O Demônio do Meio-dia (Edição de bolso)

O Demônio do Meio-dia (Edição de bolso) Andrew Solomon

Resenhas - O Demônio do Meio-dia

Vivs | vivsbookshelf 09/12/2021

Uma anatomia densa sobre a depressão
O livro aborda diversas camadas da depressão, tanto na questão biológica e física. O autor além de coletar relatos de pessoas com a doença, ele também traz estudos, tratamentos, a cronologia, e sua própria experiência com a depressão.

É um livro denso em informações, alguns capítulos chegam a ser cansativos. Mas é uma visão sincera, o autor dispõe sobre seus estudos e conclusões sobre o transtorno. Certamente, fiquei mais envolvida com os depoimentos e reflexões. É uma leitura importante para aqueles que estudam o assunto, principalmente por ser rico em análises técnicas e estudos reais.

Joanblu 11/11/2021

O segredo que compartilhamos.
A depressão não é o mal do século. Na verdade, apenas demos um nome para uma condição tão presente na vida humana que às vezes podemos achar como inerente. Contudo, nessa leitura, Andrew faz um incrível guia sobre esse transtorno que agrava e até transforma o ser. Sincero e elucidativo, o autor reproduz uma transcrição de relatos, ciência e mais importante: a sua própria experiência com sua depressão. Uma leitura difícil, porém muito pertinente para quem quer conhecer melhor o ser humano.

Mirela Ugioni 17/09/2021

Um livro educativo para pessoas que tem familiares e amigos com depressão. Um ABC de todo o processo da patologia e todas as suas singularidades

Marcos Nandi 03/09/2021

Bom!
O livro, aborda de uma forma muito interessante a questão biológica da depressão, por se tratar de uma doença não só química, mas também física. E que existe desde que o mundo é mundo. Inclusive, com o mesmo conceito, contexto e preconceito, desde a idade média. Importante dizer que no renascimento, surge a romantização da depressão, ou seja, o gênio - artista incompreendido e melancólico. O artista que consegue se expressar apenas com a arte e que é incompreendido por todos.

O autor aduz que a ciência não sabe conversar de forma simples. E que diferente de doenças como diabetes e HIV, a depressão ataca o físico e o mental, e não possui um padrão. Matando mais que as doenças citadas acima, além de matar mais que o câncer e as guerras.

Do ponto pessoal do autor, ele diz que desenvolveu a doença estando numa vida confortável e o começo da doença se deu na infância. Até que a mãe adoeceu. E acabou comentendo eutanásia. Essa parte foi emocionante.

Além disso tudo, ele ainda defende o uso de remédios aliados a terapia, fala sobre o eletrochoque, e usos de ervas sem comprovação científica. Gosto também, quando ele fala sobre orientação sexual. Achei bem tocante e me marcou...

E ainda, fala sobre depressão em adolescentes e idosos, como a depressão se confunde com a idade e sobre a questão do vício.. o vício que causa depressão ou o oposto?

Porém, nem tudo são flores hahaha há uma
discussão boba sobre quem tem mais depressão (homens ou mulheres). O autor se torna passivo-agressivo nessa parte. Mas concordo que o sistema biológico feminino é diferente do masculino.

Quanto a edição, me irrita que a nota de rodapé é no fim do livro e não no fim da página.

Isso não é nem 10% do livro. Vale a pena a leitura.

Thais645 28/08/2021

"Cada um de nós é a soma de certas escolhas e curcunstâncias: o eu existe no pequeno espaço onde o mundo e nossas escolhas se encontram".

Pequod.3 27/08/2021

Importante
Se eu tivesse lido este livro alguns anos atrás talvez não fosse alguém tão fidido da cabeça e tivesse buscado ajuda mais cedo. Talvez seja o livro mais importante que eu tenha lido na vida, vai muito além de ser um livro sobre depressão, não consigo expressar em palavras o que ele é ou o que significou para mim, mas é uma obra monumental.

Cada capítulo é um recorte cirúrgico de tudo aquilo que envolve essa doença, e juntamente com os relatos de várias pessoas que sofreram e ainda sofrem por conta dessa doença (inclusive relatos do próprio autor) engrandece ainda mais o livro.

Acredito que O Demônio do Meio-dia seja uma obra fundamental, independentemente de você ter sido diagnosticado com a doença ou não, leia.
sara 27/08/2021minha estante
que emocionante!! fiquei com vontade de ler também ?

Lud 21/08/2021

Gostei bastante. O livro nos dá várias camadas do que é ter depressão, mostra estudos, como tratar, relatos de diferentes pessoas que vivem com a doença e etc. Eu achei muito interessante, é uma maneira de entender mais a fundo essa doença e perceber que é ainda mais complexo do que a gente imagina (quem não tem a doença). Mas assim, é um livro super denso, além de longo, então é uma leitura lenta mesmo, não temo como. Tem passagens que eu achei que fluíram bastante, e eu fiquei super envolvida nos depoimentos e tal, mas tem várias partes bem técnicas que são cansativas de ler. Então é uma leitura lenta, mas bem completa pra quem tem curiosidade sobre o assunto.

Agnaldo 01/08/2021

Não deixe a dor te matar por dentro
Faz tempo que me sinto indecifrável, sinto altos e baixos na vida, sinto falta de propósito e me sinto como se o mundo tivesse perdido o significado. E foi por causa de todas essas coisas que venho segurando e aguentando, resolvi buscar respostas na onde mais me identifico e assim consegui encontrar esse livro maravilhoso, que abriu minha mente e me fez explorar e identificar meus sentimentos. A depressão é algo muito sério e as vezes o ambiente onde vivemos não nós proporciona meio necessário de buscar ajuda, por isso acho extremamente necessário mais programas de incentivos para ajudar todas as pessoas que estão com a saúde mental a beira do colapso.

leonardo.capis 24/06/2021

Deve haver um sem-número de livros que se ocupam da depressão, e esses livros devem, provavelmente, sempre figurar em outro número infinito de listas que se ocupam desse tema; é exatamente o caso da obra de Andrew Solomon, "O demônio do meio-dia", que ocupa sempre os primeiros lugares dessas listas, senão o primeiro. E isso porque seu livro é conhecido como o atlas da depressão, vista a imensa abrangência que este possui dentro das ramificações deste assunto.

Partindo de sua experiência pessoal, o autor nos faz mergulhar naquilo que é tão difícil expressar com as palavras: a sensação da depressão, seus sinais de aproximação e sua instalação. Recordando os próprios colapsos, Andrew nos conta como lidou com eles, detalha os tratamentos pelos quais passou, os medicamentos que tomou e seus efeitos. É chocante ver o quão devastadora pode ser a depressão; a escrita de Solomon é detalhista e me fez chegar perto (até demais) dos seus sofrimentos – a empatia surge automaticamente.

A pesquisa aliada à entrevistas com inúmeras pessoas que também sofrem ou sofreram com a depressão me levaram, por vários capítulos do livro, aos momentos mais comoventes e marcantes para mim. A dedicação que Solomon colocou neste trabalho é realmente admirável: ir tão fundo num problema que o afetou tão profundamente deve ter exigido muita coragem.

A redoma sob a qual fiquei durante a leitura do livro era um misto de sensações. Muitas coisas ainda me pareceram muito complexas e no escuro (apesar dos avanços científicos) e os relatos dos entrevistados e do próprio Andrew me deixaram um pouco com a sensação de que não tenho muito do que reclamar. Por outro lado, o apuro e diversidade das informações e reflexões acerca de questões polêmicas me deram a certeza de estar lendo o trabalho de alguém muito inteligente, o que é sempre agradável.

O livro é extenso, o assunto exige que o seja, então pode ser cansativo para a maioria de nós, mas é uma obra extremamente importante, até mesmo para pessoas que nunca enfrentaram essa doença. O fato de não a enfrentarmos nós mesmos não quer dizer que vamos passar incólumes à ela, pois nossos amigos ou nossos parentes mais próximos podem, um dia, sofrer dela. Solomon, como autor e também paciente, nos fornece um riquíssimo material para que a depressão tenha para nós uma forma, senão completamente definida, ao menos menos distorcida do que ela geralmente é, o que dificulta o entendimento sobre a doença e os que são acometidos por ela. É um livro que ainda pretendo consultar infinitas vezes.

site: https://trincheirasdoocio.wordpress.com/2021/01/20/o-demonio-do-meio-dia/

Rebeca.Laila 28/04/2021

Não sei nem o que dizer.
Livro simplesmente perfeito!
Super informativo e representativo. Me senti muito acolhida ao lê-lo.

Confesso que no meio do caminho bateu um desespero, uma vontade de desistir? me fez relembrar de várias dores passadas e presentes (pode ser um gatilho fortíssimo se você está em colapso). Porém, o livro traz esperança de dias melhores ao relatar várias histórias que pareciam impossíveis e que, mesmo assim, deram certo.

Logo, não teria outra nota possível para dar a um livro que mexeu tanto comigo a não ser as 5 estrelas.

Thiago 25/03/2021

É um relato pessoal e bem comovente da batalha do autor contra a depressão.

Além de contar sua própria história, o livro é uma investigação bem ampla e profunda sobre a depressão. Ele entrevista outras pessoas que tiveram ou têm depressão, conversa com médicos, aborda os aspectos biológicos, sociais, históricos, culturais, o funcionamento dos remédios, etc. É realmente uma anatomia da depressão.

Conquanto discorde de certos posicionamentos, a obra é excelente. Os relatos são especialmente impressionantes. É daqueles livros pontiagudos.

alemesquitaneto 20/02/2021

Livro difícil, porém necessário. Demorei bastante para terminar a leitura, porque apresenta passagens muito pesadas, entrevistas de pessoas que sofreram muito por causa da depressão ou antes dela. Ainda assim, uma leitura indispensável.