O Demônio do Meio-dia

O Demônio do Meio-dia Andrew Solomon

Resenhas - O Demônio do Meio-dia

Sabrina758 06/08/2022

Em O demônio do meio-dia, Andrew Solomon vai dissecar a depressão e suas particularidades, desde uma visão pessoal quanto um excelente trabalho de pesquisa, historiografia e entrevistas realizadas ao longo dos 10 anos de escrita. É um livro denso e intenso, não por ter uma escrita acadêmica, mas por sua temática e quantidade expressiva de informações, tocando em vários pontos sensíveis.

Da experiência pessoal, tanto do autor quanto dos entrevistados, vai ser debatido as diversas teorias e estudos sobre a(s) causa(s) da depressão, de que forma ela afeta as pessoas e a sociedade em si, políticas públicas, tratamentos, história e cultura. Para além de uma experiência riquíssima, e não só pra quem é da área, observamos um cuidado e, também, uma crueza e sensibilidade incomparáveis ao contar essas histórias e experiências, nos permitindo entender o que se passa na cabeça dessas pessoas, compreendendo de uma maneira mais íntima como é estar depressivo e de que forma podemos contribuir e provocar mudanças, afinal é uma questão de saúde pública. Mas, de verdade, nada poderia me preparar para o que eu senti ao ler os relatos e sentimentos dessas pessoas, suas percepções sobre a vida e o diagnóstico. Foi duro e bonito ao mesmo tempo.

Apesar de ter algumas questões com algumas falas e debates (por exemplo, sobre a eletroconvulsoterapia e a psiquiatria evolucionista) entendo que o objetivo não era dizer o que é melhor, mais eficaz e correto, mas apresentar possibilidades e pontuações positivas e negativas sobre quase tudo que foi tratado no livro. Não há nada conclusivo, pelo contrário, Solomon nos convoca o tempo todo a questionar e refletir. Sem sombra de dúvidas, uma das obras mais completas sobre a depressão, mantendo seu posto mesmo após 21 anos de sua primeira publicação.
Jackeline 08/08/2022minha estante
carai carinho, que resenha viu!!! te amo, você está de parabéns

Sabrina758 08/08/2022minha estante

Julia 19/06/2022

??pode conter gatilhos??
Este livro é perfeito pra quem se interessa em saber mais sobre o cérebro humano principalmente por como uma pessoa que tenha transtornos se sente. Ele não foi escrito por um especialista e sim por alguém que sofria desses transtornos, o que faz a experiência da leitura ser muito mais real por ele trazer o que houve com ele como exemplo.

lendocombeatrizz 28/05/2022

?O oposto da depressão é a vida.?
Foi uma longa caminhada, tão densa, dolorosa?A cada relato que lia, incluindo o do próprio Andrew Solomon, sentia uma estaca sendo enfiada no meu peito.

Foram capítulos esclarecedores, pude desconstruir todo e qualquer resquício de estigma que havia em mim. De longe, o mais forte foi o sétimo (Suicídio). ?Eu diria que o suicídio nem sempre é uma tragédia para a pessoa que morre, mas sempre chega cedo e rápido demais para os que ficam?.

Não é uma leitura fácil, é repleta de gatilhos. Então, aos que são sensível a esse tipo de conteúdo, recomendo que não leiam. Aos que gostam e querem entender mais, cuidado: dói até o canto mais profundo e escondido da alma.

Aprendi que a depressão é uma jornada individual, mas nem por isso deve ser solitária. Há pessoas doentes em todo canto, do seu pai até um mero conhecido. Lute por eles, mesmo quando eles não quiserem; não precisa falar, apenas fique ao seu lado no silêncio mais cômodo.

Vander.Tales 07/05/2022

Basicamente uma síntese sobre o tema
Se você procura dados, no final tem todos, as histórias escolhidas a dedo são impactantes, realmente saí com outro olhar para o tema

Camila 23/04/2022

É um livro, mas poderia ser um abraço
Denso e extremamente íntimo. Um livro como poucos, escrito sob a ótica dos pacientes mas pincelado com muitas informações técnicas e científicas. Poderia ser um abraço porque é muito reconfortante para quem luta contra doenças mentais se sentir plenamente compreendido.

"Aprendi que não há nada que eu tenha sentido ou pensado que não foi sentido e pensado por muitos, muitos outros. O infortúnio realmente adora companhia, como se vê. Descobrir a banalidade da própria dor pode ser um grande conforto". Esse é o meu sentimento ao encerrar a leitura, nas palavras do próprio autor.

Vale cada segundo de vida gasto para lê-lo.

Flá 15/04/2022

Enriquecedor
O autor Andrew Solomon aborda o tema da depressão contando a história de pessoas que passam por essa experiência ? inclusive ele próprio ? além de dados científicos e estatísticos.
Os anos de pesquisa e os muitos colaboradores tornam o livro rico e interessante. A forma como Solomon discorre deixa a leitura fluida e agradável (embora o conteúdo cause um nó na garganta em certos pontos ? se você for uma pessoa sensível: alerta de lencinho!).
Gostei muito da forma como o autor dividiu os capítulos. Torna a obra organizada, o que facilita a compreensão da doença em diversos âmbitos como história, tratamentos, classe social, política, gênero, faixa etária...
No capítulo 8 ?História?, por exemplo, o autor explica porque escolheu ?O Demônio do Meio-Dia? como título.
Leitura enriquecedora.
Douglas Finger 27/06/2022minha estante
Uauu nunca consegui ler inteiro!

Mirella 11/03/2022

Comecei a ler por recomendação da minha professora de Fisiologia, é interessante ter uma visão pessoal ao mesmo tempo que estudo a fisiologia desse sistema, me deixa mais próximo do assunto.
Leitura obrigatória pra quem tem interesse sobre o assunto, me peguei muitas vezes super incomodada pq me vi em diversas situações, leitura fluída mas não leve, tem que ter cuidado com possíveis gatilhos.

Danyllo 09/03/2022

Leitura obrigatória para entendimento profundo do assunto
O olhar jornalístico e a sensibilidade aguçada do autor resultou nesse tratado da depressão, uma leitura obrigatória para quem quer ter um entendimento profundo e embasado a respeito do tema. Apesar de um pouco antigo, permanece muito atual, infelizmente.

Euller 07/03/2022

Esclarecedor
????
"A depressão é a imperfeição no amor. Para poder amar, temos que ser capazes de nos desesperarmos ante as perdas, e a depressão é o mecanismo desse desespero. Quando ela chega, destrói o indivíduo e finalmente ofusca sua capacidade de dar ou receber a afeição Ela é a solidão dentro de nós que se torna manifesta e destrói não apenas a conexão com outros, mas também a capacidade de estar em paz consigo mesmo. Embora não previna contra depressão, o amor é o que tranquiliza a mente e a protege de si mesma"
O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão, de Andrew Solomon, não só batiza, como faz a autópsia de um dos males mais cruéis e, ainda hoje, incompreendidos, embora a notificação de casos venha aumentando no rastro da busca cada vez maior por esclarecimento sobre os transtornos depressivos.
Por que eu gostei tanto do livro? Porque tenho depressão e nunca tinha lido um livro tão completo assim. Muitas obras se focam muito em um só ponto ou você percebe que o autor está só enchendo linguiça, todavia, Andrew Solomon levou cinco anos para escrever o livro, e durante esse período teve que lidar com suas próprias crises depressivas e limitações que a doença mental provocou nele. Só de o escritor ter terminado o livro foi uma vitória e é, sem dúvidas, uma demonstração de que com paciência, esperança, apoio e tratamento é possível manter a depressão sob controle ? ou o mais perto disso ?, sem perder tanta qualidade de vida.
O livro superou e muito minhas expectativas. O meu interesse foi muito pessoal, eu peguei para ler para realmente entender o que acontece comigo em certos momentos, tentar entender isso acho super importante. O livro abriu muito minha mente com relação a cura, a formas de conviver com esse mal. Cada ser humano é um indivíduo único, se conhecer é a melhor forma de combater esse ou qualquer tipo de mal.

Hel 06/03/2022

eu gosto de fazer resenhas que mais parecem uma piadinha sem graça, mas com esse livro não dá. e fico sem outras palavras.

merillyn.andrade 04/03/2022

Um alento
Um livro que trás um extenso conhecimento sobre a depressão, aborda os vários aspectos que rondam a doença: gênero, classe social, os diversos tratamentos. E ao mesmo tempo é muito sensível, em muitos momentos me senti compreendida, como quando alguém consegue colocar sentimentos em palavras.

OgaiT 30/01/2022

Um estudo introdutório às doenças mentais
Um livro tão honesto e profundo, sobre uma doença que ainda é bastante estigmatizada e sobre a qual ainda sabemos muito pouco, só poderia ser escrito por quem convive com ela.
Confesso que fiquei bastante envolvido pelo livro devido a minha própria experiência com a depressão e a ansiedade, além de ter diversos amigos e familiares que sofrem com doenças mentais.
Mas, voltando ao livro propriamente dito, temos um verdadeiro estudo introdutório às doenças mentais. Andrew Solomon debate questões importantes para a prevenção e o tratamento da depressão, tais como: as políticas de acesso à psicoterapia e aos medicamentos psicotrópicos por populações mais carentes; os diversos tratamentos, acerca dos quais, apresenta tanto o relato de suas experiência pessoais, quanto a experimentação de outras pessoas que têm depressão.
Outro aspecto relevante que o Andrew apresenta em seu livro é a história da depressão. Nesse capítulo podemos entender como a religião, principalmente, contribuiu e ainda contribui para a demonização e o preconceito em torno das doenças mentais.
Por fim, o autor escreve um epílogo no qual evidencia estudos mais atualizados em relação aos tratamentos, pesquisas, diagnósticos e à sua vida, após quase 20 anos da primeira edição desse livro.

Tiago 21/01/2022

História da depressão
Um livro/biografia escrito por jornalista, que retrata as diversas faces da depressão. Além do ponto de vista pessoal, o autor busca explicar e dissecar a depressão pelas lentes de inúmeras áreas de estudo, como a psicologia, a medicina e até filosofia. Leitura pesada, mas bela.

Paulinha 21/01/2022

Profundo
Mais um livro que dá para interpretar de duas maneiras: 1, leitura muito boa, triste e pesada mas necessária, todo mundo deveria ler e tentar entender o que pessoas com doença mental passam. Indico para todos.
2, tem muito preconceito e machismo no livro, o que torna a leitura difícil e revoltante.

conttdiniz 01/01/2022

Completude
Este livro fornece pontos de vista sobre a depressão, fazendo com o leitor perceba o engessamento do termo "depressão".

Realmente não é um livro fácil, foi necessário tempo e muito psicológico pra se permitir ler um livro que retrata um tema tão ignorado pela sociedade.

Ter lido este livro fez com que eu pudesse me abrir pra uma possibilidade muito mais humanizada de observar o outro, entendendo que mesmo que existam vários sujeitos que carregam consigo este conjunto de sintomas, a experiência de cada um é individual.

Espero que minha resenha te ajude a se apaixonar pelo livro ?