Escolhas de Formatura

Escolhas de Formatura Diana Peterfreund

Resenhas - Sociedade Secreta: Escolhas de Formatura

Andressa 18/07/2013

Escolhas de Formatura: Depressão Pós Livro
É tão difícil escrever sobre um livro que se gostou tanto assim. Eu comecei a ler "A Sociedade Secreta: Rosa e Túmulo" sem esperar muita coisa. O primeiro livro é realmente só uma introdução. Já no 2° eu me familiarizei com os personagens, me encantei com os mistérios e a amizade da sociedade. E o 3° é só amor!
O 4° e último fecha a saga com chave de ouro, Amy tem que encontrar uma substituta para iniciar na Rosa & Túmulo e encarar essa nova etapa: sair da faculdade e ser jogada na vida adulta. Bom, pelo menos ela tá muito bem acompanhada do Jamie/Poe ou Pijamie.
Eu realmente me encantei por esse personagem. Tão tímido, verdadeiro, leal. Não conseguia ver o que tanto implicavam com ele! Ficava chateada com algumas grosserias da Amy. Eu simplesmente me apaixonei por ele. Não tenho nem palavras pra descrever como eu sou encantada pela construção desse personagem que só queria ser respeitado, sempre se esforçando ao máximo pra orgulhar o pai e se dedicando a ser alguém na vida.
Além disso, é muito legal ver o amadurecimento da Amy como pessoa, mulher, coveira. Ela deixa de lados os casos bobos que tem vivido e encabeça uma relação séria e apaixonante. De verdade, ao me lembrar dessa fofura eu nem sei mais quem é George-sexy-Prescott.

Enfim, recomendo demais! Mas preparem-se pra depressão pós livro, porque a Amy e o Jamie fazem falta!

Nathy @peculiareslivros 11/03/2023

Amei!
Bem... essa série não podia ter terminado de forma melhor, sério! Que livro sensacional! Trouxe de volta a insegurança e todos os pensamentos conflituosos e conspiratórios de Amy! Além disso, trouxe as piores e melhores partes de Jamie e o lado heroico de George!

Além do companheirismo e lealdade dos Coveiros, também como amigos, há uma dose de feminismo que devemos sempre levar em conta! ❤️ Assim como uma discussão acerca de assédio e como as pessoas fazem pouco caso desse assunto, que não deveria ser tratado levianamente.

site: https://www.instagram.com/p/BqkmjTxAr-b/?igshid=MDJmNzVkMjY=

fe.nacelo 27/07/2022

Por meio dessa eu confesso...
... vou sentir muita saudade da C177 e dessa série maravilhosa.
Eu realmente não queria terminar essa história e me despedi, sem dúvidas é uma das minhas série favoritas da vida.
Amei a trajetória da Amy e dos seus amigos e acho que esse livro fechou muito bem a história. É bom ver como a subestimada C177 evoluiu e conquistou seu lugar dentro da sociedade. A evolução da Amy como pessoa e a maduridade dela com seu relacionamento (e eu namoro o namoro da Amy e do Jamie kkkkkk) Gostei muito de acompanhar os personagens construírem uma amizade incrível e de como um livro antigo trata e fala super bem de assuntos como misoginia, feminismo, homofobia, relacionamento abusivo, entre outros e tem representatividade racial e LGBTQ+ , uma protagonista empoderada, forte e com um um humor maravilhoso.

kote 17/12/2021

incrivel
esse é o tipo de livro que você começa e não consegue mais largar de jeito nenhum!!!!!! fiquei em um estado tão grande de obsessão que até sonhei que estava numa sociedade secreta (foi bizarro)
comecei essa série ano passado e não esperava nada dela. fala sério, o que se pode esperar de um new adult de 2008 que se passa em uma universidade americana? parece quase um comercial de bomba atômica. então,
com as expectativas mais baixas possiveis, decidi ler e ver no que dava
resultado? quase (veja bem, foi por pouco mesmo) favoritei
o trope de sociedade secreta me conquistou logo de cara já que sou 0# stan de estética dark academia e aqui ela tem muita força
outro ponto forte é o romance, ou melhor, a falta dele :D
na verdade, até tem alguns ao longo dos livros (especificamente 3) mas eles não são o foco e nem fazem muita diferença mesmo, já que o ponto principal dos livros é mostrar a amizade e união desse grupo de pessoas vulgo C177 que são muito diferentes mas se mantêm unidos pelo mesmo propósito (mas o último ship é o melhor sim!!!!!!!!!!)
a narrativa é outro ponto forte pois amy haskell é simples e completamente uma narradora genial! ela é engraçada, inteligente e perspicaz então nunca fica chato acompanhar as desgraças que acontecem na vida dela porque ela leva tudo na esportiva
agora sobre o ultimo livro........ eu amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
to muito emocionado pra ser coerente mas é o melhor livro sim segundo eu
o crescimento da amy e dos outros coveiros é visível demais e todo o processo de escolha dos que virão depois deles e como eles querem que seja visto seu legado é lindo lindo lindo
eu amo essa serie namoral
e o casal :((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((( muito meus pais eu amo
enfim, se eu relesse é muito provavel que eu favoritaria sim mas
quem sabe outra hora

Babi 09/10/2023

Por meio dessa eu confesso ...
Eu ainda não estava pronta para o terminar essa série.

Como em todo "Sociedade secreta "tem seus pontos altos e baixos para mim .E definitivamente este último livro não é meu favorito deles ,porém terminar essa jornada através desse universo me deixou com uma sensação de vazio no peito.

Acabou , e doeu me despedir dos personagens, principalmente da Amy e do Jamie .

É uma série apaixonante que merecia ser mais famosa .
Amei passar os últimos dias na companhia desses personagens , com certeza eles tem seu lugar garantido em meu coração.

elliecg 09/05/2022

Por meio desta eu confesso.
Quando peguei pra ler esse último livro eu já sabia o impacto que ia ter. Esse livro foi tudo pra mim, toda a nostalgia que tem, me faz querer flutuar só de pensar. Ele é basicamente o primeiro livro porém em ordem reversa, enquanto lá a gente acompanhava pelos olhos da Amy como ela foi convocada e iniciada, aqui a gente vê o lado contrário, dela procurando candidatos, os convocando e os iniciando. Magnífico.
Queria falar de 3 pessoas aqui: Lydia, P-Jamie e Amy.

Nos dois primeiros livros tivemos o plot da Lydia sendo toda misteriosa com a sociedade dela, tanto que há julguei de hipócrita várias vezes, para descobrir que simplesmente ela fingiu tudo pois não queria ser a única de fora, já que a Amy e o Josh estavam na Rosa & Túmulo. Quando Amy a pegou no pulo e ela confessou tudo, eu JUREI que ia ser uma desculpa e ela estava em uma mais secreta ainda. Só que... não foi. Ela realmente tava fingindo, ela não participou de nenhuma. Isso eu achei sem graça, porque imagina o plot twist dela sendo da Cabeça de Dragão? Mas tudo bem, só que nisso de ser só amiga da Amy ela acabou sendo ofuscada pela Clarissa que foi icônica do início ao fim.

O Jamie é o sonho de qualquer um, sério. Ele não é um príncipe encantado, ele não é o homem perfeito, ele é simplesmente humano. Ele as vezes é misterioso até demais? É. Ele as vezes estressa todo mundo? Sim. Eles as vezes é um (pouco) misógino? É. Ele entrou na sub sociedade pra fazer a Rosa & Túmulo voltar a ser somente de pessoas do sexo masculino? Entrou. Mas ele tem um bom coração.
Não é como se a própria Amy fosse um poço de delicadeza, sendo que ela muitas vezes também pisava na bola, inclusive tendo atitudes machistas várias vezes durante os 4 livros. Então os dois são perfeitos um pro outro. Ele a respeitava e ela o respeitava. E tá tudo bem. E pra sempre ele será Poe no meu coração.

Agora a Amy. Nossa queria Bogaboo. Ela é a protagonista em que tudo acontece com ela, ela é a revolução. Porém ela também faz muita merda, o que a torna uma protagonista "acessível". Ela é incrível, lutou pela igualdade na Sociedade, enfrentou vários dos patriarcas, todos eles com muita influência. A sociedade foi prejudicada com isso? Foi... mas é a vida né. As dúvidas dela nesse livro sobre o que fazer foi muito fácil de me relacionar, são dúvidas que eu mesma tenho. Porém eu queria ter uma amiga como a Lucky pra poder criar uma empresa e me contratar. Mas enfim.

Quando ela terminou a inicialização da Gaia (ou seu nome bárbaro, Michelle) e ela percebeu que ela não era mais uma Coveira ativa (Fiquei muito animada quando li Ritos de Primavera em inglês porque pude saber que em inglês elas se denominam como Diggirls), e sim uma patriarca foi uma emoção tão grande pra mim. Porque acabou. Tanto pra ela quanto pra gente.

Agora vou dizer, eu queria muito que a Diana desse continuidade com a turma C178, ou um prequel da C176 pra gente ver como era o Poe de líder. Eu só queria mais.

E por meio desta eu confesso, vou sentir falta da turma C177 da Rosa & Túmulo.
kote 08/10/2022minha estante
é terapêutico ignorar as babaquices do poe depois que ele aparece mais PQ ELE EH UM FOFO tipo idai que ele quase fez a amy ter um colapso no primeiro livro? ele tem uma cobra de estimação!!

Anita Blanchard 10/03/2014

Por meio desta, eu confesso: adoro a série Sociedade Secreta!
Não sei nem por onde começar a falar dessa série. Confesso que demorei a decidir lê-la, mas, em um belo dia, a vontade veio de algum lugar e nunca uma vontade foi tão recompensada. Os livros são super divertidos. Não sei bem se podem ser classificados como jovem-adultos (não sou muito boa com classificações...), pois a história se passa com os personagens na faculdade, e alguns temas comuns naquela categoria já não são mais tão relevantes. A personagem principal, Amy Haskel, é muito engraçada, tem aquele tipo de humor sarcástico, é uma fã de teorias da conspiração, e seu jeito diverge totalmente do dos outros membros da sociedade, o que contribui bastante para o desenrolar das tramas. Ela lembra bastante a minha queridinha Jessica da série Jessica Darling da Megan McCafferty, com seu humor ácido, suas listas e confusões. Um dos pontos que me chamaram muito a atenção nesses livros foi que eles não se apóiam em um casal para conquistar o público, não sei se devido à já citada idade dos personagens ou se essa é uma característica da autora, pois não li nada mais dela. Até um certo ponto da série, a Amy tem seus rolos amorosos, mas sem um envolvimento sentimental mais profundo. E, quando ele finalmente acontece, é com um cara inesperado (pelo menos para mim...) e é muito bem desenvolvido e diferente.

Toda a trama da série rola em torno da convocação da sociedade secreta mais tradicional do campus da fictícia Universidade Eli, a Rosa & Túmulo. Para quem não sabe, essas sociedades são bem comuns na Ivy League, que compreende as universidades de maior prestígio dos Estados Unidos: Cornell, Harvard, Columbia, Yale, Brown, Dartmouth, Princeton e da Pensilvania. A mais famosa dessas sociedades é a Skull & Bones (tem até um filme baseado nela, “Sociedade Secreta”, com o falecido Paul Walker e o Joshua Jackson), de Yale, que foi onde a Diana Peterfreund se formou. Muitas das situações nos livros são referências a Skull & Bones, como o broche com a rosa em um caixão que cada membro recebe como símbolo da sociedade (na sociedade da Yale, é um relógio de pulso); o bar em que os Coveiros (como os membros da sociedade são chamados) costumam se encontrar, a bebida secreta que eles pedem; o número que representa a Rosa & Túmulo, 312 (no caso da Skull & Bones, o 322); a ilha em que eles passam a folga de primavera; e outras cositas más.

Na história (e acredito que na Yale também), a Rosa &Túmulo tradicionalmente só convoca homens para a sociedade, mas no início do primeiro livro da série, os atuais membros decidem convocar mulheres. Nem preciso dizer que isso causa uma revolução. Os patriarcas tentam revogar a decisão, membros do próprio clube discordam e tentam de tudo para impedir, mas sem sucesso. Amy é uma dessas convocadas, e as cenas dela na entrevista, na convocação e no ritual de iniciação são as mais hilárias possíveis. Aliás, as tradições e rituais da sociedade fazem você querer ser parte dela e dão uma vontade louca de voltar para os tempos de faculdade.

Focando mais no último livro, Escolhas de Formatura, Amy está para se formar e precisa escolher um novo membro para substituí-la na Rosa & Túmulo. Isso acaba aprofundando um pouco a questão das sociedades secretas, sua importância nas universidades e na sociedade em geral, seus quesitos de escolha, seus rituais, etc. Muitas vezes nesse livro eu fiquei pensando como toda a história das sociedades secretas parece uma repetição do colegial nos Estados Unidos. Neste último nós vemos uma supervalorização de certas figuras, como a líder de torcida e os atletas, que culmina na escolha do rei e da rainha do baile. No caso das universidades da Ivy League, ocorre o mesmo com os membros das sociedades secretas. Ser parte delas é supervalorizado, pois se acredita que dali sairão os futuros líderes da sociedade, diminuindo aqueles que não são convocados (tem até uma situação que retrata bem isso no primeiro livro). Com isso eles perpetuam o elitismo, a segregação, o nepotismo, o poder aquisitivo e a ambição. Nesse contexto a convocação de mulheres e algumas decisões e atitudes dos membros do atual clube, embora desagradem os tradicionais patriarcas, são uma tentativa de que a Rosa &Túmulo reflita as mudanças da sociedade como um todo, e ela tenha uma importância social, em vez de se tornar obsoleta.

Ainda sobre essa questão, fiquei morrendo de vontade de ler a fictícia monografia de conclusão de curso da Amy, que fala sobre o papel da mulher como guardiã na poesia épica: “(...) enquanto o conhecimento desses mistérios permanecia um privilégio exclusivamente masculino, a entrada ou iniciação nessa percepção era mais frequentemente guardada por uma entidade feminina”. Não é à toa que esse tema é usado pelo clube de Amy para a iniciação dos novos convocados, focando na viagem de Dante através do Inferno, do Purgatório e do Paraíso na Divina Comédia. Aqui ainda temos uma coincidência: muitas vezes a crítica referiu-se à série Sociedade Secreta como um “Código da Vinci” para jovens, e no último livro da série temos o Inferno de Dante como tema da iniciação da Rosa &Túmulo, tema esse que também foi usado pelo Dan Brown, autor de “O Código da Vinci”, em seu novo livro da série do Robert Langdon, que se chama “Inferno”.

Por fim, deixo aqui meu juramento eterno à Rosa &Túmulo e à série Sociedade Secreta: “eu, Anita Blanchard, Bárbara-Assim-Chamada, juro solenemente e declaro meu amor e afeição, lealdade eterna e fidelidade sem fim. Pela Chama da Vida e pela Sombra da Morte, juro ser absolutamente fiel aos princípios dessa antiga ordem, favorecer seus amigos e me comprometer com seus inimigos, e colocar acima de todas as outras as causas da Ordem Rosa & Túmulo”.

Isabella 08/06/2014

E mais um adeus...
Antes de ler essa resenha já esclareço que estou muito feliz com esse final e muito triste porque não vou acompanhar mais da vida da Amy, Jamie e seus amigos coveiros.

Quando recebi meu livro em mãos fiquei muito boba, porque essa uma série muito difícil e cara de se achar, então nem imaginem minha carinha feliz ainda mais com os ultimos ocorridos do terceiro livro. Eu já imaginava que teria um final bom, e digo que o livro não me decepcionou!!!!!

Em Escolhas de Formatura a Amy tem que fazer milhares de coisas, terminar os trabalhos finais pra se graduar, escolher um sucessor pra ela na sociedade, aproveitar as ultimas semanas como formanda, se encrencar em varias confusões E TER UM RELACIONAMENTO COM O JAMIE

Sério, nessa parte a autora me surpreendeu. Primeiro que desde algumas cenas o que nosso querido - ou não tão querido assim - Poe apareceu em Sociedade Secreta, já fiquei pensando se ele e a Amy iriam vingar, e não é que deu certo? Claro que nos dois primeiros livros a Amy se envolve em outros dilemas amorosos, mas é notável o amadurecimento que ela teve nesse último livro com o Jamie, podemos ver que a Bugaboo e o Poe realmente mudaram, mas não de uma forma ruim, eles ficaram mais adultos e tudo em prol do outro. O livro inteiro a Amy não fica se declarando toda pro Jamie nem ele pra ela, mas da pra perceber pelas atitudes deles

Não sei se é porque eu não queria o livro terminasse mas senti um pouquinho de falta de mais interações com os coveiros entre si, Clarissa e outros apareceram pouco mas o final foi digno!

Agradeço a Diana Peterfreund por escrever essa SÉRIE TÃO TÃO LEGAL e aos blogs por indicarem também!!!
Já quero reler, essa série engraçada e divertidas e loucuras que essas sociedades aprontam e sobre amizade, amadurecimento e claro, como os personagens são convictos com seus objetivos e que amadureceram tanto!

Por meio desta confesso: uma das minhas séries preferidas!!

Carla Cássia - @contra.capa 04/01/2018

Tudo que é bom um dia acaba.
Sociedade Secreta foi a saga escolhida por mim e um grupo de amigas para nós lermos juntas esse ano (2017). Agora que chegou ao fim, carrego um sentimento de abandono, completamente desolada estou. Afinal Amy e sua turma de coveiros passaram esse ano comigo.

A sociedade secreta, é sim um ponto importante do livro (só olhar o título), contudo, a vida universitária é a trama real. Amigos, namoro, intrigas, rixas. Ao se formar tudo isso acaba e o mercado de trabalho entra, ele é a linha de chegada, é passar ou ficar.

Em Escolhas De Formatura vemos uma Amy desesperada com um contador sobre sua cabeça, ela tem escolhas a fazer, muitas escolhas. Por conta da sociedade secreta, mais uma caiu sobre seu colo, escolher um próximo iniciado, seu legado para o Rosa & Tumulo. Tenso né? E como foi.

O último livro não decepcionou, teve um ritmo rápido, e focou em algo que não estava esperando, aquilo que eu disse, na resenha de Ritosde primavera, que estava tomando um rumo para narrativa, que eu criei toda uma expectativa, não aconteceu, uma decepção pequena perto do que foi me oferecido em troca. (Sério achei que ia rolar uma treta sinistra, e não ocorreu quase nada hahahahaha fui trolada)

Amy, essa é uma protagonista que vai deixar saudades. A personagem cresce de forma assustadora, como li tudo em um único ano, pude ver claramente as diferenças entre a Amy do primeiro livro para a desse. Menos neurótica, com mais jogo de cintura, mas ainda assim uma brilhante coveira.

Uma das coisas que eu mais gostei do livro foi os “fins” dados aos relacionamentos que não deram certo da protagonista, quem leu os outros livros pode ver alguns altos e baixos, opções. E isso é fantástico, Amy, protagonista da série, não ficou do começo ao fim com o mesmo cara, indo e voltando, ela viveu, aprendeu, se apaixonou, pirou, até que achou Ô cara. Foi real, sincero, e normal. Nem todos conseguem achar seu príncipe encantado logo de cara, e sair desse clichê de no primeiro livro da saga a garota principal já ter o cara certo para si, ganhou muitos pontos para mim.

Assim, posso falar mais uma vez, como faço em todas as resenhas sobre essa saga, que livro empoderador. SÉRIOOOOOOOOO. Só lendo para entender, e que orgulho dessas meninas.

Para finalizar, amei ver os herdeiros dessa turma que vai morar no meu coração. Então, por conta disso tudo e um pouco mais que eu fui dizendo ao decorrer de cada resenha, foi difícil, muito difícil, virar a última página e ver que acabou. Foi como dizer tchau para amigos íntimos que já estavam morando na minha casa há algum tempo. Nunca é fácil dar tchau.

Para mais resenhas como essa, link abaixo

site: www.blogcontracapa.com.br
Even.Barbosa 06/12/2021minha estante
Estou me sentindo exatamente assim, agora, desolada... Como se não acreditasse que acabou.

Patricia 07/02/2023

Resenha completa em: https://leiturasdapati.wordpress.com/2023/02/07/escolhas-de-formatura-diana-peterfreund-sociedade-secreta-4/

Esse é um daqueles livros que faz a gente querer viver a história, sabe? Durante toda a série eu queria ser a Amy, fazer parte de uma sociedade secreta, ser amiga dos amigos dela. E sim, eu me apaixonei pelo par dela.

Mandy 06/09/2015

Sociedade Secreta 4 - Escolhas de Formatura by Diana Peterfreund
Pouca gente conhece os livros da Diana Peterfreund. Não sabem o que estão perdendo, na boa! Conheci a série Sociedade Secreta em 2010 (tava no ensino médio ainda :O), e só agora é que li o último. Os três primeiros são Sociedade Secreta Rosa e Túmulo, Sob a Rosa e Ritos de Primavera. Na época o 4º não tinha sido lançado em português (e só foi lançado no finalzinho de 2012) e tentei me virar com uma tradução de fã péssima que achei, mas não consegui ler de jeito nenhum. Então comprei ano passado (ainda não comprei os outros, mas quero/preciso/necessito tê-los e relê-los) e li esse ano. Eles são caros (cof cof Galera Record) e mal divulgados, porém vale muito apena, mesmo doendo no bolso.

Obviamente o livro fala de Sociedades Secretas, e a mais famosa delas Rosa e Túmulo dentro das universidades americanas da Ivy League (as universidades de mais prestígio dos EUA), e a protagonista Amy Haskel é convocada para ser uma coveira (como chamam os membros da sociedade) no seu penúltimo ano. Detalhe, é o primeiro ano que mulheres fazem parte desse grupo seleto de mentes em potencial – eles costumam convocar os estudantes que se destacam no meio acadêmico e que certamente terão uma carreira promissora. Amy é estudante de Literatura em Prescott e esperava ser convocada pra uma sociedade que tivesse a ver com sua área, porém se viu em meio aos rituais macabros da Rosa e Túmulo. Amy é bem maluquinha e é muito divertido acompanhar sua narração, suas listas (também adoro fazer listas de qualquer coisa), seus rolos amorosos (e que rolos!) e sua nova vida de coveira.

No quarto livro, Amy tem que lidar com o término da faculdade, as escolhas para o seu futuro, a procura de emprego, os amigos que vão se separar em breve, tem que achar o sucessor (ou sucessora) para a fraternidade da sociedade, e ainda lidar com um amor inesperado! Ufa! Eu que ainda estou no meio da graduação, já imagino a loucura e pressão que é no final. E acho interessante saber um pouco como as universidades americanas funcionam. Algumas coisas bem diferentes como as próprias sociedades, os estudantes que moram no campus (acho o máximo, parece que você vive mais a vida de universitário, sabe? Sem falar os colegas de quarto, as festas, a independência, as pendências pra resolver, as responsabilidades...), e outras iguais como a busca de atividades para rechear seu currículo, os trabalhos pra fazer em cima da hora, os testes cabulosos.

Enfim, pra quem está procurando um livro New Adult com um tema diferente, leve e divertido, de leitura rápida (eu li esse em 2 dias!), Sociedade Secreta é uma ótima escolha! Recomendo muito, a escrita da Diana é ótima, e há várias referências à cultura pop e à literatura, notas de rodapé irônicas da confessora (Amy), resumindo, leitura interativa (pelo menos eu interajo com o livro, paro em alguma parte ou capítulo e fico comentando comigo mesma como essas coisas foram acontecer, ou xingando os personagens, ou sem fôlego por alguma cena, e por aí vai).

site: http://julgandopelaleitura.blogspot.com.br/

Gabi 28/01/2022

e finalmente terminei a saga, amy minha padrãozinha favorita, a saga é muito boa mas sinto que se eu tivesse lido alguns anos antes eu teria gostado bem mais!

Leticia.Wrobel 15/07/2020

Ahhh essa serie encerrou com chave de ouro!! Como eu dei risada!!! São tantas reviravoltas que fica difícil acompanhar!!! Simplesmente sensacional
(Sim eu sei, minhas resenhas n ajudam em nada, mas é que eu n quero dar spoiler ahahahah)