Barba ensopada de sangue

Barba ensopada de sangue Daniel Galera

Resenhas - Barba ensopada de sangue

Arsenio Meira 06/01/2013

Não há - para mim - dúvida alguma de que o escritor Daniel Galera merece ser chamado como tal: Escritor. É o primeiro livro que leio deste autor, e vou em busca dos demais.

A obra , em síntese, literalmente transporta o leitor ao Estado de Santa Catarina. Galera detém total domínio da técnica narrativa eleita (realismo ao extremo), e cativa-nos, de saída, com esse louvor de descrição minunciosa (geográfica e humana.)

Daí o painel apresentado ser tão rico e primoroso e o cumprimento aos ensejos da Literatura: dialogar com o leitor, convocá-lo para refletir e dar nome aos bois desgarrados.

A trama, inusitada, reflete igualmente o talento de Galera.

É um escritor influenciado por um realismo que chamo de benigno; um estilo bacana, (quando manuseado com maestria), na mesma esteira de DeLillo e Thomas Pynchon.

Não há qualquer prejuízo, em minha opinião, a torrente de informações que desponta na obra, e arrematando, interessante notar o olhar atento do escritor, que não se faz de rogado, e finca posição no que lhe parece errado ou ocioso, como as (pertinentes) críticas às "autoridades", aos chefões de nossa política raquítica, homicida e desmazelada. Essa gente, não duvidem, não difere muito dos mais "refinados" carteis do narcotráfico. Ambos, à sua maneira, metralham inúmeras vidas.

Não dei 5 estrelas pois acho que ele poderia deixar um pouco mais nas entrelinhas alguns trechos que permeiam o romance (que não revelo para evitar o spoiler.) No entanto, é questão pessoal mesmo, pois gostei demais do livro.
Walter 15/11/2016minha estante
Arsênio, seu comentário traduziu muito do que eu queria dizer. Também foi meu primeiro livro do Daniel Galera e me senti transportado ao ambiente e muito próximo ao protagonista, quase num estado de imersão.

Annalisa 17/10/2021minha estante
Resenha espetacular!!

Daniel 11/01/2013

Parece filme
Muito bom!!!

Prosa inovadora, bem escrita, lírica, verosímil.
Personagens bem caracterizados.
Interesse constante na narrativa, trama flui num crescente arrebatador.
Descrições detalhadas da paisagem e do cotidiano de uma cidadezinha como se o leitor estivesse de viagem ao litoral sul do Brasil. E cada descrição não cansa: descansa.
Abundância de cheiros, gostos, sons e sensações táteis.
Mergulhos no mar, caminhadas ao vento, sob sol, chuva e frio.
Reflexões aqui e ali sobre relações familiares, amores frustrados, amizade e o tal (ou a falta de) sentido da vida...

No final temos a impressão que não lemos o livro, mas vimos o filme. Dos bons, e em 3D.
Karla64 12/05/2013minha estante
O livro é ótimo... e termina 'redondo'!! Terminei ler faz dois dias e curiosamente sinto falta da leitura!! As descrições são incríveis e fazem a gente se sentir na cena... o mesmo acontece com a 'descrição' dos sentimentos!! Adorei ter lido!!

Mari 18/11/2014minha estante
Daniel, muito legal mesmo o livro. Acabei de ler, mas parece que o livro "continua" na cabeça.
Vi o pessoal reclamando pacas das descrições detalhadas, algo que realmente nem sempre é legal de se ler, mas concordo contigo: no caso de "Barba ensopada de sangue", as descrições não cansam, a meu ver porque criar o ambiente faz parte da história. Tanto em termos de cenário, quanto como construção da personalidade do protagonista.
Muito, muito bom!

Will Monteath (autor) @willmonteath 23/06/2020

Sangue Ensopado na Barba
Às vezes fica bom, às vezes bate um soninho. Parágrafos muito grandes. Detalhamento exagerado. Como tenho família gaúcha, fico lendo e imaginando o sotaque, tchê!
Gosto da cachorra Beta, do título, da capa e do fato de não ser sabermos o nome do protagonista. Bem sacado, Galera. Mas sabe... poderia ter acontecido mais coisas em tantas páginas.

Não é ruim, mas também não é ótimo. Não foi dessa vez que fui pra galera!

@willmonteath

André Vedder 17/08/2020minha estante
Já li dele o "Mãos de Cavalo" e gostei muito...vou tentar ler esse em breve.

Maria 17/08/2020minha estante
Tenho certeza de que você irá gostar!

Luiz Souza 30/03/2023

Praia e sol quer mais ?
O livro conta a trajetória de um professor de natação que vai para a cidade de Garopaba recomeçar sua vida depois que foi traído por sua ex namorada Viviane com seu próprio irmão Dante que coisa.

A narrativa começa um pouco lenta e morosa mas com o passar das páginas conhecemos o litoral Catarinense com todo o seu esplendor.

Ele ainda leva Beta a cachorra que era do seu pai junto nessa aventura o curioso que do início até o final do livro nunca é revelado o seu nome.

No início o mocinho se envolve com Dália mas ele acaba não se conectando a moça terminando o namoro depois se compromete com Jasmin com quem tem uma ligação mais forte mas agora é a moça que não se envolve muito coisas do destino.

No fim Viviane sua ex namorada ressurge na cidade para ter uma conversa acerto de contas.

O livro é bem descritivo.

Ótima leitura.

Celso 03/01/2013

Mais um livro chega as minhas mãos pelo Clube de Leitura da Companhia das Letras que acontece aqui no Conjunto Nacional. Para dizer a verdade, até então, não tinha nenhum interesse pela obra e foi só ser apresentada que percebi o monte de volumes na porta de várias livrarias e com chamadas de até de uma página em algumas revistas brasileiras.

Diante disso, parecia que a leitura seria das melhores, mas me decepcionei um pouco com o livro. Aliás, até agora fico pensando onde o autor gostaria de chegar ou se não poderia fazer tudo de uma forma menos longa.

Muita gente tem elogiado Barba Ensopada de Sangue, alguns têm apostado que se trata de um grande escritor nacional que vem se despontando, eu não duvido de nada disso, mas não encontrei um livro marcante. Sem dúvida, a forma como o autor desenvolve os diálogos e caracterização dos personagens seja o maior trunfo ao criar uma obra, diria, inovadora.

O livro conta a história de um rapaz com um problema neurológico: não consegue gravar a fisionomia das pessoas. Para isso, usa dos mais variados artifícios para lembrar das pessoas que gosta e da sua própria fisionomia. Diante do suicídio anunciado do pai, a perda do seu grande amor levado pelo próprio irmão e ao ter herdado uma cachorrinha que deveria ter sido morta – de acordo com a promessa feita em vida ao pai -, este sujeito parte para Garopada, interior de Santa Catarina, para fazer novos amigos e reconstruir sua história. Bem, pelo menos eu acho que era isso.

Como disse acima, a forma como autor apresenta alguns diálogos e não usa símbolos como de travessão, vírgula ou itálico para separar o que é fala e ação, parece ser inquietante. Por exemplo, alguns diálogos, entre vários personagens, são descritos em um só parágrafo em duas ou três páginas. Tentei descobrir um pouco da lógica do autor, mas não tive muito êxito.

Outro ponto que vale a pena destacar é a criação dos personagens que não deixa de ser rica e muito bem feita. Algumas discussões sobre a religião, a existência, o budismo e até mesmo sobre como viver em São Paulo, não deixam de deixar claro o talento do escritor.

Não sei se recomendo. Alguns o classificaram com um épico, bem!, acho que é por aí. Mas, não gostei muito. Senti um pouco irritado em muitas partes por não saber onde o autor estava querendo ir ou nos levar. Se era pela história do pai morto, do avô assassinado ou do amor perdido. Também, não consegui entender a “redenção” ou o “ganho” do personagem ao ler a última palavra. Porém, tem muita gente elogiando por ai e muita propaganda em jornal e revista.

Mais resenhas em: www.blogdocelsofaria.blogspot.com
Rosa Santana 27/08/2014minha estante
Uma voz a fazer coro com a minha. Tb não gostei. Não gosto de descrições tão detalhadas, a ponto de dizer ao leitor que picolé é gelado...
Galera outra vez? Tô fora!

Amanda 15/01/2019minha estante
Tbm não gostei. Achei as descrições exageradas e acabaram se tornando cansativas. Fora o fato que a história não leva a lugar nenhum. Apesar do excesso de detalhes parece a história principal se dividiu em vários assuntos como vc disse: a história do pai, da ex e do vô, fora umas discussões nada a ver. E no fim parece que não chegou a lugar algum.

Thamiris60 21/11/2022

Lembro quando esse livro foi lançado e eu quis muito ler, não li. Dez anos depois, resolvi ler, e, sinceramente, não sei porque não li antes. É um livro que tem uma narrativa bem calma, mas ao mesmo tempo, te prende, tem um ar de suspense e não suspense, mas que e deixa curioso pra saber o desfecho da coisa toda. Fiquei com vontade de ler outros livros do Daniel Galera.

André Vedder 09/09/2020

Visceral!
Galera escreveu um livro que é ótimo do título ao seu término.
O enredo flui do início ao fim, com diálogos inteligentes e uma trama bem amarrada, que não é de reviravoltas, mas que cresce conforme seu andamento ancorado na bela escrita do autor.
Mas o grande trunfo para mim é o personagem. Como é bom lermos um livro com um personagem bem trabalhado, em que sentimos simpatia ou angustia, e até podemos não gostar, mas que enxergamos ali um ser humano com suas falhas e qualidades.
Barba Ensopada de Sangue é com certeza um dos melhores romances brasileiros dos últimos tempos.

"É uma sociedade inteira despreparada pro sofrimento ou consciente demais do sofrimento. Quanto mais a gente compreende e trata o sofrimento mais a gente acha que sofre e ao mesmo tempo o sofrimento dos outros começa a parecer frescura."

"O que eu fiz de errado eu carrego comigo. Nada some porque a gente decide, porque a gente quer. Ninguém pode me tirar o mal que eu fiz pros outros. A gente precisa disso pra ser uma pessoa melhor. Perdoar é como fingir que não existe. Mas a vida é resultado do que a gente fez. Não faz sentido agir como se algo não tivesse acontecido."

"Perdoar é uma covardia. O que exige coragem é continuar amando e tendo amizades e fazendo bem pros outros sem fingir que se pode apagar nada, sem perdoar nem aceitar perdão."

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Barba ensopada de sangue, Daniel Galera – Nota 7/10
Narrado em primeira pessoa, por um protagonista cujo nome é desconhecido, a obra Daniel Galera é fluída e elaborada com uma linguagem coloquial e envolvente. Acompanhamos a fuga - existencial - do protagonista que, após a morte de seu pai, decide se mudar para Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina. Lá, vivendo uma rotina pacata, o protagonista começa a busca pelo passado de sua família e, principalmente, pela verdadeira causa da morte de seu avô, assassinado anos antes nessa mesma cidade. Além disso, o livro nos faz refletir acerca de um sonho comum de muitos: morar em uma cidade litorânea tranquila e longe dos problemas. No entanto, acabamos nos questionando se realmente conseguimos fugir das inquietações normais a todos seres humanos ou se elas, na verdade, moram dentro de nós.
Crítica: o autor não segue uma linha narrativa tão delineada, discorrendo em alguns momentos sobre histórias de personagens paralelos, o que, na minha opinião, deixou a leitura levemente massante.

Fora esse ponto, ótima opção de obra nacional!

site: https://www.instagram.com/book.ster
André Caracas 25/06/2020minha estante
Adorei esse livro. Engraçado como tive a impressão que o autor soube deixar o livro monótono no tempo certo pra passar uma sensação de monotonia do personagem. Se a intenção não foi essa, me enganou ! Hahaha

gleicepcouto 26/01/2013

A natureza humana narrada em um simplicidade desconcertante

***
Barba Ensopada de Sangue (Cia das Letras) é o quarto romance de Daniel Galera, escritor e tradutor literário brasileiro. Ele foi um dos precursores do uso da internet para a literatura, editando e publicando textos em portais e fanzines eletrônicos entre 1997 e 2001. Já traduziu 13 livros, predominantemente das novas gerações de autores ingleses e norte-americanos; e participou em algumas antologias de contos. Seu penúltimo livro, Cordilheira, ganhou o Prêmio Machado de Assis de Romance, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional em 2008, além do 3° lugar do Prêmio Jabuti.

Nesse lançamento, Galera narra a história de um professor de educação física que, após a morte do pai, vai para um balneário em Santa Catarina. Ele vai em busca de respostas para a morte sem explicação de seu avô que lá morava. Como companhia, leva a cadela do falecido pai, a Beta – que, ele prometeu sacrificar. Aos poucos, o professor vai se relacionando com a comunidade local, mesmo com um pouco de dificuldade – já que tem uma condição neurológica congênita que o obriga a interagir com as outras pessoas de um modo peculiar. Gradativamente, ele vai não só descobrindo as respostas para a morte de seu avô, mas também as para a sua própria vida.

"Não tem nada mais ridículo do que uma pessoa tentando convencer a outra. Trabalhei com persuasão minha vida toda, a persuasão é o maior câncer do comportamento humano. Ninguém nunca devia ser convencido de nada. As pessoas sabem o que querem e sabem do que precisam. Sei disso porque sempre fui especialista em persuadir e inventar necessidades."

Ah, quisera eu ter lido algo do Daniel Galera antes. Já conhecia o autor de nome, claro, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler um livro dele. Sinto como se tivesse perdido um tempo precioso navegando por uma literatura nacional oca e desprovida de vida; enquanto que o talento estava a apenas alguns centímetros de minhas mãos. Mas tudo bem, o importante é que me deparei com o autor. Antes tarde do que nunca.

A narrativa de Galera é marcada pela espontaneidade, mas sem perder o foco. Ele sabe para onde está indo, mas é como se deixasse espaços para improvisos e mudanças na rota da história, para logo depois retornar ao caminho inicial. Basicamente, há frescor em seu texto. Vida. Vai além de uma história contada no papel.

E esse realismo da obra de Daniel vem pincelado com uma leve fantasia. Sempre paira uma dúvida no ar se um fato é realidade ou faz parte da imaginação do personagem, ou se, até mesmo, há algo de sobrenatural. Essa ambiguidade dá um clima de thriller à obra, que, no geral, é constituída de uma simplicidade desconcertante por conta das descrições sem excessos do cotidiano.

O ponto alvo é a forma sensível como a natureza humana é evidenciada. Galera expõe o lado complexo do ser humano com intensidade. Aqui vemos o seu melhor lado, através do amor, amizade, companheirismo; mas também o pior, com toda sua mesquinhez, brutalidade, ignorância. Como resultado, temos um livro intenso, que, como um reflexo de espelho, faz o leitor olhar para dentro e se autoanalisar.

Nem mesmo a ausência de indicação de diálogos (aspas ou travessões) faz com que o leitor se perca. Inicialmente, pode causar desconforto, mas não passa disso – até porque o conteúdo dos diálogos é de uma eloquência ímpar. Galera usa uma linguagem moderna e coloquial, abraçando gírias regionais. Ele faz isso com cautela, porém, não colocando em xeque o compreendimento do livro. Um outro recurso interessante utilizado pelo autor são as notas de roda-pé, que funcionam, pertinentemente, como uma espécie de complemento à história.

Os personagens são bem desenvolvidos, possuindo diversas nuances. O modo como interagem com o protagonista indica os vários tipos de relacionamentos que temos ao longo da vida. Seja com familiares, amigos, amores e até mesmo animais de estimação. Em todas essas vertentes, o autor consegue nos emocionar com a sensibilidade narrativa que impetrou na história. Aliás, só o fato de não ter nomeado o protagonista, assim como também a sua condição neurológica, podem apontar diversas coisas. Uma delas, a dificuldade do ser humano reconhecer a si próprio – sendo a imagem e o nome fatores não determinantes para que esse objetivo seja alcançado.

Barba Ensopada de Sangue, por fim, é uma trama, por demais, original. Repleta de tensão entre o interior e o exterior ao homem, Galera conseguiu unir assuntos introspectivos a entretenimento substancial. Como disse lá no início, decreto aqui o início do meu desbravamento de águas mais profundas e ricas na literatura nacional contemporânea. Daniel Galera foi a primeira “terra abastada” que descobri. Que venham outras.

Caetano.Bezerra 21/07/2021

Esse livro me pegou muito. O mistério e o enredo em si são bem simples, mas a forma como Galera narra, os personagens interessantíssimos e carismáticos, Garopaba... Pouco acontece, e ao mesmo tempo é tudo muito envolvente. O final é excelente também. Enfim, LEIAM.

Denise.Marreiros 12/04/2023

Não gostei.
Não gostei do que li, não gostei da forma como o início do livro apresenta um mistério que te prende, mas te faz passar por uma jornada enfadonha até uma conclusão ridícula.
A sensação é de que nadei, nadei e nadei, mas morri na praia uma morte lenta e sem sal.

João Pedro 27/01/2022

Cru e temperado
A leitura de 'Barba ensopada de sangue', de Daniel Galera, há muito esteve em minha lista desejada. Pouco havia lido sobre o livro, mas esse título me atraía demais. Eu esperava intensidade. Fui com ganas de me cercar de uma leitura potente. E assim fui engolfado em mar de sangue e sal.

Não que seja um romance de terror ou de extrema violência. Não. É que achei a escrita de Galera tão verborrágica, tão robusta, que tanto mais palavras a cada página virada não se mostravam suficientes; era preciso mais, e mais, e mais. Completamente emaranhado pela trama, que se inicia bem, passa por uma segunda parte mais lenta e culmina em uma terceira parte de crescente tensão, embarquei nessa jornada e não me arrependi. Aliás, apesar de ter sentido um agridoce ao fim, foi a jornada que mais me agradou. Extensa e recompensante.

O enredo trata de um protagonista sem nome, para quem, por uma condição neurológica rara, todas as pessoas – inclusive ele mesmo – não têm rosto, em busca dos detalhes da morte de um avô que nunca conheceu. É um romance de descobertas. Um quebra-cabeças pessoal em que o protagonista vai montando e desmontando, em busca de uma imagem final. De algo que faça sentido para si. Mas paciência não é muito a praia desse cara. Ele arremessa as peças desse quebra-cabeças na parede e segue sua intuição. Ele é um ser feito de carne, osso e intuição.

De escrita crua, porém temperada, Galera sabe fisgar a atenção do leitor com descrições e caracterizações de personagens e ambientes bastante críveis, apresentando também uma forma de narrar em terceira pessoa, no tempo presente, que dá a sensação de imersão total, quase como se estivéssemos vivenciando o exato instante da narrativa. Os diálogos sem travessão, aspas ou qualquer sinal identificador podem estranhar, mas não prejudicam em nada a experiência. Ao final, recomendo reler o prólogo, para as coisas ficarem ainda mais às claras. Ou não.

'Põe a mão em volta do queixo e espreme a barba ensopada de sangue de cima a baixo, até a ponta, fazendo escorrer um filete rubro que forma uma pequena poça nas lajotas brancas do pavimento.' (p. 389)
Felps / @felpssevero 28/01/2022minha estante
Amei esse livro! Ótima resenha.

João Pedro 28/01/2022minha estante
É muito bom mesmo! Já quero ler mais do autor.

Taina 21/04/2023

Não é pra mim
O livro conta a história de um homem que vai em busca de conhecer o passado de seu avô. Nessa busca, vai se tornando tal qual seu avô e repetindo um passado que ele só conhece por relatos tortos.
A narrativa, definitivamente, não me agradou. Muito descritivo, excessivamente descritivo, parado, truncado? usa um linguajar cafona, forçado, não há poesia ou requinte.
Não é transmitido um conceito e não induz a uma reflexão profunda - o que não é ruim! Mas é um livro de uma história contada de uma forma - egocentrada e até adolescente - que não me agradou.
Aline 26/04/2023minha estante
Nossa! Fiquei até desmotivada em ler. Haha

Taina 28/04/2023minha estante
Hahaha Nossa, não se desmotive! Tem mta gente que gosta. Eu que sou chata mesmo ?

Ana Lívia Mourão 25/03/2021

Que arrependimento em não ter lido este livro antes! Daqueles que tu prende a respiração do começo ao fim, surpreendente, arrebatador, lindo, doloroso, real!
Deem uma chance a essa obra! Entrou na lista dos melhores da vida!!!