Mar Azul

Mar Azul Paloma Vidal

Resenhas - Mar Azul

mrsdalloway0 11/05/2021

uma amiga disse que mar azul faz uma coisa genial que não existe em nenhum outro: ele imita a forma como as nossas memórias se organizam. elas, as memórias, não são datas ou lineares, são cotidianas e momentâneas. os conflitos da personagem vem por meio delas, nada parece ser premeditado, ou buscado. tudo acontece de acordo com o que o presente faz lembrar o passado. genial, bom, profundo, emocionante.

Marina.Castro.F 18/07/2021

Memórias
Gostei muito da história. Apesar de ser um pouco confusa nas primeiras páginas, gostei muito da escrita da autora e dos temas abordados. No entanto, alguns temas poderiam ter sido trabalhados e esclarecidos de modo um pouco mais profundo. No entanto é uma história muito emocionante sobre a história de uma mulher que passou por vários desafios durante a infância de juventude e que, na velhice, relembra de fatos e sentimentos ao ler diários antigos de seu falecido pai.

llotufo 18/08/2023

Um diário que não é um diário
Comecei a leitura sem saber do que se tratava, mas fiquei interessada em saber onde a história ia parar.

Apenas na metade do livro entendi o conceito e achei uma leitura super prazerosa que conta de forma diferente os acontecimentos na vida da personagem e vai explicando de forma leve como ele se sente sobre essas situações que ela passou na infância / adolescência já idosa.

Também fala um pouco sobre a velhice de forma despretensiosa.

Uma leitura forte e delicada ao mesmo tempo.

Paty 29/01/2014

Essas águas revoltas me circundaram de tal maneira que até agora não sei ao certo o que falar e como falar desse livro incrível! E fico temendo dar voltas e voltas sem sair das margens da minha prolixidade que tantas vezes me parece sem fim...

Falei de quando eu vi o mar pela primeira vez. Eu disse que nunca me esqueci disso. Eu acho que eu disse que foi a emoção mais forte que eu já senti.”

Não há dificuldade em se acompanhar a escrita da Paloma, que é fluida, bem desenhada e elegante. Mas se o livro aparenta uma certa simplicidade e leveza, já que ele não é extenso e é composto de capítulos curtos, não disfarça a profundidade do tema. O início do romance pode surpreender ou assustar, vai depender do que o leitor espera; já que em suas primeiras 30 páginas é composto por diálogos simples, quase ingênuos, entre duas adolescentes, e sem nenhuma identificação entre elas. Só mais tarde é que encontraremos uma protagonista mais velha, na casa dos seus 70 anos, que se encontra às voltas com uma rotina totalmente estabelecida e que busca nela, de algumas formas, ligar-se ao pai, distante há tantos anos.

E é na esperança de resgatar, novamente, o encontro com esse pai, que a protagonista passa a ler os cadernos que ele foi escrevendo ao longo dos anos e que ela também acaba por usar como diário pras suas anotações sobre a sua rotina entediante, escrevendo no avesso das memórias do pai... Assim vemos a vida de pai e filha sobrepostas, o tempo também nessa brincadeira, sobrepondo passado e presente, onde a protagonista se descobre preenchendo as lacunas em branco do pai.

Espero que algo me diga: vá. Algo que não sou eu, que não é minha voz, talvez meus músculos, minha pele, meus órgãos. Algo que se mova sozinho. Algo que me faça dar o próximo passo. Quando penso isso já estou debaixo do chuveiro e a sensação da água sobre mim me diz que o dia vai ser bom.”

É difícil falar de Mar azul, porque sua força inteira está nas entrelinhas, no que vamos descobrindo à medida que a protagonista também se permite mergulhar e emergir em si mesma. São as lembranças que guiam essa espécie de quebra-cabeças de si mesma.

E é como as ondas no mar, num indo e vindo contínuo que Mar azul se faz tão grande, tão amplo e tão profundamente denso, falando muito mais e mais alto do que essas parcas palavras desencontradas que tento, sem muito sucesso, articular!

Publicado originalmente aqui:

site: http://almadomeusonho.blogspot.com.br/2014/01/mar-azul-paloma-vidal.html

Adria Raquel 19/11/2021

"? Você acha que eu vou esquecer?
? Acho que não.
? Então o que é que eu faço?"

E como começou, ele termina. Um diálogo entre amigas.

Um livro forte e cheio de sentimentos, de lembranças. A autora criou um caderno de memórias e como a personagem principal assinala: "Isto não é um diário, nem uma carta, nem uma autobiografia, nem qualquer outro modo de escrita íntima. Só escrevo porque ele escreveu do outro lado.".

Paloma Vidal escreveu uma obra muito boa no entanto fiquei confusa diversas vezes por justamente se tratar de lembranças e a memória não acontece de forma linear. A memória é sinuosa!

É um bom livro, vale a pena ler, a curiosidade pra saber a próxima lembrança, o que aconteceu, como chegou até ali e tudo o mais é o que move o leitor a terminar. A curiosidade do início ao fim me moveu. Eu queria entender e tudo me surpreendeu...

"Na verdade, penso que até pouco tempo as pessoas me davam mais medo do que a solidão."

Luh 24/01/2024

Livro de capítulos curtos e dinâmico.
A autora fez um trabalho extraordinário em nós trasportar pra cabeça da protagonista.
É um amontoado de memórias que não segue um fluxo lógico, mas transmite uma mensagem poderosa sobre o chegada da velhice, escolhas e arrependimentos.

hiniamaria 18/01/2022

Resenha: Mar Azul ? Paloma Vidal
?Livro do 2° desafio da MLV22?

Mar Azul é um livro que começa diferente. Eu, pessoalmente, nunca tinha visto uma história que começasse somente com diálogos e que esse modelo perdurasse até ± 20%. Depois dessa fase de adaptação voltamos ao modelo convencional e passamos a conhecer a protagonista, já uma senhorinha, contando parte de sua vida, suas amizades, abusos e especialmente, sua conturbada relação com o próprio pai. A escrita é excepcional; dá p sentir a tristeza, a raiva e o embaraço junto com essa senhora, se compadecer de toda a situação.
Em certos momentos cheguei a ficar bem perdida com o fluxo de pensamento acelerado e as idas e vindas ao passado, por isso acabei tirando alguns pontos. Em geral, creio que só senti falta de uma linearidade mas é perceptível que essa foi a intenção da autora. É um bom livro.

joolivis 19/02/2023

É um livro profundo, mas confuso. Não sei se foram as primeiras páginas, aqueles diálogos puros, que me embaralharam e me deixaram zonzo pelo resto da narrativa, ou se foi o fluxo de consciência e tempo que imita as memórias, ou, ainda, se foi apenas falta de capacidade minha própria de acompanhar a escrita, mas senti a todo momento que estava para trás no enredo.

É um livro que, para mim, foi repleto de neblina. Saio com a sensação de ter entendido sem entender, que termino de mãos pesadas, mas, de certo modo, vazias.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/08/2023

Em Mar Azul, seu segundo romance, temas presentes na literatura anterior de Paloma Vidal se aprofundam: a palavra dentro da palavra, o lugar dentro do lugar, o sonho dentro do sonho.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532528018

Adriana1161 10/03/2018

Triste
O livro começa com conversa típica de adolescentes," lá vem você..." Filosofia misturada com acontecimentos do cotidiano.
É tudo muito simples mas profundo ao mesmo tempo.
As coisas vão se revelando aos poucos. O estilo literário lembra um pouco Elena Ferrante.
A autora vai apresentando situações mal resolvidas com o pai, situações da própria vida, o exílio...
Achei bastante melancólico.

Luana.Torres 27/04/2019

Gostei muito, uma boa leitura