Barba ensopada de sangue

Barba ensopada de sangue Daniel Galera

Resenhas - Barba ensopada de sangue

Marina 09/03/2024

Perguntas boas, respostas médias
Esse livro parte de boas premissas, que, por sua vez, geram boas perguntas.

O personagem principal, sem nome, é um professor de educação física introvertido que sofre de prosopagnosia - distúrbio que o impede de reconhecer rostos.

O pai do personagem principal decide se matar por já se considerar muito velho, avisa o filho e no mesmo contexto conta que a morte de seu avô, Gaudério, em Garopaba décadas antes havia sido em circunstâncias desconhecidas - que ele ignorou, mas gostaria de ter buscado entender melhor.

Ao morrer, o pai do protagonista deixa a sua cadela, Beta, com ele, fazendo-o prometer que a iria sacrificar.

Em resumo, múltiplos elementos que geram engajamento e curiosidade no leitor.

Apesar disso, achei a narrativa lenta. Foi cansativo chegar ao final, mesmo com muitos diálogos. Não entendi o propósito de todas as mulheres com quem ele fica na história, nem de várias das passagens.

Acho que gostaria mais excluindo alguns trechos e focando na jornada dele de autoconhecimento / investigação jornalística.

As perguntas foram muito boas, mas as respostas me deram uma sensação de insuficiência / desinteresse.

J_Piexak 09/02/2024

"Ele não pertence a esse lugar. Há apenas dois lugares possíveis para uma pessoa. A família é um deles. O outro é o mundo inteiro. Às vezes não é fácil saber em qual dos dois estamos."
"Barba ensopada de sangue" conta a história de um educador físico que sofre de prosopagnosia, distúrbio neurológico que faz com que a pessoa não consiga lembrar de rostos, nem de amigos, familiares ou o seu próprio.

A história inicia com este protagonista indo visitar o pai e este o contando que está com câncer e se suicidará no próximo dia. Após tentar ser convencido do contrário, o pai garante que nada o fará mudar de ideia e faz um último pedido ao filho. Além disso, ele conta a história do próprio pai, o Gaudério, que foi morto misteriosamente no final dos anos 60, quando estava morando em Garopaba, litoral de Santa Catarina.

Após a morte do pai, o protagonista se muda de Porto Alegre para Garopaba em uma jornada de autoconhecimento e com o intuito de investigar a morte do avó, mas ao chegar lá percebe que essa missão vai ser mais difícil, já que esse assunto causa um certo incômodo nos habitantes locais, que desejam o manter enterrado.

"Barba ensopada de sangue" não é um romance policial ou um thriller, apesar desse mistério estar sempre permeando a vida do personagem principal e o final dar um desfecho satisfatório pra esse enredo, a narrativa vai muito além.

Acompanhamos a rotina de uma pessoa com prosopagnosia e como essa doença afeta sua vida amorosa, profissional e social. Também conhecemos o dia-a-dia dos habitantes de uma cidade litorânea fora de temporada, uma vez que a história se passa entre o outono e inverno. É muito interessante ir desvendando o passado desse personagem, oque o levou a cortar relações com o irmão, porque sua relação com a mãe é tão frágil e como ele vai cumprir (ou não) o último desejo do pai.

Outra coisa que me deixou muito conectado com a história e o fato do protagonista ser gaúcho e fazer coisas que qualquer um faz, como tomar chimarrão ou ligar a TV praassistir desenhos e estar passando Ana Maria Braga. Além disso, o autor se mudou pra Garopaba enquanto pesquisava pra essa obra, então a experiência é muito imersiva.

Me tornei fã de Daniel Galera e já quero ler tudo que ele escrever. Um dos meus livros favoritos da vida.

André 30/01/2024

Perde um pouco de fôlego na reta final, mas tem um ótimo clímax. Ambientação é uma das melhores coisas do livro.

Yasmine.jasserand 24/01/2024

Barba ensopada de sangue definitivamente é um livro que pode te surpreender e te fazer refletir de diversas maneiras
Principalmente de formas que te levam a ter perspectivas diferentes do esperado.
Um dos únicos livros que consegue se encaixar em nenhum e em vários gêneros ao mesmo tempo - romance, mistério, policial, drama?-
É divido em 3 partes, que são por si, bem diferentes, mas que juntos se completam.
O final é controverso mas eu posso dizer que gostei SIM - viu diego?! Eu gostei do final haha-
Destaque para a Beta a cachorrinha mais guerreira que eu já vi (li).
Resumindo, um trama envolvente e descritivo sobre o idealismo do fugere urbem - morar de frente pra praia em uma cidade pequena- com uma condição neurológica um tanto quanto? incomum, ( prosopagnosia ) mas é real, e gostei mais ainda do livro por me apresentar isso.- O que te faz compreender o livro ter tantos detalhes físicos, mesmo que seja muita informação para pouca relevância ( para nós)
+ um conjunto de abordagem psicológicas pessoais, dramas familiares, lendas, reflexões, superstições , religiões?
Merece mais reconhecimento e estou ansiosa pra ver como filme vai abordar tudo.

? uma sociedade inteira despreparada pro sofrimento ou consciente demais do sofrimento. Quanto mais a gente compreende e trata o sofrimento mais a gente acha que sofre e ao mesmo tempo o sofrimento dos outros começa a parecer frescura. A felicidade aqui é muito verdadeira, tão verdadeira quanto o
sofrimento.? - Jasmim, Garopaba
???

???

Moça da 4 vai

Yasmine.jasserand 28/02/2024minha estante
^A nota foi atualizada pra 4.0 decidi q ele merece maas n ssi mudar aqui

Thaise 04/01/2024

Achei um livro cansativo onde fala muito do cotidiano do personagem que se repete bastante e pouco sobre o que ele realmente foi fazer em Garapoba. Se não fosse por Beta esse livro teria menos estrelas ainda pra mim

Breno 08/12/2023

Memorável...
Dou cinco estrelas porque o livro me surpreendeu muito. Começa meio devagar e assim fica por umas boas páginas, e você fica se perguntando onde isso tudo vai dar. Mas tem sentido, afinal a vida cotidiana em Garopaba não ia ser muito agitada, mesmo. E aí então tudo se desenrola.

Enredo muito bem estruturado, pontas amarradinhas e um final que te faz voltar pro começo para reler as primeiras páginas e assimilar melhor o início. Sem falar dos diálogos, ágeis, envolventes e reais.

Eu só questionaria uma descrição por vezes muito exagerada dos espaços físicos, mas entendo a relação desse foco com a condição neurológica do protagonista.

Belíssimo!!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 11/11/2023

Olá queridos amigos leitores! Preparados para uma leitura com premissa comum que se encaminha para um fim insano?
Minha última leitura finalizada foi um desses livros em que é necessário alguns minutos pós leitura para a alma voltar para o corpo, e fazer a absorção de tudo que aconteceu naquelas páginas.

Estou falando de Barba Ensopada de Sangue de @alargedenial publicado pela @companhiadasletras .

??????????

Neste livro conhecemos um homem que não conseguiu impedir o pai de se suicidar, e que decide sair de Porto Alegre para Garopaba atrás da verdadeira história sobre a morte do seu avô no final dos anos 60.
Porém o homem é portador de uma condição neurológica rara e não consegue gravar rostos, desconhecidos ou não, o que faz com que algumas situações inusitadas aconteçam.
Em Garopaba ele fará novas amizades, e conhecerá muitas pessoas, mas nenhuma delas quer falar sobre o que aconteceu com seu avô, o Gaudério.
Parece que a cidade inteira esconde o ocorrido, e ao final descobrimos o motivo.

??????????

Em uma linda edição de capa dura, Barba ensopada de Sangue fala de uma busca pelo passado, um auto conhecimento ancestral, e uma obsessão como força motriz para superar o luto e as desavenças familiares nas quais ele não quer pensar.

Falando em relações familiares é bem interessante avaliar o psicológico do protagonista, já que cresceu sob os cuidados de um alcoólatra (mesmo assim um pai consideravelmente bom), e uma mãe com preferência escancarada pelo irmão, além de aparentemente racista.

O enredo também aborda a evolução das leis e investigações criminais, espiritualidade, amor pelos animais, perspectivas de felicidade, esquizofrenia, esportes, a história de Garopaba e o poder curativo do mar em nossa alma.

Além de tudo isso foi maravilhoso ler uma trama com a nossa linguagem gaúcha, repleta de ?tri legal?, chimarrões e referências ao Rio Grande do Sul.

O livro de Daniel Galera está disponível em formato físico na Amazon e livrarias físicas ou digitais.

Paulo.Vitor 10/10/2023

Não dei 5 estrelas pelo fato do livro por não ter um desfecho concreto MAS eu consigo claramente entender, afinal, como a maioria das pessoas ao falar desse livro relata:
o livro não é sobre isso.
Tem como personagem principal um atleta/professor de educação física que tem uma condição onde ele não consegue decorar o rosto das pessoas, e, apesar do título, se trata mais sobre um livro de reflexão e descoberta pessoal do que qualquer outra coisa. Seu pai decide tirar sua própria vida, e não há nada que o personagem (que é referido apenas como ele) possa fazer, exceto, o favor que seu filho deveria fazer, de sacrificar a cadela Beta após o ato. Ele acaba se apegando por Beta, que acaba por virar personagem importantíssimo do livro.
Após o ocorrido, Ele decide vender tudo que tem em Porto Alegre e ir para Garopaba, uma cidade litorânea de Santa Catarina, na tentativa de se abstrair um pouco de seus problemas familiares, de passar pelo processo de luto, e aproveitar para tentar descobrir um pouco sobre seu avô, com quem possui extrema semelhança e desperta curiosidade acerca de sua vida e morte. Posteriormente, é bem perceptível a dicotomia entre ambos.
O fato de eu também não ter conhecido meu avô (materno) e ter o mesmo nome que ele (mesmo que traduzido) me aproximou mais ainda da história, nunca comentaram sobre eu parecer com este avô, até porque, não pareço fisicamente, porém quanto a interesses, com o pouco que consigo reconstruir da personalidade dele, baseado em relatos e anotações sobre interesses, creio que seriamos muito próximos.
O personagem principal passa aquela impressão de que ao mesmo tempo que muitas coisas dão errado pra ele, este também não se ajuda e por vezes toma decisões que nos, como leitores não concordamos, mas são totalmente plausíveis. Os personagens são muito palpáveis, muito reais, os diálogos são ótimos.
Tenho a impressão que na cena clímax, algo começou a ficar meio irreal, mas creio que faz sentido ficar com a dúvida sobre ter acontecido ou não, visto o estado do personagem envolvido.
Vi muitas pessoas comentando que não seria interessante ler o livro com a expectativa de um romance policial, suspense ou algo assim, porém, graças ao título, fui com essa impressão, e concordo, não é sobre isso, MAS o autor soube induzir ou, convergir a minha mente para o tema e assunto que ele queria abordar, e fez isso de maneira magistral.

Assim como todo livro bom, requer reflexão, para que todas as peças se encaixem na engrenagem da mente
Recomendo bastante a leitura.

Helen Moya 17/09/2023

Embora o livro te conduza pela história do professor de natação gaúcho ( cujo nome não é citado), a busca em conhecer o que de fato aconteceu com seu avô na cidade de Garopaba, um mistério que seus moradores não querem revelar. Lidar com a prosopagnosia, romances mal sucedidos. A trama deixa muitos fios soltos.

Zuca 14/09/2023

Difícil dizer se os excessos descritivos que sobrecarregam Barba ensopada de sangue são uma decisão estilistica (que emprestaria ao romance um caráter policialesco por vias estéticas, para além do conteúdo) ou projeção de uma visão sólida de mundo – se não, ao menos um esforço de convencimento nesse sentido – por parte do autor; difícil também separar o personagem principal do narrador (e estes de Galera) quando todos soam tão semelhantes.

Apesar de bem servido de personagens e eventos interessantes, o tiro longo (em contraste com a narrativa mais compacta do romance de estreia Até o dia em que o cão morreu) desgasta o investimento do leitor neles – a ponto de transformar as últimas cinquenta páginas de thriller em tormento pelos motivos errados.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/

Wolsey 19/08/2023

Uma das melhores leituras do ano
A escrita é peculiar. Os diálogos se misturam num mesmo parágrafo, junto à narrativa e à descrição, o que me fez ler em ritmo frenético. Há muitas metáforas encolvendo a identidade. Todos têm nome ou apelido, menos o protagonista que no máximo é chamado de professor ou neto do Gaudério. Além disso ele sofre de prosopagnosia e não retém a imagem dos rostos, o que se soma a todo o resto.
Os demais personagens são cativantes e plausíveis, ainda mais pra quem está habituado a Garopaba. Ri muito nos diálogos existencialistas com Bonobo - dono de pousada no Rosa e budista padrão - e Leopoldo (Bife-de-vaca), principalmente quando expôs as ideias pra fazer a pousada bombar no verão.
Mas é muita informação. São perdas, descobrimentos, fugas, viagens, traumas escondidos ou revelados, relacionamentos e isolamento, mansidão e violência que brotam a qualquer momento.
No final do livro a gente volta pra reler o prólogo... pra ter certeza que não perdeu nada.
Foi uma das melhores leituras deste ano. Adorei!

vinicius 16/07/2023

Conversou demais comigo. Toda essa parada de retorno a situações antigas, dessa alegoria do vô dele que permanece vivo como se fosse aquele assunto que foi empurrado pra debaixo do tapete mas que nunca foi tratado. Tipo, tudo isso é pintado com muita descrição e com muitas situações pra evidenciar o quanto é difícil entender as pessoas e resolver as coisas, por mais descritivas e ?claras? que as situações sejam.

Virou um dos favoritos da vida, sem dúvida.

Moya2 29/06/2023

Épico
Fiquei extremamente conectado com a história já que tenho a mesma condição do protagonista.
Me identifiquei com muitas das angústias, reações e comportamentos do personagem, mas mesmo descontando esse appeal, o livro é excelente em suas diversas camadas.
Personagens bem construídos, enredo verossímil, descrições ricas de ambiente e uma história muito bem engendrada.
Devorei o livro.
Excelente

Valéria Cristina 10/06/2023

Surpresa boa!
Este foi o primeiro livro de Daniel Galera que conheci. Fazia um tempão que estava na minha lista e, finalmente, decidi lê-lo. E que surpresa boa.

Narrado em terceira pessoa, em uma linguagem ao mesmo tempo ágil e intimista, Galera nos conta a história do protagonista - do qual não sabemos o nome, professor de educação física - que, após a morte do pai, isola-se em em Garopaba, litoral catarinense, para desvendar a morte do avô, na companhia da cachorra Beta.

O mistério dessa morte permeia toda a história, mas o que nos impulsiona é o ritmo imposto pelo autor. Mesmo narrando a vida cotidiana do professor, sua técnica nos faz não querer desgrudar da leitura. A par disso, as personalidades são complexas, bem construídas e envolventes. A paisagens do sul brasileiro é outro encanto do livro.

Vemos a busca do protagonista por sua identidade e por seu lugar no mundo. Afastado da família por um evento que também é revelado no decorrer da história, ele luta com seus anjos e demônios.

O revelar da morte do avô é surpreendente e foge de tudo o que imaginamos.

Daniel Galera (São Paulo, 13 de julho de 1979) é um escritor e tradutor literário brasileiro. Foi um dos precursores do uso da internet para a literatura, editando e publicando textos em portais e fanzines eletrônicos entre 1997 e 2001.