A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Made 20/07/2015

Como conter a vontade de devorar o próximo?
Essa foi a principal questão após finalizar o livro. Como eu resistiria a tentação de pegar o terceiro livro? Afinal, tenho outros volumes aguardando sua vez na fila. E a verdade é que não sei o que fazer.

Poderia escrever essa resenha falando tecnicamente do livro, ou contando o enredo do mesmo, mas não é a minha intenção, afinal, todo mundo que está aqui buscando um empurrãozinho para ler o segundo volume já deve ter lido a sinopse do skoob. O que vou contar é minha experiência lendo.

Desde o começo estava super ansiosa para saber o que seria de Sonea, e nas primeiras páginas me vi imensamente agoniada e ultrajada por nada ser feito a seu respeito. Lady Sonea continua sofrendo com as peças pregadas pelos aprendizes mais novos e, em determinado momento, achei q não poderia suportar mais os maus tratos sofridos pela menina. E esse foi a principal base para a vontade de ler o livro de forma ininterrupta. A cada página queria me aprofundar mais na história e descobrir se Sonea teria ou não sua vingança. Alguns personagens têm suas histórias mais amplamente contadas, dando movimento a passagens que poderiam ter caído na monotonia. As passagens de Lorde Dannyl então, são as mais surpreendentes. Jamais imaginaria tal rumo para seu personagem.

Quanto ao "vilão" da saga, ainda não sei o que pensar. O mago negro ainda é um mistério. Aplaudo a competência da autora em ter deixado as intenções dúbias de Akkarin permanecerem até o último momento.

Resumindo toda a experiência... Bem, acho que não vou conseguir adiar o último livro da série.

Marina 23/07/2015

A Aprendiz
A Aprendiz, o segundo livro da Trilogia do Mago negro é bem mais emocionante do que o livro um! Tudo bem, ele tem lá suas partes que são, ou poderiam ser bem massantes... como a situação da Sonea na Universidade, que parece que não vai mudar nuncaa! Da vontade de entrar no livro e dar um empurrãozinho... rs
Mas a escrita da Trudi Canavan no segundo livro flui tão bem, acredito eu, que mal percebemos!
As aventuras de Dannyl; o mistério do Lorde Supremo; a introdução do romance na história... quando vi, já estava passando da metade do livro! E daí já tinha terminado.
O primeiro livro confesso que não é muito animador, é bem parado na verdade e aquelas gírias da Sonea no começo nos fazem estranhar um livro com este linguajar... mas no livro dois ela deixa isso para trás!

Resumindo: é um livro envolvente! Cheio de mistérios do começo ao fim! E ainda podemos contar com um pouco de comédia e romance no meio. ;-)

vsferreira 21/08/2015

Melhor que o primeiro
Este livro teve mais emoções do que o primeiro da série. Neste livro houve algumas reviravoltas e achei que a Sonea (personagem principal) sofreu muito e em alguns momentos eu me irritava com isso... O desfecho foi ótimo e deu muita vontade de continuar a série... A narrativa se divide e em alguns momentos é sobre Sonea, em outros sobre Dannyl ou outro personagem. Algumas pessoas não conseguem lidar bem com essas trocas repentinas de lugar/personagem, mas não me incomodou.

Livros & Tal 04/09/2015

A Aprendiz – Trilogia do Mago Negro
Minha opinião: Decepção seria a palavra para descrever o que eu senti ao ler ‘A Aprendiz’. Eu gostei tanto do primeiro livro que imaginei que o segundo seria melhor ainda, porém estava muito enganada. Eu achei o segundo volume da trilogia muito cheio de “lenga-lenga”, com muitas “frescurinhas”, a autora exagerou um pouco no romance neste livro. Mesmo tendo essa opinião sobre ‘A Aprendiz’, eu recomendo o livro, pois há algumas partes que valem à pena, onde é possível sentir a emoção trazida do primeiro livro. 😀

Resenha completa aqui -->

site: http://livrosetal.com.br/a-aprendiz-trilogia-mago-negro/

Fábio Bernardazzi 05/09/2015

Quando comprei esse livro, não esperava muito, mas vi que foi uma ótima escolha.

Aster Verbatim 20/09/2015

A Aprendiz - resenha
A APRENDIZ
Classificação: 9
CANAVAN, Trudi. A Aprendiz. Ribeirão Preto – São Paulo. Editora Novo Conceito, 2014. 544 páginas.
Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.
Esse é o segundo livro da Trilogia do Mago Negro, onde inicia-se com Sonea entrando para o Clã dos Magos. O foco principal, claro é a história de Sonea, mas também novos personagens entram para agitar um pouco a vida da nossa aprendiz. Sonea passa uma boa parte de seu tempo fugindo da gangue de Regin, onde faz bulling, e no meu ponto de vista, bem pesado, chegando a agressão. Sonea é acusada de ter relações sexuais com seu guardião Rothen, onde se vê obrigada a mudar para o alojamento dos aprendizes. Nesse caso foi até bom porque ela começa a se fortalecer magicamente. E Dannyl é nomeado Segundo Embaixador e terá que viajar para Elyne, deixando Sonea e Rothen. É nessa parte que aparece, para mim, o segundo personagem principal, O Lorde Supremo Akkarin. Falaremos dele mais à frente.
A segunda história, na minha opinião, é Dannyl e Tayend em Elyne. Esse é apenas o início do trabalho de Dannyl como Segundo Embaixador e, mais futuramente, se tornado o Primeiro Embaixador, no qual irá viajar para vários países. O romance de Dannyl e Tayend, é tratado de forma muito leve, e até sem muitos preconceitos por parte de outros personagens, por se tratar de um romance homo afetivo.
A terceira história, e não menos importante é com Cery, o amigo de infância de Sonea e Akkarin. Onde trabalham em segredo e misteriosos casos e assassinatos, mas que nesse livro não são tão enfatizados. Akkarin se torna guardião de Sonea, ao qual se vê obrigada perante os acontecimentos. Mas ao final desse livro algo surpreendente acontece.
O livro também é dividido em duas partes. Mas uma coisa tenho que deixar claro. Apesar da história de Dannyl parecer um pouco parada, não deixem de dar atenção, pois será importante para a próxima trilogia ‘The Traitor Spy’ que, infelizmente, ainda não foi divulgado no Brasil em português.
O que ainda me deixa intrigada é o personagem Akkarin, ao qual acho que as coisas que fez e que faz são para algo maior do que pensamos, não sei se tanto para o mal, mas para a defesa de Kyralia.
Não deixem de continuar a leitura dessa maravilhosa trilogia, pois tem muito mais por vir. Recomente a leitura, pois a linguagem continua muito fácil e as histórias muito mais dinâmicas do que o primeiro livro.
Aguardem a resenha do terceiro e último livro.

Aster Verbatim (Camila Silva).

site: asterverbatim2015@blogspot.com.br

George 02/10/2015

Início do fim
Apesar de não ser tão empolgante quanto o primeiro, me deixou curioso sobre o final.

Fernanda Rebelato 30/10/2015

A aprendiz
Assim como no primeiro volume, a narrativa continua envolvente e cativante, sem aquele clima de desgaste que muitos livros possuem, o que me fez gostar ainda mais da autora.

Nesse segundo volume, Sonea passa a frequentar as aulas de magia do clã, mas o início de uma vida nova parece não se revelar para ela. Por sua reputação e origem, Sonea é humilhada pelos colegas de aula, principalmente Regin, o antagonista da história, e às vezes até pelos professores da universidade do clã, acusada de roubo e de manter relações com seu mentor Rothen. Muitos alunos, ao comando de Regin, se juntam para atormentá-la entre os intervalos, criando emboscadas e tentando enfraquecê-la.

Com a ajuda de Rothen, e alguns outros amigos, ela tenta se livrar dos estudantes que a atormentam, mas nada para ser suficiente para fazê-los parar, então Sonea busca por novos esconderijos na universidade todo dia. As coisas pioram quando Akkarin, o Lorde Supremo, desconfia que ela, Rothen e Loren saibam seu segredo maligno.

Apesar do foco do livro ser o treinamento e o desenvolvimento de Sonea, muitas partes da trama focam o bulliyng sofrido pela garota. As brincadeiras sofridas parecem ser ignoradas por grande parte dos magos e professores da universidade, por ela ser uma favelada. Isso me causou ódio de alguns personagens, e eu virava cada página esperando que alguém a ajudasse.

Nesse livro, também temos um novo protagonista para a história, Dannyl. Depois de assumir como Embaixador, ele começa uma viagem pelo reino de Kyralia e Elyne, e muitas partes do enredo são narradas pela perspectiva dele. Nessas viagens por ordem de Loren, Dannyl começa a seguir antigos passos do Lorde Supremo, tentando descobrir o porquê de realizar algo tão perigoso para o clã e o reino. Dannyl não sabe o verdadeiro significado da sua pesquisa, mas tem certeza que é importante e por isso refaz todos os passos que o Lorde Supremo realizou 10 anos antes.

É claro que o Lorde Supremo, descobre essas tais pesquisas e então a história começa a tomar outro rumo. Primeiramente, Loren é afastado por um tempo de suas obrigações da universidade, depois Rothen perde a guarda de Sonea e ela se torna aprendiz de nada mais nada menos do que o Lorde Supremo, de quem ela tanto teme. O livro me deixou instigada a descobrir mais sobre Akkarin, e realmente espero que os mistérios dele e seus segredos sejam explicados no último volume.

A partir daí, muitas histórias paralelas são criadas, mas todas se interligam totalmente com o eixo central, Akkarin e Sonea, se encaixando perfeitamente na trama. Ao final do livro ficamos com várias dúvidas e imaginando milhões de coisas para o próximo livro, o que é ótimo porque poucas séries/trilogias conseguem deixar o leitor intrigado para o próximo livro.

Sonea evoluiu muito nesse livro e o modo como ela lidava com os problemas me surpreendeu. Também adorei conhecer mais sobre Dannyl que com certeza se sobressaiu nesse livro, mostrando outro fato que é comum não só para os magos, mas também na nossa sociedade, o preconceito. Ainda que gostei da evolução desses personagens, senti bastante falta de Rothen, que após perder a guarda de Sonea apareceu pouquíssimo durante a história.

Sem dúvidas, meu personagem favorito nesse segundo volume foi o temível Akkarin, o Lorde Supremo. Trudi criou um personagem tão misterioso e complexo que é impossível não querer descobrir tudo sobre ele, ainda estou tentando decidir se ele é o mocinho ou o bandido da história, mas isso só vou descobrir no terceiro volume.

Adorei o segundo volume, e recomendo à todos que leiam a trilogia. Eu vou torcer bastante para que o terceiro volume saia no sorteio da TBR, pois tenho certeza que o final da história vai ser fantástico como os dois primeiros volumes.

site: armazemideias.com.br

Inlectus 31/10/2015

Bom.
Magia pra adultos também.

Arctos 08/12/2015

Surpreendente
O livro não gastou toda a sua criatividade no anterior, poupando ainda folego para este segundo livro. O foco passeia por outros locais, outros personagens, não de forma a distrair e sim enriquecer os acontecimentos.

Su 28/01/2016

Esse é o segundo livro da trilogia do mago negro. Tinha altas expectativas com relação a esse livro, principalmente depois do final de O clã dos magos.
O livro começa no dia da Cerimônia de Aceitação da Sonea. Ela sabia que alguns dos aprendizes poderiam ignorá-la devido as suas origens. Mas, também acreditava que alguns deles estariam dispostos a passar por cima disso. Durante a Cerimônia, Rothen assume a guarda dela, como já era de se esperar.
Dannyl foi nomeado Segundo Embaixador do Clã em Elyne. A viagem até lá foi feita a barco e tudo transcorreu bem. Apenas um acontecimento o surpreendeu, receber uma carta do Administrador Lorlen lhe pedindo que seguisse o trajeto feito pelo Lorde Supremo, Akkarin, durante suas viagens pelas Terras Aliadas a procura de indícios de Magia Antiga.
O primeiro dia de Sonea na Universidade foi tranquilo. Com relação aos estudos, ela estava muito adiantada, e as interações sociais, ela conseguiu até mesmo começar uma conversa com uma de suas colegas de classe. O que ela não poderia imaginar é que isso não duraria muito.
A aprendiz traz algumas revelações com relação ao Lorde Supremo e deixa outras tantas dúvidas. Gostei do livro, apesar de sentir que algumas situações foram repetidas vezes sem conta e de alguns personagens que eu acredito serem desnecessários. Espero que o terceiro esclareça todas essas questões e incômodos.
“— Vá lá. Volte para seus estudos. Vou tentar aparecer logo.
— Eu vou lhe cobrar isso.
Ela começou a seguir para os Alojamentos dos Aprendizes com relutância. Lorde Ahrind a observou, os braços cruzados.
— E diga àquele garoto que vou quebrar as pernas dele se ele não te deixar em paz — Cery gritou, alto o suficiente para apenas ela ouvir. Ela se voltou para sorrir para ele.
— Vou fazer isso eu mesma se ele me provocar o suficiente. Por engano, é claro.
Ele fez um movimento de aprovação com a cabeça, e então acenou com as mãos para que ela fosse embora. Ao chegar aos Alojamentos dos Aprendizes, ela olhou de volta. Ele ainda estava parado perto do banco. Quando ela acenou, ele fez para ela um rápido sinal na linguagem de sinais de rua. Ela sorriu e então deixou Lorde Ahrind conduzi-la para dentro.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Pedro.Henrique 13/02/2016

Inicio dos Eventos Importantes
Muito bom esse livro , nos transmite todo o sentimento de Sonea ao aprender magia , insere muitos personagens legais e cria novas aventuras para eles ( como Danyl ) . Além de expor o preconceito entre as classes de Imardin .