Uma senhora toma chá

Uma senhora toma chá David Salsburg

Resenhas - Uma Senhora Toma Chá

Amanda2479 19/01/2024

O livro explica de forma acessível como a estatística desempenhou um papel crucial no avanço científico ao longo do século XX

Juan.Caio 16/10/2023

Um mergulho na história da estatística
Esse é um livro bem interessante, que nos leva ao mundo da estatística explicando toda a sua evolução e como essa evolução sempre esteve envolvida em diversos problemas de outras áreas.

Patrick 24/01/2023

A história da estatística e dos estatísticos
Livro interessante para quem gosta da estatística ou tem interesse pela área. Sem utilizar nenhuma equação, David Salsburg consegue dar um panorama geral a respeito da estatística e da evolução que essa área teve, sobretudo no século XX, e seu uso crescente em outras áreas. É também a história dos principais estatísticos que auxiliaram o crescimento dessa ciência, como Pearson, Fisher e Neyman.

Porém, a ausência de qualquer equação ou exemplo numérico me dificultou um pouco o entendimento de algumas ideias. Uma tabela, algum desenho ou esquema ao longo de alguns trechos seriam bem-vindos para auxiliar o leitor. No mais, vários pesquisadores da área são citados e várias discussões quase filosóficas são colocadas, principalmente em relação às premissas utilizadas nos modelos, à usabilidade para resolver problemas reais e a aderência entre um modelo teórico frente à aleatoriedade que nos cerca.

É um bom livro, ainda que nem todos os capítulos sejam interessantes e algumas vezes os parágrafos fiquem muito "Fulano publicou na revista X, que era editada por Beltrano, que não gostava de Fulano. Então Fulano, que havia sido aluno de Sicrano, publicou seus resultados na revista Y". Para quem nunca teve interesse por estatística, acho pouco provável que goste da leitura.

LimaCamila 05/07/2022

Tem que ser alguém da área pra aproveitar o livro
Por mais que o autor diga que o livro pode ser lido por "não estatísticos", acho bem difícil a leitura fluir quem não teve um aprofundamento considerável em Estatística. Seria bem interessante se esse livro fosse aplicado, aos poucos, nos cursos de Estatística, inclusive.

Guilherme.Miranda 14/07/2021

Excelente livro
Escrito para não matemáticos, o livro nos leva ao longo da história do desenvolvimento da estatística e nos mostra como ela impactou todo o desenvolvimento e pensamento científico do último século.
Cronologia muito bem construída, mescla entre fatos pessoais e trabalhos matemáticos muito equilibrada. Ajuda a nos aproximar dos gênios que pavimentaram as estradas desta ciência.
Leitura bastante agradável.

Poliany 03/09/2020

Uma delícia de chá
Aos amantes leigos e aos que têm uma boa noção, com certeza esse livro pode ser indicado a ambos.
O livro não traz uma construção cronológica das descobertas e acho que eu gostei disso. Para mim foi uma ótima literatura e por não ter focado demais em modelos matemáticos o pensamento seguiu uma rota mais ritmada.
Se eu pudesse daria para muitos dos meus amigos, como não posso, faço questão de indicá-lo.
Eu simplesmente amei a leitura e quero reler.

Emanuel 17/08/2020

Uma ótima porta de entrada para estatística
Para este meu caminho inicial na área de estatística este livro foi muito bom. Pelo que foi falado no epílogo esse livro não engloba tanta coisa da área, mas, me pareceu bastante coisa para quem tá começando que é o meu caso.

É muito interessante as histórias por trás dos avanços nessas área bem como a própria biografia dos seus pesquisadores.

Gostei também da discussão sobre os problemas de usar a estatística para a construção do conhecimento científico. Também é importante para leigos entenderem como ocorre essa construção.

Antonio Menegassio 20/06/2020

Um gigante sobre pés de barro.
O livro faz um painel brilhante sobre como a estatística influenciou praticamente todos os ramos da ciência. Descreve importante nomes da revolução estatística e o contexto histórico de cada uma de suas contribuições.

O mais interesante é abordagem de inconsistências e lacunas substanciais de artifícios estatísticos quando aplicados ao mundo real (e distantes do contexto onde foram concebidos).

O que é a probabilidade no mundo real? Qual a utilidade das abstrações probabilísticas para um cérebro incapaz de concebê-las (vide Kahneman)? O quanto podemos basear nossas ações em testes de hipótese e significância?

São algumas indagações filosóficas para as mentes que iram continuar essa revolução (ou propor uma nova).
Leitura e . 20/06/2020minha estante
Oii... Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Antonio Menegassio 20/06/2020minha estante
Meu velho, não tenho instagram haha! Mas vou divulgar para meus amigos do skoob! Abraço

JOILSON 04/09/2021minha estante
Tô precisando fazer uma resenha desse livro seu comentário já deu uma ajudada.

déborah 16/06/2020

Um livro pra saber mais sobre história das ciências
Em 2017, quando lecionei bioestatística em um curso de Ciências Biológicas da UECE, queria inserir um pouco de história das ciências na disciplina, de modo a torná-la menos mecânica! Encontrei a indicação deste livro em uma ementa de uma disciplina de outra universidade. ?
Neste livro, David Salsburg passeia pela história da Estatística, discutindo questões sobre a invenção dos métodos e teorias, relata as controvérsias e brigas entre estatísticos, e o contexto político e social que estes cientistas viviam!?
O livro inicia com uma anedota sobre os fundamentos matemáticos do método experimental. Reza a lenda que, em uma tarde ensolarada em Cambridge, uma senhora afirmou que o gosto do chá seria completamente diferente se o leite fosse acrescentado à xícara antes ou depois do chá. O professor Fisher teria proposto um experimento em que a senhora deveria tomar aleatoriamente xícaras de chá com leite, acrescentado antes ou depois. Dessa forma, afirmava ser possível testar se a senhora distinguia o gosto do chá por sorte ou por conhecimento de causa. ?
A partir dessa história inicial, o autor relata as controvérsias entre Pearson e Fisher e a história de outros estatísticos importantes, tais como: William Gosset (1876-1937), que inventou o teste t de Student enquanto trabalhava na cervejaria Guiness; de Jerzy Neyman (1894-1981), que desenvolveu a matemática que explica os testes de hipótese; ou de Andrey Kolmogorov (1903-1987), o gênio matemático que desenvolveu a teoria da probabilidade.?
O livro é uma leitura interessante para qualquer pessoa que queira conhecer um pouco mais sobre a História das Ciências. Ele também pode ser uma leitura adicional nos cursos de bioestatística para ajudar a entender como o método científico funciona! ?

Mari 12/06/2019

Uma boa fofoca científica
O livro traz um histórico de importantes nomes na consolidação da estatística. Traz alguns fatos desconhecidos dos bastidores, o que acaba sendo bem estimulante. Mas peca por não ser tão didático na explicação de teorias, métodos e/ou conceitos. E por isso em alguns momentos pode ser uma leitura densa. De toda forma, é um bom livro e recomendo para aqueles que se interessam por estatística.

Mari 12/06/2019

Uma boa fofoca científica

Jefferson 01/01/2017

Para os amantes da matemática e da estatística
Uma fascinante viagem ao tempo pela história da estatística, que revolucionou o pensamento científico, com repercussões para várias áreas como: economia, engenharia, medicina, biologia, farmácia, entre outras.

Felipe 16/06/2015

Modinha... péssimo.

Flavio Barros 19/05/2015

OBRIGATÓRIO para quem quer entender o que é Estatística
A Estatística é uma área muito jovem do conhecimento. A maior parte dos métodos que conhecemos hoje foi desenvolvida no século XX. Talvez até por isso, e também por conta de sua relação com a Matemática, a maioria das pessoas não faz a menor ideia do que REALMENTE é a Estatística.

Esse livro tem vários méritos, mas talvez um dos mais importantes, é apresentar a Estatística real ao leitor, com todas suas histórias, todos os detalhes importantes, sem encher o livro de fórmulas matemáticas. Ao mesmo tempo o livro coloca o leitor em condições de entender o que é essa maravilhosa ciência e o papel que teve, e têm, no avanço do conhecimento.

Na minha opinião é um dos melhores livros para leigos sobre o tema. Mesmo aquele leitor versado em Estatística vai encontrar nesse livro pelo menos alguma história, ou algo novo para aprender. Super indicado.

Amauri 26/12/2014

HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA
Livro super interessante sobre as descobertas estatísticas, as fórmulas e autores, as escolas e o desenvolvimento das ferramentas.