Sr. Bliss

Sr. Bliss J. R. R. Tolkien

Resenhas - Sr. Bliss.

Dayane.Montes 17/03/2023

Um livro infantil interessante, um tanto diferente do que já havia lido. Não há nenhuma conexão com as histórias sobre a Terra Média (a não ser os nomes de Sam e Feitor Gamgi - que parecem ser do gosto do autor). A história em si às vezes não é muito linear, mas não deixa de ser interessante. A melhor parte é ver a escrita e as ilustrações de Tolkien.

joaoggur 26/06/2021

Sr Bliss estava muito louco (aliás, o Tolkien)!
Sr Bliss é um livro infantil escrito por J. R. Tolkien, o mesmo autor de todo o universo de Senhor dos Anéis. Ele não teve medo de abusar de fantasia e da imaginação: como um bom livro de Tolkien, há animais falantes, pessoas estranhas (até a própria pessoa que denomina o livro!) e várias outras que coisas que ele gostava.

Eu achei um bom livro (tbm muito bom para quem quer estudar inglês, dado que tem uma página em inglês e outra em português), mas por incrível que pareça nem tanto para crianças (pois serei sincero: é muita loucura kkkkkkk). Para quem gosta do Tolkien ou quer iniciar a leitura do autor, é um ótimo livro. Recomendo.

@carlatunes 03/03/2021

Contos de Tolkien
Leitura rápida e voltada teoricamente para o público infantil, esse livro é bem interessante. O que me marcou mais foi ver as ilustrações feitas pelo próprio Tolkien e como ele mantém seu estilo descritivo ao descrever quase todas as imagens comtextualizando-as no enredo.

Como costumo dizer: leitura obrigatória pra os fãs de Tolkien. E se os fãs tiverem filhos, já vão introduzindo desde a tenta idade esse escritor e linguista maravilhoso na vida das crianças. ??

Paula1630 23/08/2020

Li esse livro para minha filha, ela se divertiu muito com na história. Tolkien é o mestre da escrita tanto para adultos, quanto para crianças. Eu gostei muito do livro também.

Thais 08/04/2020

Tolkien é Tolkien, até em livro infantil!
Um livro simples, mas magistral, com ilustrações lindas que encantam o público infantil, mas também os fãs do autor de um modo geral. Leitura rápida e fofa!

Nat 28/08/2016

Sr. Bliss é um homenzinho conhecido por seus chapéus coloridos e muito altos e seu giracoelho de estimação, uma mistura de girafa e coelho. Um dia ele mete na cabeça que queria comprar um carro, e decide que as cores irão combinar com suas roupas (que consistem em uma calça amarela e sapatos vermelhos, mas acaba se metendo em diversos acidentes e incidentes com animais falantes e seres especiais, graças a sua falta de habilidade na direção.

Sr. Bliss é um livro infantil escrito antes d’O Hobbit que, segundo Michael Tolkien, teve como inspiração um carrinho de brinquedo de Christopher Tolkien. Escrita para os filhos, a história é acompanhada pelas ilustrações do próprio Tolkien. O livro é mais uma publicação primorosa da Martins Fontes, de capa dura e impresso em um papel de alta qualidade. Ficou na minha lista de espera por um bom tempo, e como eu não conhecia a história, não sabia o que esperar exatamente (até porque eu prefiro os livros mais complexos sobre a Terra-média). Vale a pena, não só para fãs do autor, mas para qualquer um.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2016/08/sr-bliss-jrr-tolkien_18.html

Milena @albumdeleitura 10/09/2015

Sr. Bliss
Escrito e ilustrado pelo próprio Tolkien, o início deste livro infanto-juvenil parece ser uma brincadeira feita para entreter meninos e meninas entediados em dias de chuva.

Cheio de ilustrações e curtos textos, narra a história do simpático Sr. Bliss, que decide comprar um carro e, com isso se mete em várias trapalhadas e aventuras junto com os demais personagens que se deparam em seu caminho. A história é divertida, curta e simples.

Aos poucos a história vai se mostrando mais bem elaborada e as habilidades (imaginação, escrita e arte) ficam evidentes.

O livro me chamou a atenção pois traz a versão original em inglês, escrita a mão pelo próprio Tolkien (o que em algumas partes dificulta o entendimento do texto, porque a letra não é aquelas coisas hahah).

Não o classifiquei como "ótimo" pois não curto muito historinhas infantis... Mas no geral, o livro vale sim a pena. Principalmente pelos textos escritos em inglês que de certa forma, nos aproximam mais do escritor...

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2014/06/dica-de-leitura-05.html

L Soares 24/09/2014

Era uma vez...
(...Não, o livro não começa assim).

Este é mais um livro infantil de Tolkien, porém diferente de Rovarandom e Mestre Gil de Ram, este é realmente para crianças.

O bacana desta edição brasileira é que o livro tem o manuscrito original do autor, com rabiscos e anotações, ao lado de cada página com o texto traduzido.

As ilustrações do livro, todas feitas pelo próprio autor, dão um toque especial a ele. O típico livro de filme americano para ler para crianças, no próprio texto Tolkien diz: na imagem vocês veem...

A história narra as confusões em que o personagem que dá nome ao livro se mete, após comprar um automóvel. É um livro engraçado e curto (metade das páginas são do texto no original), a linguagem é evidentemente fácil. Um livro que lerei para meus filhos se um dia os tiver.

É engraçado ver as anotações do Tolkien ao lado dos desenhos, coisas do tipo, esse aqui ficou incompleto porque fiquei cansado de desenhar.

cuca 20/01/2014

Muito Bom!
Este livro parece ser um tanto infantil, mas é um ótimo livro e é engraçado e com desenhos feitos pelo próprio Tolkien.

Rafa 26/12/2013

Sr. Bliss resolve comprar um carro e consegue com isso uma série de aventurinhas com personagens bem simpáticos. Uma história bem simples, curta, divertida. Tolkien escreveu esse conto quando seus filhos eram pequenos em 1930, antes mesmo de O Hobbit. A edição da Martins Fontes está linda, com a versão original em inglês, escrita a mão por Tolkien e as ilustrações por ele também.

Gin 19/08/2013

Mr. Bliss é um ótimo presente para crianças
O livro é voltado para o público infantil narra a história do Sr. Bliss, um pacato senhor que usa um chapéu alto, vive em um mundo onde os animais falam e que acontecem várias trapalhadas. Embora a história do mundo de Sr. Bliss não seja a terra média, há elementos que podemos identificar como similares, como por exemplo a vida comoda e pacata do Sr. Bliss, lembrando um pouco o estilo de vida dos Hobbits, e também a semelhança com Tom Bombadil.

Um dia o Sr. Bliss decide comprar um carro, e escolhe um carro amarelo com rodas vermelhas, assim como a sua roupa (calça amarela e sapato vermelho). Com esse carro ele enfrenta algumas aventuras...

A história do livro foi escrita antes do livro do Hobbit. Teve como inspiração a época em que comprou o seu primeiro carro. Além disso os ursos que aparecem no livro foram inspirados nos brinquedos que os seus filhos tinham. O livro é ideal para aqueles que querem ter mais uma obra do nosso querido professor Tolkien e ainda para quem quer uma história infantil para os seus filhos.
Pena que eu não tenho um filho, ainda. Mas com certeza vai ser um dos primeiros livros que nós vamos ler juntos.

cuca 28/03/2013

adoro!
eu adoro livros com o nome na capa:J.R.R Tolkien e este livro é um dos mais singulares de Tolkien mas este livro é ótimo.

Aguinaldo 31/01/2013

sr. bliss
Num dia tão absurdo, tão terrível, quando uma vez mais somos lembrados que a vida é mesmo breve, um sopro, um acaso; que pouco importa o futuro e o passado, restando-nos os eventuais prazeres e fardos de um dia como única cousa boa e memorável; que a morte seguirá sempre ceifando sua cota diária, sem critério, limite ou temor; que a estupidez, cupidez e incúria sempre cobrarão caro demais, afastadas das leis, punição e bom senso que estão, eis que continuar os projetos de leitura se torna algo patético e inútil. Pensei em começar o réquiem literário de Christopher Hitchens, "Últimas palavras", mas achei soturno demais para um dia que já se apresentava duro, mas encontrei nos guardados esse "Sr. Bliss", que havia separado para as delícias das férias e de dias mais preguiçosos. Tolkien nunca publicou essa espécie de capricho, uma historieta que produziu e ilustrou ainda nos anos 1930 mas que só foi publicada em livro, postumamente, em 1982. A edição brasileira é muito bem cuidada, reproduz em fac-símile os textos e ilustrações de Tolkien nas páginas ímpares e as espelha a uma tradução do texto original nas páginas pares. A história é curiosa, descreve um dia de um sujeito (o Sr. Bliss, amigo de uma impressionante girafa-coelho), que compra um carro amrelo e experimenta aventuras incríveis com seus vizinhos, com comerciantes e mascates de sua região, com um policial excêntrico, com ursos comedores de bananas e repolhos, e segue experimentando uma série de acidentes rodoviários, almoços elaborados e passagens por florestas perigosas e escuras até um intrincado final. No início o livro parece uma brincadeira produzida apenas para entreter garotos entediados em um dia de chuva (como Tolkien realmente fez para seus filhos, originalmente), repleta de ilustrações coloridas e pouco texto, mas aos poucos um texto elaborado e vívido se apresenta, demonstrando que um escritor de verdade nunca trai suas habilidades, sua imaginação, sua arte. Acho que vou enviar esse divertido, estimulante, alegre, espirituoso e rico livro para doña Clara, minha sobrinha, vamos a ver.
[início 27/01/2013 - fim 28/01/2013]
"Sr. Bliss", J.R.R. Tolkien, tradução de Monica Stahel, São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 1a. edição (2012), capa-dura 25,5x19,5 cm, 104 págs. ISBN: 978-85-7827-632-4 [edição original: Mr. Bliss (London: George Allen & Unwin) 1982]