Barba ensopada de sangue

Barba ensopada de sangue Daniel Galera

Resenhas - Barba ensopada de sangue

Paula 15/03/2013

Barba ensopada de sangue, do jovem escritor Daniel Galera, possui um protagonista sem nome e sem rosto que decide desvendar o mistério que cerca a morte/desaparecimento do avô, ocorrida em Garopaba, litoral de Santa Catarina, no mesmo momento em que vive uma relação conturbada com outros membros da família.

As mais de 400 páginas podem assustar o leitor, mas a leitura é bem ágil e envolvente, mesmo havendo passagens muito descritivas. Talvez intencionais pelo fato do protagonista sofrer de uma doença neurológica rara, que não permite memorizar os rostos das pessoas nem o seu próprio rosto. Com isso, desenvolveu uma técnica: tentar guardar todos os detalhes físicos que compõem a pessoa. Se a quantidade de páginas pode intimidar, a capa instiga o leitor, com esse título tão forte.

Após muitas paisagens paradisíacas, peripécias e reflexões, nosso protagonista descobre o que de fato aconteceu com seu avô. Toda essa busca deixa clara a necessidade que ele tem de se autoconhecer e conhecer seu passado. Possivelmente seja o motivo para que ele não tenha identidade, construída ao longo do romance resgatando características do pai e do próprio avô. Podendo ser uma metáfora à intertextualidade, em que um texto sofre influência de outro.

Romance supercomentado em 2012, e continua sendo este ano, e aclamado pela crítica, leitura mais do que recomendada. Agora é só aguardar pela adaptação para o cinema.

Wilson 22/03/2013

Grande candidato a clássico!!!
Impossível não se apegar aos personagens do “Barba Ensopada de Sangue”, Daniel Galera constrói com facilidade uma narrativa envolvente com diálogos concretos e introspectivos dando completa autonomia aos personagens. Transcende a barreira existente entre a ficção e a realidade, em determinado momento a impressão que se tem é de estar lendo uma biografia. Um romance que beira o suspense envolvendo todos os moradores da pequena cidade litorânea de Garopaba, suas historias e tradições. O dia-a-dia de um professor de educação física, a morte de seu avô sem um apuramento lógico dos fatos pelas autoridades locais ocorridas em sessenta e sete, fazem com que ele comece a remontar os fatos como um quebra-cabeça, ao mesmo tempo tem que lidar com suicídio recente do pai, a cadela “Beta” deixada por ele, e seus relacionamentos efêmeros, mas intensos. Uma historia de tradição, dividas a serem pagas e promessas cumpridas. Parabéns a editora Companhia das Letras pelo excelente trabalho, e por sempre manter o compromisso com uma literatura de qualidade.

MVGiga 16/04/2014

O homem comum e incomum
Um cara vivendo em uma cidade comum, em um emprego comum com um defeito físico incomum.

Somos apresentados á um homem sem nome, cuja deficiência de nascimento é a incapacidade de reconhecer e memorizar rostos. Na companhia de sua cadela, esse homem com necessidades especiais tem como objetivo desvendar mistérios do passado de seu avô (que foi brutalmente assassinado, porém não há indicio do seu corpo e a policia local não sabe/não deseja saber dos detalhes), além de afastar os fantasmas da sua própria vida.

Este livro teve um profundo significado para mim, pois assim como o livro de Gabriel Garcia Marquez / Cem Anos de Solidão, me fez pensar sobre a busca do conhecimento e resgate de minhas raízes e valores familiares. O desfecho desse livro foi uma das melhores e mais tensas que li em toda minha vida.

Gilson 04/07/2013

Barba
Um livro denso, com personagens bem definidos e profundamente melancólico. O personagem principal, do qual não se sabe o nome, tem um problema de saúde que lhe impede de recordar o rosto das pessoas. Sua busca é mais subjetiva e é uma grande viagem. Gostei e recomendo.

Jeffer 09/07/2013

dica
dica: releia o prólogo depois q terminar a leitura do livro.

site: www.jefferson.blog.br

Daniel 17/07/2013

Tinha tudo para ser bom mas ...
Eu criei bastante expectativa com esse livro, tanto pela sinopse quanto pelas resenhas que li aqui no skoob. Infelizmente foi uma enorme decepção! O livro peca demais em descrições detalhadas que não agregam em nada na história, muito pelo contrário, muitas vezes deixa o leitor irritado e com uma sensação de estar sendo enrolado. Livros descritivos são bons mas deve-se tomar o cuidado com o famoso "encher linguiça", aquelas descrições forçadas que estão ali somente para tentar tapar lacunas na história ou aumentar o número de páginas. O que salva o livro é a relação de amizade e fidelidade que o personagem principal tem com a cadela de seu falecido pai, Beta. Mas o carisma e a beleza do livro acabam ai. Se o autor cortasse umas 300 páginas e tivesse se focado mais em desenvolver uma história do que ficar descrevendo cores de carros e de pedrinhas, com certeza teria como criar um ótimo conto. Esse é aquele tipo de livro que anda, anda e anda para não chegar a lugar algum.

Marcos 15/10/2013

Recomendo a todos os professores de educação física e homens que possuem sua individualidade e objetivos
Relata a história de um professor de educação. Após o suicídio do pai, busca em Garopaba o mistério do assassinato do avô. Um livro cheio de mistérios que possui fácil leitura e detalhes em diversas cenas que chegam a arrepiar a pele ao adentrar na imaginação.

Suh 06/12/2013

barba ensopada
ótimo livro , ganhei este livro de minha irma Duda que ganhou como cortesia aqui no skoob.

um livro bom , historia legal , forma de escrita e o mais legal que os cenários da historia são passados nas prais de SC , onde eu conheço e já visitei, ficava imaginando onde era cm seria muito legal.

esta historia é um drama, uma aventura tudo junta com um pouco de mistério é claro e com problemas familiares que fazem a gente refletir.

Audreess 21/12/2013

Melhor romance nacional
Daniel Galera inovou com um modelo de diálogos rápidos. O livro é uma bomba de emoções e sensações, impossível não se emocionar. A trama é rápida e lembra o cinema, o leitor é capaz de assistir, através da escrita,as cenas.

Elisa Ponciano 31/03/2024

Reler sempre vai ser mágico
Lá por 2014 ou 2015 uma colega de trabalho me indicou ele, eu devorei e lembro de ter ficado com muita vontade de conhecer Garopaba. No feriado finalmente fui conhecer e decidi reler o livro, e ele continua sendo um dos meus favoritos.

Zelenski 06/01/2014

Envolvente e ritmado
Existe uma sensação da qual gosto muito: assistir a um filme sem ter ideia de seu gênero, duração, sinopse, nada. Se deixar ser realmente surpreendido pela trama, personagens, roteiro. As duas horas são muito mais intrigantes dessa maneira.

Fui experimentar essa tática com o livro do Daniel Galera e quase me perdi. Por muito tempo fiquei sem saber para ondo o autor queria me levar e levar os personagens.

Ultrapassei a metade do livro (mais de duzentas páginas) apenas confiando no talento de Galera, que eu conheci em Cachalote. Por fim, não me arrependi. A segunda metade do livro é envolvente ao extremo, resultado, é claro, de todo o desenvolvimento dos personagens feito outrora.

Você engrena no enredo e a aparente falta de vírgulas e a ausência da organização nos diálogos deixam leitura dinâmica e, quando necessário, tensa.

Galera não brinca com a inteligência do leitor. Deixa lacunas para que a gente mesmo complete, da forma que quiser e/ou entender.

Ótima leitura e estou ansioso para adquirir os demais livros do autor.

Renato 14/01/2014

Simples e complexo
Este livro surpreende por algumas razões. O título e a introdução levam o leitor à aguardar o momento chave do livro. Vários elementos são aos poucos incluídos e relembrados na narrativa de maneira a indicar o que pode ser uma tragédia ou um grand finale. O leitor não sabe o que vai acontecer e segue conjecturando enquanto a narrativa calma e segura vai criando um clima tenso que amarra à leitura, as vezes até angustiante.

É interessante a habilidade do D. Galera de fazer com que os diálogos se misturem de uma maneira estranha e quase orgânica com a narrativa. No começo se pena um pouco, mas logo tudo fica tão fluido quanto a própria narrativa.

Li em outros comentários que alguns leitores se incomodam com as descrições e detalhes. Creio que isso é apenas uma questão de estilo. Já passei diversas vezes pelo cenário do livro e fiquei impressionado com a fidelidade da descrição e em como isso torna a história absolutamente verossímil. Não concordo sobre o livro ser épico. Não é. Ele trata da natureza humana e animal, da resiliência, das relações. O que promete ser épico não é tratado assim pelo próprio autor. Sem spoiler...

Talvez a maior surpresa seja a constatação do quão humano é o protagonista, de quão diferentes são as pessoas e do quão incerta e única é a vida de cada um.

O livro foi indicado pela minha irmã - que praticamente o comeu cru - e eu indico à quem quer ler um bom romance, daqueles que nem parecem romance.

Renata (@renatac.arruda) 28/01/2014

Demora a fisgar
De Daniel Galera, conhecia apenas a graphic novel "Cachalote" - que prometeu muito mais que entregou - e o que via ou ouvia falar na internet. Com a massiva divulgação de Barba... à época de seu lançamento e a posterior inclusão em diversas listas de melhores de 2012, coloquei o livro como uma das prioridades deste ano.

Apesar do instigante primeiro capítulo (publicado anteriormente na nona edição da Granta em português sob o nome de "Apnéia"), Barba... demorou a me fisgar. Minha leitura da história de Galera é de que acompanhamos o protagonista sem nome em uma espécie de jornada espiritual em busca do auto-conhecimento após o suicídio anunciado do pai e o abandono da noiva, que o troca por seu irmão culto. O "nadador", como frequentemente é chamado, se muda para a cidadezinha gaúcha de Garopaba acompanhado da cadela do falecido pai a fim de encontrar respostas para o desaparecimento misterioso do avô muitos anos antes e sobre o qual nenhum morador ousa falar. As entrelinhas sugerem que o protagonista - incapaz de lembrar de rostos, inclusive o seu - por ser tão semelhante ao desaparecido avô, secretamente se enxerga...

Leia mais no Prosa Espontânea

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2013/04/barba-ensopada-de-sangue-daniel-galera.html

wjdemelo 05/02/2014

Barba ensopada de sangue: lirismo preciso sem egolatria
Barba ensopada de sangue (Cia das Letras, 424 páginas), do escritor gaúcho Daniel Galera, recebeu no ano passado o Prêmio São Paulo de Literatura. Prêmios não são garantia de que o leitor sairá satisfeito da experiência de leitura, mas no caso deste romance , podemos enfrentar as mais de quatrocentas páginas do livro sem medo de nos decepcionarmos.

O enredo é relativamente simples: um professor de educação física, depois de uma decepção amorosa e da morte de seu pai, decide mudar-se para uma pequena cidade litorânea de Santa Catarina, onde, segundo seu pai, o avô teria vivido nos anos sessenta até ser misteriosamente assassinado. Quem espera um thriller ou um livro de suspense só se satisfará parcialmente. O autor consegue amarrar o leitor lançando ganchos que vão descortinando o passado sombrio do parente e vamos sendo empurrados por essa curiosidade. Mas esse não parece ser o objetivo principal do autor, que usa a trama como isca para construir um romance sobre a busca da identidade. Não chega a ser um tema original, mas os vários elementos incluídos no livro, além de uma técnica muito precisa, colaboram para que seja uma obra memorável.

Leia a resenha completa abaixo

site: http://www.wellingtondemelo.com.br/site/2014/01/barba-ensopada-de-sangue-lirismo-sem-egolatria/

And 05/03/2014

Muito Bom
Apesar de não ser uma história dinâmica, ela te prende do começo ao fim. Acompanhar a trajetória deste rapaz em sua nova vida em Garopaba é bem interessante, os amigos que faz e a vida que começa a tomar uma nova forma é algo que da gosto de ler.