Folhas de Relva

Gentil Saraiva Junior

Resenhas - Folhas de Relva

Henrique Pontes 30/01/2011

Folhas de Relva

Folhas da Relva, é um grito de liberdade e do pensamento íntimo, nele foi inscrito um dos maiores conteúdos do pensamento cósmico, da ética humana universal, e de uma das maiores expressões da individualidade que, em literatura, houve na História.
Folhas da Relva é o único livro do autor, que reeditado a vida inteira, fazendo sempre novas inserções e modificações em de seus poemas.
Sua poesia fala da plena aceitação da humanidade, sem preconceitos ou disputa de valores, da amorosidade igualitária aos homens e às mulheres, da prostituta e ao criminoso, do mais vil ao mais elevado.
Enquanto os transcendentalistas confiavam a espiritualidade e o desprendimento ao jogo filosófico e intelectual, Whitman viveu isso em seu cotidiano, de modo a poder expressar sua mais profunda admiração pela vida nas coisas às quais mais repudiaria o homem puritano.

Teo 15/07/2011minha estante
cara, muito bom o seu comentário. se houvesse pessoas que pensassem por aí, ele seria o primeiro dessa página!

Vitor Dilly 07/12/2021

Folhas imortais
A relva esmeraldina é imortal.
O comedor da relva é imortal.
O devorador do comedor da relva é imortal.
A relva é alimento de todos nós.
A relva é uma fábrica natural de máquinas fazedoras de bebês comedores de relva.
Tudo volta para a relva na regressão total.
A relva é merda e merda é vida.
Tudo volta a ser relva.
Origem, meio e destino.
Tudo é relva.
Eu sou relva.
Há imortalidade em tudo.
Pois a relva não morre.
Obrigado Ó relva esmeralda.

Fim.

Babi159 07/11/2021

"Eu me contradigo? Pois muito bem, eu me contradigo. Sou amplo, contenho multidões."
É necessário, a meu ver, ter um profundo amor pelos Estados Unidos e sua constituição histórica, no que tange guerras e afins, para apreciar completamente esta obra, o que definitivamente não é meu caso.

Há poemas belíssimos, que destaquei para revisitá-los, mas me incomodou os poemas que são uma verdadeira ode à América estadunidense, o que os tornou dispensáveis a mim. No mais, só conhecia o Whitman de nome. Foi interessante lê-lo pela primeira vez. Recomendo a leitura em doses homeopáticas e se gostar MUITO de poesia. Se não, temos autores bem mais interessantes, capazes de provocar identificação universal aos leitores.
Matheus E. Reis 12/02/2023minha estante
Walt Whitman não se restringe ao contexto Norte americano, mas se expande do seu meio. Não reza à humanidade exclusivamente, mas também ao cosmos. Propondo uma união entre ambos.
Dizer que o mundo enfrenta uma "crise climática", por exemplo, é o reflexo duma mentalidade antropocêntrica muito grosseira. Whitman entendia isso já no século XIX.
Propor o deslocamento da consciência humana para uma mentalidade cósmica, isso em pleno cenário escravocrata, é uma tarefa impossível. Mas ainda assim, o poeta consegue. E melhor do que qualquer religião foi e será capaz de fazer. Justamente por que ele não nega o sofrimento de nada sob a luz ou sob o ar.

Carlos Souza 19/08/2021

"Assinando por Alma e Corpo, aponho-lhes meu nome"
Um livro complicado de descrever. Folhas de Relva é um organismo vivo, algo mutável e inconstante.

Os conteúdos apresentados em suas folhas são pontuais, breves e simples, porém, também são abrangentes, longos e complexos. Whitman conseguiu materializar o conceito de paradoxo, isso de forma implícita e explícita. É possível perceber a presença de Whitman ao decorrer da leitura, é como uma voz com a qual conversamos, esse astral, ao meu ver, é uma das coisas mais valorosas da obra.
Encontramos textos dos mais variados assuntos, todos abordados de maneira crua, sem floreios ou enrolações. Os versos livres não possuem sentidos absolutos, e não adianta tentar determinar algo, porque você não conseguirá. É nítido como o texto cresce e diminui semelhante aos próprios pensamentos do leitor. Folhas de Relva brinca com o caráter subjetivo do pensamento, os poemas e seus sentidos mudam, também podendo perdê-los em determinado momento, isso depende da sua própria experiência e do local em que você está localizado na leitura. Por isso, acho essencial ir e voltar ao decorrer do aumento da proximidade com o livro.
Suas poesias transitam por todos os núcleos humanos, sem preconceitos ou disputas intelectuais, vemos muito sutilmente explanações sobre o amor, o sexo, o corpo e o companheirismo, todos envolvidos numa aura de prazer, mais especificamente, prazer corpóreo, mas não semelhante ao do indivíduo hedonista por natureza, mas daquele que necessita da liberdade para conhecer sua própria complexidade, e que para isso, de forma alguma, submete-se aos grilhões estipulados pela sociedade puritana.
Enfim, um livro maravilhoso, eis aqui um trecho que bem o representa: "Oh, enquanto eu viver para ser o governante da vida, não um escravo, para encontrar a vida como um poderoso conquistador, e, assim, nada exterior a mim assumirá o comando de mim."

Feline 13/10/2009

Quase a Bíblia
Quando penso no Folhas de Relva penso na Bíblia. É porque Walt não forma leitores e sim seguidores.
Folhas de Relva é um livro másculo, libertário e irresponsável. Quando se lê, o sentimento é de finalmente ter descoberto alguma lei eterna que até então era um mistério da criação.
Mesmo nos momentos das grandes descrições e das intermináveis listas, o que se descobre é estar lendo uma espécie de mantra - preparação do espírito para o que virá em seguida.
Whitman influenciou um sem-número de grandes autores e pensadores. Ainda assim, a última vez em que se falou do autor foi no filme Sociedade dos Poetas Mortos.
Não sei porque, mas ele ainda é leitura para poucos. Uma pena. O mundo seria menos louco se lêssemos mais Folhas de Relva - ou mais louco, mas de um modo menos predador.
Porque não há nada de difícil ou estranho ou hermético em sua leitura. Tudo claro, solar demais, mas ao mesmo tempo profundo e instigante. Poucas poesias chamam à ação quanto essa. Ainda que aja no mundo da contemplação e da beleza - ela empurra quem lê, enche os pulmões de ar, infla o peito. E nada fica pesado demais depois de Folhas de Relva.

Teo 15/07/2011minha estante
eu acho que você se equivoca em alguns pontos no seu comentário, mas, ainda assim, é bastante válido.

ricardo marçal 27/06/2021

Arrebatador.
Amor à vida, ao eterno agora.
Sem artifícios, sem expectativas.
Sugiro ler em voz alta.
Ao ar livre é ainda melhor.

Maiara.Alves 21/09/2020

Transcendente
"Folhas de Relva" é sem dúvida uma das maiores obras do intelecto humano. Criatividade e originalidade que arrebatam. Sexualidade, liberdade, descobrimento. A forma que Whitman coloca as palavras, desejos, anseios é memorável. Razão pela qual mais de cem anos depois de sua publicação ainda é um livro totalmente de vanguarda, muito a frente do seu tempo. Poemas capazes de transformar vidas e modos de ver o mundo.

Noyz 26/07/2012

Nunca vi ninguém amar tanto a vida e ser fiel ao seu canto. Nunca vi ninguém ser tão exato ao cantar esse amor.

André Azevedo Ferreira 13/08/2020

O WW
Qualquer fã de Breaking Bad vai saber apreciar essa leitura, mas ela não é fácil. Portanto calma e paciência para relevar a linguagem rebuscada e antiga do autor.

Rogério 04/01/2022

Walt Withman, um sonhador
Para aqueles que gostam da boa poesia, sem ficar presos a versos e rimas, aí está um excelente titulo. Whitman, mas do que cantar as belezas sobre os EUA, foi um poeta onde a liberdade estava acima de tudo, até mesmo ao modo de fazer poesia, isso em pleno século XIX. Seu motivos são a natureza, a liberdade, a vida...
Uma obra que foi trabalha por toda a vida fé Whitman...
E acima de tudo, Folhas de Relva é um 'tratado' sobre a humanidade!

@emmzzzly 28/03/2022

cara eu absolutamente amo esse livro
eu sempre fui contra coisas muito abstratas porque parecia falta de esforço mas nesse caso só parece que o livro fala mais de quem lê do que sobre a vida do Whitman - apesar de já ter ouvido falar que quando vc conhece a fundo a vida dele o livro faz bastante sentido. mas eu gosto dessa relatividade, porque a cada vez que eu leio eu sou uma pessoa diferente, eu leio minhas teorias no canto da folha e penso "nossa que ideia boba" e percebo que cresci bastante desde a última leitura. é um livro que eu nunca vou terminar de ler, porque eu me torno outra pessoa a cada página :)

Bruno Oliveira 09/05/2022

O KOSMOS DO GRANDE WALT (E NÃO DO DISNEY E NEM DO WHITE)
Folhas de Relva, do norte-americano Walt Whitman é um livro obrigatório para você leitor, ou não, de POESIA. Nele, você encontra todo o COSMOS dessa figura, hoje mítica, que é o da PERSONA desse que é considerado O PRIMEIRO GRANDE POETA genuinamente norte-americano. Seus temas, seu vocabulário, sua forma (extensivamente extensa!), seu ineditismo e o seu pioneirismo nesta sua primeira obra foi um marco para a época (1855) e, tamanha FORÇA CRIADORA e CRIATIVA, antecipou muitas das “estéticas” que só começaríamos a ver no começo do século XX (tipo: fluxo de consciência, espontaneidade, vocabulário típico de outras áreas do conhecimento humano, gírias e afins)!!! A tradução e o posfácio do Rodrigo Garcia Lopes desta edição bilíngue da editora Iluminuras estão amplamente amparados em textos críticos e históricos, o que torna a ideia de “como se você estivesse lendo de fato a primeira edição” uma experiência, bem provavelmente, bem próxima da real. Ótimo.
Regis 08/03/2023minha estante
Estava lendo sobre o livro e me deparo com sua resenha que achei maravilhosa, amigo Bruno.
Parabéns!

Bruno Oliveira 09/03/2023minha estante
Opa! Muito obrigado, amiga Régis! Como sempre, sendo essa amiga transbordando gentilezas. Mas leia o livro sim, vale a pena! Whitman faz você ver a vida com outros olhos. :)

Regis 09/03/2023minha estante
Futuramente seguirei sua dica. Já está na minha lista. ??

Alanna.Kristyna 20/02/2022

"Líquido e certo e vivo e o bastante."
"Um perfeito escritor deve ser capaz de fazer as palavras cantarem, dançarem, beijarem, parirem crianças, chorarem, sangrarem, enfurecerem, esfaquearem, roubarem, dispararem canhão, pilotarem navios, saquearem cidades, atacarem com cavalaria ou infantaria, ou fazerem qualquer coisa que um homem ou uma mulher de poderes naturais pode fazer."

(Incrível, perfeito d++ :-)

Lia Earnshaw 14/02/2023

"Entrego-me ao solo para brotar da relva que amo, Se me quiseres de novo, procura-me sob as solas de tuas botas.

Mal saberás quem sou ou o que pretendo, Mas serei boa saúde para ti não obstante, Falhando em reaver-me no começo não perde o ânimo, Errando um local busca em outro, Paro em algum lugar te aguardando.

Contradigo a mim mesmo? Muito bem então contradigo a mim mesmo, (Sou vasto, contenho multidões.)

Whitman descreve em seus poemas tudo aquilo que nós não conseguimos falar. Sua delicadeza pra falar do amor e da natureza é simplesmente irresistível, te faz querer morar nos poemas ou espalhar eles por toda a cidade. Um dos melhores livros de poemas que já li, seguido apenas dos livros de Richard Siken.

Bell_016 16/04/2010

I CELEBRATE myself,
And what I assume you shall assume,
For every atom belonging to me as good belongs to you.

I loafe and invite my soul,
I lean and loafe at my ease... observing a spear of summer grass.

Houses and rooms are full of perfumes... the shelves are crowded with
perfumes,
I breathe the fragrance myself and know it and like it,
The distillation would intoxicate me also, but I shall not let it.

The atmosphere is not a perfume... it has no taste of the distillation... it is odorless,
It is for my mouth forever... I am in love with it,
I will go to the bank by the wood and become undisguised and naked,
I am mad for it to be in contact with me.

The smoke of my own breath,
Echoes, ripples, buzz'd whispers... love-root, silk-thread, crotch and
vine,
My respiration and inspiration... the beating of my heart... the passing of blood and air through my lungs,
The sniff of green leaves and dry leaves, and of the shore and
dark-color'd sea-rocks, and of hay in the barn,
The sound of the belch'd words of my voice...words loosed to the eddies of the wind,
A few light kisses... a few embraces... a reaching around of arms,
The play of shine and shade on the trees as the supple boughs wag,
The delight alone or in the rush of the streets, or along the fields
and hill-sides,
The feeling of health... the full-noon trill... the song of me rising
from bed and meeting the sun.