A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Fernanda 07/01/2013

Resenha: A Aprendiz - Trudi Canavan
Confira a resenha completa aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-aprendiz-trudi-canavan.html

Resenha: Gostei bastante do desfecho de O Clã dos Magos e fiquei ansiosa para saber como seria essa continuação, já que agora Sonea está freqüentando a universidade do Clã e precisa passar por várias provações e obstáculos . Muitos magos ainda não a aceitam pelo fato dela ter origem da favela, e isso, entre outras coisas, está dificultando muito seu convívio entre o clã. Mesmo assim, o mais importante é que ela precisa se fortalecer e entrar em sintonia com seus poderes.
O mais interessante desse livro, é que explorou com maior intensidade os personagens e suas ações, o que nos ajudou a entender vários assuntos, que ao meio vez, ficaram meio de lado no primeiro volume. Com isso, conhecemos mais sobre a cultura, costumes e outros meios que rondam o reino característico. Também conhecemos um pouco mais sobre O Lorde Supremo, Akkarin e sobre seus segredos que envolvem magia negra.

“Nenhum aprendiz pode usar a magia quando começam conosco. Nós não desenvolvemos seu poder até que tenham feito o juramento. Achei que tivesse percebido isso. – Ele sorriu. – Há algumas vantagens no fato de desenvolver o poder de maneira natural” Pg. 49

O que também vale destacar é que a autora não só apresentou um mundo fantástico de fantasia e magia, mas também incluiu assuntos que podemos vivenciar em nosso dia-a-dia, temas polêmicos da sociedade apresentadas em uma narrativa fantástica e muito envolvente. Sonea ainda está sendo muito perseguida, e mesmo evitando alguns contatos entre o pessoal da universidade, ela ainda passa por várias provocações, e se não fosse por isso, poderiam unir forças para derrotar o lorde supremo, já que ela sabe de tudo que ele faz.

“Mas Sonea tinha agora a chance de fazer um amigo. Olhando para os rostos ao seu redor, sentiu um fio de esperança. Ela podria se tornar amiga de todos eles.” Pg. 153

Fiquei com muita curiosidade de como esta história será desenvolvida no próximo volume e acredito que seremos apresentados a várias revelações e momentos fortes entre os personagens, ou seja estou super ansiosa para ler O Lorde Supremo.

Marcus 09/10/2020minha estante
Parabéns pela resenha

Guilherme Lima 03/04/2021

Continua muito bom porém não melhor
Eu gostei bastante desse livro mas eu gostei mais do primeiro, é engraçado que esse livro acerta onde o primeiro erra, que é o fato de ser meio arrastado no começo, mas erra onde o primeiro acertou, que é a questão da relação dos personagens, tudo fica meio distante, o ódio é um sentimento muito presente nesse livro e acho que isso também influenciou no meu gostar, mas olhando pro todo continua sendo um livro ótimo!

Iaszz 10/04/2023

Eu sinto que esse livro tinha tudo pra ser 5 estrelas mas algumas coisas me incomodaram. A primeira é o Regin, enquanto no primeiro livro eu senti que os personagens tinham todos propósitos bem fundamentados, nesse livro o Regin é um pé no saco por ser, sem nenhum desenvolvimento, a relação dele com a Sonea é gratuita de um jeitinho bem mal escrito, a segunda é literalmente todos os magos não darem a mínima pra tudo que acontece com a Sonea, não importa que eles não achem que ela merece estar ali, chegou no ponto de rolar agressões mais séries e absolutamente ninguém fazia nada, e a Sonea simplesmente aceitava ser humilhada desse jeito? Não gostei. Em compensação os capítulos do Dannyl, do Lothen e do Administrador tem todo meu coração, principalmente o do Dannyl, amei a construção dele, e ele definitivamente foi o personagem que mais cresceu, é meu favorito. O desenrolar da história continua lento, mas eu gostei bastante, a escrita ajuda e não é uma leitura cansativa.
Grazyela 10/04/2023minha estante
Calma, eu adoro esse trilogia. E só digo uma coisa, não estava preparada para final!
Depois de anos que li esse livro o final pra mim...
Então lei! O segundo é muito melhor.
Mas infelizmente em algumas partes a autora só encheu linguiça, nos próximos as partes do Dani vai ser mais ainda sem fundamento...

Grazyela 10/04/2023minha estante
*leia...

Mila Araujo 20/02/2022

Passei raiva! Rsrs
O primeiro livro foi vem interesse. Descreve o início dessa trama. Mas esse.... Aaahh foi de roer as unhas. Passei raiva, passei! Mas valeu a pena demais!!

Celuppi 13/09/2023

A menina que sobreviveu (ou quase isso)
Nesse livro acompanhamos a jornada de Sonea na universidade dos Magos. Não tem como não comparar, de início, com o Harry Potter. Porém, o caminho de Sonea segue rumos bem diferentes. Sua rede de apoio é pequena e inconstante, mas sua personalidade independente, que já havia se mostrado no primeiro livro, auxilia na superação dos obstáculos. Em muitos momentos dá vontade ajudar a personagem, e fiquei com ranço de seu tutor a desassistir em momentos importantes. Mas o arco da personagem vai se construindo na superação dos obstáculos, e dá orgulho do que ela conquista.
Em outra frente, o embaixador Dannyl em uma jornada de busca dos mistérios da magia antiga e de si mesmo. Se descobre um pouco mais sobre o seu passado e indícios do seu futuro. A autora toca em temas de sexualidade abordando pela ótica do preconceito, sem ser apelativa.
Descobrimos mais sobre o Lorde Supremo, seu passado, mas suas intenções e seu papel na trama ainda não são claros. Fiquei com raiva dele em vários momentos? Fiquei, mas ele me deixa na dúvida sobre suas intenções.
Esse livro li mais rapidamente que o primeiro da trilogia, e me pegou com vontade de saber os próximos passos dos personagens.

Alny 17/06/2020

A edição digital que eu li na verdade tinha 592 páginas mas não achei ela no skoob...
Com a leitura muito mais rápida que o primeiro livro da triologia, esse nos impressiona ainda mais, incrível como nos dá vontade de ler mais rápido só pra saber o que acontece a seguir e como desenrola a história.
Em certas passagens cheguei a vibrar com a emoção. A jornada pelos 3 livros está realmente sendo muito boa. Ansiosa para ler o terceiro.

Taynah.Cunha 07/02/2020

null
Recomendo ... Pra mim a trilogia ganha força nesse livro onde vemos mais acontecimentos e os personagens tantos principais quanto os secundários ganhando mais vida e mudando totalmente da história

Gilvania4 31/03/2021

Esse livro fala de preconceito, bullying, e do que o medo pode fazer com os nossos instintos.
Sonea entra na universidade dos magos e com isso ela ganha um guardião Rothen e um inimigo: Regin, um garoto que faz de tudo pra vida dela se tornar um inferno, inclusive tenta machuca-la fisicamente.
Quando o lorde supremo descobre que ela sabe sobre seu uso de magia negra ele pega a sua guarda e a leva para seus aposentos, impedindo-a de conversar com Rothen..
A vida de Sonea não fica mais fácil, pelo contrário, os adolescentes se juntam cada vez mais para perturba-la e o medo de seu novo guardião, a faz suportar tudo calada.
O livro é ótimo, muito melhor que o primeiro, vale a pena.

Gabi 20/11/2012

www.livrosecitacoes.com
Nessa sequência de O Clã dos Magos, Sonea deve lidar com as provações de ser uma aprendiz enquanto tenta lidar com um grupo de magos que não está disposto a permitir uma favelada em seus meios. Já Dannyl tornou-se embaixador e enquanto começa suas viagens à trabalho ele é incumbido de aprender mais sobre o passado do Lorde Supremo e sua associação com magia negra.

"Todos nós temos que sofrer derrotas de tempos em tempos."

Mas logo o próprio Lorde Supremo entra em cena para mudar os planos de Sonea e Dannyl. Com um assassino a solta e mais segredos sendo descobertos por todos os lados, talvez a maior prova de Sonea e Dannyl não seja esconder o que sabem, mas sobreviver.

Nesse livro encontramos dois focos, Sonea e Dannyl. Enquanto um descobre o primeiro amor, o outro tenta entender o seu passado e como lidar com ele. E, talvez, isso agrade ainda mais aos leitores porque percebi que no livro anterior muitos esperavam encontrar algum romance, o que acontece nessa sequência, mesmo que não com muita avidez por parte da autora.

"A vida não é muito dolorosa quando você não se permite um envolvimento com os outros. Mas será isso realmente viver?"

E apesar de eu não gostar tanto de Dannyl quanto gosto de Sonea, Trudi soube explorar bem o personagem e eu logo me peguei torcendo por ele. Aliás, achei bem legal a forma que a autora abordou o homossexualismo e todo o preconceito envolvendo o mesmo, e como é tratado tal assunto de acordo com a sociedade e religião, sem jogar a trama para segundo plano.

Eu adorei essa trilogia, Trudi Canavan apresentou um ritmo diferente em sua escrita -- evitando abusar do drama, apesar de ter tido oportunidade para tal em vários trechos --, e sempre que pego seu livros eu não consigo largar. Com reviravoltas de tirar o fôlego, é o livro ideal para homens e mulheres que adoram uma ótima fantasia.

Renata.Klein 31/08/2020

Ainda bem que não desisti no 1o livro
Nesse 2o livro, a história e narrativa se tornam mais interessantes, diferente do 1o livro, que considero chato a 1a parte a ponto de ter quase desistido.
Ainda bem que não me deixei abater e continuei a leitura.

A história se desenvolve melhor, com melhor construção dos personagens e com gostinho de quero mais no final.

Ainda considero estranha a relação entre Sonea, a personagem principal do livro, e seu novo mentor, o Lorde Supremo, mas acredito que o 3o livro mostrará melhor esse ponto.

Esse 2o livro mostra algumas situações interessantes, como a força do bullying e o quanto ele pode ser opressor para quem o sofre. Também fala de tabus e preconceitos, de como isso também pode ser paralisante.

Estou ansiosa para começar o 3o livro dessa série!

arthurisco 26/01/2023

Uma sequência maravilhosa.
Do mesmo modo que o primeiro livro da trilogia do mago negro introduz a história de forma magnífica, o segundo livro repete o feito com um construção maravilhosa. O enredo nos apresenta novos personagens (alguns maravilhosos outros poderiam ficar desconhecidos mesmo KKK) e amadurece (muito bem) os já conhecidos. Não canso de repetir em como essa série está me surpreendendo positivamente.

Regiane.Nogueira 11/07/2020

Amando!
Muito amor por essa trilogia que ganhou meu coração. Completamente envolvida e apaixonada no enredo da poderosa aprendiz Sonea.
Nesse segundo livro, achei a trama mais envolvente, da qual me prendeu do inicio ao fim.
Amando a escrita, e a impressão de familiaridade que o livro nos dá, com relação aos personagens do enredo e da "maravilinda" Sonea.