Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Marcel 23/12/2023

Descobri essa história totalmente por acaso, e foi uma grande surpresa!
Tolkien cria uma história sobre Papai Noel que, embora seja considerada infantil, já tem alguns elementos da Terra-Média: o Pólo Norte é praticamente um reino com diferentes criaturas que enfrentam algumas aventuras, e pode até se envolver em guerra.
Enquanto acompanhamos essas cartas do Papai Noel, vemos os filhos de Tolkien crescendo e podemos até ter uma noção de como o mundo estava naquela época (em um dado momento, a Segunda Guerra Mundial se faz presente).
Uma leitura curiosa que vale a pena ler aos poucos, para te preparar para um Natal mais épico.

Pam 23/12/2020

Cartas de amor e carinho.
Cartas do Papai Noel é uma grande prova de amor e carinho do J. R. R. Tolkien para seus filhos. Todos sabemos como a família era importante para ele, afinal, a própria escrita do Hobbit foi fruto de histórias que ele inventava pra contar pros filhos, e esse livro continua nos mostrando o valor que Tolkien dava para aqueles ao seu redor.

É muito bonito acompanhar as declarações e invenções que ele fazia pros filhos. Desde mensagens carinhosas do Papai Noel e Urso Polar do Norte, até narrações de batalhas e criações de alfabetos - algo inevitável pro professor Tolkien. É interessantíssimo ver como ele adiciona esses elementos até em seu dia-a-dia. Também pudemos ver as belas ilustrações que ele fazia acompanhando as cartas, que inclusive vão se desenvolvendo: é notável que o Urso Polar no final do livro, após anos de "treino" ficou mais aperfeiçoado e realista.

Falando em desenvolvimento, outro aspecto interessante é ver o crescimento das crianças e a história passando ao redor das cartas. Com o tempo, o Papai Noel para de escrever pros filhos mais velhos, que não mandam mais cartas para ele, porém, ele sempre os cita com carinho. Por fim, as últimas cartas são destinadas somente a filha mais nova, que também ganha uma despedida. Acompanhamos também a narração de momentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, que o Papai Noel cita, opina, além dos acontecimentos influenciarem nos ocorridos no Polo Norte.

Achei belíssimo ver como o Tolkien conseguiu manter as cartas divertidas, carinhosas e realistas. Ele esbanjava talento e criatividade por onde passava, e esse livro é mais uma prova disso.

Flávia Menezes 22/12/2021

???? NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE PARTICIPAR!
De 1920 a 1943, J.R.R. Tolkien escreveu cartas aos seus filhos na época do Natal, se passando pelo Papai Noel. É claro que vindo do Tolkien não seriam apenas cartas, mas grandes aventuras, que sem dúvida faziam seus filhos pensar no Papai Noel muito mais do que no velhinho que deixa presentes nas meias de Natal (porque no caso deles, a tradição era essa, e não embaixo da árvore de Natal). Imagino como deviam ficar ansiosos pelo Natal, apenas para ter notícias das aventuras vividas durante o ano pelo ?Papai Noel?.

E é claro que, um homem cheio de criatividade como Tolkien, não fez nada pela metade. As cartas não eram assinadas apenas pelo Papai Noel, mas também pelo seu ajudante, o Urso Polar, e depois, por acréscimo, pelo elfo-secretário Ilbereth, tendo cada um, uma letra personalizada. E que primor! Sem contar da beleza das ilustrações que ele fazia para mostrar, visualmente, como haviam sido as aventuras vividas pelo Papai Noel e seus amigos.

Lendo a história, tudo o que eu pensava era no meu afilhado, que daqui a dois meses completará 8 anos, lendo um livro como esse, e rindo das partes engraçadas onde o Urso Polar comete suas divertidas atrapalhadas. Confesso que eu também me diverti muito (e ri muito!), e fiquei pensando em como um livro como esse é um bom pretexto para que pais e filhos sentem juntos para uma leitura antes de dormir.

Como o livro tem letras personalizadas, para uma criança que está em fase de alfabetização (ou está pré-alfabetizada), pode ser mais difícil que ela leia sozinha um livro como esse. Sem contar que, como se passa em uma outra época, o vocabulário é mais complexo para uma criança pequena. O que reforça ainda mais o poder da história contada, e do momento entre pais e filhos, para que os pais possam explicar as partes mais complexas, divertindo-se juntos nas partes engraçadas.

Não sei se é pela época do ano em que estamos, mas eu confesso que me emocionei no final. Quando a última carta é enviada, apenas o nome da mais nova, Priscilla, ainda consta no destinatário, porque os outros três filhos já cresceram, e não escrevem mais para o Papai Noel. E ver que até as cartas dela acabam, bateu aquela emoção de ver que as crianças um dia crescem, e que essa magia, essa fantasia do bom velhinho um dia acaba.

Quer dizer, na verdade não acabou, mas continuou e se perpetuou, primeiramente com os netos do Tolkien, e depois com os bisnetos, até que a segunda esposa do seu terceiro filho, Christopher (o mais famoso deles, por ter se tornado editor dos trabalhos póstumos do pai), nos deu esse grande presente, e editou esse belo livro, compartilhando toda essa magia conosco.

Além de nos lembrar da alegria que era receber a visita do carteiro, e de como era ler uma carta escrita por aqueles que amamos, mas estão distantes, esse é um livro que nos remete a importância de nos fazermos presentes em nossas casas, com as nossas famílias, e de contarmos histórias para os pequenos, e nos divertirmos com elas. Ah! Se as pessoas soubessem do poder da tradição da história contada!

Bom... eu sei que aqui no Skoob já passamos da época de acreditar no Papai Noel. Mas olha... nunca seremos velhos o suficiente (assim espero!) para deixarmos de acreditar no poder da magia e da fantasia, para deixarmos de apreciar algo tão belo, que um grande escritor nos deixou, e que fala sobre o amor entre pais e filhos. Porque é disso que essas cartas de Natal se tratam: de um pai que amou tanto os seus filhos, que deu a eles algo tão importante, que é o sonhar e o acreditar em um mundo muito mais bonito, especialmente nos tempos de guerra e tristeza que enfrentaram.

Espero que nesse Natal, você se lembre de manter a sua criança sempre viva. E se tiver filhos, ou afilhados (eu já vou ver esse livro para dar de presente para o meu, porque não vejo a hora de nos divertimos juntos com essa história!), ou irmãos menores, que tenha se sentido motivado(a) a separar um tempinho, e ler um livro como esse para eles. Tenho certeza de que vocês darão boas e ótimas risadas juntos!

Para o Papai Noel: Meu querido Bom Velhinho, fico aguardando as minhas bombinhas de papel. Mas por favor, mande muitas, porque eu quero fazer muitos pedidos esse ano!! Afinal, e o senhor sabe bem disso, mesmo depois de crescida (e põe crescida nisso! Kkkkkkkk), eu nunca deixei de acreditar no poder da magia do Natal!
manu_menezes 22/12/2021minha estante
Amo suas resenhas, Flá! Perfeitas como sempre

Flávia Menezes 22/12/2021minha estante
Ai, Manu!!! Muito obrigada mesmo! Suas palavras deixaram meu dia tão mais feliz! ????

Joao 22/12/2021minha estante
Tolkien era a epítome da criatividade. Impressionante.
E resenha maravilhosa! Pra variar né, Flávia?! Hehehe

Flávia Menezes 22/12/2021minha estante
Joãooo, eu confesso que fiquei surpresa. Esse livro é tocante de lindo! ? E muito, muito, muito obrigada pelas palavras. Você, sempre gentil! ?

Kailler Luis 23/02/2022minha estante
Quero dar este livro no Natal aos meus sobrinhos. Indicaria ele a partir de qual idade???

Thamiris.Treigher 25/12/2022

Tolkien + Natal = ??
O Natal para os filhos do lendário J.R.R.Tolkien ia muito além das comemorações típicas da época.

Tolkien escreveu, de 1920 a 1943, cartas - assumindo a autoria do Papai Noel - para os seus filhos, com toda uma atmosfera de fantasia em que temos ursos polares, elfos, gobelins, duendes e muitas aventuras.

As cartas são acompanhadas de desenhos, ornamentos, alfabetos mágicos (Tolkien era um linguista fabuloso e um de seus passatempos era a criação de línguas), e os últimos acontecimentos do Polo Norte. A letra do Papai Noel, por exemplo, é trêmula; e a do atrapalhado Urso Polar é cheia de erros, pois ele está aprendendo o alfabeto dos humanos (sua língua original é o ?ártico?).

Um livro que resgata o afeto, a magia do Natal, a fantasia da infância. Tolkien não planejava divulgar essas cartas, que foram publicadas em 1976, por iniciativa de Baillie Tolkien, sua antiga secretária e também esposa de um de seus filhos, Christopher Tolkien, três anos após a sua morte.

Lindo demais!
Joao 25/12/2022minha estante
Esses livros do Tolkien que ele endereça aos filhos são um espetáculo. Ainda lembro do quão legal era Roverardon

Thamiris.Treigher 26/12/2022minha estante
Sim!! É lindo o cuidado e o carinho que ele tem pelos filhos ??

Carolina.Gomes 26/12/2022minha estante
Quero ler esse. Tolkien ??

Thamiris.Treigher 26/12/2022minha estante
É muito fofo, Carol!! ??

Ogaiht 15/03/2021

Tolkien é Sempre Tolkien
Uma ?obra menor? de J.R.R Tolkien mas ainda assim muito prazerosa de se ler. Um livro mais infantil, o que não impede dos adultos apreciarem também. Pode-se ver alguns relances da mitologia da Terra-média que ele já estava criando nessa época. Vale muito pelo visual, grande, com ilustrações coloridas.

Paulinha 12/01/2023

Que fofura
Ah esse Tolkien! Que cartas lindas, cheias de amor!!
Os filhos dele deviam amar receber cartas do Papai Noel! Eu ficaria ansiosa o ano inteiro! Haha
Livro lindo, ilustrações belíssimas.
Leiam, leiam, leiam!!!

É interessante que acompanhamos a passagem do tempo em que as cartas são escritas, quantas mudanças ocorreram no mundo. Em especial as últimas, que foram enviadas durante a Segunda Guerra Mundial. Como deve ter sido um período difícil e angustiante. Ainda mais para a família Tolkien, já que Christopher se alistou na aeronáutica, se não me engano.
gabi :) 12/01/2023minha estante
aí que vontade de lerrrrr ??

Diogo 26/12/2021

Leitura para o Natal
Cartas do Papai Noel é classificado como um livro infantil, mas todo mundo deveria lê-lo na época do Natal. Um livro epistolar singelo, inocente e engraçado. Aquela leitura rápida e que dá um quentinho no coração.

Rah 27/12/2021

Magia de Natal
É livro composto por cartas, mas que segue uma ordem cronológica tal qual uma vida.
Ele promove um quentinho no coração por ter toda a magia do Natal.
Me deu vontade de fazer o mesmo com meus filhos

Letícia Vincenzi 08/12/2021

Fofíssimo
Trata-se de uma coletânea de cartas que Tolkien escreveu se passando pelo Papai Noel aos seus filhos, criando uma fantasia natalina encantadora.
Livro pra guardar na coleção para o resto da vida e ler em família.

Leh 03/02/2021

Cartas Para o Papai Noel
?Nesta obra, Tolkien nos surpreende ao reunir diversas cartas destinadas aos seus filhos durante 20 anos. Nas cartas Tolkien se passava pelo Papai Noel e descrevia as aventuras que o bom velhinho passada no Polo Norte com a companhia de seus bons amigos Urso Polar, Paksu, Valkotukka, Ilbereth entre outros.

?Tolkien se correspondia com as crianças em todos os finais de ano, sempre reunindo uma aventura do Polo Norte e destacando as dificuldades vivenciadas no mundo das crianças, pois durante alguns anos houveram mudanças históricas pela Inglaterra, sendo elas a Greve Geral e a Segunda Guerra Mundial.

?Nestes momentos, Tolkien ensina que os valores que cultivamos é o melhor presente, e que devemos sermos gratos por tudo o que possuímos. Mas o mais encantador é como ele consegue contornar as situações vivenciadas pelas crianças, por meio das histórias criadas em nome do Papai Noel.

?É emocionante a forma como Tolkien vai se despedindo de seus filhos, sempre enviando um abraço para os mais crescidos e nunca se esquecendo da importância do natal!
?Frase - ?Luz é do que precisamos?. (Págs. 79)

Paty 11/12/2021

Aquecendo o coração para o natal!
Uma coletânea de cartas do Papai Noel escritas por Tolkien para os filhos. Livro leve, leitura rápida, bem colorido e divertido. Urso Polar é meu personagem preferido das histórias das cartinhas.

Christian.Meneses 24/12/2022

Não indicado para pessoas com daddy issues
Imagina seu pai não só te trazer presentes como se fosse o papai noel, mas lhe escrever anualmente cartas com atualizações sobre sua vida e os últimos acontecimentos no polo norte? Isso acontece se você for filho do maior escritor de fantasia!
É tão lindo ver esse carinho que Tolkien tinha com seus filhos, em cada detalhe dessas cartas: do conteúdo, aos desenhos, às letras trêmulas do papai noel, aos erros de gramática do urso polar? E mais incrível ainda é acompanhar o crescimento das crianças até o momento em que as cartas passam a ser endereçadas apenas à caçula. Enfim, um ótimo livro para reacender o espírito natalino e uma boa dica para quem é fã do autor ou ainda para ler para alguma criança (ou você mesmo, por que não?!)

Cláudia - @diariodeduasleitoras 25/12/2022

Cartas do Papai Noel
?Olá, leitores..
Desejamos a vocês e seus familiares um Feliz Natal. Que essa magia nos relembre o motivo de sermos gratos. E que tudo que nessa data preenche nossos corações seja chama no ano que se inicia.

?? Confesso já ter começado a leitura me sentindo emocionada e querendo ter recebido uma cartinha desta na minha infância.

Durante mais de 20 anos, na casa dos Tolkien, envelopes com selos do Polo Norte chegavam para as crianças na época do natal. Escritas pelo Papai Noel (papai Tolkien), as cartas contavam sobre os últimos acontecimentos no topo do mundo: a rotina dos duendes, as trapalhadas do Urso Polar, a guerra contra os gobelins e muitas outras maravilhas e aventuras.

? Primeiramente, que livro lindo.. veja as fotos! Em segundo, não precisamos afirmar o óbvio: Tolkien foi um gênio. E esse compilado de cartas nos mostra que foi um pai realmente encantador para seus filhos. Pensa o quão especial foi cultivar e preservar esta fantasia para seus filhos. Ano a ano. Escrevendo e respondendo cartinhas para seus filhos como se fosse o Papai Noel.

Surreal a grandeza desse livro e a carga emocional que carrega.

O autor teve o cuidado de inventar mais de um formato de letra (manualmente, gente. Não se esqueça disso) para cada personagem, pois vez ou outra esses personagens secundários que respondiam as cartas. Há também um alfabeto exclusivo, e todo um capricho nas ilustrações, nos envelopes, postagem.

As cartas são do período de 1920 até o ano de 1943 e traz histórias divertidíssimas, bem como vemos personagens de vários outros livros do autor, mostrando assim que ele realmente tinha este universo fantástico bem detalhado em sua mente. Tolkien também incluía assuntos históricos do que estava acontecendo no mundo. O que - certamente - tornou tudo ainda mais real para seus filhos.

Fica a indicação para os fãs dos autores. Além de ser uma leitura fantástica para pais e filhos

? Sabiam da grandiosidade dessa obra? Já leram, ou foi para a listinha?

Marcos Queiroz 28/11/2012

Bonitinho
Uma compilação de diversas cartas que Tolkien enviou para seus filhos durante a infância destes.
As histórias em si são bem infantis, bobinhas mesmo, nada que chame a atenção. Mas é divertido perceber o formato do que viria a ser todo o mundo da Terra-Média (principalmente nomes, criaturas e línguas) serem rascunhadas em trechos tão simplórios.
É de uma admiração louvável que Tolkien tratava suas crianças. O carinho que cada carta possuía era inquestionável, sempre com um desenho do que havia ocorrido de especial no polo norte naquele ano. Se um dia eu for pai, que eu tenha este mesmo amor por meus filhos.
Outra coisa importante de se notar é a presença da II Guerra Mundial. Até o "Papai Noel" sente o mal que aquela guerra trouxe ao mundo.
No mais, é um bom livro para se colecionar, por ser do Tolkien, e por toda a carga histórica e emocional que este autor e pai deu ao seus filhos (biológicos e literários).
Julia526 20/02/2015minha estante

artur 22/09/2015minha estante
Querido, VOCÊ ACHA QUE ADULTOS ESCREVEM CARTAS PRO PAPAI NOEL? VOCÊ ACHA QUE O TOLKIEN IRIA ESCREVER UMA CARTA PARA UM ADULTO, SENDO QUE OS FILHOS DELE ERAM CRIANÇAS?! [2]

Sales.Ferreira 03/12/2020minha estante
Kkkkkkkkkk concordo em número, gênero e grau com os comentários. Comecei a ler o livro agora e estou encantado.

leiturasdaursula 16/12/2022

Um mini universo fantástico
Ao longo de 22 anos Tolkien enviou cartas muito elaboradas se passando por Papai Noel para seus filhos. As cartas vão muito além do que se espera e mostram o lado pai do autor. Há um mini universo fantástico aqui, onde Tolkien vai incluindo personagens e acontecimentos do Polo Norte! Muito lindo. Tem resenha no meu canal!