A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Luiza Trevenzoli 12/06/2022

Interessante
Nesse livro, temos um pouco da realidade de desigualdade que vemos hoje sendo retratadas na época da história. Com suas diferenças, afinal falamos de um mundo com magia, contudo podemos ver muitas semelhanças.
A história é envolvente e nos prende do começo ao fim.

Matheus833 09/06/2022

Gostei mais que o primeiro
A leitura desse e mais fluida que a do primeiro livro. Vários temas são abordados que não fazem pensar na sociedade de hoje.

bardo 15/05/2022

E nesse segundo volume temos um ritmo mais equilibrado, ainda que definitivamente a autora não tenha pressa em contar sua história. Incomoda um pouco o fato dela meio que esquecer alguns personagens, mas sendo justo pode-se dizer que aqui ela se concentra em três núcleos restringindo sua história a uma esfera mais restrita. Algo bastante interessante é a ambiguidade, um personagem em específico confunde o leitor já que seu código de conduta é no mínimo flexível. Se no volume anterior a história parecia em algum nível ser uma metáfora da relação da Academia para com o ingresso de alunos de classe menos favorecidas, aqui essa impressão se acentua ainda mais. Assuntos como bullying, assédio e preconceito inclusive da parte de professores são escancarados aqui, a questão da guarda inclusive pode ser entendida como uma analogia do processo de orientação acadêmica. A autora também se propõe a tratar do preconceito frente a uma orientação sexual e se num primeiro momento as atitudes de certo personagem possam causar incômodo, em dado ponto percebemos a sensibilidade da autora em tratar o assunto. Na reta final temos ainda o gancho para o próximo volume e a solução para o conflito que permeia esse volume de transição, numa cena que com certeza trará satisfação ao leitor.

Pedro 11/05/2022

Caminhando em passos lentos
Eu gostei do primeiro livro, mas me incomodou um pouco de que ele inteiro parecia ser apenas uma introdução para o segundo livro. Mas, tendo ficado interessado no universo e nos personagens, continuei a leitura deste com ânimo.

E, assim como o primeiro, ele é bom mas parece ser apenas a ponte para o desfecho no livro seguinte. É algo meio óbvio, já que não é raro que os segundos livros de trilogias tenham essa sensação de "ponte". Mas, como eu já estava carregando essa expectativa do primeiro livro, acabou prejudicando um pouco minha experiência com esse. São 500 páginas de desenvolvimento a passos lentos, situações repetitivas, mistérios que recebem apenas pistas vagas e um clímax que, mesmo sendo coerente com a história que foi desenvolvida, parece fraco quando percebemos o número de páginas que lemos. Era algo que poderia ter acontecido na metade do livro.

Kau 01/05/2022

Bom mas não o melhor
Eu gostei bastante desse livro mas eu gostei mais do primeiro, é engraçado que esse livro acerta onde o primeiro erra, que é o fato de ser meio arrastado no começo, mas erra onde o primeiro acertou, que é a questão da relação dos personagens, tudo fica meio distante, o ódio é um sentimento muito presente nesse livro e acho que isso também influenciou no meu gostar, mas olhando pro todo continua sendo um livro ótimo!

lari 20/04/2022

Não há muito o que dizer sobre esse livro, além de que é muito bom. Diferentemente do primeiro, já tem o desenvolvimento prévio e a história se desenrola mais fluidamente. Eu AMEI.

manuzickuhr 09/04/2022

A aprendiz
Simplismente incrível, o livro é muito bem escrito e a história é desenvolvida de uma forma muito cativante.
Uma leitura leve, li em muito pouco tempo
Amei

Fabrício Araújo 24/03/2022

Melhor
O livro é infinitamente melhor que o primeiro, consegui ler sem qualquer sentimento de tédio, mas pense em um livro para me fazer sentir ranço pq pqp, vários personagens detestáveis e principalmente a protagonista ser tão burra e se deixar se humilhada. Detesto gente idiota.

Ansioso para vê como vai ser finalizada essa trilogia

Anlin 08/03/2022

Adorável
Eu amei os personagens desse livro, cativantes, queridos e mais uma vez meu ódio por aquele aprendiz desgraçado só se intensificou
Foi muito bonito o amadurecimento e auto conhecimento da Sonea e o quão bem ela tem combatido os próprios pensamentos. Um livro recheado de assuntos muito importantes de se discutir como preconceito, bullying, morte, solidão, etc. de maneira muito leve e bem trabalhada. Até agora meu favorito, muito fluido e rápido de ler.

Elleinad 07/03/2022

Continuando a aventura de Sonea no clã, agora aprendendo como usar seus poderes e tendo que lidar com os seus colegas de classe INSUPORTÁVEIS ( no mínimo). Adorei os novos personagens, em especial Dorrien, Tayend e Lorde Yikmo.

Amanda3900 04/03/2022

Muito bom!
Cheio de mistério, o segundo livro dessa trilogia faz a gente se aproximar mais dos personagens e ainda nos deixa numa curiosidade absurda sobre quais os objetivos do potencial antagonista.
A leitura é rápida e dinâmica, e esse ambiente escolar é super divertido de se ler (me lembrou de quando li Harry Potter rs).

Mila Araujo 20/02/2022

Passei raiva! Rsrs
O primeiro livro foi vem interesse. Descreve o início dessa trama. Mas esse.... Aaahh foi de roer as unhas. Passei raiva, passei! Mas valeu a pena demais!!

Debs 13/02/2022

Me decepcionou um pouco
O livro é bem lento e repetitivo. Não acontece nada de emocionante, parece que o livro inteiro está no inicio. Em comparação ao primeiro esse é absurdamente parado.