo já tinha me conformado com esse fato."

Ler Buk é sempre uma experiência muito boa, então foi bem legal.

"A gente começa a salvar a humanidade salvando uma pessoa de cada vez; todo resto é delírio romântico ou político."

Os títulos das obras de Bukowski sempre deixam bem claro a mensagem que ele quer passar, e com essa não seria diferente. Lançado pela primeira vez em 1983, os 34 contos desse livro retratam pura e simplesmente o cotidiano de uma vida louca. E se tratando do velho safado, não podia ser diferente: todos são fortemente autobiográficos.

"Saí da cela e fui dar uma olhada no catálogo telefônico. Só então percebi que não tinha nenhum amigo. Continuei folheando as páginas."

Mesmo bêbado, deprimido e com fome, o personagem principal, imaginando que só existe um, consegue fazer fortes reflexões filosóficas, sociológicas e até mesmo políticas. Mesmo depois de ter seu coração partido, Buk consegue pensar de forma consciente e quase racional, como as tragédias de sua vida o impulsionassem. Suas teorias sobre como a sociedade torna o homem louco, são fenomenais e muito lógicas. E ele, tendo consciência de sua própria loucura e fragilidades, passa isso para o papel com genialidade. •
"e os hospícios tem paredes acolchoadas por causa de uma sociedade que usa as pessoas como se fossem peões de uma partida de xadrez."

Charles Bukowski nos expõe nesse livro, um cotidiano de bêbados, putas e marginais. É o 'antisonho' americano. Seu cotidiano. Ele, sob a visão de muitos, era um completo fracassado. Mas ele era tão genial, que usou o fracasso a seu favor, e isso é perceptível em suas palavras. A realidade vulgar e suja narrada por ele nos choca, faz rir e chorar. A ponto de nos sentirmos na sarjeta. E sempre caindo mais.

"Quando já se está quase sem alma e se tem consciência disso, é porque ainda se existe."

site: https://www.instagram.com/resenhadora/

Nilson 22/06/2018

Pornolivro
Bukowski...é leitura alternativa. Confesso que fui levado a leitura por curiosidade. Não me acrescentou nada. Serviu apenas para conhecer o submundo da literatura. Grotesca, chula, escrachada, porca, nojenta. E se alguém me disser que é bonito ler que o cara cagava num saco plástico e saia pela rua com aquilo pra jogar num terreno baldio porque o banheiro onde morava estava intupido de merda. ..bebia ate vomitar pra continuar bebendo. Cagava na banheira de quem mal conhecia...adorava trepar com puta rampeira...e gostava de ser chamado de velho safado. Sinceramente perdi meu tempo...mas li ate o fim primeiro e segundo livro mais pelo hábito de ir até o fim o que começo.