A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

ju_yanes 24/08/2023

A Aprendiz Trudi Canavan
Na minha cabeça eu achei q tinha feito resenha desse negócio, mas como aparentemente não fiz ent vamo lá.
Pra mim esse é o melhor da coleção, sempre vai ser, eu tô relendo O Clã apenas pra conseguir ler a coleção secundária (só pra contextualizar vcs mesmo, pq eu já sabia oq ia acontecer no livro).
Uma única coisa que eu n gosto nesse livro é a falta de bullyng, poderia ter mais, pq o bullyng desse livro é o meu entretenimento.
Outra coisa, as partes do Dannyl, eu pulo todas, chatas pra caralhö.
Na verdade eu nem sei se esse livro é realmente bom ou se eu simplesmente tenho um apego emocional gigantesco com ele.
Enfim, é isso
Tchau?

Marcos774 02/02/2023

Empolgante
Nesse livro 2 vamos nos deparar com o lorde supremo tentando a todo custo esconder seu segredo a ponto de separar Sonea de seu tutor. Nesse livro vamos conhecer novos personagens e descobrir a representatividade LGBT em alguns deles. Com essa representatividade sendo mostrada, eu tive a sensação da autora criar esse "mundo" se espelhando no nosso atual, ou seja, as divisões dos países e suas culturas.

Max. 05/11/2022

Ótimo
Assim, eu tô amando. O primeiro livro foi ótimo e o segundo mantém a qualidade. Estou mto ansioso pra ler o terceiro logo, super recomendo a trilogia

B. A Silva 14/01/2021

Muito bom!!!
Essa sequência superou as minhas expectativas, um livro em teoria grande que me fez terminá-lo em dois dias, de tanto que fiquei fascinada pela história, e pelo que ia acontecer com a Sonea nesse segundo livro depois das descobertas dela.

A Sonea aqui já está se tornando uma aprendiz muito poderosa, e isso me fez esperar grandes feitos dela durante o livro, e sempre que acontecia algo que ela não reagia a altura eu ficava muito brava, e queria que ela reagisse, mas com o tempo entendi que ela só precisava de tempo.

Outros personagens que me surpreenderam foram o Dannyl e o Tayend, eles tiveram uma cumplicidade tão grande e fácil que me vi adorando saber mais sobre eles, espero ver mais no ultimo livro.

Não quero dar muitos spoilers, porque esse livro tem algumas coisinhas interessantes, por isso só vou dizer que amei o Dorrien e odiei o Regin, Rothen ainda tem meu coração. Com certeza vou terminar essa trilogia o mais rápido possível.

Thays 15/06/2021

Um livro cheiro de intrigas!!
Esse livro tem muita questão política do Clã envolvida na narrativa, isso, com certeza, dá-se pela alta presença do Lorde Supremo nas descrições no decorrer da história. Consegui perceber uma evolução enorme da Sonea enquanto aprendiz, a forma que ela se destacava em determinadas áreas me enchia de orgulho!!
O fato do Regin ser 24/7 insuportável e mimado, me fez tirar meia estrela do livro, porém, entendo que isso trouxe uma evolução para batalhas a Sonea.
As narrações do Dannyl me deixaram extremamente feliz (ele é um dos meus personagens favoritos) e a evolução do personagem também foi INCRÍVEL!!
A Trudi tem uma facilidade incrível de desenvolvimento dos personagens, assim como habilidades INCRÍVEIS de narração. Sempre vou recomendar essa triologia para quem quer ler uma fantasia mais adulta!!

José Vinícius 31/07/2021

Continuação razoável.
A história segue razoável, embora apresentando outros elementos que despertaram a curiosidade no volume anterior. Mas há aqui uma leve queda, certos pontos que foram colocados anteriormente quase foram obliterados, e o desfecho não chega a ser tão surpreendente. Há uma construção de mundo aqui, mas tudo continua recluso num mesmo espaço.

David Teles 31/10/2013

A trilogia do mago negro
Finalmente concluí a trilogia do mago negro.

Uma breve ideia sobre o conteúdo da trilogia.

A história se passa em Imardin onde o clã dos magos reside, o clã é responsável pelo ensino de magia ao futuros magos, porem apenas se forem de "casas" privilegiadas, não dando assim aos pobres o direito do ensinamento, porém tudo muda quando uma garota favelada cruza o caminho dos magos.

Infelizmente foi o livro mais fraco que li envolvendo magia. A trama é bem simples e o desenvolvimento linear, isso é justamente um dos motivos de eu não ter gostado tanto assim da trilogia.

Os personagens são cativantes, porém a importância dada a alguns deles na história os tornam irrelevantes dando a impressão que no mundo possui apenas os envolvidos direto na trama. Sonea que é a protagonista se torna irritante em vários momentos e seus pensamentos são um tanto quanto redundantes o que faz você querer simplesmente pular certos diálogos do livro.

Se eu não estivesse envolvido tanto com leitura nos últimos anos eu creio que seria bons livros para começar já que são fáceis de ler e não tem uma trama complexa, mas para quem já trilha esse caminho acaba por perder um pouco de interesse na história mais do mesmo.
sonia 23/02/2014minha estante
É, David, parece que a autora se esqueceu de que magos devem ter poderes mágicos rsrsrs...magia parece ser sinonimo de força física aí, fora isso, a história é envolvente.

Fernanda 31/10/2013

Resenha em duas partes no Passaporte Literário
Neste livro, Sonea começa suas aulas na Universidade do Clã e, logo de cara, arruma seu primeiro nêmesis. O antagonista é Regin, um magozinho aristocrata nariz empinado que vem de uma das principais Casas (as famílias nobres) de Imardim. O garoto não cansa de importuná-la pelos corredores da Universidade e nós ficamos danados da vida porque ela não reage. Será que Sonea vai ser uma garotinha boba e passiva que precisa dos outros para defendê-la para sempre?

Leia mais no blog.

site: http://bitly.com/bundles/fve86/5

Milton 27/10/2013

Este livro confirma a expectativa do livro anterior: haverá um mix de Harry Potter com Guerra dos Tronos. A personagem principal foi criada pelos tios, foi para um escola de magia (que aqui é uma universidade), possui um colega rival, alguns professores gostam, outros não, e tem um mago mal. Por outro lado, há vários países, amigos e inimigos, a elite desses países é divido por casas, tem rei, tem corte, tem rituais sociais. No geral este livro é melhor que o anterior. Praticamente acaba as passagens pela favela e o uso de gírias. Os mistérios que envolveram o Lorde Supremo no primeiro livro aguçam a expectativa do leitor, principalmente por causa dos acontecimentos que passam a acontecer na cidade.

Léo 12/07/2021

Como um segundo livro de uma trilogia, A Aprendiz se concentra quase que totalmente no desenvolvimento de Sonea, tanto pelas políticas dentro do Clã como o próprio amadurecimento pessoal com o passar do tempo.
Akkarin, o Lorde Supremo, se mostra muito mais neste segundo livro, assim como Lorlen, ambos tendo um bom desenvolvimento com o decorrer da história.
A coisa mais explícita no livro é quase inteiramente sobre Sonea: sua adaptação ao Clã, seu aprendizado e poder incrivelmente admiráveis e outras coisas.

House of Chick 13/10/2013

Não existe nada melhor do que ler um livro que lhe permite mergulhar em um universo completamente diferente do seu, onde você se perde e esquece que existe uma vida além daquela escrita no livro. São poucos os livros que nos permitem isso, em geral todos os livros querem ficar aos arredores dos adolescentes e o universo americano, uma pena por sinal.

Reflexões a parte, a resenha de hoje é sobre um livro que me permitiu sublimar alegremente, A Aprendiz, sequência de “O Clã dos Magos” (para ler a resenha, clique no título) e segundo livro da Trilogia do Mago Negro, escrito pela autora Trudi Canavan, pela editora Novo Conceito. Nele voltamos a acompanhar a história de Sonea, uma adolescente que cresceu nas favelas e foi descoberta com potencial para magia depois de um acidente inesperado.

Neste volume da série acompanhamos o dia a dia na universidade dos magos de Sonea, e seus problemas com os demais aprendizes. Será ela capaz de se proteger de um inimigo tão poderoso e próximo? Lorde Dannyl, agora promovido a embaixador, é mandado para Elyne, onde, entre suas tarefas como representante do clã, deve pesquisar sobre o passado do Lorde Supremo.

Fui breve na descrição do livro para evitar spoilers, espero ter conseguido não revelar nenhum detalhe a cerca da trama, visto que tudo que se desenvolve neste livro é resultado das descobertas do primeiro livro. As tramas políticas são fortes e manipuladas pelo vilão, que está em toda parte e ouve tudo ao seu redor. Isso traz uma agonia enorme, porque a todo momento acreditamos que ele sabe o que Sone, Dannyl e Rothen fazem.

A ação não é o forte do livro, mas mesmo assim os acontecimentos que se desenrolam e se encaixam prendem a atenção. O azar que a pobre Sonea tem é sem fim, e a novidade, além de seu rápido desenvolvimento mágico, é que seu coração é despertado por alguém que surge como um bálsamo em sua vida, mas já aviso não há foco nesta relação e nem nada romântico.
A narrativa é feita em terceira pessoa, em boa parte sob o ponto de vista de Sonea. Existem diversos trechos nos capítulos que são sob o ponto de vista de Dannyl em suas buscas, e devo dizer é uma parte muito divertida, ao mesmo tempo em que trabalha um assunto que ainda desperta preconceito (não posso dizer o que é, seria spoiler =P).

Sonea continua sendo uma garota forte que aceita calada tudo que é preciso para se tornar uma maga e para proteger quem ama. Seu colega de sala Regin é insuportavelmente cruel com ela, e mesmo assim ela segue firme tentando evitar confrontos com o mesmo. Ela começa a perceber que não só tem poder, como parece ter mais poder do que a maioria dos magos, mesmo assim ela não cresce em cima disso, apenas tenta usar da melhor maneira sua força para se proteger.

Dannyl, mesmo à distância, revela mais a cerca de si mesmo, como os problemas que teve como aprendiz no clã. Essas revelações são bastante trabalhadas. As viagens que ele faz para saber mais sobre as pesquisas do Lorde Supremo são detalhadas e deliciosas, com diversos detalhes que nos permitem imaginar os lugares, pessoas e cores por onde ele passa.

Ao longo da trama existem assassinatos acontecendo que são apresentados através do administrador do clã, Lorlen, e seu colega na polícia. É bem vinda e acertada essa pitada de mistério entre os acontecimentos. O sofrimento de Rothen também é dolorido e profundo, e devo dizer que senti a falta do personagem no livro.

O fim desse volume, longe de conclusivo, é um gancho enorme para o que está por vir em Lorde Supremo, próximo livro da trilogia, que já foi publicado pela Novo Conceito. Devo lê-lo em breve, e venho aqui para contar para vocês o desfecho dessa história de fantasia e magia.
Em um universo diferente, com uma linguagem peculiar (até os animais são chamados de maneira diferentes, mas existe um glossário no fim do livro para essas palavras) e muita magia em suas páginas, A Aprendiz supera O Clã dos Magos e nos trás uma aventura com gostinho de quero mais!

>> Comentários nessa resenha concorrem a prêmios!

site: Confira essa e outras resenhas no blog: www.houseofchick.com

Beth 13/10/2013minha estante
Outra série que anseio ler e conhecer mais . A aprendiz tem uma história que me encantou e amo esse estilo de romance.Adorei.
elizabethmsalles@hotmail.com
?Chance Extra ? Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito?.

Leila 13/10/2013minha estante
Adoro livros com suspense. Tenho preferência por narrativas em 3ª pessoa. Gosto de esquecer que "existe vida fora dos livros"! Acho que vou ler esse...
@Leila_C_S
Leila

Cris 21/10/2013minha estante
Eu também prefiro histórias contadas em 3ª pessoa. Quero muito ler esta série, adoro histórias de magia.

Vitoria Caroline 31/05/2021

Mais uma vez Sonea apresenta uma força e maturidade que nenhum mago esperava que ela tivesse por todo o seu background, mais uma vez superando todos seus desafios e dificuldades que enfrenta nessa nova jornada na vida mágica. Já quero saber o que nos aguarda no terceiro livro...

Cecilia 23/05/2021

A aprendiz
A aprendiz é o segundo livro da trilogia "Mago Negro". A história trata-se de Sonea, ex-favelada, que contra tudo de imaginado ingressou na Universidade do Clã, dando início aos estudos de magia.
Contra todos os preconceitos de classe e origem, ela acaba por se mostrar a mais forte aprendiz e a favorecida do Lorde Supremo.
Gostei mais desse livro do que o primeiro, mas esperava mais do final dele. Leitura boa, mas sem grandes acontecimentos.
Não sei o que dizer do terceiro. Espero que utilizem melhor a personagem Sonea e aprofunde a história dos magos.

Ednelson 01/03/2013

"Ela havia encarado o pesadelo e sobrevivido [...] Ela o tinha visto matar e sabia que era algo que nunca ia esquecer."
—Pág. 534.

Saudações, caros leitores! Antes de prosseguir em minha resenha do segundo livro d’A Trilogia do Mago Negro, recomendo que leiam a análise do volume anterior, para melhor compreensão desta – clique aqui. Agora, posso continuar. “O Clã dos Magos” serviu para criar as bases do cenário, fazendo o leitor assimilar este mundo fascinante, entretanto não chegou a ser um romance deslumbrante, devido a coisas que já mencionei. Com a chegada do Livro II, também senti que agora poderia exigir mais da Trudi Canavan, afinal eu já tinha sido apresentado ao seu modo de escrever e a trama em desenvolvimento. Vistam uma túnica e vamos andar pelo Clã, assim poderemos dialogar melhor.

A obra é divida em duas partes, sendo o meio marcado por um acontecimento decisivo que faz a história fluir para um rumo completamente diferente do que imaginávamos. Cada uma das partes é dividida em vários capítulos, que contém diversas partes, onde se alternam os pontos de vista (personagens), sem jamais deixar o leitor desorientado. As transições de cenas são bem feitas, jamais deixando a sensação de um corte abrupto. Vale mencionar também que cada capítulo possui um título, um recurso que sempre considero interessante para nos instigar a avançar nas páginas, uma vez que nos estimula a encontrar o sentido daquelas palavras preliminares.

Se no primeiro livro uma das questões era a cisão social entre magos e não-magos, depois da cerimônia de iniciação de Sonea n’O Clã, a questão se altera para o conflito das linhagens que são populares entre os magos. Como seria de se esperar, por não possuir uma ascendência nobre, visto que ela vem da favela e seus pais, aparentemente, foram indivíduos “comuns” (a mãe é falecida e o pai a abandonou), Sonea torna-se o alvo de muitas chacotas, tentativas de sabotagem e outros abusos. O que não está longe do que ocorre em nossa sociedade, basta que olhemos com atenção a situação precária nas escolas brasileiras, onde o bullying ainda é praticado em grande escala.

Nesse volume, a escritora vai além em sua abordagem do tema preconceitos, o que é evidentemente um dos pilares de sua trilogia, e suscita o debate sobre a homossexualidade. O ponto de partida é algo que ainda, em pleno século XXI, pessoas discutem com um ardor frequentemente pernicioso, para não dizer estúpido: seria o homossexualismo uma doença? Por mais assustador que possa parecer, há “seres humanos” que dirão sim. Enfim, penso o seguinte: sentimentos não possuem órgãos, então por que deveríamos discriminar formas de amar? Cada um deve amar como lhe é mais confortável, ponto.

Não vou dizer qual o caminho percorrido até chegar nesse contexto, pois iria estragar a surpresa, que é grande, para vocês! Gostei de ver a sensibilidade e bom senso com que a Trudi “conversou” sobre o assunto. Dá uma satisfação enorme encontrar uma obra de amplo alcance tratando com maturidade algo de extrema importância para a construção de um mundo mais baseado em um diálogo aberto, sustentado por uma argumentação lógica, sem fanatismos. Para amplificar a carga dramática, uma amizade é colocada em xeque – querem saber o resultado? Leiam o romance.

Tornando ainda mais palpável a sua criação, Trudi nos conduz por uma viagem através de outros reinos, utilizando um personagem que ganha mais destaque nessa parte da trilogia. A autora manteve uma imensa preocupação em nos mergulhar em sua fantasia, tentando sempre passar o máximo possível de peculiaridades dos lugares, costumes, economias etc, além do próprio ambiente. Já esperava isto dela, mas com o crescimento do palco da obra, obviamente o trabalho aumenta, a tarefa fica mais árdua, porém o resultado não desapontou. Aliás, vale salientar que muitos personagens têm os seus papéis revistos. Todavia, há um caso em que alguém, importantíssimo no primeiro livro, tem uma participação ínfima. Isso soou um pouco incoerente, principalmente considerando o laço de Sonea com este indivíduo.

A novidade nesse volume foi a inserção de um personagem que trás um clima muito semelhante a um suspense policial para o romance, mas que, infelizmente, foi deixado de lado, permanecendo em um estado raso. Acabei ficando apenas no desejo por mais. A obra tem muitos trechos que não acrescentam algo à história e chegam a cansar, logo desaponta ver como um personagem com grande potencial, visto que traria um clima muito atrativo para o livro, é simplesmente colocado no “banco de reservas”. Talvez ele seja mais participativo na última parte da trilogia, mas isso é apenas especulação. Considerando o que comentei, minha nota será três selos cabulosos e meio.

Sonea transforma-se de uma garota desorientada, ao se ver como parte de algo grandioso, situado além de sua compreensão, em uma peça fundamental em um jogo de poder que pode desestabilizar o mundo inteiro, desencadeando uma guerra de proporções incalculáveis. Isso é o que se vislumbra com o desfecho.

Aguardo pela conclusão dos eventos em “O Lorde Supremo”, mas já alerto que irei para o desfecho com muitas exigências. Como o último passo de uma jornada, espero que seja muito impactante. Boa leitura a todos!

Escrevo no: http://leitorcabuloso.com.br/

Isis.Piasson 03/05/2021

Cada vez mais envolvida nesse mundo e não vejo a hora de começar o terceiro livro. O que será que está por vim?