Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

LaryShelf 03/12/2023

23 anos de cartas
Esse livro é a coletânea de cartas escrita por Tolkien para seus filhos, respondendo as cartas deles como se fosse o Papai Noel e contando todas as aventuras do Polo Norte, seus ajudantes e com desenhos das cenas divertidas e mágicas que ele vivia.

Foi uma fofura ler esse livro, as cartas cheias de histórias fantasiosas onde cada personagem tinha sua letra específica e escrevia para as crianças de forma divertida. Amei os desenhos que o papai noel fazia e toda a guerra contra os Goblins foi muito legal. Esse livro também dá um sentimento agridoce ao ver, com o passar dos anos, o filhos mais velhos de Tolkien deixando de escrever para o papai noel e de colocar as meias na lareira até sobrar apenas a última filha, Priscilla, que escreve até o ano de 1943 que é o ano da última carta do Papai Noel. Isso faz bater uma certa tristeza no leitor. Além disso, é legal ver como o Tolkien fala da Segunda Guerra Mundial nas cartas, a dificuldade que o Papai Noel tem de achar os presentes por conta da Guerra e como ele tem sofrido por causa das crianças do mundo.

Me surpreendeu demais e gostei mais do que esperava.

Fla @fla_books 24/12/2020

Um livro infantil, mas que serve para todas as idades. Cartas do Papai Noel tem cartas para as crianças Tolkien. A cada ano o Papai Noel escreve as cartinhas contando as aventuras para conseguir entregar os presentes. O Urso Polar do Norte também tem suas passagens e está sempre ajudando ou aprontando junto com seus sobrinhos. É uma leitura muito divertida e prazerosa principalmente para os que amam o Natal.

Léa 13/12/2023

Recordei minha infância
Esse livro é uma doçura sem tamanho. Eu recordei a minha infância nas épocas de Natal. Eram épocas muito especiais para mim. Esse livro também trouxe a lembrança de escrever cartas, como era maravilhoso enviar uma cartinha ou receber. Maravilhoso! Recomendo a leitura a todos.

Carlinha 23/12/2022

Um mini universo fantástico
Ao longo de 22 anos Tolkien escreveu cartas muito elaboradas se passando por Papai Noel para seus filhos. As cartas vão muito além do que se espera e mostram o lado pai do autor. Há um mini universo fantástico aqui, onde Tolkien vai incluindo personagens e acontecimentos do Polo Norte! Muito lindo??

Gabi 12/12/2021

Que leitura mais agradável! Achei tão lindo ver essas cartas do Tolkien escritas em nome do papai noel aos seus filhos. Uma bela leitura pra aquecer o coração nessa época do ano.

Aline.Fazio 02/12/2022

Presente com carinho
Esse livro é fantástico! Uma edição muito linda em que podemos ver e ler as maravihosas cartas escritas por Tolkien para seus 4 filhos ao longo de quase 20 anos.
É extremamente tocante ver toda a dedicação, capricho, carinho e amor que ele colocava nessas cartas! Esse livro mostra muito mais do que uma série de pequenos relatos escritos por Papai Noel sobre suas aventuras no Norte com seu fiel amigo, Urso Polar, é, na verdade, um lindo presente em forma de cartas, feitas por um pai amoroso para seus filhos com muito esmero!
Todos sabemos que Tolkien é criativo para criar fantasias, mas aqui temos a oportunidade de ver sua imaginação ir além para agradar seus filhos, criando diferentes tipos de letras para cada personagem, cores, desenhos ilustrativos, selos, combinando tipos de papel e pensando em modos diferentes de entrega.
Uma dose revigorante de fantasia e afeto em um cotidiano real! Lembrando que nesses 20 anos de cartas passaram pela Grande Depressão e Segunda Guerra, sem que o Papai Noel tenho ignorado isso, mas nunca sem perder a magia ou deixar de escrever!
Que bom que esses presentes foram publicados e compartilhados!
Thiago 05/12/2022minha estante
Incrível, Aline, veio do coração mesmo!

Muninn - IG @corvosdeodin 21/12/2022

Sabe aquele livro gostoso de ler e que te deixa com o coração aquecido, transbordando de amor de tanta ternura? É esse! Impossível não se encantar com cada uma das cartas, com todo o cuidado de Tolkien com seus filhos, a criatividade para descrever cada uma das peripécias que os habitantes do Polo Norte se envolveram e os lindos desenhos que acompanharam cada uma das cartas. Para quem já conhece outras obras de Tolkien, irá notar uma pincelada aqui e outra ali de elementos nas cartas, e irá sorrir ao perceber cada um deles.

site: https://www.instagram.com/p/CmXiMCurrSE/

Gabrielle 30/11/2021

Cartas de um pai aos seus filhos ?
Tenho uma lista de livros de Tolkien que quero ler, mas não imaginei que este seria o primeiro.

Cartas cheias de amor e carinho ??

Julinho 03/12/2023

Incapaz de se contentar em escrever cartas, ocupando o personagem "Papai Noel", Tolkien construiu todo um universo singular e povoado de personagens adoráveis (Urso Polar, Goblins, duendes, homens e crianças das neves e etc), envoltos em situações divertidas, originais e surpreendentes (até mesmo acontece mais de uma batalha no polo norte, talvez prenúncios da saga do anel). O fantasma da guerra, aparece na história, como a sombra do mal que sempre ronda a felicidade cotidiana: e ao final da leitura o leitor pode precisar alegar que caiu um cisco em um dos seus olhos, pois é uma leitura emocionante.

Juliana 20/01/2023

Sou suspeita pra falar quando se trata sobre alguma obra do Tolkien, mas a cada vez ele se supera. Está obra é fantástica, as cartas foram escritas pelo próprio Tolkien para seus filhos. A criatividade de Tolkien a cada carta, umas mais longas e outras mais curtas,
a simplicidade, de cada história e desenho, nos deixa na expectativa de ler a próxima carta até que cheguemos ao final do livro, recomendo muito.
Nota: 10/10

Cesar Loyola 29/11/2021

Sensacional!
Um livro que reúne as cartas escritas por J. R. R. Tolkien ao seus filhos. Tolkien é um autor que despensa elogios, e esse livro, sem dúvida nenhuma, mostra ainda mais a habilidade em escrever, a sensibilidade de lembrar as particularidades de cada um de seus filhos e colocá-las nas cartar como se o próprio Papai Noel as conhecessem. A criação das personagens, demostrar as suas características e personalidade ao escrever com caligrafia diferente para cada um deles. Realmente sou mais fã agora do que nunca. Realmente sensacional! Valeu muita a pena a leitura. Obs.: Leiam em doses homeopáticas, degustem essa obra prima!

Flexa2 15/09/2021

Uma fofura
Como todos seus contos infantis, Tolkien tem uma fofura imensa pra contar. E com esse livro não seria diferente! Sou apaixonado!

stellasays 02/01/2015

Melhor pai do mundo
O livro consiste em cartas escritas por Tolkien para seus quatro filhos ao longo de 23 anos (1920-1943). Conforme as crianças vão crescendo, as cartas passam a ser endereçadas para os filhos mais novos, portanto a última é escrita diretamente para a caçula, Priscilla. Nestas cartas, ele assina como Papai Nicolau Noel e tem um companheiro fiel chamado Urso Polar, que está sempre criando muitos problemas divertidos, mostrados em desenhos super fofos e dedicados.
O que eu mais gostei nesse livro foi que Tolkien sempre encorajou os filhos a cultivarem a criatividade - a brincar, sim, mas também a escrever e ler -, ele inclui algumas curiosidades sobre o Natal e cria histórias cada vez um pouquinho mais elaboradas sobre o que está acontecendo no Polo Norte.
Conforme os anos passam e chega a guerra, as cartas ficam com um tom mais melancólico, só que ainda atenciosas e amorosas. Ele parece ter sido um pai maravilhoso.
Minha única ressalva foi a tradução. Em alguns pontos, quando podemos comparar as cartas escritas por Tolkien com o que foi traduzido, dá pra perceber alguns erros um pouco grosseiros e a tradução do poema do Papai Noel também não foi muito fiel - mas traduzir poemas é um desafio pra qualquer um! Acho que teria sido melhor se tivessem colocado o poema original na íntegra e a possível tradução, assim teríamos a possibilidade de fazer nossas próprias interpretações.
Mas no geral é um livro lindo, fofo e faz sentir muita saudade da infância!

Aly 31/12/2021

Definir em uma palavra? Mágico! Eu adoro livros com pegadas infantis, são extremamente criativos e fofos. Esse livro é a definição disso, eu amei muito.

Sol 20/12/2020

Lindo ver como é (ou foi) possível alimentar a imaginação das crianças por meio de cartas.
Esse Papai Noel passou por algumas aventuras.