Coração de Vidro

Coração de Vidro Marcos de Sousa

Resenhas - Coração de Vidro

Lê Golz 05/05/2014

Resenha - Coração de Vidro
A primeira coisa que pensei quando comecei a ler este livro e me deparar com tantas poesias lindas, foi porque tantas pessoas parecem ter se esquecido de livros assim: e isso me incluiu!
O mundo sofre constantes mudanças, vemos cada vez mais valores perdidos, buscas insanas por dinheiro e beleza, e cada vez mais corações separados uns dos outros.
E fiquei pensando que de certa forma, eu também sou influenciada pelo mundo. Antigamente lia poesia, não com grande frequência, mas reservava um pouco do meu tempo para lê-las.

Senti, ao ler Coração de Vidro, toda sensibilidade que uma alma humana ainda pode ter. As poesias descrevem um coração despedaçado, mas que também pode ser tocado pelo amor. É o primeiro livro do autor Marcos de Sousa e que tem tudo para ser um grande sucesso na trajetória de livros poéticos no Brasil.
O livro é dividido em duas partes, por assim dizer, e com 90 poesias, das quais tenho algumas preferidas. Não encontrei nenhum erro de digitação e achei que a edição foi bem trabalhada.
Este é um livro para ler e reler, não apenas para ocupar um lugar na estante. É só bater aquele vontade de poesia e você o pega.

Trecho de "Oceano do amar"

"... Como todo mar tranquilo
Também tem seu furacão,
Ao aproximarmo-nos de uma equívoca plenitude,
Ele destrói o coração.

Ele sabe, afinal, que todo sentimento
Precisa de tormento
Para chegar à perfeição."

Marcos de Sousa

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2014/05/resenha-coracao-de-vidro.html
Marcos Pinto 15/11/2014minha estante
Obrigado pela resenha maravilhosa, Leticia. Espero que você releia muitas vezes e cada vez goste mais e que cada verso toque o seu coração.

Gustavo 28/12/2013

Coração de Vidro (Blog Leitores Compulsivos)
Desde o lançamento deste livro, eu tinha uma vontade enorme de ler o livro, e quando o autor divulgou o Book Tour do livro, sem mais demora eu corri e me inscrevi para receber este maravilhoso livro. Eu amo livros de poesia e Coração de Vidro me encantou de uma forma esplêndida.

Em casa de ferreiro,
espinhos de ferro matam meu coração.
Jorra sangue a noite inteira,
berros de agonia formam canção.

Pessoas não são eternas
Rosas não são eternas
Estrelas não são eternas
Por que os amores seriam?

Para mim que amei o livro, é até um pouco difícil transformar em palavras o que eu senti quando li o livro, alguns versos me fizeram sorrir e outros me fizeram chorar, alguns versos me fizeram lembrar de pessoas amadas que já se foram e pessoas amadas que eu possuo em minha vida.

Mas o tempo passa
E passa para todos...
Leva consigo os sonhos perdidos,
Mapas dos esconderijos da dor,
O resto daquilo que um dia
Foi um grande amor.

Sou uma canção de uma nota só:
Difícil de ser compreendinta
Sou apenas sentida.

O autor consegue passar para as palavras os sentimentos de amor, paixão, felicidade, tristeza, e através dos versos, ele desperta em você aqueles sentimentos. Com certeza uma obra clássica e extremamente rica em sentimentos, um livro que me emocionou do começo ao fim.

Ele sabe, afinal, que todo sentimento
Precisa de tormento
Para chegar a perfeição.

Se nos charcos pode nascer uma rosa,
Ou um lírio, quem sabe,
Não pode nascer um coração de diamante
Dos destroços de um coração de vidro?

O autor não utiliza histórias de romance, e muito menos algum tipo de narrativa específica. Cada estrofe possui seu jeito único e especial, e ao ler os versos daquela estrofe você pensa e sente coisas que estão dentro de você.

Nossos corações nasceram juntos,
O destino nos quis distanciar.
Cruzarei todos os mundos
Se preciso for para te encontrar.

Se tu fosses uma estrela
Que do céu precipita incandescente luz,
Roubaria teus reflexos
E faria minha cruz.

Acho que é isso que torna o livro e as poesias especiais, não é preciso nenhuma história para compreender os versos, quem faz a tradução é você, a sua mente, seus sentimentos e seu coração, o que eu mais acho lindo nos livros de poesia é a capacidade de despertar emoções que estavam escondidas dentro dos nossos corações, e com certeza Coração de Vidro despertou em mim o Amor que eu tive por algumas pessoas e que nunca dei valor.

O que eu quero dizer é que através dos versos, a tradução que você faz é especifica a você, esta é a beleza dos poemas, podemos pegar uma estrofe de um poema e colocar várias pessoas para ler esta mesma estrofe e que cada pessoa vai pensar uma coisa diferente, vai lembrar de uma pessoa diferente, vai despertar um sentimento diferente.

A cada descoberta
Ao me olhar no espelho
E os teus olhos ver,
Percebo que a cada segundo
Me reapaixono por você.

Eu amei este livro, uma obra banhada a sentimentos que te fará sorrir, chorar e se emocionar. Mais só uma dica, não leia este livro ouvindo uma música romântica, eu tentei ler o livro ouvindo One Direction - You & I, e chorei horrores kkkkk!!! Mas quero deixar claro que as lágrimas derramadas não são de tristeza e sim de amor, afinal Se nos charcos pode nascer uma rosa, Ou um lírio, quem sabe, Não pode nascer um coração de diamante, Dos destroços de um coração de vidro?

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2013/12/resenha-coracao-de-vidro-marcos-de-sousa.html
Marcos Pinto 15/11/2014minha estante
A poesia sempre traz uma confusão de emoções, Gustavo. Fico feliz que meus versos tenham te atingido de tal maneira.

Ana Luiza 09/03/2014

Coração de Poeta
“Não existe explicação para um coração de vidro. Um coração de vidro é a própria explicação.”

Confesso que não leio com frequência, mas sou encantada com poesias e poetas. Não é uma arte fácil de se fazer - eu mesmo mal sei rimar duas palavras e olha que poesia é muito mais que rimas -, exige talento nato, além de um jeito particular de ver o mundo. Acredito que poeta já nasce poeta.

A poesia traçou seu caminho lado a lado com a história da humanidade, sendo uma das modalidades de arte mais tradicionais e mais belas. Se pensarmos bem, a poesia já existia mesmo antes da escrita, quando as histórias eram transmitidas oralmente através de canções, que nada mais são que poesias cantadas. No mundo contemporâneo, a poesia muitas vezes fica esquecida, até mesmo no âmbito musical. Em uma época onde grande parte da população pouco se importa com o domínio da língua escrita, que é verdadeiramente assassinada na internet e até mesmo no falar; uma época de músicas-chicletes, com rimas ridiculamente simples e sem qualquer valor artístico, é raro encontrar pessoas como Marcos de Sousa, que fazem poesia, e muito bem por sinal.

“No céu não há lugar para poetas,
Contaminariam solo santo com tristeza e dor.
Trariam morte ao Elísio,
Estripariam a pureza com a nudez do amor.” - Lágrimas de estrelas

Honestamente, acreditava que a poesia - a mais tradicional, escrita no papel e com linguagem rebuscada - estava morta, até que li “Coração de Vidro”. Sousa trouxe de volta as minhas esperanças para o gênero lírico, que se continuar tendo contribuições como essa, não acabará por sucumbir nesta era onde as artes (entre elas a literária) tem pouco valor. Como o nome já pode nos dar uma ideia, “Coração de Vidro” traz poesias lindíssimas, grande parte com temática romântica, do tipo que se declama para conquistar aquela pessoa que desperta seu coração.

“Não há cura para um coração de vidro, Ele deve ser quebrado.”

“Coração de Vidro” traz diversos olhares sobre os diferentes sentimentos do coração, não só do amor. Medo, morte, esperança, saudade e angústia são alguns dos temas explorados no livro, mas o destaque é, sem dúvida, da paixão. Mas não só paixão romântica, mas também paixão carnal, platônica, dolorosa, nostálgica: Sousa nos presenteia com diferentes tipos de amor, assim como diferentes objetos de paixão. Um poeta que se preze não pode abrir mãos de suas amadas mulheres e o autor, nesse livro, nos traz algumas. Hora recatada e inocente, hora sedutora e envolvente, hora menina, hora mulher. Sousa retrata diferentes mulheres e os diferentes sentimentos que elas lhe provocam. A poesia “Menina-amor”, por exemplo, nos traz a imagem de uma garota inocente, de “lábios de coração” e “esmeralda ao invés de olhos” que parece conquistar o coração do eu-lírico apenas ao passar na rua, aparentemente alheia aos sentimentos que ele nutre por ela. Já na poesia “F”, temos uma mulher que “não sabia o porquê amava/ Mas amava porque não sabia/E com F escrevia /O fogo da sua paixão.”. Apenas esses versos passam a imagem de uma mulher sedutora, que apesar de ter descoberto muitos amores, ainda não descobrira a si mesma. “F” foi uma das minhas poesias preferidas, assim como “Mariane”, onde o eu-lírico faz um retrato de uma mulher tão bela e arrebatadora, que pode chegar ao ponto de ser cruel apenas com a intensidade com que faz com que os outros a amem. Natalia é, sem sombra de dúvida, a grande musa do autor. Na última poesia do livro, chamada “Natalia”, percebemos o quanto essa mulher conquistou um lugar especial entre as outras mulheres e paixões: “Se nos teus olhos encontro o calor do sol /E a beleza da lua nova, /Por que não quereria, amada minha, /Fazer-te minha poesia e prosa?”. Com uma parte do livro dedicado apenas à Natalia, somos apresentados a diferentes facetas desta mesma mulher, que conquistou o eu-lírico a ponto de mudá-lo: “Sou poeta torto, amada minha,/Mas meu coração se endireita ao te ver passar.”.

Mas não são só as mulheres que mexem com o coração do nosso poeta. O sentimento de amor por si só é muitas vezes debatido, sempre por uma perspectiva diferente, em momentos ligado a felicidade extrema ou a paz, em outros a tristeza e dor. O amor deixou marcas profundas nos eu-líricos das poesias e que acabam sendo transferidas para o leitor. No poema “Desafogo” encontramos alguém tão atormentado pela saudade de um amor passado que tenta encontrar consolo nas palavras: “Teus rancores vêm em cachoeiras de lágrimas;/ Afogo-me na solidão./ Aconselharam-me a fazer carta de suicídio e testamento./Anuncio: morro. /Deixo-te meus versos por herança.” Na poesia “Esquive-se do amor” encontramos um aviso: “Quero fugir deste tal amor. /Dizem que ele mata, /Arranca pedaços e come peitos vazios... /Por isso estou tão amuado, /Por isso estou tão escondido. /Fujam, corram, /O amor está vindo!”, afinal o sentimento é tão arrebatador que devemos fugir dele.

“Por excesso de amor,
Morreu aquele coração.” - Brevidade

Mas o amor, como vemos, não traz apenas coisas ruins. Um novo olhar sobre o mundo, uma indignação com a tristeza que parece dominar o mesmo, como vemos no poema “Cotidiana tristeza”: “A vida passa triste. /Rostos passam tristes. /Olhares passam felizes, /Mas morrem tristes. /Por que tanta tristeza, meu Deus?” - o amor provoca um leque de emoções e reflexões. Mas como comentei, não é só esse sentimento que é abordado ou situações ligadas a ele. O poema “Rio de Janeiro”, por exemplo, retrata com beleza a vida moderna, a correria e a falta de poesia que esta vida maluca na cidade nos proporciona: “A noite logo chega, /Com muitas pernas, muitas buzinas, /Muito cansaço, mas pouca alma. /As cabeças repousam nos travesseiros, /Mas os olhos não se fecham. /Ninguém sai para admirar a lua, /As estrelas, tristes, já se vão.”. A morte e a poesia em si são temas bastante recorrentes ao longo de “Coração de Vidro”, assim como a própria condição de poeta, o que vemos no poema “Poesia e morte”, um dos meus favoritos, que senti necessidade de reproduzir na íntegra:

“Virem as páginas,
As demais estão em branco:
Aqui morreu o poeta.

O livro é inacabado,
Assim como o seu coração,
Assim como a sua vida.

De tanto morrer, virou poesia.
De tanta poesia foi a morrer?
Poesia ou morte, faz diferença?
No fim, tudo é sofrer!

Velem hoje o coração de um poeta morto
Que de tanta poesia foi a perecer.
Poesia ou morte, faz diferença?
Só é vivo o que pode sofrer e morrer!”

O autor também explora outros cenários e situações, como na poesia “Nocte” (a minha preferida de todo o livro), onde ele exalta a beleza da noite de forma belíssima. Uma poesia que também gostei bastante foi a “Um soldado vai à guerra”, onde o eu-lírico nos leva ao íntimo da rotina, mente e coração de um soldado: “Siga, soldado taciturno... /Não esqueça jamais a sua missão: /Tirar vidas enquanto a mente /Tenta entender um coração.”.

A diversidade de temas das poesias foi um dos fatores que mais me fez gostar de “Coração de Vidro”. Não sou do tipo extremamente romântica, por isso creio que me cansaria de ler apenas poesias de amor. Mesmo que elas não sejam as minhas favoritas, há algo que encanta nas palavras de Marcos de Sousa e que faz o leitor mergulhar em cada uma das poesias. Já no primeiro verso do livro me vi envolvida e sedenta por mais. O autor tem um talento inegável para o gênero lírico e suas poesias me lembraram obras como de Carlos Drummond de Andrade e Álvares de Azevedo (o meu poeta favorito). Com rimas ricas e linguagem rebuscada na maioria das poesias (que não chegam a ser difíceis de entender), Sousa criou obras cheias de beleza, mas também significado e emoção. Até mesmo nas poesias mais despretensiosas e de linguagem mais simples o autor me encantou, como na poesia “Amor popular”, onde o eu-lírico faz um paralelo entre seu amor e ditados populares que reconstrói de modo a caber e expressar seus sentimentos de um amor não correspondido. Algo muito presente nesse e em outros poemas são às referências clássicas, principalmente a mitologia grega, o que é um prato cheio para quem, como eu, adora mitologia.

Apesar de lido em e-book, “Coração de Vidro” foi uma leitura extremamente prazerosa e ganhou lugar entre os livros favoritos. Essa é uma obra para ser lida de forma lenta, de modo que o leitor se delicie com cada poesia e com as reflexões que todas elas trazem. Para quem gosta de poesia, esse é o livro certo. E para finalizar esta resenha (enorme), deixo-lhes meu poema preferido de todo o livro:

“Nocte

Filha de Hécate com a Lua,
Formosa até em seu pesar.
Os poetas te gostam crua
E há quem diga lhe amar.

Traz a inspiração em suas costas,
Tece versos de mais puro horror.
Loba faminta com cheiro de rosa,
Traz grilhões por baixo do amor.

Tormenta dos corações apaixonados
E gozo dos escritos decadentes.
Traz, em suas mãos, peitos aprisionados,
Vozes contorcidas por dores latentes.

Senhora de viver austero
E vísceras flamejantes,
Faz-se passar por temor materno,
Mas é esconderijo dos amantes.

Segue sempre o mesmo rumo
Pois não passa de deusa sem trono.
Morte anunciada está sempre a raiar.

Poderosa chega e sai maltrapilha.
Apressa-se sempre em achar o caminho
Pois a Alva já está a apagar.”

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-coracao-de-vidro-marcos-de-sousa.html
Marcos Pinto 15/11/2014minha estante
Muito obrigado pelas palavras de apoio, Ana. Fico muito satisfeito e feliz por ver Coração de Vidro entre seus livros favoritos. É uma sensação maravilhosa para um escritor.

Lu 14/11/2014

Lindo!
Comecei a ler o livro de tardezinha e logo me vi envolta de poesias lindas e muito significativas! Normalmente não gosto muito de poesias, mas esse livro do Marcos me deixou pensativa e suspirando rs Vale muito a leitura! Tem alguns poemas que gostei mais, é claro, e tem outros que me fizeram pensar por vários minutos...
Para fãs de poesias ou para os românticos de plantão é leitura obrigatória!!
Marcos Pinto 15/11/2014minha estante
Obrigado pelas palavras, Luene. Fico feliz que o Coração de Vidro tenha feito você vez com outros olhos a poesia.