Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Estelia 30/03/2024

Cartas mais que criativas
Sim, sou Tolkiana, e por isto decidi que Cartas do Papai Noel deveria fazer parte da minha biblioteca. E sinceramente não esperava que o livro fosse tão bom. Uma coleção de cartas que o Papai Noel envia para as crianças Tolkiens. E é incrível poder observar a criatividade de Tolkien nestas cartas. Ter a expertise de pegar as cartinhas das crianças e pensar em respostas. E ir além, de simples respostas, mas criar uma vida do Papai Noel, criaturas mágicas que moram com ele, o Urso Polar, seu assistente, e mais um idioma (não bastasse o élfico, Sindarin e Quenya). Um livro considerado infantil, mas que vai além da infância!

Leleks 24/01/2024

Porque o Papai Noel não existe?
Cartas de papai Noel é um livro lindo, com desenhos lindos, histórias maravilhosas e criativas. Tolkien realmente é muito talentoso para conseguir criar um mundo mágico com Papai Noel e seus ajudantes.

Mesmo sendo um livro infantil, não subestime a história, você se apega a história, a certas cartas escritas pelo Noel e também aos personagens, que são fofos demais.

Se você quer ler um livro mais leve, pra esquecer de tudo e fugir do mundo real, leia Cartas de Papai Noel, você vai entrar em outro mundo, o poder da escrita de Tolkien dá esse efeito na leitura.

Pata para o Urso Polar?.

Emilly 05/01/2024

Cartas de papai Noel
Um livro fofo e que com toda certeza me fez ter vontade de seguir essa tradição quando tiver filhos.
Ao mesmo tempo, fiquei com um aperto no coração de ver que as crianças iam crescendo e não penduravam mais as meias

Gabi 01/01/2024

Um livro pra quem ama natal ou então Tolkien
Eu queria ter terminado antes do natal, infelizmente não consegui, porém,em nenhum momento diminui o prazer da leitura,a sensação gostosa do livro. Me arrancou risadas sinceras, principalmente o urso polar.

Luciano 31/12/2023

Leituras natalinas são sempre um encanto e nos ajudam a entrar naquele clima mágico de fim de ano. Mas esse livro tem um toque especial por ter um envolvimento familiar. Saber que são cartas de um pai amável para seus filhos nos comove, pois é um forte ato de carinho, de cuidado e de amor.
O livro nos traz toda o encanto necessário para criarmos um mundo mágico em nossa mente.

meumundoliterario 31/12/2023

Fofo
Encontrei este livro totalmente por acaso na minha busca por algo natalino. Ele relata uma série de acontecimentos narrados e escritos pelo papai noel para os filhos de Tolkien em forma de cartas. É um livro bem ilustrado com desenhos fofos e cheio de carinho para com as crianças. Imagino a felicidade que eles sentiam em receber essas cartinhas todo ano.
  É muito interessante essa forma de afeto e como ele acompanhou o crescimento dos seus filhos, mantendo toda a magia do Natal.

Maria Erenita 29/12/2023

Um retorno a inocência infantil!
Papai Noel escreve cartas contando suas aventuras durante o ano, para as crianças Tolkien (filhos de J.R.R Tolkien - esse mesmo!).
Entre os anos de 1920 e 1943, todos os Natais, as crianças receberam relatos das aventuras do Urso Polar, Elfos e Gnomos. Cada palavra escrita com muito amor e carinho.
Um livro apaixonante!

Naty Alves 25/12/2023

As cartas do papai Natal
É Natal.. E em meio às minhas leituras Um conto de Natal, O quebra nozes etc. E filmes como A felicidade não se compra, e o milagre da rua 34, comilanças e Tchaikovsky finalmente lí cartas do papai noel do Tolkien. E se pudesse definir este livro numa palavra seria AMOR, o amor de um pai por seus filhos que resultou numa chuva de criatividade para contar a seus filhos, (e a nós) as aventuras de um velhinho já bem conhecido de todos, o nosso bom, velho, e amigo papai noel.

Imagino a alegria das crianças Tolkien em receber as cartinhas com as últimas e (frias) notícias do Polo norte hahaha (repletas de amor), e as trapalhadas do urso polar, seus sobrinhos, os Elfos, e até o homem da lua. Mas não é só de momentos memoraveis, risadas, confusões (Gobelins), ventos gelados, e presentes, se vive lá na casa do penhasco.

Papai noel também vai contar para as crianças de suas preocupações com as altas temperaturas do Polo norte, ou os efeitos da segunda Guerras na suas entregas ou até mesmo nos pedidos das crianças e certa agustia, (mesmo tudo muito sutil).

Amei cada página detalhes e ilustrações que o próprio autor fazia por deleite dos pequenos suas ideias e toda criação da mitologia por trás do pai Natal. E principalmente como ele próprio deixou suas crianças crescerem e partirem. Mas, nunca se esquecendo delas, ou deixando de ama- las.
Dayse.Ariane 25/12/2023minha estante
Ah, que resenha legal. Amei! ???

Naty Alves 25/12/2023minha estante
Ah, muito obrigada!? Esse livro é lindo.. ?

Felipe Lapa 25/12/2023

Cartas do Papai Noel
Eu adorei demais essa leitura! Foi muito bonito acompanhar, indiretamente, o crescimento dos filhos do Tolkien e como ele, o Papai Noel, não deixou de trazer o amor e as felicidades do Natal para todos. A história evoluiu com o tempo e as cartas mostram que o Polo Norte possui seus conflitos com outros povos da região e que o Papai Noel não é somente um velhinho, ele é um guardião.

Marcel 23/12/2023

Descobri essa história totalmente por acaso, e foi uma grande surpresa!
Tolkien cria uma história sobre Papai Noel que, embora seja considerada infantil, já tem alguns elementos da Terra-Média: o Pólo Norte é praticamente um reino com diferentes criaturas que enfrentam algumas aventuras, e pode até se envolver em guerra.
Enquanto acompanhamos essas cartas do Papai Noel, vemos os filhos de Tolkien crescendo e podemos até ter uma noção de como o mundo estava naquela época (em um dado momento, a Segunda Guerra Mundial se faz presente).
Uma leitura curiosa que vale a pena ler aos poucos, para te preparar para um Natal mais épico.

pitypooralfie 23/12/2023

Adorável
Uma série de cartinhas muito adoráveis. É imensamente bonito ver o capricho que o Tolkien empregou para criar um mini universo mágico e dinâmico. O Urso Polar é um dos personagens mais fantásticos e engraçados, e eu amei suas "intromissões" nos recados do Papai Noel.

Os desenhos são pequenas obras de arte. Consegue-se sentir a magia do natal emanando de cada cartinha, mesmo quando a guerra avançava e o dia a dia mostrava-se complicado. Só posso imaginar o quão mágico deve ter sido receber presentes tão lindos quanto essas cartas.

Ruty 23/12/2023

Tolkien
A como eu amo os livros desse escritor, as ilustrações desse livro são maravilhosas também, uma leitura muito fácil e muito gostosa de ler nesse Natal.

Cristiano 17/12/2023

Cartinhas
Achei criativa a forma que Tolkien achou para relatar alguns acontecimentos a seus filhos durante a guerra por meio de cartinhas do Papai Noel. Confesso que fiquei um pouco frustrado durante a leitura, mas não é ruim.

Lily Mercury 16/12/2023

O livro mais querido que eu li
Meu coração ficou quentinho do início ao fim. Fiquei pensando o quão mágicas devem ser essas cartas para uma criança e é uma ideia tão genial. É muito querido ver o capricho das cartinhas, os desenhos, também é um pouco emotivo ver como as cartas vão mudando com o passar dos anos quando as crianças vão parando de acreditar. Adorei! Espero que pessoas leiam esse livro e se inspirem pra transformar o natal em uma época mágica pros seus filhos.