Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Pam 23/12/2020

Cartas de amor e carinho.
Cartas do Papai Noel é uma grande prova de amor e carinho do J. R. R. Tolkien para seus filhos. Todos sabemos como a família era importante para ele, afinal, a própria escrita do Hobbit foi fruto de histórias que ele inventava pra contar pros filhos, e esse livro continua nos mostrando o valor que Tolkien dava para aqueles ao seu redor.

É muito bonito acompanhar as declarações e invenções que ele fazia pros filhos. Desde mensagens carinhosas do Papai Noel e Urso Polar do Norte, até narrações de batalhas e criações de alfabetos - algo inevitável pro professor Tolkien. É interessantíssimo ver como ele adiciona esses elementos até em seu dia-a-dia. Também pudemos ver as belas ilustrações que ele fazia acompanhando as cartas, que inclusive vão se desenvolvendo: é notável que o Urso Polar no final do livro, após anos de "treino" ficou mais aperfeiçoado e realista.

Falando em desenvolvimento, outro aspecto interessante é ver o crescimento das crianças e a história passando ao redor das cartas. Com o tempo, o Papai Noel para de escrever pros filhos mais velhos, que não mandam mais cartas para ele, porém, ele sempre os cita com carinho. Por fim, as últimas cartas são destinadas somente a filha mais nova, que também ganha uma despedida. Acompanhamos também a narração de momentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, que o Papai Noel cita, opina, além dos acontecimentos influenciarem nos ocorridos no Polo Norte.

Achei belíssimo ver como o Tolkien conseguiu manter as cartas divertidas, carinhosas e realistas. Ele esbanjava talento e criatividade por onde passava, e esse livro é mais uma prova disso.

Leh 03/02/2021

Cartas Para o Papai Noel
?Nesta obra, Tolkien nos surpreende ao reunir diversas cartas destinadas aos seus filhos durante 20 anos. Nas cartas Tolkien se passava pelo Papai Noel e descrevia as aventuras que o bom velhinho passada no Polo Norte com a companhia de seus bons amigos Urso Polar, Paksu, Valkotukka, Ilbereth entre outros.

?Tolkien se correspondia com as crianças em todos os finais de ano, sempre reunindo uma aventura do Polo Norte e destacando as dificuldades vivenciadas no mundo das crianças, pois durante alguns anos houveram mudanças históricas pela Inglaterra, sendo elas a Greve Geral e a Segunda Guerra Mundial.

?Nestes momentos, Tolkien ensina que os valores que cultivamos é o melhor presente, e que devemos sermos gratos por tudo o que possuímos. Mas o mais encantador é como ele consegue contornar as situações vivenciadas pelas crianças, por meio das histórias criadas em nome do Papai Noel.

?É emocionante a forma como Tolkien vai se despedindo de seus filhos, sempre enviando um abraço para os mais crescidos e nunca se esquecendo da importância do natal!
?Frase - ?Luz é do que precisamos?. (Págs. 79)

Marcos Queiroz 28/11/2012

Bonitinho
Uma compilação de diversas cartas que Tolkien enviou para seus filhos durante a infância destes.
As histórias em si são bem infantis, bobinhas mesmo, nada que chame a atenção. Mas é divertido perceber o formato do que viria a ser todo o mundo da Terra-Média (principalmente nomes, criaturas e línguas) serem rascunhadas em trechos tão simplórios.
É de uma admiração louvável que Tolkien tratava suas crianças. O carinho que cada carta possuía era inquestionável, sempre com um desenho do que havia ocorrido de especial no polo norte naquele ano. Se um dia eu for pai, que eu tenha este mesmo amor por meus filhos.
Outra coisa importante de se notar é a presença da II Guerra Mundial. Até o "Papai Noel" sente o mal que aquela guerra trouxe ao mundo.
No mais, é um bom livro para se colecionar, por ser do Tolkien, e por toda a carga histórica e emocional que este autor e pai deu ao seus filhos (biológicos e literários).
Julia 20/02/2015minha estante

artur 22/09/2015minha estante
Querido, VOCÊ ACHA QUE ADULTOS ESCREVEM CARTAS PRO PAPAI NOEL? VOCÊ ACHA QUE O TOLKIEN IRIA ESCREVER UMA CARTA PARA UM ADULTO, SENDO QUE OS FILHOS DELE ERAM CRIANÇAS?! [2]

Sales.Ferreira 03/12/2020minha estante
Kkkkkkkkkk concordo em número, gênero e grau com os comentários. Comecei a ler o livro agora e estou encantado.

Cintia Lais 27/12/2012

Divertido e Encantador
O livro é encantador. Todos os anos desde a infância de seu filho mais velho, John, até a adolescência de sua caçula, Priscila, Tolkien endereçava cartas às suas crianças fingindo ser o Papai Noel. Com lindas ilustrações e com um estilo de escrita bastante divertido, o bom velhinho relata as diversas aventuras que os moradores de sua casa no Pólo Norte vivem a cada ano. É interessante perceber a habilidade de Tolkien ao manipular elementos fantásticos e fazer com que o leitor acredite por alguns momentos no que está lendo. O Urso Polar do Norte, ajudante do Papai Noel, é uma figura apaixonante. Os trasgos, que adoram destruir tudo, são incluídos na narrativa de uma forma tão natural que não há tempo para lembrar que esses seres não existem no mundo real. Algo que admiro profundamente nas obras de Tolkien é o forte trabalho de ambientação através de referências a documentos, idiomas, canções, profecias, e lendas, que conferem mais autoridade à história. Neste livro, cuja primeira carta data do ano de 1920, é possível encontrar essa característica, apesar de uma linguagem bem mais simples, e então sentir que a rede de histórias contadas faz tanto sentido que poderia mesmo ser real.
Acredito que ele agradará muito aos fãs de Tolkien, e que é um ótimo livro para ser lido em qualquer idade.

MilocaCS 25/12/2020

Impossível não se emocionar
É notório o amor e carinho de Tolkien por seus filhos nessas cartas. As peripécias vividas pelo papai Noel e o Urso Polar são de uma criatividade sem tamanho.
Amei cada uma das cartas em especial a última que é impossível lê-la sem se emocionar.
Recomendo demais a leitura desse livro independente da idade que o leitor tenha.

Paula 03/01/2021

Sou suspeita para falar do autor, pois acho ele incrível, aqui nesse livro ele criou um alfabeto também como nos livros de fantasia adulta que ele já escreveu, e acho incrível como ele dá vida aos personagens e como suas histórias são tão ricas.
Nesse, ele escreve durante 23 anos cartas aos filhos se passando pelo Papai Noel e por alguns personagens da mitologia do papai noel, e não só isso, ele vai interagindo com os filhos através dos personagens.
As ilustrações tornam o livro ainda mais especial.
É um livro também muito engraçadinho.
Mesmo que sejas direcionado às crianças, indico a leitura para todas as idades, o livro é leve, e traz toda a magia que o Natal tem, vale a pena!

luke 12/12/2020

É um livrinho bem bonitinho,com historinhas bem infantis. Lamento muito nao ter lido essa livro quando criança. Recomendo a tudo mundo que tenha uma criança em casal,ou seja(como eu)um grande fâ de Tolkien.

Lindëndil 12/12/2013

Saudades...
Ao ler a última carta, datada de 1943 senti saudades, saudades dos desenhos, da letra tremida, do Urso Polar... e as cartas nem eram pra mim! rs
Tolkien tem esse poder, de criar algo tão fantástico que você mergulha por inteiro na história, se sente parte dela...
Tenho certeza que seus filhos, mesmo depois de grandes, sentiam falta dessas adoráveis cartas, feitas com tanto carinho especialmente pra eles.
Um ótimo pai; amoroso, dedicado, atencioso, e um ótimo escritor.
Me sentia como uma pequena criança a cada carta que lia, e por um momento desejei que tudo fosse real; os elfos, os sobrinhos do Urso Polar, até os trasgos..rs Mas sei que, a cada vez que eu abrir esse pequeno livro, tudo será real sempre...Sem mais palavras...

Henrique Amaral 31/12/2020

Quentinho
Finalizando o ano com uma leitura que aquece muuuuito o coraçãozinho. Muito fofo e divertido, e trouxe muita felicidade!

Isabela 27/12/2020

Eu ameiii, uma leitura fluída que quando vi, ja tinha acabado. As ilustrações são perfeitas, as trapalhadas do Urso Polar me fez querer ser amiga dele kkkk e como o Tolkien encarnou realmente os personagens nas cartas, as cores de tintas, o formato das letras, recomendo para todo mundo!! E também conta como vivenciaram a 2 guerra mundial e a dificuldade da família e das crianças de não ganharem tudo oq pediram..

Heidi Gisele Borges 19/12/2020

Um encanto!
É um livro emocionante. Mostra-nos o carinho que Tolkien tinha por seus filhos. E como ele permitiu que seus filhos acreditassem na figura fantástica do Papai Noel e assim ele escrevia todo ano pelo menos uma carta.

Às vezes com intromissão do Urso Polar.

E percebemos com a falta de resposta dos filhos quando eles cresciam e já deixavam de acreditar e colocar sua meia para esperar o presente.

Essa edição da Harper Collins é lindíssima! Enorme, capa dura com soft touch, interior todo colorido, com diversos desenhos do Papai Noel. Na ficha catalográfica percebemos que há três revisores, mas vários pequenos erros foram deixados. Uma pena.

De todo modo, é um baita livro e recomendo demais! Favoritado!

Giulia 29/12/2020

li esse livro com um teste. Tentei ler o senhor dos aneis a um tempo e abandonei, não concegui me adaptar a escrita do autor. Então resolvi ler esse pra ver se realmente meu problema é com o autor ou sei lá com o que. E o meu problema é com o autor.
Não digo que é ruim, de modo algum é ruim, ta ai o sucesso dele por todo esse tempo que não me deixa mentir, mas a escrita dele não funcionou comigo. É sim um livro fofo e bem escrito, mas não deu. Quem sabe daqui a alguns anos não tento de novo. Rsrs

Fla @fla_books 24/12/2020

Um livro infantil, mas que serve para todas as idades. Cartas do Papai Noel tem cartas para as crianças Tolkien. A cada ano o Papai Noel escreve as cartinhas contando as aventuras para conseguir entregar os presentes. O Urso Polar do Norte também tem suas passagens e está sempre ajudando ou aprontando junto com seus sobrinhos. É uma leitura muito divertida e prazerosa principalmente para os que amam o Natal.

Luciana 06/12/2020

Que lindo presente que Tolkien deu aos filhos!
Um livro que é uma linda recordação, uma declaração de amor em cartas escritas pelo Papai Noel aos filhos de Tolkien!
Poético, carinhoso, com desenhos bonitos e engraçados!
Um livro para ler e guardar no coração!

Julia.Martins 22/12/2020

Troca de correspondências
Esse livro é pra aquecer o coração. Trata-se de troca de correspondências natalinas entre Tolkien e seus filhos, por cerca de 20 anos. Algumas pessoas criticam o livro por ter histórias muito bobas; no entanto, não se trata de livro de histórias, mas de cartas pessoais trocadas entre Papai Noel - o próprio Tolkien - e seus filhos. Livro cheio de amor e fantasia. Recomendo aos pais que gostam de ler para seus filhos e para aqueles que querem entrar no clima de Natal e sonhar com neve, frio, Urso Polar e o bom velhinho.