Barba ensopada de sangue

Barba ensopada de sangue Daniel Galera

Resenhas - Barba ensopada de sangue

Ana Pereira 07/01/2022

Gostei, mas não amei...
É um livro pouco instigante, apesar do título, porém, é uma narrativa muito boa e o primeiro capítulo é tudo e me prendeu muito. É uma história reflexiva, e mostra a busca da verdade e da identidade pessoal, bem como o autoconhecimento.

Kirsch 21/12/2021

Do jeito que o livro se desenvolveu eu esperava um outro final ou um fim mais completo, mas gostei muito do livro. Recomendo. Me entreteu bastante.

Sérgio 12/12/2021

Ô que? O que eu estou lendo? Isto está mais parecendo um passeio? Onde isso vai dar? Sei? uai, tá bom sô, mas não era pra tá bom não? de quê que isso fala gente? aaaaah táaaaaaa?

Com um quê, un petit a la mode, Marguerite Duras, vamos passeando com esse personagem por cenas que beiram o absurdo da vida e você se questiona: e daí? Cadê a mensagem, pô? E quem disse mesmo, quem te ensinou que tem que ter mensagem? A mensagem está no caminho, nas trilhas, nas curvas, no improvável, no inacabado? no quase, no lastimável? são migalhas, restos.

Seria só isso se o final não fosse uma dobra com corte? um algo no ar que apesar de ser bem concreto pra quem disso precisa, é uma cortina de fumaça pra se atravessar e desvelar alguma outra paisagem.

Uma agradável busca existencialista a partir da paisagem, das sub-paisagens, dos desenhos que fazemos do mundo e de nós mesmos. ?A paisagem é a mensagem?. Surpreendente!

Januska 31/08/2021

grata surpresa
Este livro me pegou de jeito!
Conheci a obra porque meu namorado leu e ficou embasbacado com a escrita do autor, e como nossos gostos são parecidos, resolvi dar uma chance ao livro, e que grata surpresa!
Galera tem uma prosa descritiva e visual, fazendo com que o leitor imagine a cena, os cheiros e os personagens, que aliás, ganham uma descrição física mais trabalhada devido a doença do nosso protagonista sem nome.
Me senti em um apartamento mofado na beira da praia o tempo todo, fiquei apegada demais nos personagens- especialmente em Beta e no Bonobo- e apesar de uma narrativa lenta, fica impossível largar a história.
Achei o início de livro mais bem escrito que li nos últimos tempos, daqueles que quando você acaba quer logo ler novamente, pelo menos as primeiras páginas.
Enfim, estou ansiosíssima para conhecer outras obras do autor.

Luan Rocha 24/08/2021

Melhor do que parece, pois parece o que não é..
Barba ensopada de sangue é um livro muito bom, principalmente nos seus diálogos. Por outro lado foi muito cansativo ler páginas e páginas de um mesmo parágrafo, talvez eu não teria parado de ler tantas vezes se o autor não fosse tão prolixo. Mesmo assim a experiência de lê esse livro valeu a pena, principalmente por não ser exatamente o que eu esperava dessa história.

Nina Madruga 02/08/2021

É preciso mergulhar na obra e na proposta do autor
Confesso que estava numa ressaca literária absurda enquanto lia ele, então a leitura realmente foi bem lenta e demorou bastante para engrenar.

Não é um livro muito instigante nem faz com que você se apegue ao personagens tão fácil, ao meu ver. Então realmente, até o terceiro ou quarto capítulo mais ou menos (que por sinal, são enormes, algo que para mim é um grande problema num livro) eu realmente não tava gostando.

Acontece que mesmo não sabendo nem o nome do protagonista, você vai se acostumando com ele, ele vai passando a ser alguém conhecido a você. Não sei se pelo formato da escrita ou dos diálogos até meio confusos, mas você começa a emerged na história de forma muito sutil, e o segredo é se permitir ir fundo nisso. Tinham momentos que eu realmente esperava ver Beta do meu lado kkkkkkk me senti acompanhando o protagonista e sua bela companheira nessa até que breve jornada.

Adorei as narrativas, descrições e contextualizações de Garopa. Me deu realmente uma sensação de conhecer por inteiro aquele lugar, aquelas pessoas, aquele mitos e costumes. As relações dele com Dália, Jasmine e bonaboo foram rapidamente construídas mas conseguiam transmitir uma sensação muito interessante que me fazia entender muito bem o que tava rolando.

Amei muito o impacto que o primeiro capítulo deu na história. Foi uma ideia arriscada, mas que simplesmente deu um toque incrível ao livro e que fez entender bem melhor o que Daniel Galera queria que vivêssemos no livro. Até pq o próprio protagonista, em vários episódios, também sabia o que vinha no final. E isso com certeza não era o mais importante na histórias espetacular!

A vontade que fica agora é de passar dias conversando e refletindo sobre o livro. A nota dele teria sido 3,5, mas só pelo efeito que me deixou na pós leitura, mereceu 4 :)

Lurdes 28/07/2021

Uma grata surpresa a leitura de Barba ensopada de sangue.
Vinha há algum tempo adiando ler Daniel Galera e agora me arrependo de ter esperado tanto.

Caetano.Bezerra 21/07/2021

Esse livro me pegou muito. O mistério e o enredo em si são bem simples, mas a forma como Galera narra, os personagens interessantíssimos e carismáticos, Garopaba... Pouco acontece, e ao mesmo tempo é tudo muito envolvente. O final é excelente também. Enfim, LEIAM.

Val 14/07/2021

A Barba Ensopada de Sangue e de muita água.
Atraído pelos inúmeros elogios e boas avaliações do romance Barba Ensopada de Sangue, do paulistano – quase gaúcho - Daniel Galera, entrei na dança e viajei à pequena cidade litorânea catarinense de Garopaba, juntamente com o autor e o protagonista da obra que não tem nome.
Não sem motivo o inominável protagonista é assim assentado por Galera na obra. Um personagem à procura de si mesmo e do avô paterno por todo o enredo. Sua deficiência em reconhecer rostos (prosopagnosia) é uma tirada incrível do autor para reforçar a indefinição do protagonista consigo mesmo.
Uma obra grudenta que te impulsiona à leitura incessante, apesar do enredo desenvolvido por espasmos criativos. Não se deixe levar pela sensação de uma obra comum que remete a script de telenovela, pois você foi fisgado pela progressiva preparação que Galera faz para encaminhar suas emoções para um dramático apogeu.
No inverno praiano catarinense você vai experimentar ficar enregelado até os ossos. Num trecho com dias seguidos de chuva você vai sentir-se encharcado, tamanha a força descritiva da narrativa que sincronicamente transforma-se num ápice dramático, e sempre mais dramático. Um feito literário notável do autor que leva-nos incontrolavelmente a não parar de ler. Um primor misto de tragédia, terror e surpresas assustadoras.
Um romance onde não só a barba fica ensopada seja com água das chuvas, da piscina e do mar, seja de sangue de um protagonista tão recluso em si mesmo que não consegue perdoar, como muito bem tratado pelo autor no final do livro.
Não li ainda outras obras do Daniel Galera, mas percebo neste livro um grande escritor brasileiro, com estilo próprio, um competentíssimo e sério trabalho de pesquisa, incrível elaboração de dinâmicos diálogos, sendo detentor de excelente capacidade de construção de personagens e um texto muito bem estruturado. Um livro para encucar. Recomendo a leitura.
Valdemir Martins
13.07.2021

site: https://contracapaladob.blogspot.com/
Nina Madruga 29/07/2021minha estante
????????

Patricia.Oliveira 30/05/2021

Voltas e mais Voltas
O livro da muita volta, o desenvolvimento totalmente confuso e desconectado dando mais informações que não levam a lugar nenhum.

Felipe770 27/05/2021

Mais um livro do Galera que leio e fico triste quando acaba. O autor tem um estilo próprio de desenvolver os personagens e as descrições (não acreditem em que fala que ele usa detalhes demais: é exatamente o necessário para dar vida à história), mas ao mesmo tempo este livro é diferente bem mais denso. Nunca mais verei Garopaba da mesma forma. Excelente.

Carolina 09/05/2021

#30 Um ótimo livro sobre a busca do autoconhecimento
O livro tem na personagem principal, um homem (que não tem o nome revelado no livro), com um problema de memória raro e que não consegue lembrar a fisionomia das pessoas, inclusive mais próximas. A narrativa do livro é a trajetória deste homem que busca o autoconhecimento. A história é muito bem escrita e prende o leitor. Já no primeiro capítulo, ficamos sabendo que a personagem principal está vivendo dilemas tanto porque descobriu que sua mulher o largou para ficar com seu irmão quanto porque descobre que seu pai pensa em cometer o suicídio. Em uma das conversas do protagonista com o pai, ele descobre que o seu avô foi morto em Garopaba, nos anos 60, em situações desconhecidas.
Após o pai cometer o suicídio, o homem abandona tudo e se muda para a cidade aonde o seu avô morreu. A mudança ocorre tanto pela tristeza da perda do pai, quanto pelo interesse de descobrir mais a respeito da morte do avô. Uma das situações que mais o deixou perturbado, foi o fato de ter visto uma foto do avô e ter descoberto que ambos tinham o mesmo rosto. Para o protagonista, descobrir a história de seu avô é quase o mesmo que descobrir a sua própria história.
Apesar do enredo parecer uma aventura policial, não se trata deste gênero literário. Em resumo, o livro de Daniel Galera, fala sobre essa busca da verdade e da identidade que é, ao mesmo tempo, desesperada e tranquila. A obra é muito bem escrita, os diálogos são impecáveis, as descrições são detalhadas e o humor é bastante sofisticado.

Ana Lívia Mourão 25/03/2021

Que arrependimento em não ter lido este livro antes! Daqueles que tu prende a respiração do começo ao fim, surpreendente, arrebatador, lindo, doloroso, real!
Deem uma chance a essa obra! Entrou na lista dos melhores da vida!!!

Cristian Fontoura 24/03/2021

Barba ensopada de sangue
Um livro muito especial, sem dúvidas. Daniel Galera traz uma história sobre ressentimentos com um personagem que sofre de um problema raríssimo que faz com que ele não memorize rostos. Isso só dá uma profundidade incrível pra trama, mas já de cara sabemos que há muito mais. Abalado pelo suicídio do pai, o personagem misterioso vai a Garopaba com a cadela órfã de seu progenitor, em busca de uma nova vida. Lá encontra mais problemas, inclusive um que envolve sua família.
A linguagem informal dos diálogos traz um realismo incrível e a descrição das coisas é um caso a parte. A bênção também é a maldição em alguns momentos, nos quais a trama se arrasta devido ao detalhismo, mas rapidamente recupera seu fôlego e deixa o leitor curioso novamente.

Nota: 9/10