Barba ensopada de sangue

Barba ensopada de sangue Daniel Galera

Resenhas - Barba ensopada de sangue

Mari 26/02/2021

Grata surpresa
A leitura foi uma daquelas que vai crescendo e te envolvendo mais a cada capítulo. Os personagens são tão vivos e cativantes que se quer passar horas e horas com eles querendo saber mais e vivendo junto. Uma história famíliar de um homem só, com questões e dramas que acredito sejam comuns a todos nós. Com certeza irei ler de novo .

Jaque.Vitor 15/01/2021

Esperava mais
Não sei se é porque eu estava com uma expectativa alta pra esse livro mas não achei tão bom como me disseram ele na maior parte é bem monótono sobre o cotidiano do personagem. A parte boa é que vc acaba conhecendo uma cidade de Santa Catarina pelo olhar dele é como viajar com a sua imaginação e o final salva o livro .

Luiz Gustavo 19/12/2020

Gosto muito da escrita do Daniel Galera, me identifico com vários personagens e temas de sua obra, e entre todos os livros já publicados, acredito que “Barba ensopada de sangue” seja o mais bem realizado. Este romance recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2013 e foi o terceiro colocado no Prêmio Jabuti, na categoria Romance, no mesmo ano. A narrativa, como outras do autor, questiona e debate a construção identitária do personagem central, que é o único cujo nome não é revelado ao longo de todo o romance. Além disso, o personagem sofre de prosopagnosia, uma “incapacidade de memorizar qualquer rosto humano por mais que alguns minutos”; doença neurológica causada, no caso dele, por uma lesão cerebral que surgiu durante seu nascimento. O protagonista inominado busca por referências identitárias em sua família – em seu pai, irmão e avô, principalmente –, e por algo que dê sentido à sua existência. Após conversar com o pai, logo no início da narrativa, e obter informações sobre a vida conturbada e nebulosa do avô, que desapareceu sem deixar vestígios há muitos anos e ninguém sabe com certeza se está vivo ou morto, o protagonista decide se mudar para a cidade de Garopaba, onde o avô vivia, para buscar informações sobre ele. Ao longo do romance, vemos o personagem se estabelecendo na pequena cidade litorânea e investigando o passado de sua família. O estilo narrativo de Daniel Galera, principalmente neste romance, se assemelha ao de autores estadunidenses como Ernest Hemingway, em que a narração apresenta com detalhes o ambiente e as ações dos personagens sem, contudo, deixar explícito o que se passa em suas mentes. Acompanhamos o protagonista pelas mais de 400 páginas do romance sem conseguir nomeá-lo ou compreendê-lo muito bem, e acho que todos nós, contemporâneos, conseguimos nos ver um pouco representados nisso.

Rfgaugustin 08/11/2020

Ótimos diálogos, mas um pouco cansativo
Não vou mentir, esse livro levou mais tempo de leitura do que eu imaginava. Gostei da narrativa do autor. Gostei da história. Ele utiliza muitas descrições do espaço e ambiente. Os diálogos são ótimos. Foi possível ambientar o personagem na sua personalidade e rotina, conhecer suas experiências. Adentrar em sua vida.
Gosto de livros que acabam e te instigam a reler aquele prólogo que mata e complementa o final.

André Vedder 09/09/2020

Visceral!
Galera escreveu um livro que é ótimo do título ao seu término.
O enredo flui do início ao fim, com diálogos inteligentes e uma trama bem amarrada, que não é de reviravoltas, mas que cresce conforme seu andamento ancorado na bela escrita do autor.
Mas o grande trunfo para mim é o personagem. Como é bom lermos um livro com um personagem bem trabalhado, em que sentimos simpatia ou angustia, e até podemos não gostar, mas que enxergamos ali um ser humano com suas falhas e qualidades.
Barba Ensopada de Sangue é com certeza um dos melhores romances brasileiros dos últimos tempos.

"É uma sociedade inteira despreparada pro sofrimento ou consciente demais do sofrimento. Quanto mais a gente compreende e trata o sofrimento mais a gente acha que sofre e ao mesmo tempo o sofrimento dos outros começa a parecer frescura."

"O que eu fiz de errado eu carrego comigo. Nada some porque a gente decide, porque a gente quer. Ninguém pode me tirar o mal que eu fiz pros outros. A gente precisa disso pra ser uma pessoa melhor. Perdoar é como fingir que não existe. Mas a vida é resultado do que a gente fez. Não faz sentido agir como se algo não tivesse acontecido."

"Perdoar é uma covardia. O que exige coragem é continuar amando e tendo amizades e fazendo bem pros outros sem fingir que se pode apagar nada, sem perdoar nem aceitar perdão."

André Vedder 17/08/2020minha estante
Já li dele o "Mãos de Cavalo" e gostei muito...vou tentar ler esse em breve.

Maria 17/08/2020minha estante
Tenho certeza de que você irá gostar!

Renan 09/08/2020

Garopaba fantástica
Moro pertinho de Garopaba e a forma como a cidade é vivenciada no livro é muito semelhante a realidade, com o toque de ficção do livro ficou ainda mais interessante.

Júlia 09/08/2020

CA RA LHO
É essa a palavra que define quando você termina de ler. Um livro que no início eu não dava muita coisa, achava enrolação demais para chegar no ponto principal da história, que contava muitos detalhes que "não precisava". Só que quando tu acaba de ler o livro, percebe que cada palavra foi extremamente necessária para construir essa narrativa sensacional.
Galera consegue te prender nós últimos capítulos de uma forma que poucos conseguem, e assim que acaba, tudo passa a fazer sentido. Toda a história se mostra extremamente importante para terminar como terminou.
Um livro que vou recomendar pra todo mundo daqui pra frente.
E muito obrigada ao Anderson, que me indicou, e me deu seu exemplar para que eu podesse terminar de ler essa história defude.
sami 09/08/2020minha estante
exatamente assim que eu fiquei quando terminei. li o prefácio de novo então e tudo fazia o completo sentido

DANNE 29/07/2020

Livro me prendeu
No começo achei bem estranho a forma como Daniel narrava os dialogos mas após algumas paginas me acostumei ao estilo do autor.
O livro me prendeu e eu li as 400 paginas rapidamente, queria logo saber o que aconteceria com o nosso protagonista vaidoso e orgulhoso.
Senti varias emoções no decorrer do livro, e se me fez sentir, eu amo.
Obrigado xará por este livro.
E vou deixar aqui uma das frases que mais gostei do livro
"Persuadir uma pessoa a não seguir o coração é obsceno, a persuasão é uma coisa obscena, a gente sabe do que precisa e ninguém pode nos aconselhar."

Fred.Ferraz 26/07/2020

Leitor de Barba
Esse romance é belíssimo, envolvente e "viaja" por um sul de Brasil natural e bonito de se imaginar. O grau de autoconhecimento que o personagem principal mergulha é um convite também para nossas avaliações internas.

Lucas 24/07/2020

Me impressionei
Foi minha primeira obra que li desse escritor e, com certeza, lerei outras! Leitura dinâmica e fluida, trama que prende a atenção e excelente construção do personagem principal. Vale muito a pena a leitura.

Romulo 16/07/2020

Legal
Livro agridoce, história de autoconhecimento e que explora a ideia de que não importa o local onde você vive, os seus demônios sempre te seguem!
PS: após terminar o livro, volte e leia o prólogo!

Marina 30/06/2020

Antes de ler este livro, eu já tinha visto as resenhas e vi que ele divide opiniões... muita gente não gostou, muita gente adorou... Eu achei que seria um daqueles casos "ame ou odeie", mas no fim das contas acabei ficando no meio termo.
Eu concordo com quem reclamou que é um livro muito descritivo, realmente o autor não poupa os detalhes. Mas eu já estou craque em fazer leitura dinâmica nesses trechos com muita descrição, que eu também não curto muito.
Ele é sim um livro meio linear e introspectivo, não tem grandes acontecimentos, emoções ou reviravoltas. Mas de modo geral eu gostei. Realmente é muito bem escrito, tem bons diálogos, me deixou presa e interessada o suficiente. A ambientação também é muito bem feita, você realmente consegue se sentir e se visualizar em uma cidadezinha do interior litorânea. Acho que não dou uma nota mais alta porque, no final das contas, não me senti envolvida com o personagem principal, parece que ficamos meio indiferentes ao que acontece com ele, e aí, acaba que a história não me marcou tanto assim.
Concluindo, achei uma boa leitura, mesmo não sendo um livro sensacional, gostei de ler um livro de um escritor brasileiro com uma escrita excelente.