A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Guilherme 28/03/2021

Magnífico
O que no primeiro livro, ficou a parte de conhecer e explicar, nesse segundo, vemos a personagem principal se desenvolver, crescendo demais, e um trama muito envolvente. Em certos momentos ficamos apreensivos, em outros torcemos por Sonea e se irritamos com Regin. Mas o final é espetacular, e o último livro promete. Super recomendado.

vnunes 17/03/2021

Continuação boa
Sequência muito boa! Explorou muito bem o restante do universo e deixou aquela vontade de terminar a trilogia

Lari 11/03/2021

Bem melhor que o primeiro livro, apresenta novos personagens que conquistou meu coração e desenvolveu bem mais a história dos antigos. Demorei bastante para ler o primeiro volume, e com esse a leitura já fluiu mais rápido. Recomendo que quem já tenha lido o primeiro, se aventure nesse para ver se realmente vale a pena ou não, visto que o volume 1 não serve como base.

Leonardo.Telmann 03/03/2021

Melhor.
O livro é melhor que o primeiro, mas continua repetindo alvuns erros: repetição de um fato já totalmente comprendido, personagens superficiais, tentativa de suspense falha...
Enfim, pontos positivos: narrativa fluida, inclusão social (apesar de falha), novos pontos de vista, em geral melhor que o primeiro.

Mariana Destacio 27/02/2021

A aprendiz - trilogia do Mago Negro #2
Segundo livro da trilogia e continuamos de onde paramos. Obviamente se você não leu o primeiro, não leia esta resenha. :b

Sonea aceitou ser aprendiz no clã devido a uma reviravolta que ocorre no final do primeiro livro, tendo como guardião Lorde Rothen.

Aqui temos vislumbres da força de Sonea, e vamos seguindo a vida dura de ser uma favelada na Universidade. Não temos mais Lorde Fergun como o vilão, mas sim um aprendiz com o nome de Regin, que também cumpre o papel proposto de vilão, me fazendo respirar fundo muitas vezes por ter de ver tantas atitudes de violência gratuita, tanto física como emocional. Além de certo desdém dos próprios professores. Sonea sofre bullying praticamente o livro todo, e assim, vai se tornando cada vez mais forte e competente. Ainda que ela tenha medo em muitos momentos, vamos vendo aquele crescimento emocional que eu estava esperando.

Nesse livro Cery ficou praticamente sumido. Rothen continua um amor. Dannyl ganhou mais destaque por estar abrindo um novo arco na história, e me fez gostar ainda mais dele, pois agora não só conhecemos mais dele mesmo, mas também do mundo, já que ele se torna Segundo Embaixador do Clã, e inicia uma viagem para fora de Kyralia. E temos também Dorrien, filho de Rothen, que apesar das poucas aparições, trouxe um peso enorme para a história.

Achei que esse livro também seria previsível, mas chegando na metade tomamos um golpe e a casa cai! Rsrsrs não vou dizer o que, mas eu não estava esperando por isso. O que me fez perceber (e torcer) que essa não será uma trilogia tão comum como imaginei. Tomando esse acontecimento como base, não faço idéia do que esperar daqui pra frente, e é assim que vou iniciar a leitura do terceiro livro!

Mayra Pinheiro 18/01/2021

Sensacional
Apesar de ser um livro longo, onde acontece MUITA coisa e mostrando a história do ponto de vista de diversos personagens, não é em nada cansativo. A leitura flui de forma maravilhosa e você não sente.
Muito bom acompanhe o aprendizado da Sonea, seu amadurecimento e descoberta. Assim como de todos os personagens. Tenho um xodó pelo Dannyl que não nego, mas todos são cativantes de formas diferentes. É muito mistério e estou curiosa para saber o desfecho dessa história incrível.

Arabe Sol 16/01/2021

A aventura começou
O primeiro livro eu achei um pouco monótono, mas o segundo me prendeu.
Sonea tem que aprender como ser um mago e lidar com um segredo obscuro. Isso tudo durante um longo período de tormento infligido por outros aprendizes. Suas raízes ditam que ela não é ninguém e sua missão é provar o contrário.

I.D. 15/01/2021

A Favorita.
NOTA: 4,5

Levando em consideração pela nota dada por mim, você já pode deduzir o quão eu gostei deste livro.

No livro anterior, como relatei na minha resenha sobre ele, houve constantes altos e baixos durante a leitura sobre a história e os personagens. Resumindo, a primeira parte deixou a desejar e a segunda deixou-se sobressair. Neste volume eu estava apreensiva se ele seria parecido com o seu antecessor, e a conclusão que tenho agora é de que não.

Diferente do anterior este possuí muitos mais plots do que aquele único sobre a busca da Sonea, que por fim foi substituído por ela sendo resgatada e convivendo no último lugar que queria estar e lidando com o controle de seus poderes. Como o próprio nome do livro indica e com uma ajuda da sinopse sabemos que iremos embarcar com Sonea iniciando suas aulas na Universidade do Clã. Contudo, a história não se limitara a isso e trará outros plots, sendo um deles já deduzido pelos acontecimentos do livro anterior, Akkarin sendo o mago negro. (Eu não curto esse termo, pois recentemente descobri que ele é extremamente errado por questões raciais. Espero que em escritas futuras os autores comecem a considerar sobre essas questões.)

Desde o começo a leitura foi fluída, não foi entediante, teve acontecimentos marcantes, reflexivos sobre a representação de uma sociedade e emocionantes.

Meu único ponto negativo é sobre a expansão do universo, eu me encontrei confusa muitas vezes. Acredito que não tenha sido tão claro, ou é apenas complexo para o meu entendimento.

O livro se encerra com bons ganchos para o terceiro volume. E tenho plena certeza que irei lê-lo.

Se fosse para recomendar esse livro? Sem dúvidas daria uma recomendação positiva. Vale a pena ler!

B. A Silva 14/01/2021

Muito bom!!!
Essa sequência superou as minhas expectativas, um livro em teoria grande que me fez terminá-lo em dois dias, de tanto que fiquei fascinada pela história, e pelo que ia acontecer com a Sonea nesse segundo livro depois das descobertas dela.

A Sonea aqui já está se tornando uma aprendiz muito poderosa, e isso me fez esperar grandes feitos dela durante o livro, e sempre que acontecia algo que ela não reagia a altura eu ficava muito brava, e queria que ela reagisse, mas com o tempo entendi que ela só precisava de tempo.

Outros personagens que me surpreenderam foram o Dannyl e o Tayend, eles tiveram uma cumplicidade tão grande e fácil que me vi adorando saber mais sobre eles, espero ver mais no ultimo livro.

Não quero dar muitos spoilers, porque esse livro tem algumas coisinhas interessantes, por isso só vou dizer que amei o Dorrien e odiei o Regin, Rothen ainda tem meu coração. Com certeza vou terminar essa trilogia o mais rápido possível.

bruxadecopas 05/01/2021

ig/darkindly
Nesse livro, Sonea já foi integrada ao Clã e Fergun foi mandado para longe devido a ameaça que fez à Sonea e a Cery. Rothen está pronto para se tornar seu Guardião e ela está pronta para aprender como usar ainda mais seus poderes.

É claro que para uma garota das favelas isso não seria tão simples. Desde o dia da Cerimônia ela ouve cochichos a seu respeito, sobre como ela não deveria estar lá e como ela era perigosa, mas Sonea não desiste, ela segue em frente. O que ela não esperava era ter uma pessoa (tentando não xingar) que gastaria cada dia seu no Clã juntando seu "exército" para atormentar Sonea e assedia-la.

Além de ter que lidar com Regin e com os estudos, Sonea tem que lidar com o segredo do Lorde Supremo, pois ela não pode desconfiar que ela, Rothen e Lorlen sabem sobre o uso de Magia Negra ou Magia Antiga, que ele vem usando escondido do Clã.

Para ajudar toda a tensão que ronda esses magos e aprendizes, assassinatos começam a acontecer no Reino e ninguém sabe de onde vem, apenas que o assassino tem um padrão e o sangue de suas vítimas some de uma forma estranha. Seria o Lorde Supremo o responsável por isso?

Confesso que eu passei esse livro com os nervos a flor da pele. Eu não aguentava mais ver a Sonea sofrer assédio do Regin e consequentemente dos outros aprendizes que ele recrutou e ficar quieta, aceitar e se silenciar. O tempo inteiro eu esperava que ela falasse e revidasse, pois ela é mais forte que todo mundo! Mas ela sendo boazinha demais só prolongou algo até se tornar algo insuportável de se ler.

Apesar disso, foi interessante ver como a Sonea lidou com isso no fim do livro e como ela deu um ponto final (apesar de que tenho 99% de certeza que isso ainda não acabou)

Gostei de acompanhar mais de Dannyl, porque ele foi um personagem que eu tive afeição desde que ele apareceu. Extremamente humilde (ao contrário da maioria dos magos) e é uma forma sutil de tratar os resultados da homofobia em uma pessoa.

Gostei também de conhecer o filho do Rothen e acho que ele poderia ser um personagem mais frequente. Assim como as aparições do Lorde Supremo.

Apesar de gostar de tudo isso, senti falta de focarem mais na Sonea. Talvez se tivessem se preocupado mais com a personagem principal, teriam desenvolvido ela de uma forma que não se submeteria ao que o Regin fazia, mas espero que isso seja corrigido no próximo livro.

Num geral, foi um livro que minhas emoções ficaram descontroladas (principalmente a raiva) e eu tinha que terminar de toda forma, se não eu ia surtar pensando nas coisas!

Bit 05/01/2021

"A vida é feita de coragem"
Neste segundo livro da trilogia do mago negro, Sonea- a protagonista-, começa a desenvolver e testar seus poderes como aprendiz de maga na universidade. Os desafios que ela tem que enfrentar não tem relação somente com o Lorde Supremo Akkarin, que ela descobriu no passado, que pratica magia das trevas em segredo, mas com os outros aprendizes que passa a conviver nas aulas da universidade todo dia. Mais uma vez, Sonea encontra hostilidades por algo que ela não pode mudar, sua condição no passado como favelada, que é motivo de preconceito e discriminação por parte dos colegas e até mesmo professores. Há séculos o clã dos magos aceitavam somente pessoas com potencial de magia das Casas, nos circulos da sociedade mais elevados, mas quando surge uma menina nas favelas com um poder tal, que se desenvolve naturalmente, os magos abrem uma exceção para a sua inclusão no clã, mas as coisas não são assim tão fáceis para Sonea, pois muitos magos eram contra a sua vinda para o clã, e ela se torna alvo de fofocas, desdém e desprezo. Além de que, se torna um alvo de agressão e assédio, por parte de um grupo de aprendizes liderados por Regin, um menino rico e mimado, que a persegue o livro inteiro, obrigando-a a se esconder, fugir e lutar com todas as forças para sobreviver cada dia, isolada como uma pária e sozinha. Entretanto, Sonea descobre que seus poderes estão longe de serem fracos, e sua determinação, perseverança e coragem, a impulsiona para frente, com o queixo erguido, por um caminho cheio de percalços, pedras e desafios.

"A aprendiz", tem uma escrita bem fluida e fácil de compreender. É narrado na terceira pessoa, o que nos permite enxergar através de diversos pontos de vistas- Dannly, Rothen, Sonea e Lorlen-, em mais de um cenário diferente. Um ponto bem essencial e forte do livro, é o fato de ser bastante representativo, pois são raros os mundos de fantasia que temos personagens partes da comunidade LGBT ou negros, e sabemos como isso é importante para a nossa sociedade tão marcada historicamente e atualmente, pelo preconceito e discriminação por essas pessoas. E como Sonea, lutam cada dia, por uma vida em que não sejam mais alvo de agressão e preconceito, simplesmente por serem que são, por uma vida sem medo e de qualidade, que todos temos direito.

Jaque 03/01/2021

A paciência será recompensada
Demorei muito pra comprar esse, e fui na maior empolgação pra lê-lo, mas no começo a história é meio lenta. O desenvolvimento leva tempo, mas é recompensada com um final surpreendente vale a pena

Hannaletix 02/01/2021

Livro muito bom! Apesar de ter achado um tanto desgastante a intriga entre Sônia e Regin, o final foi bom. Gostaria também que tivesse aprofundado mais o relacionamento dela com Dorrien, mas espero que isso prevaleça mais no próximo livro. Ademais, a história é bem envolvente. Recomendo muito!!!

Diego 30/12/2020

Onde o preconceito é a base
Onde o preconceiro reina e quem diria que uma menina da classe mais baixa poderia ter uma aptidão para a magia

Joyce 24/12/2020

Nada acontece feijoada
Fiquei esperando alguma coisa realmente mais intensa acontecer no desenvolvimento pessoal, acho que alguns pontos poderiam ter sido melhor explorados, mas me mantive cativada.