A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Made 20/07/2015

Como conter a vontade de devorar o próximo?
Essa foi a principal questão após finalizar o livro. Como eu resistiria a tentação de pegar o terceiro livro? Afinal, tenho outros volumes aguardando sua vez na fila. E a verdade é que não sei o que fazer.

Poderia escrever essa resenha falando tecnicamente do livro, ou contando o enredo do mesmo, mas não é a minha intenção, afinal, todo mundo que está aqui buscando um empurrãozinho para ler o segundo volume já deve ter lido a sinopse do skoob. O que vou contar é minha experiência lendo.

Desde o começo estava super ansiosa para saber o que seria de Sonea, e nas primeiras páginas me vi imensamente agoniada e ultrajada por nada ser feito a seu respeito. Lady Sonea continua sofrendo com as peças pregadas pelos aprendizes mais novos e, em determinado momento, achei q não poderia suportar mais os maus tratos sofridos pela menina. E esse foi a principal base para a vontade de ler o livro de forma ininterrupta. A cada página queria me aprofundar mais na história e descobrir se Sonea teria ou não sua vingança. Alguns personagens têm suas histórias mais amplamente contadas, dando movimento a passagens que poderiam ter caído na monotonia. As passagens de Lorde Dannyl então, são as mais surpreendentes. Jamais imaginaria tal rumo para seu personagem.

Quanto ao "vilão" da saga, ainda não sei o que pensar. O mago negro ainda é um mistério. Aplaudo a competência da autora em ter deixado as intenções dúbias de Akkarin permanecerem até o último momento.

Resumindo toda a experiência... Bem, acho que não vou conseguir adiar o último livro da série.

SalomaoSalles 01/09/2021

Nesse segundo livro da trilogia ainda possui a questão da enrolação como no primeiro, um pouco menos forte do que no anterior.
Tem uma questão interessante de pontuar, que é a introdução de um relacionamento homoafetivo em segundo plano do enredo. Onde a autora trata um pouco sobre o preconceito(lembrando que o livro foi escrito na década de 90).
Neste ponto da história, sonea já está aprendendo mais sobre seus poderes e desenvolvendo seu nível, o que torna o enredo mais movimentado e fluido. Se tem uma evolução da história, o que me agradou muito.

Fernanda Rebelato 30/10/2015

A aprendiz
Assim como no primeiro volume, a narrativa continua envolvente e cativante, sem aquele clima de desgaste que muitos livros possuem, o que me fez gostar ainda mais da autora.

Nesse segundo volume, Sonea passa a frequentar as aulas de magia do clã, mas o início de uma vida nova parece não se revelar para ela. Por sua reputação e origem, Sonea é humilhada pelos colegas de aula, principalmente Regin, o antagonista da história, e às vezes até pelos professores da universidade do clã, acusada de roubo e de manter relações com seu mentor Rothen. Muitos alunos, ao comando de Regin, se juntam para atormentá-la entre os intervalos, criando emboscadas e tentando enfraquecê-la.

Com a ajuda de Rothen, e alguns outros amigos, ela tenta se livrar dos estudantes que a atormentam, mas nada para ser suficiente para fazê-los parar, então Sonea busca por novos esconderijos na universidade todo dia. As coisas pioram quando Akkarin, o Lorde Supremo, desconfia que ela, Rothen e Loren saibam seu segredo maligno.

Apesar do foco do livro ser o treinamento e o desenvolvimento de Sonea, muitas partes da trama focam o bulliyng sofrido pela garota. As brincadeiras sofridas parecem ser ignoradas por grande parte dos magos e professores da universidade, por ela ser uma favelada. Isso me causou ódio de alguns personagens, e eu virava cada página esperando que alguém a ajudasse.

Nesse livro, também temos um novo protagonista para a história, Dannyl. Depois de assumir como Embaixador, ele começa uma viagem pelo reino de Kyralia e Elyne, e muitas partes do enredo são narradas pela perspectiva dele. Nessas viagens por ordem de Loren, Dannyl começa a seguir antigos passos do Lorde Supremo, tentando descobrir o porquê de realizar algo tão perigoso para o clã e o reino. Dannyl não sabe o verdadeiro significado da sua pesquisa, mas tem certeza que é importante e por isso refaz todos os passos que o Lorde Supremo realizou 10 anos antes.

É claro que o Lorde Supremo, descobre essas tais pesquisas e então a história começa a tomar outro rumo. Primeiramente, Loren é afastado por um tempo de suas obrigações da universidade, depois Rothen perde a guarda de Sonea e ela se torna aprendiz de nada mais nada menos do que o Lorde Supremo, de quem ela tanto teme. O livro me deixou instigada a descobrir mais sobre Akkarin, e realmente espero que os mistérios dele e seus segredos sejam explicados no último volume.

A partir daí, muitas histórias paralelas são criadas, mas todas se interligam totalmente com o eixo central, Akkarin e Sonea, se encaixando perfeitamente na trama. Ao final do livro ficamos com várias dúvidas e imaginando milhões de coisas para o próximo livro, o que é ótimo porque poucas séries/trilogias conseguem deixar o leitor intrigado para o próximo livro.

Sonea evoluiu muito nesse livro e o modo como ela lidava com os problemas me surpreendeu. Também adorei conhecer mais sobre Dannyl que com certeza se sobressaiu nesse livro, mostrando outro fato que é comum não só para os magos, mas também na nossa sociedade, o preconceito. Ainda que gostei da evolução desses personagens, senti bastante falta de Rothen, que após perder a guarda de Sonea apareceu pouquíssimo durante a história.

Sem dúvidas, meu personagem favorito nesse segundo volume foi o temível Akkarin, o Lorde Supremo. Trudi criou um personagem tão misterioso e complexo que é impossível não querer descobrir tudo sobre ele, ainda estou tentando decidir se ele é o mocinho ou o bandido da história, mas isso só vou descobrir no terceiro volume.

Adorei o segundo volume, e recomendo à todos que leiam a trilogia. Eu vou torcer bastante para que o terceiro volume saia no sorteio da TBR, pois tenho certeza que o final da história vai ser fantástico como os dois primeiros volumes.

site: armazemideias.com.br

Léo 12/07/2021

Como um segundo livro de uma trilogia, A Aprendiz se concentra quase que totalmente no desenvolvimento de Sonea, tanto pelas políticas dentro do Clã como o próprio amadurecimento pessoal com o passar do tempo.
Akkarin, o Lorde Supremo, se mostra muito mais neste segundo livro, assim como Lorlen, ambos tendo um bom desenvolvimento com o decorrer da história.
A coisa mais explícita no livro é quase inteiramente sobre Sonea: sua adaptação ao Clã, seu aprendizado e poder incrivelmente admiráveis e outras coisas.

Isis.Piasson 03/05/2021

Cada vez mais envolvida nesse mundo e não vejo a hora de começar o terceiro livro. O que será que está por vim?

Jaíne 14/01/2016

Ah, a mesmice!
O primeiro livro eu não resenhei, mas resolvi resenhar este, o segundo livro da trilogia do mago negro.
Achei o primeiro livro de uma chatice e uma mesmice incríveis e não tinha a menor intenção de continuar a leitura da trilogia. Mas, eis que surge meu irmão com os outros dois livros para me emprestar, e como tenho pena de deixar um livro abandonado na minha estante, praticamente implorando para ser lido por mim, resolvi dar outra chance a Trudi Canavan.
Quem leu o primeiro livro, já tem a noção que MUITAS páginas o esperam. Neste exemplar do segundo volume, são exatamente 544 páginas. E seguirá um terceiro volume que aparenta ser o mais grosso dos 3 livros e minha pergunta principal pra autora é:
Pra que tanta enrolação?
Neste exemplar, temos a mais nova maga da turma (maga, não é bruxa, não é Harry Potter gente! Embora pareça...) Sonea.
O livro gira em torno da vidinha de Sonea agora que é uma estudante de magia, todos os problemas que ela enfrenta e seus medos.
O enredo também dá um enfoque especial ao mago Dannyl, que aparece no primeiro volume como o amigo de Rothen e um dos magos que se empenharam para encontrar Sonea e levá-la ao clã.
Também há todo o enfoque em volta do Lorde Supremo e suas "práticas" não indicadas para os magos e não convencionais.
Mas o que mais vemos mesmo ao longo de toda a história é o tormento de Sonea, por ser a garota da favela numa Universidade de magos (todos de origem "melhor" que a dela).
Não é nenhuma história "oh que incrível!", principalmente, como citei no começo da resenha, pela mesmice de tudo. Todo o capítulo é a mesma coisa. Sonea sendo atormentada pelos outros aprendizes. Sonea com medo do Lorde Supremo. Sonea isso. Sonea aquilo. É muita enrolação.
As partes que mais entretinham de fato, eram as que narravam as aventuras de Dannyl, como novo embaixador do clã.
Enfim, acho que mais importante que o tamanho de uma história é a  qualidade dela. Você pode encontrar um enredo incrível em um conto de 10 páginas e encontrar uma porcaria repetitiva num livro de 600 páginas.
Com esse pensamento em mente, deixo a vocês escolherem se vale a pena ler ou não.
Eu não recomendaria.
Bom, até a próxima galera!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
schuusantos 15/01/2017minha estante
Faço das suas, as minhas palavras. Que livro enrolado hein?! Todo capítulo exatamente a mesma coisa.. Além de Sônea ainda tem o Tayend com medo a cada 10 páginas..

Amanda3900 04/03/2022

Muito bom!
Cheio de mistério, o segundo livro dessa trilogia faz a gente se aproximar mais dos personagens e ainda nos deixa numa curiosidade absurda sobre quais os objetivos do potencial antagonista.
A leitura é rápida e dinâmica, e esse ambiente escolar é super divertido de se ler (me lembrou de quando li Harry Potter rs).

Tatynha - @cantinho_datati 05/07/2022

Gostei do livro e da experiência...porém, esse foi mais frustante de ler, pq a Sonea estava bem "travada" por conta dos últimos acontecimentos...agora esse final teve um gancho (?´?`?)

lari 20/04/2022

Não há muito o que dizer sobre esse livro, além de que é muito bom. Diferentemente do primeiro, já tem o desenvolvimento prévio e a história se desenrola mais fluidamente. Eu AMEI.

Rafaela Dione 26/08/2016

O caminho pelo poder
O segundo livro da trilogia do Clã do Mago Negro nos mostra o caminho percorrido por Sonea, uma jovem aprendiz que se destaca dos demais alunos.
A narrativa é dinâmica e mostra uma Sonea atormentada pelos seus colegas de classe, que fazem de tudo para atrapalhar a garota.
A história prende do início ao fim , e dá até mesmo uma certa agonia quando ela não se defende ou quanto acontece justamento o contrario. Um misto de emoções, a leitura é mais do que recomendada!

Thay 22/02/2017

O inicio desse livro me deu muito trabalho. Já não aguentava mais ler um ato de bullying atrás do outro, resultado: abandonei o livro em meados de 2015. Só voltei agora em 2017 e finalmente a leitura fluiu, os casos de bullying continuaram acontecendo mas deixaram de ser o foco do livro e consegui apreciar a história, que por acaso é muito boa. O ultimo livro já está por aqui pedindo para ser lido haha. Espero que o final dessa aventura seja tão bom quanto esse segundo livro foi (depois da página 100 haha).

Kath 13/03/2017

A Transição
Sonea está pronta para fazer seu juramento como aprendiz dos magos, o dia da cerimônia guarda grande expectativa e, ainda que ela diga que não está nervosa, Rothen pode ver que está. Ela não gostou muito de precisar usar um vestido elaborado, mas seu mentor garantiu que era necessário para a cerimônia, o que ela não esperava era encontrar a hostilidade dos pais dos novos alunos e de alguns novos aprendizes. Apesar de fazer o possível para manter sua postura tranquila, por dentro, Sonea estava uma pilha de nervos sempre com medo de fazer algo errado.O fato de um dos aprendizes lhe lançar olhares de desprezo não ajudava muito.
Sua primeira semana de aula foi igualmente péssima. Regin, o aprendiz que lhe provocara na cerimônia, estava virando todos os outros aprendizes contra ela e tornando sua vida um inferno. Nenhum dos alunos queria falar com Sonea ou se tornar seu amigo, todos só queriam intimidá-la e mesmo que ela fizesse o possível para ignorá-los, a insistência deles em lhe pôr para baixo a afetava de alguma forma. Não se importava em ser ignorada, apenas queria ser deixada em paz. Como estava muito avançada em relação a eles, tinha tarefas especiais na sala, ainda assim seus professores também estavam desconfortáveis com sua presença.
As investidas de Regin tornam os dias de Sonea impossíveis e ela pede ajuda de Rothen para se mudar para a turma avançada na esperança de escapar do aprendiz cretino. Com muito estudo, ela consegue avançar e ter um pouco de paz uma vez que a turma avançada estava ocupada demais para agir de modo infantil com ela, a vida de Sonea entra em uma espécie de rara calma, que é abalada quando um boato se espalha de que ela e Rothen estão envolvidos de alguma forma forçando Sonea a se mudar para o alojamento dos aprendizes e, assim, a mercê de Regin. As coisas aliviam quando Dorren, filho de Rothen, aparece para uma curta visita e com ele Sonea descobre a magia do primeiro amor.
Enquanto isso, Dannyl está em uma jornada secreta para refazer os passos de Akkarin - o Lorde Supremo - quando ele ainda era um aprendiz, pouco antes de voltar ao clã. Nessa empreitada ele conhece Tayend, um bibliotecário de inteligência superior que é designado para ser seu assistente. Tayend é um "moço", que na gíria do livro é um equivalente a homossexual. Aceito na sua terra, Elyne, ainda que não bem visto e totalmente rejeitado em Kyralia, terra de Dannyl que inclusive já sofreu por causa de boatos como esse em sua época de aprendiz. Porém, ao contrário da maioria em sua terra, Dannyl é bem mais aberto no que diz respeito a sexualidade das pessoas, não julgando portanto seu companheiro por tal escolha.
Akkarin acaba descobrindo sobre as pesquisas de Dannyl instruídas por Lorlen, o administrador do Clã, sentindo-se traído, ele decide encurralar o melhor amigo e tomar a guarda de Sonea, o que gera o desespero de Rothen. A partir daquele dia a paz de Sonea foi para os ares, enquanto seus professores passaram a tratá-la com mais esmero, os aprendizes começaram a se juntar a Regin em seu ódio inflamados pela ideia da garota da favela ter sido eleita pelo mago supremo. Segredos se desenrolam, o caminho de Sonea se torna cada vez mais atado ao de Akkarin, a vida de todos à sua volta entra em perigo e tudo que ela consegue ter em mente é se tornar mais e mais forte para um dia derrotar Akkarin.
Eu demorei um pouco mais para terminar esse livro, além do tempo louco e de um monte de trabalho que apareceu para fazer, tal qual o primeiro livro da série, A Aprendiz segue um ritmo meio lento que tem horas que dá raiva. Todos na universidade estão cientes da intimidação que Sonea sofre, mas eles tratam o problema como comum, isso irrita, porque não é certo permitir esse tipo de intimidação. O mistério em torno de Akkarin vai se fechando, na minha opinião eu não acho que ele é o mago negro que a autora quer nos fazer acreditar que é, nesse livro ela dá pistas disso, há uma terceira pessoa por trás e se o livro fosse inteiramente narrado no ponto de vista de Sonea em primeira pessoa nós acreditaríamos piamente que Akkarin estava por trás de tudo, por essa razão também, creio eu, o ponto de vista dele nunca é apresentado, para deixar essa sensação de dúvida no fim. A dinâmica da narração é bem melhor que no primeiro livro, embora ainda haja algumas partes meio maçantes, principalmente no que diz respeito à personalidade das personagens, elas são mais do tipo passivas - excetuando Regin, claro - e isso irrita às vezes. Mas não precisamos esperar oito capítulos para gostar da história como aconteceu com o primeiro volume. A questão da homossexualidade é mostrada de maneira até sutil, dá pra fazer meio que um paralelo com a nossa própria realidade embora eu ache que essa questão atualmente anda um pouco "banalizada", mas é opinião minha.

manuzickuhr 09/04/2022

A aprendiz
Simplismente incrível, o livro é muito bem escrito e a história é desenvolvida de uma forma muito cativante.
Uma leitura leve, li em muito pouco tempo
Amei