Uma senhora toma chá

Uma senhora toma chá David Salsburg




Resenhas - Uma Senhora Toma Chá


13 encontrados | exibindo 1 a 13


Poliany 03/09/2020

Uma delícia de chá
Aos amantes leigos e aos que têm uma boa noção, com certeza esse livro pode ser indicado a ambos.
O livro não traz uma construção cronológica das descobertas e acho que eu gostei disso. Para mim foi uma ótima literatura e por não ter focado demais em modelos matemáticos o pensamento seguiu uma rota mais ritmada.
Se eu pudesse daria para muitos dos meus amigos, como não posso, faço questão de indicá-lo.
Eu simplesmente amei a leitura e quero reler.
comentários(0)comente



Emanuel 17/08/2020

Uma ótima porta de entrada para estatística
Para este meu caminho inicial na área de estatística este livro foi muito bom. Pelo que foi falado no epílogo esse livro não engloba tanta coisa da área, mas, me pareceu bastante coisa para quem tá começando que é o meu caso.

É muito interessante as histórias por trás dos avanços nessas área bem como a própria biografia dos seus pesquisadores.

Gostei também da discussão sobre os problemas de usar a estatística para a construção do conhecimento científico. Também é importante para leigos entenderem como ocorre essa construção.
comentários(0)comente



Antonio Menegassio 20/06/2020

Um gigante sobre pés de barro.
O livro faz um painel brilhante sobre como a estatística influenciou praticamente todos os ramos da ciência. Descreve importante nomes da revolução estatística e o contexto histórico de cada uma de suas contribuições.

O mais interesante é abordagem de inconsistências e lacunas substanciais de artifícios estatísticos quando aplicados ao mundo real (e distantes do contexto onde foram concebidos).

O que é a probabilidade no mundo real? Qual a utilidade das abstrações probabilísticas para um cérebro incapaz de concebê-las (vide Kahneman)? O quanto podemos basear nossas ações em testes de hipótese e significância?

São algumas indagações filosóficas para as mentes que iram continuar essa revolução (ou propor uma nova).
Leitura e . 20/06/2020minha estante
Oii... Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto


Antonio Menegassio 20/06/2020minha estante
Meu velho, não tenho instagram haha! Mas vou divulgar para meus amigos do skoob! Abraço




déborah 16/06/2020

Um livro pra saber mais sobre história das ciências
Em 2017, quando lecionei bioestatística em um curso de Ciências Biológicas da UECE, queria inserir um pouco de história das ciências na disciplina, de modo a torná-la menos mecânica! Encontrei a indicação deste livro em uma ementa de uma disciplina de outra universidade. ?
?
Neste livro, David Salsburg passeia pela história da Estatística, discutindo questões sobre a invenção dos métodos e teorias, relata as controvérsias e brigas entre estatísticos, e o contexto político e social que estes cientistas viviam!?
?
O livro inicia com uma anedota sobre os fundamentos matemáticos do método experimental. Reza a lenda que, em uma tarde ensolarada em Cambridge, uma senhora afirmou que o gosto do chá seria completamente diferente se o leite fosse acrescentado à xícara antes ou depois do chá. O professor Fisher teria proposto um experimento em que a senhora deveria tomar aleatoriamente xícaras de chá com leite, acrescentado antes ou depois. Dessa forma, afirmava ser possível testar se a senhora distinguia o gosto do chá por sorte ou por conhecimento de causa. ?
?
A partir dessa história inicial, o autor relata as controvérsias entre Pearson e Fisher e a história de outros estatísticos importantes, tais como: William Gosset (1876-1937), que inventou o teste t de Student enquanto trabalhava na cervejaria Guiness; de Jerzy Neyman (1894-1981), que desenvolveu a matemática que explica os testes de hipótese; ou de Andrey Kolmogorov (1903-1987), o gênio matemático que desenvolveu a teoria da probabilidade.?
?
O livro é uma leitura interessante para qualquer pessoa que queira conhecer um pouco mais sobre a História das Ciências. Ele também pode ser uma leitura adicional nos cursos de bioestatística para ajudar a entender como o método científico funciona! ?
comentários(0)comente



Mari 12/06/2019

Uma boa fofoca científica
O livro traz um histórico de importantes nomes na consolidação da estatística. Traz alguns fatos desconhecidos dos bastidores, o que acaba sendo bem estimulante. Mas peca por não ser tão didático na explicação de teorias, métodos e/ou conceitos. E por isso em alguns momentos pode ser uma leitura densa. De toda forma, é um bom livro e recomendo para aqueles que se interessam por estatística.
comentários(0)comente



Mari 12/06/2019

Uma boa fofoca científica
O livro traz um histórico de importantes nomes na consolidação da estatística. Traz alguns fatos desconhecidos dos bastidores, o que acaba sendo bem estimulante. Mas peca por não ser tão didático na explicação de teorias, métodos e/ou conceitos. E por isso em alguns momentos pode ser uma leitura densa. De toda forma, é um bom livro e recomendo para aqueles que se interessam por estatística.
comentários(0)comente



Jefferson 01/01/2017

Para os amantes da matemática e da estatística
Uma fascinante viagem ao tempo pela história da estatística, que revolucionou o pensamento científico, com repercussões para várias áreas como: economia, engenharia, medicina, biologia, farmácia, entre outras.
comentários(0)comente



Felipe 16/06/2015

Modinha... péssimo.
comentários(0)comente



Flavio Barros 19/05/2015

OBRIGATÓRIO para quem quer entender o que é Estatística
A Estatística é uma área muito jovem do conhecimento. A maior parte dos métodos que conhecemos hoje foi desenvolvida no século XX. Talvez até por isso, e também por conta de sua relação com a Matemática, a maioria das pessoas não faz a menor ideia do que REALMENTE é a Estatística.

Esse livro tem vários méritos, mas talvez um dos mais importantes, é apresentar a Estatística real ao leitor, com todas suas histórias, todos os detalhes importantes, sem encher o livro de fórmulas matemáticas. Ao mesmo tempo o livro coloca o leitor em condições de entender o que é essa maravilhosa ciência e o papel que teve, e têm, no avanço do conhecimento.

Na minha opinião é um dos melhores livros para leigos sobre o tema. Mesmo aquele leitor versado em Estatística vai encontrar nesse livro pelo menos alguma história, ou algo novo para aprender. Super indicado.
comentários(0)comente



Junqueira 26/12/2014

HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA
Livro super interessante sobre as descobertas estatísticas, as fórmulas e autores, as escolas e o desenvolvimento das ferramentas.
comentários(0)comente



mnavarro 13/04/2013

... um chá estatístico.
Como amante de matemática e estatística, não poderia deixar de ler tal livro. Um passeio fascinante pelo mundo da Estatística, conhecendo seus principais personagens na companhia prazeirosa de David Salsburg. Leitura obrigatória pra quem de identifica com o tema Estatística.
comentários(0)comente



Mariko 18/12/2010

Sobre a revolução estatística
Mais do que é a estatística, o autor mostra a sua história e a filosofia por trás disso. Ele cita grandes cientistas, seus feitos e uma pequena parte da biografia de cada um. A leitura é agradável e simples, mas pode ser um pouco chato àqueles que não tem um conhecimento prévio do assunto, não que um mero curioso não gostasse do livro. Afinal, o próprio autor diz que o livro foi pensado aos que tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto.
Enfim, este livro me fez começar a gostar dessa profissão que é o estatístico e recomendo principalmente àqueles que estão em dúvida se seguirão nesse rumo da estatística ou não, pois quem realmente gostar dessa profissão, ficará fascinado com este livro.


comentários(0)comente



sergioacastro 06/06/2009

Gostei do livro. Ele mostra os bastidores do desenvolvimento da estatística no século XX. Um livro que mistura a biografia dos pesquisadores(matemáticos) com seus feitos, inovações e aplicações no campo da estatística. Um livro que mostra que não é fácil fazer ciência. E no Brasil a dificuldade é exponencial.
comentários(0)comente



13 encontrados | exibindo 1 a 13