O demônio do meio-dia

O demônio do meio-dia Andrew Solomon

Resenhas - O Demônio do Meio-dia

BIU VII 28/11/2011

Depressão
O autor escreve de maneira clara o que queremos explicar as outras pessoas o que está ocorrendo conosco, que sofremos com este mal, e não conseguimos pois as aparências enganam. Ninguém entende, em sã consciência, como para nós em certos dias é tão difícil ir numa padaria se fazemos isto quase todos os dias até que em um dia qualquer sem sabermos porque alguma coisa trava e é só começo de uma nova crise que só quem já passou por uma sabe. Eu não sei se é pior a crise ou os julgamentos que as pessoas fazem de nós.
Na verdade eu queria dar este livro de presente a todas pessoas que convivem comigo, por que é doloroso ser julgado por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer quando o que acontece está fora do nosso alcance e acima das nossas possibilidades.
Tainá.J 09/02/2013minha estante
Verdade. Quando comecei a ler percebi que era tudo o que queria explicar para as pessoas e não conseguia. Percebi que a solidão de não ter ninguém que entenda essa doença consegue ser ainda pior que ela.

Tainá.J 09/02/2013minha estante

Arthur1140 07/11/2023minha estante
Eu já li ele algumas vezes, eu ameiiii esse livro, chegou em determinado ponto em que eu conseguia sentir oque o autor escreveu eu consegui sentir os seus sentimentos

Flá 15/04/2022

Enriquecedor
O autor Andrew Solomon aborda o tema da depressão contando a história de pessoas que passam por essa experiência ? inclusive ele próprio ? além de dados científicos e estatísticos.
Os anos de pesquisa e os muitos colaboradores tornam o livro rico e interessante. A forma como Solomon discorre deixa a leitura fluida e agradável (embora o conteúdo cause um nó na garganta em certos pontos ? se você for uma pessoa sensível: alerta de lencinho!).
Gostei muito da forma como o autor dividiu os capítulos. Torna a obra organizada, o que facilita a compreensão da doença em diversos âmbitos como história, tratamentos, classe social, política, gênero, faixa etária...
No capítulo 8 ?História?, por exemplo, o autor explica porque escolheu ?O Demônio do Meio-Dia? como título.
Leitura enriquecedora.
Douglas Finger 27/06/2022minha estante
Uauu nunca consegui ler inteiro!

Agnaldo 01/08/2021

Não deixe a dor te matar por dentro
Faz tempo que me sinto indecifrável, sinto altos e baixos na vida, sinto falta de propósito e me sinto como se o mundo tivesse perdido o significado. E foi por causa de todas essas coisas que venho segurando e aguentando, resolvi buscar respostas na onde mais me identifico e assim consegui encontrar esse livro maravilhoso, que abriu minha mente e me fez explorar e identificar meus sentimentos. A depressão é algo muito sério e as vezes o ambiente onde vivemos não nós proporciona meio necessário de buscar ajuda, por isso acho extremamente necessário mais programas de incentivos para ajudar todas as pessoas que estão com a saúde mental a beira do colapso.

Paty 10/04/2015

Não, não tem mensagens positivas de livros de autoajuda, mas um relato honesto e profundo do que se passa na cabeça e no mundo de alguém que sofre de depressão. Certamente não existe livro mais completo que esse sobre o assunto.

Sandro 14/01/2009

Uma leitura profunda e dolorida!
Quando li este livro, estava numa das minhas piores crises de depressão. Mais tarde, descobri que tinha Transtorno-Bipolar Tipo II, graças a um médico psiquiatra com ampla experiência ambulatorial. O livro é o que o subtítulo revela: uma anatomia histórica e conceitual da depressão, mostrando aos tais "pensadores" da atualidade, que depressão não é uma invenção da modernidade e acompanha a humanidade há séculos e séculos. Os relatos são claros, o texto é conduzido de forma direta e creio que é uma excelente obra para aqueles que vivem a depressão, ou na própria pele, ou na de familiares e pessoas que amam.

Sabrina758 06/08/2022

Em O demônio do meio-dia, Andrew Solomon vai dissecar a depressão e suas particularidades, desde uma visão pessoal quanto um excelente trabalho de pesquisa, historiografia e entrevistas realizadas ao longo dos 10 anos de escrita. É um livro denso e intenso, não por ter uma escrita acadêmica, mas por sua temática e quantidade expressiva de informações, tocando em vários pontos sensíveis.

Da experiência pessoal, tanto do autor quanto dos entrevistados, vai ser debatido as diversas teorias e estudos sobre a(s) causa(s) da depressão, de que forma ela afeta as pessoas e a sociedade em si, políticas públicas, tratamentos, história e cultura. Para além de uma experiência riquíssima, e não só pra quem é da área, observamos um cuidado e, também, uma crueza e sensibilidade incomparáveis ao contar essas histórias e experiências, nos permitindo entender o que se passa na cabeça dessas pessoas, compreendendo de uma maneira mais íntima como é estar depressivo e de que forma podemos contribuir e provocar mudanças, afinal é uma questão de saúde pública. Mas, de verdade, nada poderia me preparar para o que eu senti ao ler os relatos e sentimentos dessas pessoas, suas percepções sobre a vida e o diagnóstico. Foi duro e bonito ao mesmo tempo.

Apesar de ter algumas questões com algumas falas e debates (por exemplo, sobre a eletroconvulsoterapia e a psiquiatria evolucionista) entendo que o objetivo não era dizer o que é melhor, mais eficaz e correto, mas apresentar possibilidades e pontuações positivas e negativas sobre quase tudo que foi tratado no livro. Não há nada conclusivo, pelo contrário, Solomon nos convoca o tempo todo a questionar e refletir. Sem sombra de dúvidas, uma das obras mais completas sobre a depressão, mantendo seu posto mesmo após 21 anos de sua primeira publicação.
Jackeline 08/08/2022minha estante
carai carinho, que resenha viu!!! te amo, você está de parabéns

Sabrina758 08/08/2022minha estante

Eduarda 11/02/2016

Catarse para depressivos
O demônio do meio-dia, foi escrito por Andrew Solomon, que conta seu histórico de depressão e como viveu com a doença por quase toda a sua vida. Nunca escondi que sofro de depressão, o que me tornou bem mais sensível à história dele e tornou a leitura bem mais complicada, pois a identificação é imensa e parecia que eu lia meus próprios pensamentos. Pra uma doença tão marcada pelo estigma e tão difícil de ser entendida pelos que sofrem dela, o livro foi como um presente. Não é do tipo auto-ajuda, nem do tipo romance biográfico. O autor usa uma linguagem bem acessível nas suas observações e depois de dar uma breve ilustração de como a depressão é vista pelo próprio depressivo, fala das crises e colapsos que sofreu, dos tratamentos e ainda fala sobre as implicações históricas, sociais e biológicas, expondo aqui e ali alguns trechos de literatura de Virginia Woolf, Emily Dickinson e Charles Baudelaire, mostrando que nossos tormentos são, na verdade, universais. Não vou me demorar nos detalhes nem descrever os dias longos em que não conseguimos levantar da cama, a solidão e a falta de significado que a doença nos impõe. Pensei muitas vezes antes de expor dessa forma, mas acredito que o grande problema das doenças psicológicas é que não falamos o suficiente sobre elas, e por esse motivo, nossos amigos e familiares, que tentam nos ajudar, não sabem muito bem como lidar conosco, amiguinhos do Prozac, pela empatia, por assim dizer, por não entender o que acontece dentro de nós. Apesar de não ser bem uma leitura recreativa, acredito que seja bastante esclarecedora, afinal, todo mundo conhece um alguém que sofre ou já sofreu de depressão
Modesto 17/03/2017minha estante
Estupenda resenha! Nada mais, na falta de nada menos, a acrescer. Li-o e reli-o com a sombra pairando e o fantasma da depressão sobejamente avultando-se..

Dom Quixote 18/09/2017minha estante
undefined

Luan 04/01/2024

"Cada depressão tem sua própria história"
Um livro do início do século, num momento de proliferação e aprofundamento de vários estudos acerca cérebro e de inovações na indústria farmacêutica sobre as problemáticas desse órgão. Assim, estar situado por entre esse contexto é eventualmente o maior mérito do livro de Solomon. Por isso, através dos capítulos, o autor descreve a questão química, genética, anatômica, por trás do transtorno depressivo. Contudo, as descrições ligadas a estes aspectos são, para mim (não faço parte dessa seara de estudos), o grande ponto negativo. Senti a falta de uma discussão a respeito da questão psicológica mais aprofundada, do conflito humano interior, do trato das perdas e lutos num transtorno depressivo. A obra, por vezes soa cansativa e funciona como uma ode aos remédios antidepressivos. Porém, essa é uma visão bem particular, o livro tem vários pontos positivos e trata de maneira bem respeitosa a depressão por meio de uma pesquisa acurada sobre a depressão.

Ehkew 24/11/2023

É um baita de um livro que narra muito bem o que pessoas com depressão enfrentam. É sensível e fala tudo o que todas palavras do mundo muita vezes não torna possível expressar. É consistente, realista e emocionante. Tem seus pontos positivos e alguns negativos, mas no geral a obra é muito boa.

Laura 17/04/2020

Não leia se não estiver preparado.
A primeira vez que iniciei a leitura foi no ano de 2016. Na época eu sofria com Síndrome de Pânico e um quê de Depressão. Não aguentei. A leitura era muito forte e acabou sendo um gatilho para mim. Recomecei a leitura em 2019, após estar saudável. Colegas leitores, Solomon escreveu uma verdadeira obra de arte! Que livro! Forte, emocionante, duro. Não se assuste se você se perceber chorando junto às histórias contadas. Definitivamente uma referência!
Leticia Oliveira 17/04/2020minha estante
Menina, me deixou curiosa, adicionei aos meus desejados

Laura 17/04/2020minha estante
É uma obra INCRÍVEL! Tem um capítulo de Farmacologia que pode ser bem chatinha. Na segunda vez que li ficou mais fácil entender porque tinha já pago cadeira na universidade, mas fora isso, a leitura é fluida

Bru 15/06/2020

Uma ajuda na caminhada
Fazia um bom tempo que estava querendo ler este livro, e achei esse que momento seria o momento exato.
Estou há 10 dias fazendo tratamento para depressão profunda, síndrome do pânico e ansiedade social, já é a minha quarta tentativa, mas sinto que agora vai, pois perdi o medo dos remédios e o medo de tentar. Esse livro conta a experiência do autor com suas crises, com seus processos, com as adaptações ao remédio, e traz relatos de outras pessoas também.
Para mim foi uma excelente leitura principalmente por perceber que não estou sozinha, que mesmo meus amigos, meu familiares próximos, terem se distanciado, e olharem isso como uma frescura, vi que muitas pessoas passam ou também passaram por isso, e de certo modo me deu forças para continuar, mesmo com os remédios e seus terríveis efeitos colaterais, mesmo tentando fazer o melhor para não ver minha mãe, minha única companhia, preocupada com meus dias.
Aliás, é um bom livro para que está passando por essa situação, ou também para quem quer entender um pouco mais sobre a depressão e tudo o que ela causa.
Bru 15/06/2020minha estante
Perdoem os erros. Como dias, faz alguns dias que comecei a tomar o remédio, estou tendo dificuldades para falar, escrever e raciocinar. Acredito que seja a pior parte, junto a a fraqueza, dores de cabeça e tonturas

Ana 15/06/2020minha estante
Muito bom saber sua experiência com o livro. Fiquei com vontade de ler desde que vi uma booktuber que acompanho falando sobre ele. E espero que o tratamento faça você se sentir melhor! Fique bem :)

Bru 15/06/2020minha estante
Obrigada, Ana!
É um ótimo livro, direto e bem explicativo. Espero que dê certo para vc lê-lo :)

Juliana.Moreira 28/07/2020

Excelente
Indico para todos que sofrem ou convivem com alguém com depressão ou alguma doença mental, psiquiátrica. Uma nova forma realista e original de encarar a doença.

Luana 31/07/2012

A depressão é encarada por muitos como um mal moderno e para maioria é algo confuso do qual não se sabe quase nada. Muito se fala, pouco se sabe. E é dessa falta de informação que nasce o estigma dos que sofrem com a doença, o preconceito e o abuso dos remédios. Por isso o trabalho de Solomon em "O demônio do meio-dia" é tão importante, porque através deste livro ele tenta esclarecer todas as dúvidas sobre a depressão. A obra é uma das mais completas que o público geral pode encontrar, traz todos os aspectos sobre o problema, o pessoal, o científico, o social e o filosófico.

Talvez uma das coisas que dificultam o entendimento da depressão é que ela não segue um padrão específico e restrito, ela se manifesta de diferentes maneiras, mas em todas o sofrimento é o ponto latente. O livro traz depoimentos diversos, incluindo o do próprio autor, para mostrar as diferentes manifestações da doença. Solomon também fala sobre os tratamentos disponíveis, incluindo técnicas alternativas e a influencia dos mais diversos aspectos como religião e alimentação entre outros. A relação conturbada da depressão com o vício em drogas é outro fator discutido, assim como o suicídio, que rende um capítulo polêmico do livro.

Solomon destrói brilhantemente alguns mitos sobre a doença mostrando que ela está presente na história da humanidade desde a antiguidade e vem nos acompanhando até hoje sem distinção étnica, geográfica, de gênero, cultural ou social. Ele ainda nos leva ao debate político entorno da prevenção e do tratamento principalmente nos sistemas públicos de saúde.

Porém, o mais importante da obra é conseguir expressar tudo aquilo que aqueles que sofrem com a depressão gostariam de falar e não conseguem. E ainda mais por trazer uma enorme esperança de compreensão e vitalidade. Como o autor explica: "o oposto da depressão não é a felicidade, mas vitalidade".

"O Demônio do Meio-dia - Uma Anatomia da Depressão" já está está entre meus preferidos, é completo, bem estruturado, tem uma linguagem clara e uma delicadeza enorme com um assunto tão "pesado". Todos deveriam ler esta obra, não só os depressivos ou aqueles que convivem com eles, todos.