Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Caroline.Grossl 14/12/2022

Cartas do Papai Noel, de J. R. R. Tolkien
Olá meus queridos leitores!
Aproveitando esse clima natalino lindo que amo, hoje trouxe pra vocês uma resenha com um tema tudo a ver ^.^

O livro "Cartas do Papai Noel" se trata de um compilado de cartas escritas por J. R. R. Tolkien, onde o mesmo enviou para seus filhos durante a infância deles fingindo ser o Papai Noel. Publicado pela editora Martins Fontes no ano de 2012, esta obra contém 168 páginas.

As cartas são do período de 1920 a 1943, todas escritas á mão, numa caligrafia levemente trêmula e acompanhadas de belas ilustrações bem coloridas, onde Papai Noel narrava histórias incríveis sobre o que havia ocorrido durante o ano no Polo Norte até a véspera do natal.

Nelas, Papai Noel contava sobre como era sua casa, o processo de empacotamento e entrega dos presentes, as diversas aventuras e acidentes divertidos que o Urso Polar está sempre causando, e também narrava as batalhas travadas com os trasgos que viviam nas cavernas embaixo de sua casa.

Além do Papai Noel, do Urso-Polar e dos trasgos, Tolkien recheia o mundo do Polo Norte com diversos personagens mágicos como o secretário Elfo Ilbereth, os sobrinhos do Urso-Polar, Gnomos Vermelhos, o Urso das Cavernas, o Homem de Neve e os Bebês das Neves, vovô Yule, o irmão verde do papai Noel, entre tantos outros que habitam a região. E, apesar de nem todas as cartas possuírem desenhos, não é difícil imaginar as peripécias que os personagens aprontam.

Um livro bem curtinho, com leitura leve, extremamente fluída e bem gostoso de se ler. Além das histórias encantadoras narradas por Papai Noel em suas cartas, o legal é perceber que desde aquela época Tolkien já possuía ideias para escrever o que viria a ser futuramente a Terra Média - principalmente na invenção de nomes, criaturas e línguas, que nesse caso temos o Ártiko que inclusive se parece um pouco com a língua élfica, que também foi inventada pelo autor - além de termos o prazer de ver as ilustrações feitas pelo próprio Tolkien e constatar que cada uma é mais bela que a outra.

Outra coisa importante de se notar é a presença da Segunda Guerra Mundial, nas últimas cartas, até o Papai Noel sente o mal que aquela guerra trouxe ao mundo. O momento da despedida, tanto nas cartas, quanto ao final do livro, chega a dar uma dorzinha no coração, pois não temos vontade de terminar a leitura, mas ao mesmo tempo ficamos felizes de ter tido a oportunidade de conhecer esse mundo inventado por Tolkien.

Espero que tenham gostado da resenha e que assim como eu, se apaixonado por essa história! ❤

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Beatriz 12/12/2022

Eu amo cada vez mais o Tolkien!!!! Esse livro é feito de cartas que ele escreveu durante 20 anos, todo Natal, para seus filhos, como se fosse o Papai Noel ou seu fiel ajudante Urso Polar? contando suas aventuras durante o ano (até guerra com os goblins rolou!). Que carinho ele tinha para com os filhos, todas as histórias inventadas nas cartas, os desenhos, tudo para deixar o natal das crianças ainda mais mágico!

Duda1613 10/12/2022

Cartas do Papai Noel
Este livro é em formato de cartas que o Papai Noel escreve para as crianças.

Uma das crianças que mais ganhou cartas foi a Priscilla, talvez porque ela é a mais nova e que aparece mais pro final.

Achei muto legal porque ele é grande e nem todas as folhas do livro são tão extensas. Se pudesse daria 10 estrelas.

?????

Celso Filho 08/12/2022

Para fãs
O livro torna-se interessante quando analisamos tanto pelo contexto do seu escritor, Tolkien, quanto quando temos como base o pano de fundo histórico que é a segunda guerra mundial. Contudo, é o tipo de material que acredito só valer a pena para fãs. Não imagino como a maneira que ele foi escrito, especificamente para um grupo de pessoas (os filhos do autor) seja interessante para outrem. Talvez sob a forma de um romance epistolar? Ainda assim, para uma criança sem ligação nenhuma, não acredito que chamaria tanto atenção.

KiraLunna 06/12/2022

Foi uma leitura reconfortante e cheia de aconchego, perfeita para esse fim de ano!!!
Me senti criança de novo, capaz de apreciar algo simples e puro.

Aline.Fazio 02/12/2022

Presente com carinho
Esse livro é fantástico! Uma edição muito linda em que podemos ver e ler as maravihosas cartas escritas por Tolkien para seus 4 filhos ao longo de quase 20 anos.
É extremamente tocante ver toda a dedicação, capricho, carinho e amor que ele colocava nessas cartas! Esse livro mostra muito mais do que uma série de pequenos relatos escritos por Papai Noel sobre suas aventuras no Norte com seu fiel amigo, Urso Polar, é, na verdade, um lindo presente em forma de cartas, feitas por um pai amoroso para seus filhos com muito esmero!
Todos sabemos que Tolkien é criativo para criar fantasias, mas aqui temos a oportunidade de ver sua imaginação ir além para agradar seus filhos, criando diferentes tipos de letras para cada personagem, cores, desenhos ilustrativos, selos, combinando tipos de papel e pensando em modos diferentes de entrega.
Uma dose revigorante de fantasia e afeto em um cotidiano real! Lembrando que nesses 20 anos de cartas passaram pela Grande Depressão e Segunda Guerra, sem que o Papai Noel tenho ignorado isso, mas nunca sem perder a magia ou deixar de escrever!
Que bom que esses presentes foram publicados e compartilhados!
Thiago 05/12/2022minha estante
Incrível, Aline, veio do coração mesmo!

Louise Rodrigues 19/10/2022

Amor em forma de livro
Um livro pra ler no Natal e sempre que desejar sentir um pouco de magia na vida.
Paginas que transbordam carinho e doçura!
Um must!

Lari 27/06/2022

Lindo!
Aqui estão as cartas do papai noel que Tolkien escreveu para seus filhos, se passando pelo PN! Um gesto amoroso de um pai que tinha muita imaginação! Vemos nas últimas cartas as consequências da segunda guerra mundial, pois as cartas são de 1920 até 1943. Me emocionou no final. Tolkien é o maior escrito de fantasia do mundo.

Alex 20/06/2022

Recomendo muito este livro .Um livro que abordo a guerra sua carta do papai noel .Foi primeira leitura com esse ator .

jonathanrausch 16/06/2022

Um relato histórico
Muito mais que uma história infantil se desenvolvendo em suas cartas do Papai Noel & Companhia para os seus filhos e filha até o momento que param de se interessar para com a realidade de tais personagens, é um relato histórico dos acontecimentos que permeiam a vida de Tolkien, mesmo que minimamente, e do que acontece a humanidade ao redor nos anos que foram escritas as cartas. A guerra é plano de fundo junto da miséria, e Tolkien mostra a importância de uma boa educação para as crianças junto de sua fonte de entretenimento principal para com elas, que cativa tantos a cada nova leitura (e esses livros infantis são tão especiais. Um sorrisinho a cada carta).

EvertonJOB 21/05/2022

Mágico
Livro muito bonito, tanto o conteúdo quanto esteticamente. Com a criatividade q Tolkien tinha, com certeza ia escrever algo sobre o natal pros filhos. É muito legal acompanhar a forma carinhosa q ele escreve para os filhos com o passar dos anos.

Thais.Oliveira 26/04/2022

Quero fazer isso com meus filhos kkkk
É um livro extremamente fofo, principalmente por que nele é possível ver a interação do Tolkien com os filhos. Ele cria histórias super divertidas, alternando entre o personagem do Papai Noel e do Urso Polar, cheio de aventuras e trapalhadas. Como o título da minha resenha sugere, quero muito fazer o mesmo com meus futuros filhos.

fabianodebel 14/02/2022

Li um livro muito legal. O nome do livro é "Cartas do Papai Noel", esse livro é escrito pelo J. R. R. Tolkien, nunca tinha ouvido falar sobre ele, que vergonha, esse é o escritor do "Senhor dos Anéis" .

É um livro muito lindo e muito delicado. Se trata de uma coletânea de cartas do Papai Noel, do período de 1920 a 1943.

O Tolkien pegava as cartas dos filhos dele e as respondia, se passando pelo Papai Noel, o livro não mostra as cartas das crianças, mas lendo as do Papai Noel, você acaba deduzindo o que elas deviam ter escrito.

Algumas das cartas são muitas divertidas, o Urso Polar, ajudante do Papai Noel, é muito atrapalhado e sempre está se envolvendo em aventuras.

Interessante é como o Tolkien embarca no universo infantil, muitas das vezes eu ficava imaginando as aventuras do Papai Noel. Ele fala sobre a rotina do Papai Noel, sua casa e suas amizades.

Legal também é que não é só o Papai Noel que escreve as cartas, além do Papai Noel, o Urso Polar e um elfo também as escrevem, e o autor tem a preocupação de fazer caligrafias diferentes para cada personagem, além disso ele ilustra as cartas, e faz desenhos muito bonitos. O Tolkien é muito criativo.

As cartas finais são mais tristes, por que são escritas no período da Segunda Guerra Mundial, e ele fala sobre a escassez de alimento, que também afetaram o abastecimento no Polo Norte e a diminuição do número de brinquedos para as crianças, para que pudessem ser enviados também para crianças que estavam em meio a guerra.

Eu li o livro muito rápido, estava com muita vontade de ler as cartas,  eu terminava de ler uma carta e já queria ler a outra, e também estou de férias ?, isso ajudou muito.

Foi um livro maravilhoso de ler, principalmente por que eu li no período natalino, creio que ler esse livro na infância deve ser muito legal.

Depois que li esse livro do autor, conversei com um amigo que já leu outros livros do Tolkien, e me deixou mais interessado ainda no autor e suas demais obras, estou planejando ler livros escrito pelo autor, o que acha de lermos juntos?

Raquel1459 18/01/2022

Meu sopro de alegria
Em um momento de crises de ansiedade e ressaca literária, resolvi pegar esse livro, mesmo que já tenha passado o natal.
E foi um sopro de alegria, esperança e a inocência infantil.
Um livro lindo, engraçado e muito lindo e lúdico.

Mey 11/01/2022

Imagina ter Tolkien escrevendo cartas como se fosse o Papai Noel, essa é a premissa de Cartas do Papai Noel, livro com as coletâneas de cartas do Papai Noel que ele escrevia para seus filhos.

As cartas começam curtas, apenas na época do Natal, mas com o passar dos anos elas ficam mais extensas e novos personagens entram na história, como o Urso Polar e os Goblins.

Além dos textos, Tolkien ainda fazia desenhos para ilustrar as histórias do Papai Noel. Isso deixa o livro ainda mais lúdico.

Esse livro é uma explosão de doçura e amor! É muito lindo a forma como Tolkien criou um universo mágico para seus filhos e manteve por tanto tempo essa história, se dedicando em manter a pureza e a beleza da crença no Papai Noel.

Terminei esse livro com um quentinho no coração e com a vontade de escrever cartas aos meus filhos também, claro que nunca chegarei aos pés do rei da Terra Média, mas vale a pena tentar.

site: https://www.instagram.com/p/CX6aejirpmW/
Lucila 24/01/2022minha estante
Tô quase terminando o livro e assim como em você também me deu vontade de escrever cartas para meus filhos. Sei desenhar e escrever cartas, só não tenho os filhos kkkkkkkkkk

Lucila 24/01/2022minha estante
Esse livro é a coisa mais fofa ???

Mey 25/01/2022minha estante
Muito, né?! Eu só sei escrever mesmo, desenhar passou longe. kkkk