O que o CEO quer que você saiba

O que o CEO quer que você saiba Ram Charan

Resenhas - Afinal, o que realmente funciona?

Breno 22/04/2024

Como voltar para a faculdade
Parece que estou fazendo uma revisão da minha graduação em administração. O livro é bem interessante, didático e com exemplos práticos que dão aquela vontade de continuar lendo.

É claro que apenas este livro não vai te tornar um expert nos assuntos que propõem, mas ele atiça a curiosidade e dá o caminho sobre o que buscar, ao tratar sobre o que é mais relevante no crescimento da empresa e no próprio crescimento profissional.

No mais, vejo o livro como uma ótima fonte de debate em uma aula de tópicos especiais em administração ou similares.

Bianca2221 24/01/2024

CEOs e vendedores ambulantes pensam do mesmo modo
Ram Charam trás nesse livro reflexões importantes sobre o papel que desempenha para seus subordinados um bom CEO, independentemente de ser de grandes corporações ou de pequenas empresas.
Uma leitura rápida mas não tão cativante, mesmo assim significa para todo profissional que deseja evoluir na carreira.

Tali 21/02/2023

CEO
É um livro no qual ele relata as experiências vividas pelo autor nas grandes organizações, fala muito da área de financias empresarial. Algo que me deixou marcado no livro foi a seguinte pergunta?
Se queremos ter uma empresa tipo A, pq os nossos colaboradores são do tipo C?
Invista em pessoas e terão mais resultados.

Lindenberg 31/12/2022

Mais ou menos
O livro traz muitos conceitos que o funcionário deveria sim saber, mas exagera e outros, traz informações que só interessa mesmo ao CEO. Não leria novamente.

Ana Paula 02/10/2022

Trata-se de um resume das percepções do autor e com uma escrita bem elaborada. Entender do cotidiano e linguajar de business ajudam no momento da leitura para não gerar uma confusão no que o autor está apresentando.
Conteúdo interessante para quem quer ter um approach mais estratégico no seu dia a dia.

Caio Hernams 25/11/2021

Não é para quem está começando um negócio.
O livro é bom, abre os horizontes, te passa uma idéia macro de como é um negócio e como se deve pensar sobre uma empresa. Não é para alguém que está começando um negócio agora.

Leonardo.Heffer 09/11/2021

Um bom estudo
O livrontraz um resumo de um trabalho realizado pelo autor para apresentar a uma determinada empresa, que feliz com o resultado pediu a ele que escrevesse um livro para ampliar o impacto.

O livro começa mto bem e chega a ser gostoso e rápido de ler, mas isso só até o terceiro ou quarto capítulo. Depois disso se torna um pouco confuso e até um pouco maçaneta. Não impede que vc saia dele com conhecimento, porém a leitura não é tão tranquila assim.

01/11/2021

Aquele livro que todo mundo deveria ler, sem restrição de idade ou profissão!
Já se perguntou como uma empresa funciona? Talvez você pense que somente as grandes multinacionais possuem um livro secreto que compartilham entre si os maiores e melhores segredos para ter os seus impérios funcionando sem maiores percalços. Ou talvez você, assim como eu, pense que os pequenos empresários nascem com algum tipo de dom especial ou talento para conseguir começar uma empresa do zero que, em alguns anos, estará decolando como referência no mercado em que atua.

Pois bem, O que o CEO quer que você saiba veio para desmistificar isso e, indo um pouco além, se propõe a explicar de uma maneira rápida, fácil e de linguagem bem básica para que qualquer um, qualquer um mesmo, seja capaz de entender. Como estudante de Administração, muitos conceitos que eu já estava vendo em sala de aula foram novamente introduzidos por Ram Charan, mas o que achei mais legal durante a leitura foi a forma simplificada que ele encontrou para explicar essas informações que, na faculdade, vem vestida com aquela linguagem acadêmica por vezes tediosa e confusa.

São 160 páginas que me explicaram e me fizeram entender muito mais sobre o funcionamento de uma empresa do que semestres de aulas! E sabe por quê? Enquanto os professores enfiam livros e mais livros goela abaixo, Charan utiliza de sua vasta experiência e exemplos do nosso cotidiano envolvendo grandes e famosas empresa para explicar seu conteúdo. Resultado: você entende com facilidade e, ainda, fica curioso para saber mais!
Se eu pudesse indicar um livro sobre administração de empresas, empreendedorismo, negócios que satisfizesse desde o leigo iniciante até o mais experiente diretor de empresas, este seria O que o CEO quer que você saiba. Acredite, as páginas voam enquanto você viaja pelas histórias de outras empresas, algumas inclusive que atuam no Brasil e já fazem parte do nosso dia a dia!

Este livro é altamente indicado para qualquer pessoa, esteja ela querendo ou não começar a sua própria empresa, curiosa para saber como o lugar em que ela trabalha funciona ou, simplesmente, está querendo saber as fofocas das engrenagens do mundo corporativo! O único defeito dele é que termina rápido demais! Você consegue ler em poucas horas ou, como eu fiz, um pouquinho toda noite antes de dormir, o aprendizado é garantido, mesmo que você não esteja pensando em se tornar o próximo CEO da Amazon!

site: http://www.onlythestrong-survive.com.br/2021/11/resenha-o-que-o-ceo-quer-que-voce-saiba.html

Carla.Zuqueti 03/06/2021

Objetivo e prático
O que CEOs e vendedores ambulantes compartilham?
A essência do pensamento empresarial.

?Qualquer que seja seu cargo, será necessário compreender como organização ganha dinheiro.?

Em ?O que o CEO quer que você saiba?, Ram Charan resume boa parte das informações que precisamos saber para contribuir com o crescimento da empresa.

Muitos funcionários tem dificuldade de entender o objetivo da empresa e isso acaba os distanciando do propósito e da cultura. Entender melhor seu funcionamento da embasamento para participar de discussões importantes, compartilhar ideias, e melhorar sua visão empresarial, preparando para desafios mais complexos.

Ram Charan é bem objetivo e vai direto ao ponto. Livro bem prático, assim como outras obras do autor.

Saber fazer, saber liderar e ouvir os clientes são os pontos principais do livro.

?Não importa qual seja seu cargo: desenvolva a habilidade de observar clientes.?

E saber liderar envolve não apenas treinar a equipe, mas promover o engajamento, alocar as pessoas certas nas funções certas, sincronizar a organização (empenhar esforços naquilo que é importante) e na comunicação fluida e sem filtros.

?Seja você um CEO, o chefe de um departamento ou, ainda, alguém em início de carreira em busca de ascensão, é preciso ser líder do negócio e de pessoas. Um líder de negócio sabe as coisas que precisa fazer. Um líder de pessoas sabe como garantir a realização delas, ou seja, como canalizar os esforços dos funcionários, sincroniza-los e expandir as capacidades pessoais deles.

Livro muito interessante. Recomendo.

Fernando 07/02/2021

Básico e superficial
Pra quem não sabe nada talvez seja uma introdução, mas mesmo assim não seria uma boa introdução. Para mim serviu como uma forma de relembrar alguns temas.

Eduardo Maldaner 06/12/2020

Ajuda a entender os objetivos principais da organização
RAM conta de uma forma bem simplista os principais pontos que colaboradores de organizações devem dominar e se concentrar para crescerem juntos.
Seja com fins ou não lucrativos, toda organização precisa de lucro e caixa para sobreviver e crescer, nesse ponto os colaboradores são convidados a conhecer os principais indicadores que levam a organização para frente. O que realmente importa.
Trabalhando com princípios de gestão, os colaboradores ajudarão melhor suas empresas a atingirem seus objetivos, e assim crescerem juntos

Leiliane R. Falcão 31/05/2020

Excelente leitura
Este livro é essencial para quem busca ter uma visão generalista sobre como uma empresa funciona. Eu me encantei pela forma simples como o autor explica assuntos complexos, como fluxo de caixa e ROI. É um livro curto, fluido e de simples compreensão. Certamente mudou a forma como eu vejo os negócios agora. Num período de crise como o que estamos vivendo, diria que quem entende e domina os conceitos apresentados nesse livro terá chances de sobreviver. Excelente.

Luiz.Pereira 04/02/2020

Comentários
CEO

- [ ] Caixa do crescimento
- [ ] Clientes - visitar clientes entender o que desejam
- [ ] Geração de Caixa
- [ ] Margem Bruta ( valor total de vendas - custo produto (matéria prima e mão de obra)/receitas totais
- [ ] Retorno sobre capital investido - Roic ( lucro líquido/ Capital Total Investido)
- [ ] Retorno sobre o patrimônio líquido (lucro líquido / ativos totais)
- [ ] Velocidade venda para girar estoque (retorno = margem x velocidade
- [ ] Retorno sobre capital investido (lucro líquido/capital total investido = Retorno sobre o capital investido
- [ ] Crescimento = rentável, orgânico, diferenciado e sustável
- [ ] Caixa do crescimento - Novas necessidades ou necessidades existentes