Barba ensopada de sangue

Barba ensopada de sangue Daniel Galera

Resenhas - Barba ensopada de sangue

Valéria Cristina 10/06/2023

Surpresa boa!
Este foi o primeiro livro de Daniel Galera que conheci. Fazia um tempão que estava na minha lista e, finalmente, decidi lê-lo. E que surpresa boa.

Narrado em terceira pessoa, em uma linguagem ao mesmo tempo ágil e intimista, Galera nos conta a história do protagonista - do qual não sabemos o nome, professor de educação física - que, após a morte do pai, isola-se em em Garopaba, litoral catarinense, para desvendar a morte do avô, na companhia da cachorra Beta.

O mistério dessa morte permeia toda a história, mas o que nos impulsiona é o ritmo imposto pelo autor. Mesmo narrando a vida cotidiana do professor, sua técnica nos faz não querer desgrudar da leitura. A par disso, as personalidades são complexas, bem construídas e envolventes. A paisagens do sul brasileiro é outro encanto do livro.

Vemos a busca do protagonista por sua identidade e por seu lugar no mundo. Afastado da família por um evento que também é revelado no decorrer da história, ele luta com seus anjos e demônios.

O revelar da morte do avô é surpreendente e foge de tudo o que imaginamos.

Daniel Galera (São Paulo, 13 de julho de 1979) é um escritor e tradutor literário brasileiro. Foi um dos precursores do uso da internet para a literatura, editando e publicando textos em portais e fanzines eletrônicos entre 1997 e 2001.

Lílian 10/06/2023

O mergulho em si mesmo
Não posso dizer que amei, mas tá bem longe de não ter gostado. São longas narrativas solitárias acompanhando esse personagem quase hermitão, que, na busca pela história do avô, mergulha na sua solidão.
Me incomodam as descrições das personagens femininas e me incomoda mais ainda a falta de emoção do protagonista, mas é exatamente essa apatia que nos faz querer saber até onde ele vai.

Guto 09/06/2023

Não farei uma resenha: quero apenas dizer que esse é um dos melhores livros que já li, que o momento que passo na vida neste instante serviu como pano de fundo para muitas reflexões que a história do Neto do Gaudério propunham. Leiam. E leiam com muita atenção e profundidade, pois Barba Ensopada de Sangue é uma história que merece ser lida com os olhos da alma!

Alexia.Gassenferth 04/06/2023

Acho que o mais legal do livro é ele se passar em Garopaba.
Quem é do sul e passou verões, e invernos, no litoral catarinense, consegue se ambientar bem na história, entender o que foi a enchente em Santa Catarina, o que é a cidade fora de temporada.
Não é comum acharmos livros que se passam no sul, e achei muito gostoso ler esse livro por isso, e pela Beta, claro.

Digo 18/05/2023

Um dos meus livros preferidos
O Barba foi o único livro que li 100 páginas num mesmo dia ? dificilmente passo de umas 20 ? e o primeiro de muitos que li do Galera.
A história é muito envolvente, e a voz dele é autêntica.
Tem uns recursos muito intrigantes com uma formatação meio inesperada, que sempre que vinha um trecho desses eu me endireitava na cadeira pela expectativa.
Tem descrições que te jogam pra dentro da história sem tu perceber, mesmo que no início pareçam aleatórias. Faz anos que li mas lembro muito bem de algumas.
Essa terça teve Sarau Elétrico no bar ocidente com o autor, comemorando 10 anos desse livro e foi sensacional. Eles contaram que quando o livro estourou chegou a ter guia turístico em Garopaba mostrando os locais onde cenas teriam acontecido! :D

Eitalizandra 22/04/2023

Pra mim a maior protagonista foi a Beta, a cachorra do personagem principal. Hahaha meu deus como eu amei ela, queria uma beta pra mim. A história é bem calma no meu ponto de vista, fiquei muito interessada em saber mais sobre o mistério que gira ao redor do avô, e acabei esperando muito. Mas não é ruim a resolução dessa parte.
Alguns momentos fica uma narrativa mais lenta mas continua te deixando querendo saber o que acontece.

Taina 21/04/2023

Não é pra mim
O livro conta a história de um homem que vai em busca de conhecer o passado de seu avô. Nessa busca, vai se tornando tal qual seu avô e repetindo um passado que ele só conhece por relatos tortos.
A narrativa, definitivamente, não me agradou. Muito descritivo, excessivamente descritivo, parado, truncado? usa um linguajar cafona, forçado, não há poesia ou requinte.
Não é transmitido um conceito e não induz a uma reflexão profunda - o que não é ruim! Mas é um livro de uma história contada de uma forma - egocentrada e até adolescente - que não me agradou.
Aline 26/04/2023minha estante
Nossa! Fiquei até desmotivada em ler. Haha

Taina 28/04/2023minha estante
Hahaha Nossa, não se desmotive! Tem mta gente que gosta. Eu que sou chata mesmo ?

Denise.Marreiros 12/04/2023

Não gostei.
Não gostei do que li, não gostei da forma como o início do livro apresenta um mistério que te prende, mas te faz passar por uma jornada enfadonha até uma conclusão ridícula.
A sensação é de que nadei, nadei e nadei, mas morri na praia uma morte lenta e sem sal.

Luiz Souza 30/03/2023

Praia e sol quer mais ?
O livro conta a trajetória de um professor de natação que vai para a cidade de Garopaba recomeçar sua vida depois que foi traído por sua ex namorada Viviane com seu próprio irmão Dante que coisa.

A narrativa começa um pouco lenta e morosa mas com o passar das páginas conhecemos o litoral Catarinense com todo o seu esplendor.

Ele ainda leva Beta a cachorra que era do seu pai junto nessa aventura o curioso que do início até o final do livro nunca é revelado o seu nome.

No início o mocinho se envolve com Dália mas ele acaba não se conectando a moça terminando o namoro depois se compromete com Jasmin com quem tem uma ligação mais forte mas agora é a moça que não se envolve muito coisas do destino.

No fim Viviane sua ex namorada ressurge na cidade para ter uma conversa acerto de contas.

O livro é bem descritivo.

Ótima leitura.

julia 18/03/2023

Livro muito monótono, cansativo, mas a história é boa. tem todo um mistério mas o mistério em si é ruim, acho que o autor escreveu esse livro pra ser um livro calmo e tranquilo mesmo, nada muito empolgante, só narrando a vida do protagonista praticamente

Núbia Cortinhas 04/03/2023minha estante
Fiquei curiosa para ler! Parabéns pela resenha! ?? ?? ??

Adele 25/01/2023

Um grande livro!
Depois de muita insistência do meu pai, quebrei a barreira do título do livro e comecei a ler essa obra penetrante.
Já começa por se passar em Garopaba, Santa Catarina, e quem conhece a pequena, hoje grande, Vila de pescadores, caminha junto com o personagem principal por cada canto dela.
É um mergulho, um livro cativante a cada página.
Vale a pena a leitura, um daqueles livros que dá vontade de desler, para ler de novo!

Ruber 20/01/2023

Daniel Galera: O transgressor?
Galera é um roteirista mediano, como conseguiu garantir seu nome nos exclusivos círculos literários, tem futuro promissor. Vai agradar aos fâs de GOT e produções do gênero. Parece uma mistura de Marcelino Freire com Marçal Aquino, ou seja, aos ouvidos mais cultivados, pode soar um tanto indigesto.

site: https://www.youtube.com/watch?v=622lt4kvaPs

kaká 20/01/2023

Diferentemente do que li em outras resenhas de Barba Ensopada de Sangue, o início do livro me agradou bastante: confesso que fiquei um pouco em choque com o tanto de informação/acontecimentos em poucas páginas, mas mesmo assim gostei. De início também estranhei a forma como o autor escreve os diálogos: sem travessão ou aspas, apenas o trecho corrido. Entretanto, vemos que Daniel Galera é mestre em escrever diálogos pois, mesmo sem a acentuação, sabemos quando um personagem está falando algo ou quando há apenas narração. Além disso, as conversas entre personagens parecem muito reais, o que revela o talento de Galera quanto escritor.

Entretanto, o livro não é perfeito: na metade para o final da obra há uma estagnada pois a história parece que não vai pra frente, deixando alguns capítulos maçantes. Porém, gostei bastante do clímax, que fez com que eu voltasse a me importar com a trama. Achei apenas o final mais aberto do que eu gostaria, talvez mais algumas páginas de finalização teriam me agradado mais.

Todavia, o que mais me incomodou foi a escolha da capa e, principalmente, do título. Parece que elas foram feitas por alguém que não leu a obra, dando-nos uma premissa diferente da história do livro. Diferentemente do que Ricardo Piglia pensa, nem todo leitor fica feliz ao perceber que o livro de aspecto grotesco é, na verdade, um "romance lírico e sentimental". Às vezes a gente só quer ver sangue mesmo.

O livro tem seus defeitos mas, em geral, é um livro mediano-bom.