A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Luh 14/02/2013

Uma sequência eletrizante e divertida, mas que aborda diversos temas importantes.
Nota: Essa resenha tem spoilers de O Clã dos Magos, primeiro livro da série.

Resenha feita pela Luh no blog Fome de Livros: http://blog.fomedelivros.com.br/2013/02/resenha-aprendiz.html

A Trama: A trama inicia pouco tempo após o término do livro anterior, com Sonea fazendo o juramento dos magos e inciando seu treinamento com os outros aprendizes. Felizmente, A Aprendiz tem um ritmo mais rápido e dinâmico que o primeiro livro, o que tornou a leitura mais fácil e agradável.
O foco dessa vez é no treinamento de Sonea e no bullying (agressão física e verbal) que a garota sofre de seus colegas. Algumas partes da trama, vou admitir, são tão tristes que eu quase quis parar de ler. Os professores e outros adultos da Universidade dos magos parecem ignorar as 'brincadeiras' que a garota sofre recebe, não sei se por negligência ou deliberadamente, já que Sonea é uma 'favelada'. Ainda assim, é impossível não ser sugado pelos acontecimentos e eu me via grudada no livro, torcendo intensamente para que a situação da garota melhorasse um pouco.
A trama se divide em duas e temos um novo protagonista, Dannyl, que começa uma viagem por todo o reino de Kyralia. Apesar de essa nova trama não ter me prendido tanto quanto a de Sonea, não deixa de ser muito interessante por termos a oportunidade de conhecer melhor o universo criado por Trudi Canavan e sermos apresentados a personagens muito peculiares.

Para os que ainda não leram A Aprendiz, uma dica é que confiram o mapa que se encontra no final do livro, pois ele ajuda bastante o leitor a entender onde Dannyl está indo a cada nova viagem. Não vemos mais as favelas e, portanto, não existem mais palavras escritas propositalmente errado, mas A Aprendiz aborda novos temas interessantes como o bullying e a homofobia, o que só enriquece a história.

Os Protagonistas: Sonea evoluiu e se tornou uma protagonista muito agradável, seus poderes foram crescendo bastante ao longo da trama, assim como seu conhecimento, tornando-a uma aprendiz excelente. O único ponto que me irrita um pouquinho, apesar de eu entender sua necessidade, é que a garota parece nunca ter uma 'folga', sempre surgem novos problemas e situações difíceis que a envolvam. Gostei de ver Sonea se tornando uma jovem calma e madura, que pensa antes de agir e se esforça para atingir seus objetivos, sem tentar tirar vantagem das situações.
Dannyl foi provavelmente o personagem que mais evoluiu ao longo da série. No primeiro livro ele parecia ser bem jovem (com vinte e poucos anos), sempre agindo impulsivamente e fazendo piadinhas que tornavam o clima mais divertido. Agora é possível vê-lo amadurecer muito, tornando-se um adulto curioso, porém responsável, apesar de não ser mais tão divertido.

Os Personagens Secundários: Rothen não aparece muito nesse volume, o que me deixou triste pois gostava bastante do personagem. Regin é um ótimo antagonista, tornando-se quase um psicopata com sua obsessão em perseguir e atormentar a protagonista, e consigo pensar poucos personagens que tenham me deixado tão brava. Nesse livro também conhecemos um pouco mais sobre Akkarin e Lorlen, os magos mais fortes do Clã, e me surpreendi por ter adorado a personalidade de ambos.
Em geral os personagens secundários são bem construídos, mas alguns (como Porin, amigo de Sonea) aparecem apenas por algumas páginas, para cumprir algum papel, e não são mais mencionados, o que me deixou com uma sensação de incompletude.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa segue o mesmo padrão da primeira e eu gostei de cada uma ser baseada em uma cor diferente. A diagramação do livro é simples, com a fonte em tamanho ideal e um título diferente no início de cada capítulo. Ainda encontrei alguns erros gramaticais, mas não tantos quanto no primeiro volume da série.
Trudi sabe envolver o leitor e sua escrita é gostosa de ler, o único problema é que o livro tem muitos narradores e eles às vezes trocam sem aviso, deixando o leitor meio perdido.

Concluindo: A Aprendiz é um pouco melhor que O Clã dos Magos, com um ritmo mais rápido que tornou leitura muito agradável, já que não houve a necessidade de tanta introdução e descrição de locais e personagens. Gostei muito do desenvolvimento dos protagonistas e da trama e mal posso esperar pelo último livro da série.

Yohan 14/02/2013

A Aprendiz
Bom livro, cheio de aventuras, porém poucos detalhes sobre cada acontecimento do livro.
Recomendo a todos.

naniedias 21/02/2013

A Aprendiz, de Trudi Canavan
ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Sonea, enfim, teve que se juntar ao clã - não havia outras formas de conter o seu poder. Mas ela teve a sorte de ver que nem todos os magos são ruins e seu guardião em seu primeiro ano na Universidade será Rothen - um mago alquimista que só quer o bem da garota.
Entretanto, ela também se dá conta de que existem magos que podem ser muito piores do que ela poderia sequer imaginar. A prática de magia negra parece certa por aquele que deveria ser o mais importante mago do clã.

Lorlen descobriu o que Sonea viu sobre o seu amigo, o Lorde Supremo, e agora não sabe o que fazer.
Primeiramente, ele decide enviar Dannyl como Embaixador a Elyne e, por carta, pede para que o mago - que desconhece os motivos do Administrador - refaça as pesquisas de Akkarin antes deste se tornar Lorde Supremo.

Será um ano muito difícil para Sonea - que irá enfrentar muitos preconceitos por ser uma favelada -, mas também muito produtivo, porque há muita coisa a aprender.
E também não será nada fácil para Dannyl refazer os passos de tão poderoso mago sem levantar muitas suspeitas sobre suas atividades.

O que eu achei do livro:
Esse livro conseguiu ser ainda mais gostoso do que o primeiro!

Lembra (ou não) que eu mencionei na resenha do primeiro livro que a escrita da autora era muito gostosa mas um tanto lenta? Esqueça isso!
No segundo volume, a narrativa de Trudi Canavan continua simples e gostosa de ler, mas é bem mais dinâmica do que no primeiro. São muitos acontecimentos e é impossível parar com a leitura - eu praticamente devorei o segundo livro d'A Trilogia do Mago Negro.

Os personagens continuam tão cativantes quanto antes! Adorei reencontrar Dannyl, Rothen, Sonea, Lorlen e até mesmo Akkarin.
Além dos personagens do primeiro livro ainda há a inserção de novos: o detestável Regin, o amável Tayend e o apaixonante Dorrien, entre outros.
Mas o mais legal não é apenas a inserção de novos personagens, mas a maneira como a autora trabalha com eles.

O livro é narrado em terceira pessoa - como no primeiro volume -, porém dessa vez é basicamente dividido em duas histórias, que estão interligadas: o primeiro ano de Sonea como aprendiz e de Dannyl como embaixador. A cada capítulo o leitor vislumbra um pedaço de cada uma dessas tramas.
A autora poderia ter contado apenas uma história, mas ela foi muito além, explorando temas como bullying e orientação sexual - sem que isso parecesse forçado ou sem que em momento algum pareça que ela está dando alguma lição de moral ou tratando de um assunto polêmico.
Achei o máximo a forma como ela conseguiu fazer isso.

Além do já citado, o que mais me impressionou foi a maneira com que Trudi Canavan mexeu com meus pensamentos. Será que conclusões podem ser tiradas antes que todos os fatos sejam conhecidos? Essa não parece ser uma boa ideia, não é mesmo? Mas todos fazemos exatamente isso.
Acho que o terceiro volume da série vai mostrar que conclusões precipitadas podem levar a atitudes erradas.

Eu amei o segundo livro da trilogia - foi uma delícia de ler, a história é encantadora, os personagens muito bem definidos.
Estou ultra ansiosa para o último livro - que foi lançado em Janeiro desse ano - e mal posso esperar para lê-lo logo e descobrir como terminam as aventuras de todos esses personagens que agora são por mim muito queridos.

Nota: 9

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

jacdeoliveira 22/02/2013

Depois de finalmente deixar de ser um perigo Sonea se juntou aos magos e começou seu treinamento para se tornar um deles. Contudo nada é fácil.
Apesar de ter poderes como todos naquele lugar, ela não é tratada como igual, por ser pobre e uma "favelada". Para acalmá-la ela descobre que seu guardião só quero o bem dela.
Sonea começa a sofrer o famoso bullying o que torna tudo ainda mais difícil para ela, mas se ela chegou até onde chegou ela não pode desistir por causa disso.
Outras histórias ganham mais força nesse livro e começamos a ver mais de perto as viagens de Dannyl que se torna um protagonista bem interessante.

E sim, é somente isso o que acontece no livro. Parece ser pouco mais não é. Trudi dá um foco muito grande nessas pequenas histórias e não pense que tudo fica entediante e chato pois não fica. Tudo parece ganhar ainda mais força e ritmo e se torna viciante. Sim, essa história é viciante.
Saber as aventuras e tudo o que vai acontecer é algo emocionante, digamos assim.
Esse livro com certeza é melhor do que o primeiro da saga, então se você ainda está lendo Clã dos Magos e não está gostando, por favor não desista.
A escrita continua da mesma forma que o primeiro, mas com um ritmo mais rápido como já disse.
O livro ganhou minhas 5 estrelas e nem preciso dizer o quanto estou ansiosa para ler O lorde supremo, ou preciso?

PLAYLIST: Portishead - Roads

Nath @biscoito.esperto 25/02/2013

Muita gente amou e muita gente odiou O Clã dos Magos. Sou do feliz grupo que gosotu da história, então sou suspeita para falar desse livro.

A Trilogia do Mago Negro é uma história de ação, aventura e muita magia. Não chega a ser um dos melhores livros que já li, mas gosto bastante da história e realmente acho que as pessoas deviam dar uma chance ao livro.

Mas até entendo os receosos: os livros são enormes (o último, O Lorde Supremo, tem o dobro do tamanho do livro um, que já tem quase 400 páginas) e as capas são bem bizarras. Digo, não são feias, mas são bizarras. Pronto, falei.

Mas enfim, A Aprendiz dá sequencia ao livro O Clã dos Magos. No livro um nós nos deparamos com Sonea, um garota favelada que descobre ter poderes e, portanto, pertencer ao famoso e temido Clã dos Magos de Imardin.

Depois de acontecimentos realmente malucos, no segundo livro Sonea vai para o Clã e começa a se adaptar a uma nova vida, regras e estudos. E, além de ter que aprender a usar e controlar sua magia, Sonea tem que lidar com colegas de classe preconceituosos e com o terrível segredo que o Lorde Supremo Akkarin esconde.

Cheio de mistérios, intrigas e revelações, A Aprendiz é uma sequencia muito boa para o livro O Clã dos Magos. Quem gosta de magia vai se deliciar com esta leitura.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Nedina 21/04/2013

Lembram que na resenha de O Clã dos Magos eu disse que saí correndo para buscar A Aprendiz? Pois bem, valeu a pena a corridinha. Rsrs
No final do primeiro livro, Sonea junta-se ao Clã. Bem, como podem imaginar, com magos, ladrões e informantes atrás dela, não dava mesmo pra fugir por muito tempo, e nossa heroína aceitou entrar na escola de magos depois de descobrir que o Lorde Supremo na verdade é do mal. (uh, medinho).
Obviamente, além de enfrentar um mago-super-poderoso-totalmente-do-mal, que parece ter interesse pessoal em Sonea, ela terá que lidar com os outros aprendizes do Clã. Sendo uma favelada, não é aceita no grupo. Por sorte, tem Rothen, seu guardião, ao seu lado para guiá-la (uma vez que ela é bem mais fortes que os demais aprendizes) e ampará-la. Por outro lado, Regin, um filho das casas Nobres da cidade parece ter tornado sua missão de vida importunar a garota. Queria dar uns tapas na cara dele, de verdade... rsrs.
Gostei bem mais deste livro do que do primeiro. Apesar das perseguições constantes serem a base de grande parte da história, assim como a fuga foi para o primeiro volume, Sonea está mais madura, independente e dinâmica – além de fazer magia, não era isso que nós queríamos? Digamos que ela decide tomar um pouco as rédeas de sua bagunçada vida. Além disso, por estar em um meio mais “abastado” e ter sido bem treinada por Rothen, as expressões do tipo “cê tá” são bastante reduzidas. Sei que é uma forma da autora demonstrar a diferença entre as classes dos personagens, mas me irritava profundamente.
Só senti muita saudade do Cery toda hora pertinho da Sonea. Ele aparece menos do que eu gostaria, mas mais do que eu esperava.
Resumo da ópera: continuo gostando muito da série, e estou ansiosa pelo desfecho da história! Torcendo pra Sonea “dar um pau” no Akkarin. Rs
PS: Tem muito amor nesse livro s2
PS2: Dannyl se soltando. Ui.

Publicada originalmente em http://blogmundodetinta.blogspot.com.br

Nina 26/02/2013

A Aprendiz - Trudi Canavan
Este é o segundo volume da Trilogia do Mago Negro, que se iniciou com O Clã dos Magos. A série é um misto de magia, com crítica social e política, que se desenrola em um ambiente medieval, ou seja, um prato cheio para quem gosta de um bom sobrenatural!

No primeiro livro, conhecemos a próspera cidade de Imardim, capital de Kyralia, que mantém a traquilidade de seus habitantes graças a um acordo feito entre o rei e os magos do Clã. Todos os anos, durante um ritual chamado de Purificação, os magos limpam a cidade de todos os "indesejados" que são expulsos e obrigados a viver fora dos muros da cidade, nas Favelas. O ritual gerava revolta, mas os pobres nada podiam fazer contra a barreira de força que protegia dos magos. Até que Sonea, uma jovem favelada, atira uma pedra contra eles, depositando toda sua raiva nela... e a pedra rompe o escudo e atinge em cheio a testa de um dos magos. Apavorada, Sonea foge e caçada pelos magos, capturada e levada para o Clã para treinar seu poder.

A partir daqui contém spoilers caso você não tenha lido o primeiro livro.

Com a ajuda de Rothen, que a ensinou a ler, escrever e a controlar seus poderes, Sonea é aceita no Clã e começa a ter aulas com os demais aprendizes. Mas a vida da garota não será nada fácil, ela é a primeira aprendiz do Clã que não pertence a nenhuma das Casas, ela é a única favelada vivendo entre nobres e muitos alunos e professores não estão dispostos a aceitar esse disparate. Regin, o líder desse grupo, está disposto a qualquer coisa para infernizar a vida de Sonea e obrigá-la a desistir. Mas ela é poderosa, tem muito mais força e magia do que os demais aprendizes, e mesmo sofrendo com o boicote e o bullying diários, não pretende abandonar sua única chance de ajudar sua família e amigos. Ela acredita que com sua magia, talvez possa melhorar a vida de quem está nas Favelas, principalmente se se tornar uma Curadora. Mas Sonea não imaginava que os aprendizes poderiam ser tão cruéis....

E como se todo esse problema em ser aceita não bastasse, ela, Rothen e o administrador Lorlen precisam manter em segredo o envolvimento de Akkarin, o Lorde Supremo, com magia negra. Isso porque o Clã precisa encontrar uma forma de se defender do poder do Lorde antes que ele resolva "dar o bote". Por isso, Lorlen envia Dannyl para ser embaixador em Elyne, um país vizinho, e tentar refazer os passos e a pesquisa de Akkarin, quando este passou longos anos longe do reino. O problema é que Dannyl não sabe da verdade e nem imagina em que está se envolvendo.

Enquanto isso, uma série de assassinatos assombra Imardim, principalmente pela maneira como as vítimas são levadas à morte. Será que Akkarin e sua magia negra estão envolvidos nesse mistério?

* * * *

Preciso confessar que gostei muito mais do segundo livro do que do primeiro, e em mundo cheio de continuações torpes, vamos combinar que isso é coisa rara! O livro tem muito mais intrigas, ação e mistérios. E tem Akkarin, pois esse personagem roubou a cena, ele é um vilão de dar medo. Isso se ele mesmo for um vilão, pois do jeito que a história dá reviravoltas, eu não me admiraria se isso mudasse também.

A luta de Sonea para superar o bullying e conseguir sobreviver dentro do Clã é desesperadora. Ela teme se tornar uma maga cruel como os que mataram o garoto no dia da Purificação, por isso não usa todo seu poder para se defender dos colegas. Ao mesmo tempo, acompanhamos Dannyl em um outro tipo de luta, esconder sua homessexualidade. Vivendo em um país diferente, com regras sociais um pouco mais brandas, ele baixa um pouco sua resistência e passa a refletir melhor sobre o assunto. Já Rothen luta contra a insônia e seu vício em um medicamento calmante.

Mas mesmo gostando tanto da trama, acredito que a autora repetiu o mesmo erro de O Clã dos Magos se estendendo demais nas descrições. As cenas de bullying com Sonea se tornam repetitivas e acabam cansando um pouco, já que ela nunca reage.

Estou ansiosa pelo terceiro livro, os poderes de Sonea estão aumentando a cada dia e sinto que muitas surpresas ainda virão. Se você é fã de ação e magia, não perca tempo e leia essa série!

Trilogia do Mago Negro

1- O Clã dos Magos (The Magician's Guild)
2- A Aprendiz (The Novice)
3- O Lorde Supremo (The High Lord)

B-jussss! ♥
;-p

Resenha postada no meu blog Pronto.Falei!

Ednelson 01/03/2013

"Ela havia encarado o pesadelo e sobrevivido [...] Ela o tinha visto matar e sabia que era algo que nunca ia esquecer."
—Pág. 534.

Saudações, caros leitores! Antes de prosseguir em minha resenha do segundo livro d’A Trilogia do Mago Negro, recomendo que leiam a análise do volume anterior, para melhor compreensão desta – clique aqui. Agora, posso continuar. “O Clã dos Magos” serviu para criar as bases do cenário, fazendo o leitor assimilar este mundo fascinante, entretanto não chegou a ser um romance deslumbrante, devido a coisas que já mencionei. Com a chegada do Livro II, também senti que agora poderia exigir mais da Trudi Canavan, afinal eu já tinha sido apresentado ao seu modo de escrever e a trama em desenvolvimento. Vistam uma túnica e vamos andar pelo Clã, assim poderemos dialogar melhor.

A obra é divida em duas partes, sendo o meio marcado por um acontecimento decisivo que faz a história fluir para um rumo completamente diferente do que imaginávamos. Cada uma das partes é dividida em vários capítulos, que contém diversas partes, onde se alternam os pontos de vista (personagens), sem jamais deixar o leitor desorientado. As transições de cenas são bem feitas, jamais deixando a sensação de um corte abrupto. Vale mencionar também que cada capítulo possui um título, um recurso que sempre considero interessante para nos instigar a avançar nas páginas, uma vez que nos estimula a encontrar o sentido daquelas palavras preliminares.

Se no primeiro livro uma das questões era a cisão social entre magos e não-magos, depois da cerimônia de iniciação de Sonea n’O Clã, a questão se altera para o conflito das linhagens que são populares entre os magos. Como seria de se esperar, por não possuir uma ascendência nobre, visto que ela vem da favela e seus pais, aparentemente, foram indivíduos “comuns” (a mãe é falecida e o pai a abandonou), Sonea torna-se o alvo de muitas chacotas, tentativas de sabotagem e outros abusos. O que não está longe do que ocorre em nossa sociedade, basta que olhemos com atenção a situação precária nas escolas brasileiras, onde o bullying ainda é praticado em grande escala.

Nesse volume, a escritora vai além em sua abordagem do tema preconceitos, o que é evidentemente um dos pilares de sua trilogia, e suscita o debate sobre a homossexualidade. O ponto de partida é algo que ainda, em pleno século XXI, pessoas discutem com um ardor frequentemente pernicioso, para não dizer estúpido: seria o homossexualismo uma doença? Por mais assustador que possa parecer, há “seres humanos” que dirão sim. Enfim, penso o seguinte: sentimentos não possuem órgãos, então por que deveríamos discriminar formas de amar? Cada um deve amar como lhe é mais confortável, ponto.

Não vou dizer qual o caminho percorrido até chegar nesse contexto, pois iria estragar a surpresa, que é grande, para vocês! Gostei de ver a sensibilidade e bom senso com que a Trudi “conversou” sobre o assunto. Dá uma satisfação enorme encontrar uma obra de amplo alcance tratando com maturidade algo de extrema importância para a construção de um mundo mais baseado em um diálogo aberto, sustentado por uma argumentação lógica, sem fanatismos. Para amplificar a carga dramática, uma amizade é colocada em xeque – querem saber o resultado? Leiam o romance.

Tornando ainda mais palpável a sua criação, Trudi nos conduz por uma viagem através de outros reinos, utilizando um personagem que ganha mais destaque nessa parte da trilogia. A autora manteve uma imensa preocupação em nos mergulhar em sua fantasia, tentando sempre passar o máximo possível de peculiaridades dos lugares, costumes, economias etc, além do próprio ambiente. Já esperava isto dela, mas com o crescimento do palco da obra, obviamente o trabalho aumenta, a tarefa fica mais árdua, porém o resultado não desapontou. Aliás, vale salientar que muitos personagens têm os seus papéis revistos. Todavia, há um caso em que alguém, importantíssimo no primeiro livro, tem uma participação ínfima. Isso soou um pouco incoerente, principalmente considerando o laço de Sonea com este indivíduo.

A novidade nesse volume foi a inserção de um personagem que trás um clima muito semelhante a um suspense policial para o romance, mas que, infelizmente, foi deixado de lado, permanecendo em um estado raso. Acabei ficando apenas no desejo por mais. A obra tem muitos trechos que não acrescentam algo à história e chegam a cansar, logo desaponta ver como um personagem com grande potencial, visto que traria um clima muito atrativo para o livro, é simplesmente colocado no “banco de reservas”. Talvez ele seja mais participativo na última parte da trilogia, mas isso é apenas especulação. Considerando o que comentei, minha nota será três selos cabulosos e meio.

Sonea transforma-se de uma garota desorientada, ao se ver como parte de algo grandioso, situado além de sua compreensão, em uma peça fundamental em um jogo de poder que pode desestabilizar o mundo inteiro, desencadeando uma guerra de proporções incalculáveis. Isso é o que se vislumbra com o desfecho.

Aguardo pela conclusão dos eventos em “O Lorde Supremo”, mas já alerto que irei para o desfecho com muitas exigências. Como o último passo de uma jornada, espero que seja muito impactante. Boa leitura a todos!

Escrevo no: http://leitorcabuloso.com.br/

Gabi 20/11/2012

www.livrosecitacoes.com
Nessa sequência de O Clã dos Magos, Sonea deve lidar com as provações de ser uma aprendiz enquanto tenta lidar com um grupo de magos que não está disposto a permitir uma favelada em seus meios. Já Dannyl tornou-se embaixador e enquanto começa suas viagens à trabalho ele é incumbido de aprender mais sobre o passado do Lorde Supremo e sua associação com magia negra.

"Todos nós temos que sofrer derrotas de tempos em tempos."

Mas logo o próprio Lorde Supremo entra em cena para mudar os planos de Sonea e Dannyl. Com um assassino a solta e mais segredos sendo descobertos por todos os lados, talvez a maior prova de Sonea e Dannyl não seja esconder o que sabem, mas sobreviver.

Nesse livro encontramos dois focos, Sonea e Dannyl. Enquanto um descobre o primeiro amor, o outro tenta entender o seu passado e como lidar com ele. E, talvez, isso agrade ainda mais aos leitores porque percebi que no livro anterior muitos esperavam encontrar algum romance, o que acontece nessa sequência, mesmo que não com muita avidez por parte da autora.

"A vida não é muito dolorosa quando você não se permite um envolvimento com os outros. Mas será isso realmente viver?"

E apesar de eu não gostar tanto de Dannyl quanto gosto de Sonea, Trudi soube explorar bem o personagem e eu logo me peguei torcendo por ele. Aliás, achei bem legal a forma que a autora abordou o homossexualismo e todo o preconceito envolvendo o mesmo, e como é tratado tal assunto de acordo com a sociedade e religião, sem jogar a trama para segundo plano.

Eu adorei essa trilogia, Trudi Canavan apresentou um ritmo diferente em sua escrita -- evitando abusar do drama, apesar de ter tido oportunidade para tal em vários trechos --, e sempre que pego seu livros eu não consigo largar. Com reviravoltas de tirar o fôlego, é o livro ideal para homens e mulheres que adoram uma ótima fantasia.

Liliana 20/01/2013

A Aprendiz
No primeiro volume - "Clã dos Magos" -, não fui muito surpreendida pelo enredo, mas agora acho que talvez não tenha aproveitado a leitura da forma correta.
"A Aprendiz", segundo volume da trilogia, é a trajetória da Sonea dentro da Universidade como uma aprendiz. Ela precisa melhorar suas habilidades de leitura e escrita, lidar com todas as matérias que os outros aprendizes têm e, além disso, suportar as provocações lideradas por Regin.
A narrativa é envolvente e o leitor acompanha as oscilações de humor de Sonea, contando também com as confusões de Dannyl, o paternalismo de Rothen - que é um dos meus personagens preferidos - e um novo rosto: Dorrien.
Acho que não vou contar nada sobre o último porque, sem dúvida, eu estaria tirando uma surpresa deliciosa de vocês. Trudi Carnavan finalmente me conquistou!

Ana Lídia 16/01/2013

É simplesmente perfeito.

Eu mal sei o que comentar dessa trilogia que me pegou de surpresa e me conquistou tanto.
O primeiro livro da série foi comprado pela minha irmã e eu, de intrometida, resolvi ler.
E me apaixonei perdidamente.

A jornada de Sonea é magnífica. Seu dom é lindo mas, como habitante das favelas de Imardin, sua jornada foi muito dura. Ela passa por cada situação, cada provação, e a cada luta seu poder apenas aumenta. Ela só se torna mais forte.
É a personagem principal de uma série que eu mais amei. Ela sabe que seus inimigos só querem a ver sofrer. E ela não dá esse gosto a eles de modo algum. Mesmo sofrendo por dentro, a jovem maga se ergue mais alta e com a certeza de que não será derrotada por nenhum deles.

As personagens despertam emoções intensas. Aquela personagem adorável é extremamente adorável. Já aquela detestável te faz fechar o livro por um instante e pensar "Como eu o odeio!"

O livro é cheio de mistérios, e a narração da autora apenas o faz ficar ainda mais intrigante. A cada página, quando você acha que o enigma finalmente se resolverá, ela apresenta um novo problema.

A autora também faz referência a uns preconceitos bem presentes na nossa sociedade, como o preconceito em relação à pobreza e a homossexuais. Tudo se passa no universo criado por ela, mas é extremamente parecido com o que acontece hoje em dia.

Eu, sinceramente, não tenho nenhuma crítica negativa a fazer do livro. A história realmente me cativou e eu me apaixonei pelas personagens. Havia tempo que eu não me sentia tão empolgada com uma trilogia de livros!

Se você gosta de histórias de fantasia e magia, não vai se arrepender se decidir ler a Trilogia do Mago Negro.

Tribo do Livro 10/01/2013

Intrigas, mistérios
Resenha por Ver Sobreira

Decididamente a Trilogia do Mago Negro me surpreendeu. Como afirmei anteriormente, adiei meio ano a leitura do primeiro livro O Clã do Magos, mas fiquei tão encantada com a história que li mais rápido ainda o segundo A Aprendiz.

Sonea demonstrou um potencial natural para magia e agora é uma aprendiz do Clã dos Magos "se não pode vencê-los, junte-se a eles" é clichê, mas acaba tornando-se verdade. Deixou para trás as favelas de Imardin e agora juntou-se a elite da cidade, porém continua a ser ignorada por muitos que a consideram ninguém. Ela está enfrentando todo tipo de hostilidade para seguir em sua trajetória na Universidade, e se graduar uma maga. Praticamente todos os dias precisa se confrontar com Regin e sua "gangue" nada é fácil para ela. A única coisa boa é o fato de ter conhecido Dorrien, filho de Rothen, que é seu guardião. Dorrien é uma mago Curador que vive em um vilarejo muito distante, ele desperta em Sonea sentimentos para os quais não estava preparada. E ainda temos o Lorde Supremo, Akkarin, ele tem um segredo que foi descoberto por Sonea e agora que ele sabe que ela sabe, diante deste fato decidiu requerer a guarda dela tirando-a de Lorde Rothen. Ele está no controle e Sonea apavorada com o que pode acontecer.

(...) Akkarin fitou Rothen com um olhar que a teria congelado.
– Estou aqui para saber a origem de certo...rumor que soube pelo Administrado e que envolve você e sua aprendiz.(...)
A cor fugiu totalmente do rosto de Rothen. Ele fitou Akkarin em silêncio.
Sonea sentiu os joelhos enfraquecerem e, com medo de se estatelar no chão, agarrou-se ao peitoral da janela por detrás dela.(...)

A narrativa de Trudi Canavan é interessante do ponto de vista que não trata só de uma fantasia, o que seria apresentar os elementos comuns a este gênero. Ela também lida com as questões sociais mais atuais: como o bullying, homofobia, relações interpessoais, enfim uma série de fatores que preocupa cada dia mais a sociedade.Tramas, intrigas, suspense, mistério e aventura. Sonea é uma personagem forte e decidida que está ficando cada dia mais poderosa. Alguns membros do Clã já começam a cogitar no futuro a primeira Lady Suprema, mas será que o Lorde Supremo permitirá isso? Porquê ao final deste livro Sonea enfrenta seu desafeto, Regin em um desafio formal na Arena do Clã e todos que assistem a este embate percebem que ela pode superar seu mestre.

No gênero fantasia acho imprescindível a narração em terceira pessoa, pois é possível observar melhor o desenvolvimento da trama. Canavan tem facilidade de conduzir a história, levantar aspectos do enredo e também apresentar os personagens, porém sem descrevê-los muito. Um personagem muito interessante e que ganha um destaque neste segundo livro é Lorde Dannyl, ficamos sabendo de algumas histórias de seu passado como aprendiz, que desencadeou uma série de boatos que o afetou mais profundamente do que ele pensava.

(...) Dannyl olhou para Tayend, inquisitivo. O acadêmico era seu amigo mais chegado. Mais próximo até do que Rothen...compreendeu de repente. Ele nunca fora capaz de contar a Rothen a verdade. Sabia que poderia confiar em Tayend. O acadêmico não o protegera dos boatos em Elyne?(...)

Senti falta neste volume de Cery, além de amigo de infância e travessuras, é apaixonado por Sonea, porém creio que ele poderá perdê-la para Lorde Dorrien. Enfim... Não deixem de ler A Trilogia do Mago Negro. Aguardando ansiosa a conclusão em O Lorde Supremo. Confira.

Lay 05/01/2013

Fico revoltada quando estamos no melhor da história e o livro acaba nos fazendo esperar pelo lançamento do próximo para saber o que vai acontecer!! Mas não se preocupem, é um revolta contida, se é que isso é possível, kkkk. Pois bem, como eu disse no final da minha resenha de O Clã dos Magos:

Eu sinceramente gostei bastante do livro e fiquei curiosa em ler a sequência. A forma como o livro acaba praticamente exige que você já tenha o segundo livro em mãos para ler logo. Espero que não demore muito de sair e que o livro só melhore cada vez mais.
Demorei só 4 meses para conseguir ler a sequência e tenho que dizer que realmente o livro só melhorou!!! Pena que um dos meus personagens favoritos praticamente não apareceu e eu me encantei por mais um, Dorrien, mas vamos com calma, né?!

A Aprendiz, inicia sua narrativa seis meses após o final que vimos em O Clã dos Magos. Sonea, após aceitar ficar no Clã, iniciará seus estudos na universidade dos magos. Porém, sendo a única não pertencente às Casas, Sonea percebe logo no dia da Cerimônia de Aceitação que terá um longo percurso até sua graduação (5 anos de estudos), mas não apenas por ter a desvantagem dos estudos (embora Rothen tenha se empenhado nesses seis meses em lhe mostrar os costumes, lições, escrever, ler, enfim, muitas coisas que a ajudariam nos estudos da Universidade), mas pelo fato mesmo de vir das favelas.

Sonea sofre com o bullying desde o seu primeiro dia de aula. Alvo fácil de Regin, um aprendiz, assim como ela, mas, claro, vindo das Casas, acha-se no direito de atormentá-la. Apoiado pelos outros aprendizes de sua classe Regin torna a vida de Sonea em um inferno. Então decidida a fugir deles, Sonea passa a estudar dia e noite com Rothen para passar para a turma seguinte. Mas, embora consiga passar para a turma seguinte e até consiga fazer um amizade, Regin também se transfere para a mesma turma e continua a atormentá-la.

Cada vez mais juntando aprendizes a ficarem do seu lado no tormento à Sonea, ela passa a ser emboscada diversas vezes durante seu percurso pela universidade, pelos alojamentos, enfim, em qualquer lugar. Entretanto, mesmo vários magos sabendo do bullying sofrido por Sonea, ninguém faz nada de muito drástico que impeça Regin de atacá-la.

Para piorar a situação de Sonea, Akkarin descobre que Lorlen sabe sobre prática de magia negra e chega até Rothen e Sonea. Decidido que eles não contem para mais ninguém sobre o que sabem, Akkarin toma a guarda de Sonea, obrigando-a e à Rothen que não contem para ninguém sobre a prática sob a ameaça de punir o outro.

Rothen se vê sem sua aprendiz, a quem tratava como filha e sem poder comunicar-se com ela. Já não bastava a falta de seu amigo Dannyl? Que após tornar-se Segundo Embaixador do Clã em Elyne mudou-se para Elyne a fim de assumir seu cargo?

Dannyl, por sua vez, não faz ideia de toda a intriga que tem ocorrido no Clã e porque o Administrador Lorlen pediu-lhe que viajasse tanto por outras terras com o objetivo de buscar sinais de magia antiga. Mas para ajudá-lo nessa busca, ele conta com o apoio de Tayend, acadêmico da Grande Biblioteca (em Elyne), que torna-se sei assistente. Porém, essa “amizade” torna-se perigosa para Dannyl, pois o fato de Tayend ser um “moço” como é denominado em Elyne, trouxe de volta vários rumores sobre seu passado quando ainda era apenas um aprendiz.

Mas apesar de toda essa confusão e intriga, Dorrien, Curador, filho de Rothen, em sua segunda visita em poucos meses ao Clã, dá uma ideia à Sonea que pode ser a solução de seus problemas com Regin (menos um problema pelo menos!!): Desafiá-lo à uma Luta Oficial na Arena. Ganhando, Sonea veria-se livre de Regin, que não desejaria ser afrontado diretamente novamente por ela, e a luta era na Arena, com todos os magos e aprendizes vendo a derrota dele.

Dorrien, desde sua chegada ao Clã em sua primeira visita, mostra-se muito amigo de Sonea, decidido à ajudá-la se distraindo, como seu pai havia pedido, preocupado que ela estivesse tão ligada aos estudos e preocupada com as investidas de Regin. Mas ao final de sua visita Sonea percebeu que as coisas poderiam ser diferentes entre eles.

Mas como eu tinha dito logo no começo, esse livro não mostra muito Cery, que na verdade aparece apenas uma vez aqui para visitar Sonea no Clã. O livro tem a visão de Sonea, as viagens de Dannyl (muitas novidades aqui…), e as preocupações vividas por Rothen e o Administrador Lorlen sobre Akkarin, o Lorde Supremo.

Embora eu tenha passado o livro inteiro com a convicção de que sabia o que estava acontecendo, fatos ocorridos nas últimas cem páginas me levam a crer que estava errada. Ainda bem que o terceiro e último livro, O Lorde Supremo, já foi lançado e deve estar chegando aqui em casa, porque eu preciso saber o que irá acontecer…

Acho que prolonguei muito nessa resenha! Mas confiram abaixo o book trailer e boa leitura à todos!!!!

Até a próxima!!

ricardo_22 25/12/2012

Resenha para o blog Over Shock
A Aprendiz, Trudi Canavan, tradução de Frank de Oliveira e Júlio Monteiro de Oliveira, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 544 páginas.

Trudi Canavan é uma premiada autora de fantasia conhecida por algumas trilogias, entre elas a Trilogia do Mago Negro, e teve seus primeiros livros lançados no Brasil através da editora Novo Conceito. Em A Aprendiz, segundo livro da trilogia, a autora continua nos surpreendendo em uma história que conquista a cada capítulo por inúmeros motivos.
Após os acontecimentos do primeiro livro, a protagonista Sonea continua rodeada por magos e sofrendo as consequências de ser a única oriunda das favelas de Imardin. Enquanto Sonea aprende tudo o que é essencial para a vida de um mago, ela precisa enfrentar a fúria dos demais aprendizes, que não aceitam o fato de uma favelada estar entre eles, além de guardar um segredo que pode motivar inúmeros problemas para o Clã dos Magos. Inclusive esse segredo motiva as ações de outros personagens, transformando o livro em algo muito mais explorado do que o imaginado.

“Ela era a pária. Mas, ao contrário dos garotos que haviam tentado e falhado em ser aceitos na gangue de Harrin, ela não era capaz de encontrar outro lugar para ir. Estava presa a eles” (pág. 80).

Tudo o que se esperava da Trilogia do Mago Negro e que não encontramos no primeiro livro existe em A Aprendiz. Ao contrário de O Clã dos Magos (Resenha), nesse livro não existe um único momento em que a leitura se torna cansativa ou se perde ao longo da história. Tudo pode e deve ser aproveitado ao máximo e nem mesmo o fato da história ser dividida em pelo menos quatro personagens é um problema, já que nos acostumamos com essa forma de escrever ainda no primeiro livro.
O que também se diferenciou do livro anterior foi a quantidade de informações sobre o reino de Kyralia e de todos os aliados e inimigos. O grande responsável por essas informações é Lorde Dannyl, que foi enviado para outros domínios tentando desvendar segredos do passado. Com isso conhecemos a cultura, os costumes e as características de cada um dos povos e a autora nos brinda com uma riqueza de detalhes históricos, algo que não havia acontecido em O Clã dos Magos.
Sendo assim, percebemos que A Trilogia do Mago Negro é muito mais do que uma simples aventura. A autora se preocupa em mostrar, na fantasia, muito do que acontece na atual sociedade, como a aceitação de relacionamentos de pessoas do mesmo sexo e de pessoas de outras classes sociais, além das diferenças culturais que podem ou não chocar os demais povos. Esse tipo de abordagem faz dessa uma trilogia diferente, apesar de muitos detalhes semelhantes a outros conhecidos livros.

“”Para de lutar contra mim”, ordenava ela.
Sentiu mãos pressionando fortemente as têmporas. Ela foi empurrada para o recôndito da mente. Desorientada e chocada com a dor, tentou recuperar um pouco do seu senso de equilíbrio. A presença retomou a tarefa de escavar as lembranças que procurava. Sem dó, acessou imagem por imagem” (pág. 292).

O que ainda acontece é uma perseguição, talvez desnecessária, e novamente Sonea é o alvo, dessa vez de um pseudovilão que consegue tirar do sério qualquer leitor. Regin, membro de uma família importante, chega ao mesmo nível do antagonista do livro anterior e com isso fica a certeza de que a autora tem a incrível capacidade de criar personagens agradáveis e desprezíveis com a mesma genialidade.
Apesar de ser a protagonista e ter um poder incrível, Sonea continua não despertando interesse por sua personalidade, enquanto Rothen e Dannyl ainda se destacam em relação aos demais personagens. Finalmente conhecemos melhor Akkarin, o Lorde Supremo, porém também é o personagem mais intrigante e ainda não sabemos o que esperar dele, a não ser que muita coisa ainda deve ser revelada.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2012/12/resenha-124-aprendiz.html

Brilho 21/12/2012

A Aprendiz
Esperei muito pelo lançamento deste livro para ver se Sonea se sairia bem como aprendiz no Clã dos Magos, nesta estória ela entra para a universidade e tenta fazer amigos, o que se torna impossível quando um dos aprendizes joga a turma toda contra ela. Sonea neste livro além de lutar contra o preconceito dos Magos e universitários ainda tem que superar o pavor que tem do Lorde Supremo. Nesta sequência Sonea se mostra reticente em usar sua magia e machucar alguém devido a sua experiência passada.

Ela sofre bulling de seus colegas que lhe pregam peças e que a deixam atordoadas, mas encara de frente o problema e segue sem levar aos superiores que embora ela não fale, sabem do ocorrido, mas não podem fazer nada por ela mesmo esconder o que se passa. Neste livro também ela se apaixona e seu mundo se transform,a mas acontecem coisas que a levam a se afastar deste amor.

Lorde Dannyl também embarca em uma incrível aventura em outras terras ao ser nomeado como 2º embaixador do Clã, nesta aventura ele descobre que não conhece a ele e nesta viagem vê que acabou escondendo sentimentos dele mesmo.

Surpreende a muitos ao escolher Sonea para ser sua guardiã, mas somente quem leu o Clã dos Magos vai entender os motivos. Ele toma atitudes e solta umas frases que deixam no ar o que ele está "aprontando" e o final do livro já deixa muitos leitores sedentos pelo próximo livro.

Não vou colocar spoiller por correr o risco de extrair um pouco do brilho e suspense do livro.

O livro é maravilhoso e me surpreendeu por manter a qualidade na estória e ainda assim criar um clima de suspense e adrenalina, adorei o livro e espero que o 3º continue neste ritmo pois como será o final eu quero ser surpreendida da melhor forma possível.

Recomendo a quem curte mistério e magia.