A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Priscila 09/06/2019minha estante
To tentando tbm mas tá sendo uma leitura lenta

Jefferson Gonçalo 03/12/2017minha estante
undefined

David Teles 31/10/2013

A trilogia do mago negro
Finalmente concluí a trilogia do mago negro.

Uma breve ideia sobre o conteúdo da trilogia.

A história se passa em Imardin onde o clã dos magos reside, o clã é responsável pelo ensino de magia ao futuros magos, porem apenas se forem de "casas" privilegiadas, não dando assim aos pobres o direito do ensinamento, porém tudo muda quando uma garota favelada cruza o caminho dos magos.

Infelizmente foi o livro mais fraco que li envolvendo magia. A trama é bem simples e o desenvolvimento linear, isso é justamente um dos motivos de eu não ter gostado tanto assim da trilogia.

Os personagens são cativantes, porém a importância dada a alguns deles na história os tornam irrelevantes dando a impressão que no mundo possui apenas os envolvidos direto na trama. Sonea que é a protagonista se torna irritante em vários momentos e seus pensamentos são um tanto quanto redundantes o que faz você querer simplesmente pular certos diálogos do livro.

Se eu não estivesse envolvido tanto com leitura nos últimos anos eu creio que seria bons livros para começar já que são fáceis de ler e não tem uma trama complexa, mas para quem já trilha esse caminho acaba por perder um pouco de interesse na história mais do mesmo.
sonia 23/02/2014minha estante
É, David, parece que a autora se esqueceu de que magos devem ter poderes mágicos rsrsrs...magia parece ser sinonimo de força física aí, fora isso, a história é envolvente.

Otávio 10/07/2023

Infantilidade
Difícil definir se gostei do livro pelo livro em si ou por ser apaixonado por livros que envolvem magia. O livro tem pontos positivos e negativos como qualquer outro.

Os positivos que ele aprofunda muito mais na personalidade de seus personagens e abrindo um leque maior de narrativa. O desenrolar da história e definitivamente bom. Entretanto, sinto que Rothen foi completamente esquecido da metade do livro para frente aproximadamente, decepcionado que não mostrou absolumante nada da vida de Cery um personagem tão marcante no primeiro livro, difícil aceitar ele saindo do 2 livro completamente. Outro ponto que me incomodou absurdamente e como eles focaram tanto nos problemas que Sonia passou no Clã devido a sua origem e ofuscaram completamente seu estudo, era somente relatado em um paragrafo que ela estava progredindo nos estudos muito bem enquanto todo o restante era sobre seus problemas. Esperava ver mais práticas de magia, alquimia e cura, infelizmente não havia na história. Vamos aguardar para que o próximo livro tenha mais disso.

Ainda tem a questão do personagem Regin onde pensei que haveria uma construção de personalidade ou uma implicância mais madura, beira somente a infantilidade e um pouco da questão de classe que passa praticamente desapercebida
Willianpm1 10/07/2023minha estante
Adoro essa trilogia

ricardo_22 25/12/2012

Resenha para o blog Over Shock
A Aprendiz, Trudi Canavan, tradução de Frank de Oliveira e Júlio Monteiro de Oliveira, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 544 páginas.

Trudi Canavan é uma premiada autora de fantasia conhecida por algumas trilogias, entre elas a Trilogia do Mago Negro, e teve seus primeiros livros lançados no Brasil através da editora Novo Conceito. Em A Aprendiz, segundo livro da trilogia, a autora continua nos surpreendendo em uma história que conquista a cada capítulo por inúmeros motivos.
Após os acontecimentos do primeiro livro, a protagonista Sonea continua rodeada por magos e sofrendo as consequências de ser a única oriunda das favelas de Imardin. Enquanto Sonea aprende tudo o que é essencial para a vida de um mago, ela precisa enfrentar a fúria dos demais aprendizes, que não aceitam o fato de uma favelada estar entre eles, além de guardar um segredo que pode motivar inúmeros problemas para o Clã dos Magos. Inclusive esse segredo motiva as ações de outros personagens, transformando o livro em algo muito mais explorado do que o imaginado.

“Ela era a pária. Mas, ao contrário dos garotos que haviam tentado e falhado em ser aceitos na gangue de Harrin, ela não era capaz de encontrar outro lugar para ir. Estava presa a eles” (pág. 80).

Tudo o que se esperava da Trilogia do Mago Negro e que não encontramos no primeiro livro existe em A Aprendiz. Ao contrário de O Clã dos Magos (Resenha), nesse livro não existe um único momento em que a leitura se torna cansativa ou se perde ao longo da história. Tudo pode e deve ser aproveitado ao máximo e nem mesmo o fato da história ser dividida em pelo menos quatro personagens é um problema, já que nos acostumamos com essa forma de escrever ainda no primeiro livro.
O que também se diferenciou do livro anterior foi a quantidade de informações sobre o reino de Kyralia e de todos os aliados e inimigos. O grande responsável por essas informações é Lorde Dannyl, que foi enviado para outros domínios tentando desvendar segredos do passado. Com isso conhecemos a cultura, os costumes e as características de cada um dos povos e a autora nos brinda com uma riqueza de detalhes históricos, algo que não havia acontecido em O Clã dos Magos.
Sendo assim, percebemos que A Trilogia do Mago Negro é muito mais do que uma simples aventura. A autora se preocupa em mostrar, na fantasia, muito do que acontece na atual sociedade, como a aceitação de relacionamentos de pessoas do mesmo sexo e de pessoas de outras classes sociais, além das diferenças culturais que podem ou não chocar os demais povos. Esse tipo de abordagem faz dessa uma trilogia diferente, apesar de muitos detalhes semelhantes a outros conhecidos livros.

“”Para de lutar contra mim”, ordenava ela.
Sentiu mãos pressionando fortemente as têmporas. Ela foi empurrada para o recôndito da mente. Desorientada e chocada com a dor, tentou recuperar um pouco do seu senso de equilíbrio. A presença retomou a tarefa de escavar as lembranças que procurava. Sem dó, acessou imagem por imagem” (pág. 292).

O que ainda acontece é uma perseguição, talvez desnecessária, e novamente Sonea é o alvo, dessa vez de um pseudovilão que consegue tirar do sério qualquer leitor. Regin, membro de uma família importante, chega ao mesmo nível do antagonista do livro anterior e com isso fica a certeza de que a autora tem a incrível capacidade de criar personagens agradáveis e desprezíveis com a mesma genialidade.
Apesar de ser a protagonista e ter um poder incrível, Sonea continua não despertando interesse por sua personalidade, enquanto Rothen e Dannyl ainda se destacam em relação aos demais personagens. Finalmente conhecemos melhor Akkarin, o Lorde Supremo, porém também é o personagem mais intrigante e ainda não sabemos o que esperar dele, a não ser que muita coisa ainda deve ser revelada.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2012/12/resenha-124-aprendiz.html

Nina 26/02/2013

A Aprendiz - Trudi Canavan
Este é o segundo volume da Trilogia do Mago Negro, que se iniciou com O Clã dos Magos. A série é um misto de magia, com crítica social e política, que se desenrola em um ambiente medieval, ou seja, um prato cheio para quem gosta de um bom sobrenatural!

No primeiro livro, conhecemos a próspera cidade de Imardim, capital de Kyralia, que mantém a traquilidade de seus habitantes graças a um acordo feito entre o rei e os magos do Clã. Todos os anos, durante um ritual chamado de Purificação, os magos limpam a cidade de todos os "indesejados" que são expulsos e obrigados a viver fora dos muros da cidade, nas Favelas. O ritual gerava revolta, mas os pobres nada podiam fazer contra a barreira de força que protegia dos magos. Até que Sonea, uma jovem favelada, atira uma pedra contra eles, depositando toda sua raiva nela... e a pedra rompe o escudo e atinge em cheio a testa de um dos magos. Apavorada, Sonea foge e caçada pelos magos, capturada e levada para o Clã para treinar seu poder.

A partir daqui contém spoilers caso você não tenha lido o primeiro livro.

Com a ajuda de Rothen, que a ensinou a ler, escrever e a controlar seus poderes, Sonea é aceita no Clã e começa a ter aulas com os demais aprendizes. Mas a vida da garota não será nada fácil, ela é a primeira aprendiz do Clã que não pertence a nenhuma das Casas, ela é a única favelada vivendo entre nobres e muitos alunos e professores não estão dispostos a aceitar esse disparate. Regin, o líder desse grupo, está disposto a qualquer coisa para infernizar a vida de Sonea e obrigá-la a desistir. Mas ela é poderosa, tem muito mais força e magia do que os demais aprendizes, e mesmo sofrendo com o boicote e o bullying diários, não pretende abandonar sua única chance de ajudar sua família e amigos. Ela acredita que com sua magia, talvez possa melhorar a vida de quem está nas Favelas, principalmente se se tornar uma Curadora. Mas Sonea não imaginava que os aprendizes poderiam ser tão cruéis....

E como se todo esse problema em ser aceita não bastasse, ela, Rothen e o administrador Lorlen precisam manter em segredo o envolvimento de Akkarin, o Lorde Supremo, com magia negra. Isso porque o Clã precisa encontrar uma forma de se defender do poder do Lorde antes que ele resolva "dar o bote". Por isso, Lorlen envia Dannyl para ser embaixador em Elyne, um país vizinho, e tentar refazer os passos e a pesquisa de Akkarin, quando este passou longos anos longe do reino. O problema é que Dannyl não sabe da verdade e nem imagina em que está se envolvendo.

Enquanto isso, uma série de assassinatos assombra Imardim, principalmente pela maneira como as vítimas são levadas à morte. Será que Akkarin e sua magia negra estão envolvidos nesse mistério?

* * * *

Preciso confessar que gostei muito mais do segundo livro do que do primeiro, e em mundo cheio de continuações torpes, vamos combinar que isso é coisa rara! O livro tem muito mais intrigas, ação e mistérios. E tem Akkarin, pois esse personagem roubou a cena, ele é um vilão de dar medo. Isso se ele mesmo for um vilão, pois do jeito que a história dá reviravoltas, eu não me admiraria se isso mudasse também.

A luta de Sonea para superar o bullying e conseguir sobreviver dentro do Clã é desesperadora. Ela teme se tornar uma maga cruel como os que mataram o garoto no dia da Purificação, por isso não usa todo seu poder para se defender dos colegas. Ao mesmo tempo, acompanhamos Dannyl em um outro tipo de luta, esconder sua homessexualidade. Vivendo em um país diferente, com regras sociais um pouco mais brandas, ele baixa um pouco sua resistência e passa a refletir melhor sobre o assunto. Já Rothen luta contra a insônia e seu vício em um medicamento calmante.

Mas mesmo gostando tanto da trama, acredito que a autora repetiu o mesmo erro de O Clã dos Magos se estendendo demais nas descrições. As cenas de bullying com Sonea se tornam repetitivas e acabam cansando um pouco, já que ela nunca reage.

Estou ansiosa pelo terceiro livro, os poderes de Sonea estão aumentando a cada dia e sinto que muitas surpresas ainda virão. Se você é fã de ação e magia, não perca tempo e leia essa série!

Trilogia do Mago Negro

1- O Clã dos Magos (The Magician's Guild)
2- A Aprendiz (The Novice)
3- O Lorde Supremo (The High Lord)

B-jussss! ♥
;-p

Resenha postada no meu blog Pronto.Falei!

Lelê 26/02/2013

Resenha:
E lá vamos nós nos embrenharmos neste mundo de magia do Clã dos Magos, da cidade de Irmadin.
"A Aprendiz" é o segundo livro da Trilogia do Mago Negro. E trouxe uma Sonea mais forte, decidida, confiante e com muita vontade de aprender.

O clã adotou Sonea, e lá ela começou o seu duro treinamento.
Mais do que toda a dificuldade do treinamento, o pior foi aguentar a pressão e a perseguição por parte dos outros aprendizes. Regin está disposto a não só fazer Sonea desistir, mas ele faz de tudo para desmoralizá-la perante os outros.

"Ele tinha de admirar a habilidade em
transformar uma situação ruim em
vantagem para ela."
Pag. 154

Enfim, ela aceita a proteção do Lorde Supremo. E está aí mais uma coisa bem complicada, pois Sonea não sabe se pode realmente confiar nele

Este livro fala de tantas coisas...

São tantas traições, intrigas e assassinatos que dá até agonia.

Teve um assunto que foi tratado no livro de um modo tão sutil, mas que me fez ler com mais afinco. A relação entre Dannyk e Tayend. A autora usou de muita sabedoria ao relatar o carinho entre os dois.

Neste segundo livro a leitura fluiu um pouco melhor, graças a quantidade de aventuras e lutas, o primeiro tinha menos aventuras e um pouco mais de romance. Ainda acho que a autora enrola bastante com as descrições, algumas vezes eu me pegava lendo e pensando em outras coisas... mas no final foi melhor.

É narrado em terceira pessoa, pelo ponto de vista de Sonea principalmente. Porém isso também mudou relativamente em relação ao primeiro, pois pude acompanhar melhor vários outros personagens.

Sou apaixonada pela capa, acho lindíssima. A diagramação é simples, e as margens do livro estão perfeitas, pois como ele é bem grande e com muitas páginas, essa margem larga é fundamental no meio dele.

Se eu quase desisto da série depois de ler o primeiro, agora quero ler o terceiro!
Dá pra entender?
A trilogia cresceu muito no meu conceito depois de ler "A Aprendiz".

Se você gosta de um bom livro de magia e fantasia rica em detalhes, leia, você vai curtir!

Nath @biscoito.esperto 25/02/2013

Muita gente amou e muita gente odiou O Clã dos Magos. Sou do feliz grupo que gosotu da história, então sou suspeita para falar desse livro.

A Trilogia do Mago Negro é uma história de ação, aventura e muita magia. Não chega a ser um dos melhores livros que já li, mas gosto bastante da história e realmente acho que as pessoas deviam dar uma chance ao livro.

Mas até entendo os receosos: os livros são enormes (o último, O Lorde Supremo, tem o dobro do tamanho do livro um, que já tem quase 400 páginas) e as capas são bem bizarras. Digo, não são feias, mas são bizarras. Pronto, falei.

Mas enfim, A Aprendiz dá sequencia ao livro O Clã dos Magos. No livro um nós nos deparamos com Sonea, um garota favelada que descobre ter poderes e, portanto, pertencer ao famoso e temido Clã dos Magos de Imardin.

Depois de acontecimentos realmente malucos, no segundo livro Sonea vai para o Clã e começa a se adaptar a uma nova vida, regras e estudos. E, além de ter que aprender a usar e controlar sua magia, Sonea tem que lidar com colegas de classe preconceituosos e com o terrível segredo que o Lorde Supremo Akkarin esconde.

Cheio de mistérios, intrigas e revelações, A Aprendiz é uma sequencia muito boa para o livro O Clã dos Magos. Quem gosta de magia vai se deliciar com esta leitura.

site: www.nathlambert.blogspot.com

jacdeoliveira 22/02/2013

Depois de finalmente deixar de ser um perigo Sonea se juntou aos magos e começou seu treinamento para se tornar um deles. Contudo nada é fácil.
Apesar de ter poderes como todos naquele lugar, ela não é tratada como igual, por ser pobre e uma "favelada". Para acalmá-la ela descobre que seu guardião só quero o bem dela.
Sonea começa a sofrer o famoso bullying o que torna tudo ainda mais difícil para ela, mas se ela chegou até onde chegou ela não pode desistir por causa disso.
Outras histórias ganham mais força nesse livro e começamos a ver mais de perto as viagens de Dannyl que se torna um protagonista bem interessante.

E sim, é somente isso o que acontece no livro. Parece ser pouco mais não é. Trudi dá um foco muito grande nessas pequenas histórias e não pense que tudo fica entediante e chato pois não fica. Tudo parece ganhar ainda mais força e ritmo e se torna viciante. Sim, essa história é viciante.
Saber as aventuras e tudo o que vai acontecer é algo emocionante, digamos assim.
Esse livro com certeza é melhor do que o primeiro da saga, então se você ainda está lendo Clã dos Magos e não está gostando, por favor não desista.
A escrita continua da mesma forma que o primeiro, mas com um ritmo mais rápido como já disse.
O livro ganhou minhas 5 estrelas e nem preciso dizer o quanto estou ansiosa para ler O lorde supremo, ou preciso?

PLAYLIST: Portishead - Roads

Yohan 14/02/2013

A Aprendiz
Bom livro, cheio de aventuras, porém poucos detalhes sobre cada acontecimento do livro.
Recomendo a todos.

Luh 14/02/2013

Uma sequência eletrizante e divertida, mas que aborda diversos temas importantes.
Nota: Essa resenha tem spoilers de O Clã dos Magos, primeiro livro da série.

Resenha feita pela Luh no blog Fome de Livros: http://blog.fomedelivros.com.br/2013/02/resenha-aprendiz.html

A Trama: A trama inicia pouco tempo após o término do livro anterior, com Sonea fazendo o juramento dos magos e inciando seu treinamento com os outros aprendizes. Felizmente, A Aprendiz tem um ritmo mais rápido e dinâmico que o primeiro livro, o que tornou a leitura mais fácil e agradável.
O foco dessa vez é no treinamento de Sonea e no bullying (agressão física e verbal) que a garota sofre de seus colegas. Algumas partes da trama, vou admitir, são tão tristes que eu quase quis parar de ler. Os professores e outros adultos da Universidade dos magos parecem ignorar as 'brincadeiras' que a garota sofre recebe, não sei se por negligência ou deliberadamente, já que Sonea é uma 'favelada'. Ainda assim, é impossível não ser sugado pelos acontecimentos e eu me via grudada no livro, torcendo intensamente para que a situação da garota melhorasse um pouco.
A trama se divide em duas e temos um novo protagonista, Dannyl, que começa uma viagem por todo o reino de Kyralia. Apesar de essa nova trama não ter me prendido tanto quanto a de Sonea, não deixa de ser muito interessante por termos a oportunidade de conhecer melhor o universo criado por Trudi Canavan e sermos apresentados a personagens muito peculiares.

Para os que ainda não leram A Aprendiz, uma dica é que confiram o mapa que se encontra no final do livro, pois ele ajuda bastante o leitor a entender onde Dannyl está indo a cada nova viagem. Não vemos mais as favelas e, portanto, não existem mais palavras escritas propositalmente errado, mas A Aprendiz aborda novos temas interessantes como o bullying e a homofobia, o que só enriquece a história.

Os Protagonistas: Sonea evoluiu e se tornou uma protagonista muito agradável, seus poderes foram crescendo bastante ao longo da trama, assim como seu conhecimento, tornando-a uma aprendiz excelente. O único ponto que me irrita um pouquinho, apesar de eu entender sua necessidade, é que a garota parece nunca ter uma 'folga', sempre surgem novos problemas e situações difíceis que a envolvam. Gostei de ver Sonea se tornando uma jovem calma e madura, que pensa antes de agir e se esforça para atingir seus objetivos, sem tentar tirar vantagem das situações.
Dannyl foi provavelmente o personagem que mais evoluiu ao longo da série. No primeiro livro ele parecia ser bem jovem (com vinte e poucos anos), sempre agindo impulsivamente e fazendo piadinhas que tornavam o clima mais divertido. Agora é possível vê-lo amadurecer muito, tornando-se um adulto curioso, porém responsável, apesar de não ser mais tão divertido.

Os Personagens Secundários: Rothen não aparece muito nesse volume, o que me deixou triste pois gostava bastante do personagem. Regin é um ótimo antagonista, tornando-se quase um psicopata com sua obsessão em perseguir e atormentar a protagonista, e consigo pensar poucos personagens que tenham me deixado tão brava. Nesse livro também conhecemos um pouco mais sobre Akkarin e Lorlen, os magos mais fortes do Clã, e me surpreendi por ter adorado a personalidade de ambos.
Em geral os personagens secundários são bem construídos, mas alguns (como Porin, amigo de Sonea) aparecem apenas por algumas páginas, para cumprir algum papel, e não são mais mencionados, o que me deixou com uma sensação de incompletude.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa segue o mesmo padrão da primeira e eu gostei de cada uma ser baseada em uma cor diferente. A diagramação do livro é simples, com a fonte em tamanho ideal e um título diferente no início de cada capítulo. Ainda encontrei alguns erros gramaticais, mas não tantos quanto no primeiro volume da série.
Trudi sabe envolver o leitor e sua escrita é gostosa de ler, o único problema é que o livro tem muitos narradores e eles às vezes trocam sem aviso, deixando o leitor meio perdido.

Concluindo: A Aprendiz é um pouco melhor que O Clã dos Magos, com um ritmo mais rápido que tornou leitura muito agradável, já que não houve a necessidade de tanta introdução e descrição de locais e personagens. Gostei muito do desenvolvimento dos protagonistas e da trama e mal posso esperar pelo último livro da série.

Brilho 21/12/2012

A Aprendiz
Esperei muito pelo lançamento deste livro para ver se Sonea se sairia bem como aprendiz no Clã dos Magos, nesta estória ela entra para a universidade e tenta fazer amigos, o que se torna impossível quando um dos aprendizes joga a turma toda contra ela. Sonea neste livro além de lutar contra o preconceito dos Magos e universitários ainda tem que superar o pavor que tem do Lorde Supremo. Nesta sequência Sonea se mostra reticente em usar sua magia e machucar alguém devido a sua experiência passada.

Ela sofre bulling de seus colegas que lhe pregam peças e que a deixam atordoadas, mas encara de frente o problema e segue sem levar aos superiores que embora ela não fale, sabem do ocorrido, mas não podem fazer nada por ela mesmo esconder o que se passa. Neste livro também ela se apaixona e seu mundo se transform,a mas acontecem coisas que a levam a se afastar deste amor.

Lorde Dannyl também embarca em uma incrível aventura em outras terras ao ser nomeado como 2º embaixador do Clã, nesta aventura ele descobre que não conhece a ele e nesta viagem vê que acabou escondendo sentimentos dele mesmo.

Surpreende a muitos ao escolher Sonea para ser sua guardiã, mas somente quem leu o Clã dos Magos vai entender os motivos. Ele toma atitudes e solta umas frases que deixam no ar o que ele está "aprontando" e o final do livro já deixa muitos leitores sedentos pelo próximo livro.

Não vou colocar spoiller por correr o risco de extrair um pouco do brilho e suspense do livro.

O livro é maravilhoso e me surpreendeu por manter a qualidade na estória e ainda assim criar um clima de suspense e adrenalina, adorei o livro e espero que o 3º continue neste ritmo pois como será o final eu quero ser surpreendida da melhor forma possível.

Recomendo a quem curte mistério e magia.

Milenna.Pessoa 06/04/2024

Finalmente uma vitória pra Sonea, fiquei pensando que seria só derrota, vamos vê o que irá acontecer no próximo livro!

Pandora 21/01/2013

Nos últimos tempos tenho andado um tanto quanto enjoada de trilogias e derivativos, no entanto a “Trilogia do Mago Negro” da Trudi Canavan, cujo livro “A Aprendiz” é o segundo volume, é um caso para lá de especial. Aguardei ansiosamente pelo lançamento desse volume, saldei ele com alegria de desde as primeiras páginas do “O clã dos Magos”, livro 1 dessa trilogia, sou fã da autora, ou seja, essa resenha tende a ficar enorme.

Gosto da Trudi Canavan, pois sei que não é qualquer autora a ter a sensibilidade de construir uma narrativa voltada a descrição da história e da vida dos que vivem dentro de uma favela. Mas, nesse segundo volume a favela ou as ruas da cidade de Irmardin não são mais os únicos cenários para as aventuras de Sônea, nossa favelada do coração que se descobriu uma maga poderosa em meio a um acaso do destino, e sua trupe.

Nesse segundo volume vamos acompanhar o inicio da dura trajetória de Sônea na “Universidade do Clã dos Magos de Kyralia” como aprendiz de maga, ou, na linguagem do livro, uma lady. O problema é que Sônea é uma menina favelada e, a parte sua alta capacidade cognitiva incrível, natural talento para a magia e forte senso ético construído pela educação que recebeu dos seus tios, ela não vai ser bem recebida pelos jovens riquinhos.

A Sônea é a primeira favelada a frequentar universidade e ter a oportunidade de desenvolver seus poderes sob a tutela do “Clã dos Magos de Irmadin” por isso ela vai ter que enfrentar toda a dureza e crueldade de uma chaga chamada “preconceito social”. As outras crianças se sentem no direito de maltratá-la, contando com a permissividade e tolerância dos professores, unicamente por sua origem social. As situações de violência físicas e simbólicas enfrentadas por nossa heroína doeram em minha carne, são graves e ocorrem todos os dias em cidade como Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Irmardin é aqui.

Mas, como se não bastasse, o preconceito social não foi o único tema polêmico abordado na história, assim como a Sônea não foi o único personagem a ser acompanhado por nossos olhos. Nesse livro nós também nos deparamos com aventuras de Dannyl, um dos magos do clã, nomeado embaixador e será enviado por Lorlen, administrador do Clã, para descobrir alguns segredos a respeito do misterioso Mago Negro, Lorde Supremo do Clã, Lorde Akkarin, cuja vida e a índole são um mistério para todos nós. Eu me pergunto: “Será o Lorde Supremo realmente o vilão dessa história?”.

Responder qualquer pergunta a respeito de Akkarin se mostrou algo muito difícil, pois enquanto vamos avançamos na leitura de “A Aprendiz” nós descobrimos que Trudi Canavan não é Joanne Kathelyn Rowling, Sônea não é uma versão de Harry Potter, a Universidade do Clã não é Hogwarts, Rothen, professor da Sônea não é Dumbledore, o Lorde Supremo não é Lorde Voldermort e o bom e velho maniqueísmo parece ser algo estranhamente difícil de ser incluído nessa história.

Devaneando menos e voltando a Dannyl, preciso dizer: buscando a resolução de mistérios relacionados ao Lorde Supremo, o nosso mago vai desvendar os seus próprios mistérios e o volume 2 da Trilogia do Mago Negro termina por me apresentar o par romântico mais verossímil, fofo, encantador e bem trabalhado dos meus últimos tempos literários, e olha que de romance eu entendo rsrsrsrs... Foi uma delícia acompanhar como um casal se conhece, começa a construir uma relação de amizade, se percebe muito cúmplice e caminha para um amor bonito. Ah, eu sou romântica gente!!!

Porém, romance por romance não é nada de mais, afinal romantismo e livros infanto-juvenis são até clichês, para desespero do Luciano néh?!?! É, mas caiam para trás nobres amigos, porque esse par do qual vos falo não é nada comum ou clichê. A Trudi nos faz amar, vibrar e torcer por um casal claramente homoafetivo, desvelando diante de nossos olhos, com toda a delicadeza do mundo, um pouco do universo social e afetivo no qual habitam os homens que amam a outros homens, conhecidos em Irmadin como “moços” e no nosso como mundo como gays ou homossexuais.

Putz, realmente essa australiana não é uma autora qualquer, ela se mostra comprometida em construir uma narrativa na qual os mais diversos tipos de sujeitos podem se encontrar sem perder de vista a ação, a aventura, o suspense e a leveza, elementos característicos e necessários a uma narrativa destinada ao público infanto-juvenil.

Em vários quesitos “A Aprendiz” consegue superar “O clã dos magos”, deixando nossos corações batendo de forma acelerada o tempo todo. Suspense, aventura, velocidade de ação e critica social sutil e bem colocada são marcas desse momento da trilogia e pelo que li em outras resenhas não sou a única que esta louca de ansiedade para que saia “O Lorde Supremo”, terceiro e ultimo volume da trilogia.

Originalmente publicada em: http://www.pontolivro.com/2013/01/a-aprendiz-trilogia-do-mago-negro-livro.html

Liliana 20/01/2013

A Aprendiz
No primeiro volume - "Clã dos Magos" -, não fui muito surpreendida pelo enredo, mas agora acho que talvez não tenha aproveitado a leitura da forma correta.
"A Aprendiz", segundo volume da trilogia, é a trajetória da Sonea dentro da Universidade como uma aprendiz. Ela precisa melhorar suas habilidades de leitura e escrita, lidar com todas as matérias que os outros aprendizes têm e, além disso, suportar as provocações lideradas por Regin.
A narrativa é envolvente e o leitor acompanha as oscilações de humor de Sonea, contando também com as confusões de Dannyl, o paternalismo de Rothen - que é um dos meus personagens preferidos - e um novo rosto: Dorrien.
Acho que não vou contar nada sobre o último porque, sem dúvida, eu estaria tirando uma surpresa deliciosa de vocês. Trudi Carnavan finalmente me conquistou!