O Demônio do Meio-dia (Edição de bolso)

O Demônio do Meio-dia (Edição de bolso) Andrew Solomon

Resenhas - O Demônio do Meio-dia

Horrível 03/08/2023

Profundo
A leitura é de muito boa fluidez, trazendo como base, casos reais de pessoas com transtornos que permeiam a depressão também. É a obra mais completa que tive a oportunidade de ler até agora. Recomendo a todos sua leitura, como faço aos mais próximos.

Sonic Judeu 24/07/2023

O demônio do meio-dia
Apos 2 meses lendo, finalmente posso dizer que terminei.
Esse livro é uma experiência extensa, mas única, lhe faz passar por diversas camadas da depressão: desde oque ela causa, seus tratamentos,a história e evolução da depressão, politicas, suicídio, e o ponto mais forte do livro a história de pessoas que sofreram desse mal e como elas lidaram.

História como a da Angel, e dessas pessoas que foram reais me fez ter esperança, que é o tema central do livro.

"A cada dia, às vezes combativamente e às vezes contra a razão do momento, eu escolho ficar vivo. Isso não é uma alegria rara?"

Aprendi muito não só sobre a doença mais sobre o que é ser humano, sobre as nossas emoções, sobre amar o próximo e se deixar ser amado.

"O amor nos mantém vivos quando reconhecemos as dificuldades do mundo. Se desenvolvessemos autoconsciência e não desenvolvessemos também o amor, não tolerarímos por muito tempo os paus e pedras que nos atiram pela vida."

E que por mais que o sofrimento seja grande, não parece ter fim, não podemos perecer, ou deixar de batalhar.

"A depressão está sob a pele, toda a superfície do corpo tem a depressão logo abaixo de si, e não podemos tira-lá fora; mas podemos sim tentar esquecer a depressão mesmo que esteja bem ali."

E acreditar que podemos sim vencer, ser uma boa pessoa, que você merece sim o amor, saber que você não está sozinho.

"Aprendi que não há nada que eu tenha sentido ou pensado aqui não foi sentido e pensado por muitos, muitos outros."

E não se esquecer que mesmo no fundo do poço, sempre a uma luz e se há luz, a alternativa de sair.

"Aprendi a imaginar que estou me sentindo bem mesmo quando estou no fundo do poço ? e essa habilidade duramente aprendida infunde na escuridão demoníaca a luz do meio-dia."

Michele.GaviAo 06/07/2023

Um livro interessante mas bem maçante, retrata a depressão de forma crua, um livro bem técnico mas muito informativo mostrando como a sociedade vê com maus olhos a depressão.

Bia 18/06/2023

Finalmente terminei meu deus!!!!

Enfim, terminei. É um belo compilado sobre a depressão. Fala sobre a história da doença (que vem de mais longe do que imaginamos), as políticas voltadas a ela, os debates sobre medicamentos, a crueldade da depressão em pessoas pobres e vários outros assuntos. Mas assim como em "O homem que não conseguia parar", sobre TOC, o que considero que faz muita diferença é o autor ser também um paciente. Para entender a depressão plenamente é preciso tê-la, e para fazer quem não tem chegar o mais próximo possível de conhecê-la, também. Solomon coloca diversos perfis de pacientes, de leves a casos que a gente não pode imaginar como ainda estão vivos, e tem seu próprio relato para tornar essas histórias verossímeis e gerar empatia, extremamente necessária para lidar com esse universo. Na tentativa de explicar o que é depressão, acho que um esclarecimento simples do livro faz uma enorme diferença: O contrário da depressão não é a felicidade, mas sim a vitalidade.

Gabriella.Anderson 18/06/2023

Depressão
O autor consegue descrever muito bem como é viver com depressão. Com vários momentos em que mostra casos de outras pessoas com depressão, o autor também conta seus momentos mais sombrios diante desses momentos obscuros. Fala sobre estudos e conta como eram os tratamentos de antigamente e como estão atualmente. Mostrando como a evolução, garantiu melhora na qualidade de vida de pessoas deprimidas.

_bbrcam 14/06/2023

Ainda agora não acredito que terminei esse livro
Ele, com certeza, foi um divisor de águas para mim. Essa leitura me impressionou MUITO. Com casos reais e usando seus próprios exemplos, o autor faz um retrato da depressão. Trazendo diversas perspectivas e contextos, esse livro é incrível para compreender mais sobre essa doença e sobre pessoas que sofrem com ela.

INCRÍVEL.

"A medicina não nos reinventará. Jamais escaparemos da própria escolha. O eu de alguém reside em escolher, reside em cada decisão, a cada dia. Eu sou quem escolhe tomar remédio duas vezes por dia. Eu sou quem decide conversar com meu pai. Que escolhe ligar para meu irmão, ter um cachorro, sair da cama (ou não) quando o alarme dispara. E que também às vezes é cruel e às vezes absorto em si mesmo e às vezes negligente. Há uma química por trás de minha ação de escrever este livro, e talvez, se eu conseguisse dominar essa química, fosse possível atrelá-la para escrever outro livro, mas isso seria uma escolha. Pensar me parece uma prova menos convincente de minha existência do que decidir. Nossa qualidade humana não está em nossa química nem nas circunstâncias do mundo, mas em nossa vontade de lidar, com as tecnologias disponíveis, com o tempo em que vivemos, com nossa própria personalidade, com nossa idade e circunstâncias."

(Se você ler, saiba que existem informações MUITO antigas e algumas opiniões que eu não concordo sobre. Mas é um livro antigo, o autor mesmo fala que o que ele fala pode não valer anos depois. SAIBA DISSO ANTES DE LER!!! Pensando na perspectivas dos relatos, é uma leitura muito válida!)

Mel 01/06/2023

O externo determina o interno como o interno cria o externo
Leitura essencial para ter um panorama geral da depressão a partir da perspectiva de pessoas que convivem com ela e de uma extensa pesquisa sobre seu funcionamento, foi muito impactante ler cada um dos relatos e reconhecer tantas características com as quais lido. Doeu muito ver casos tão extremos, mas acredito que seja necessário para esclarecer o quanto a depressão é importante e deve ser tratada com devido cuidado, como o autor mesmo disse

"A doença da mente é uma doença real e pode ter graves impactos no corpo. [...] Se a depressão é severa a ponto de causar cólicas, quer que está realmente fazendo mal e exige tratamento. Se alguém se queixa de problemas respiratórios, ninguém lhe diz: ?Ora, não há nada de errado com você a não ser um enfisema!". Para a pessoa que está sofrendo, doenças psicossomáticas são tão reais quanto as cólicas de alguém com intoxicação alimentar."

Porém existem algumas ressalvas, por ter sido publicado em 2000 algumas informações são errôneas, muitas coisas ja foram atualizadas, por exemplo, a OMS não considera mais a depressão como uma doença e sim como um transtorno. Além disso, o autor sugere a abordagem psicanalítica para o tratamento da mesma (o que não tem fundamento algum).

Não sei se foi feita alguma correção/atualização nas últimas edições, mas em todo caso é importante ter esse olhar crítico durante a leitura. Ademais, o trabalho do autor foi admirável, além da sua coragem de contar a própria experiência ele teve sensibilidade para com os outros que tanto sofrem com a depressão, assim como seriedade e comprometimento com a pesquisa.

Maria.Batagin 22/05/2023

Que livro
Um livro denso de puro conhecimento e de esclarecimentos sobre a depressão.
Li com muita calma para ir marcando e ao mesmo tempo refletindo sobre um assunto tão atual.
Acredito ser uma ? pandemia mundial ? não assumida por várias pessoas.
Vitor Hugo 22/05/2023minha estante
Tem um estudo que fala que até 2030 tera mais casos de depressão doque câncer.
Triste , é um caso que temos que levar muito a sério.

Vitor Hugo 22/05/2023minha estante
Ja leu algum livro do Augusto cury, é um escritor que aborda este tema se uma forma muito interessante .

Cristina 27/04/2023

Sensacional
Após dois ou três meses de uma difícil e pesadíssima leitura, consegui finalmente destrinchar o que eu chamo de "tratado da depressão". Andrew Solomon é sensacional! Como estigmatizar uma doença que afeta um em cada quatro de nós? Não acreditar na depressão ou dizer que ela não existe é uma ignorância e uma hostilidade desconcertante. É uma doença mental sem cura, ela regride e ressurge, e precisamos estar preparados pra quando o demônio do meio dia voltar. Eu sou a minha depressão, não quero me sentir mal quando a vida é boa, mas também não quero a depressão turvando as águas quando a vida é ruim. Obrigada Solomon.

Márcia 22/04/2023

Leitura obrigatória para quem sofre de depressão.
A leitura de ?O demônio do meio-dia? iniciou-se em julho de 2019. Veio a pandemia e ele ficou na casa de Conquista, para a qual não pude voltar desde então. No segundo semestre de 2019, minha saúde metal tinha piorado drasticamente; consequência que acomete pessoas sensíveis que sentem o mundo na pele. Em Conquista, agora, terminei a leitura.

É um dos melhores livros que já li na vida. Em 577 páginas, Andrew Solomon nos faz mergulhar no mundo obscuro da depressão, ainda tão estigmatizado e perigoso ao mesmo tempo. Solomon não apenas relata sua relação com a doença como também promove uma ampla e minuciosa investigação sobre ela, o que torna a obra o mais abrangente estudo sobre a depressão publicado nos últimos tempos.

Que cara inteligente! Que pesquisador! Que pessoa! Que tudo! Queria ser amiga dele.

Não dá pra contar num post, tem que ler. Contardo Calligaris resume um pouco o que quero passar aqui: ?Se tivesse que descer na fossa de uma depressão e levar comigo um livro só, seria o de Solomon. Não sei se me ajudaria a encontrar a cura, mas certamente, graças a ele, eu me sentiria menos sozinho?.

Fiquei chocada ao voltar nas páginas que tinha lido, grifado e anotado nas margens. Encontrei vários ?eus?. Em inúmeros trechos lá estava estampado: ?Eu?. ?Eu?. ?Eu?. ?Eu?...

Livro Vencedor do 2001 National Book Award e finalista do The Pulitzer Prize Board 2002.

LEIAM!

Nic 09/02/2023

?É horrível estar numa mente que se virou contra você?.
Esse livro mudou minha visão sobre a depressão!
De antemão digo que não tenho diagnóstico de depressão, mas sou estudante de psicanálise e esse livro foi indicação da minha analista, quando abordamos o tema depressão e suicídio. Ela me disse que todos da área devíamos ler esse livro. E de fato ela não estava errada. Vou deixar aqui uma entre tantas partes que mexeu comigo:

?O que se pode fazer quando se vê outra pessoa presa na armadilha da própria mente? Não se pode arrancar o deprimido de sua infelicidade apenas com amor (embora se possa às vezes distraí-lo). Pode-se, às vezes, estar com a pessoa no lugar em que ela mora. Não é agradável sentar-se imóvel na escuridão da mente do outro, embora seja quase sempre pior assistir à decadência da mente do lado de fora.
Podemos ficar nos remoendo à distância ou nos aproximar, chegando o mais perto possível. As vezes, a maneira de estar perto é ficar em silêncio ou mesmo distante. Não depende de nós, do lado de fora, decidir; depende de nosso discer-nimento. A depressão é solitária acima de tudo, mas pode provocar o oposto da solidão. Eu amo mais e sou mais amado devido à minha depressão, e posso dizer o mesmo de muita gente que entrevistei para este livro. Muitos me perguntam o que fazer para ajudar amigos e parentes deprimidos, e minha resposta é simples: procure mitigar o isolamento deles. Faça-o através de xícaras de chá ou com longas conversas, sentando-se num aposento próximo e ficando em silêncio ou de qualquer outro modo que se ajuste às circunstâncias, mas faça-o. E faça-o com boa vontade.?

saulocruz 20/12/2022

Densidade narrativa e descritiva sobre a depressão
O volumoso livro de Solomon é a principal referência sobre Depressão na literatura recente. O autor vai alinhavando uma profunda pesquisa sobre o tema em suas vertentes terapêuticas, medicamentosas, políticas, econômicas e sociológicas com relatos diversos tanto de sua experiência pessoal no enfrentamento da doença quanto de testemunhos de tantas outras pessoas entrevistadas no decorrer de sua obra. O ritmo do livro vai variando entre momentos magistrais de sensibilidade acerca da compreensão da depressão e trechos modorrrentos de descrições químicas sobre medicamentos e interações neurológicas. Leitura obrigatória, com ricas referências bibliográficas, tanto para profissionais de saúde mental quanto para curiosos sobre o tema.

site: https://www.doctoralia.com.br/saulo-cruz-rocha

Katia Mel 08/12/2022

Denso e real
Estranho não dar tantas estrelas para um livro tão bom. É bom sim gente, confiem! A minha avaliação minguada se deu apenas por eu esperar outra coisa da leitura. Falta de "comunicação" com a sinopse talvez. Imaginei algo como ficcional ou até mesmo que ajudasse o leitor sintomático. Mas, é uma leitura real, densa, que deve trazer um olhar empático sobre todas as perspectivas apresentadas. Não esperava que existisse de tantas maneiras. Foi algo majestoso e ao mesmo tempo desconfortável. Para quem procura um estudo sobre o tema eu recomendo.

Aline Juliany 09/08/2022

Excelente livro sobre depressão, ansiedade, bipolaridade e etc.
Muito bom tanto para aprender mais sobre o tema quanto para conscientizar os que vivem com pessoas que possuem algum transtorno.
Ler os relatos das pessoas para mim foi fundamental para adquirir mais empatia e saber que não estou sozinha na minha dor.
Recomendadíssimo!