A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Teo 26/01/2024

Uma leitura ok
O primeiro livro tinha chamado muita minha atenção devido a sua criação de mundo, repleta de magos, ladrõe, diversidade cultural e um certo debate ético socioeconômico.

Logo fiquei animado pela continuação, muitas partes continuaram esse mundo fantástico nos fazendo conhecer outras nações, povos e cultura. Porém, muita parte eu senti uma certa demora na passada do livro, se focando muito em problemas que poderiam ser resolvidos mais facilmente.

Num geral isso não chega a atrapalhar tanto, só fica fazendo você querer passar logo e chegar na parte que interessa. Enfim, uma leitura com seus altos e baixos que se sustenta pelos seus altos.

Ramon161 24/01/2024

vale a pena
A Aprendiz, é uma aventura mágica viciante. Sonea descobre o quão forte é, enfrentando desafios em Imardin. Com reviravoltas emocionantes e personagens marcantes, Canavan cria um mundo cativante. A escrita envolvente faz deste livro uma ótima recomendação de leitura

Higor 18/01/2024

Envolvente
Considero esse segundo volume da trilogia uma grata evolução em consideração ao primeiro.

Acompanhamos Sonea em seu início na universidade de magos como uma aprendiz, e todas as dificuldades enfrentadas por não ser aceita por seus colegas.

Enquanto isso a trama do lorde supremo se desenrola enquanto conhecemos novos cenários além do clã dos magos, a favela quase não é explorada nesse volume.

Me prendeu do início ao fim, muito boa leitura.

Caroline4 15/01/2024

Esse livro se superou!
De início estava com receio da introdução ser tão arrastada quanto do primeiro livro (entendo que em "O Clã dos Magos" precisava de uma introdução a esse novo mundo, entretanto isso não anula o fato que foi cansativo), mas em "A Aprendiz logo de início temos transmissões de emoções dos personagens muito presentes, o que leva ao leitor não perder a vontade e atenção na leitura. ?

As histórias paralelas foram construídas muito bem, apesar de em certos momentos a trama quem envolve Dannyl me entediar. ?

Aqui temos assuntos como a aceitação de Sonea nesse mundo, a trama da sexualidade de Dannyl, o bullying e preconceito que Sonea sofreu por Regin (um personagem extremamente imaturo e infantil) devido a sua origem e status social. Inclusive a troco de que Regin a persegue tanto? A já sei, para perder na batalha final! Essa parte do livro me deixou extasiada e com vontade de saber quem ganharia logo, apesar de saber que no fundo era óbvio que seria Sonea que ganharia. ?

Para primeira leitura de 2024 estou mais que satisfeita! ?

OBS: Cery que foi um personagem tão importante no primeiro livro mal apareceu! E o que será que o Lorde Supremo esconde? Bom, só saberemos no último livro... ?

Julianalves 03/12/2023

O livro continua muito bom!! Sonea, apesar de todos os desafios, se mostra muito forte e muito inteligente. Mas os acontecimentos envolvendo Akkarin me deixam com raiva de muita coisa na historia, mas também eleva muito outros personagens.

Mery.Wolk 04/11/2023

A Aprendiz
O primeiro livro era muito arrastado, até então eu entendia pelo fato de construção de mundo.
Mas esse segundo é igualmente chato e arrastado. Poucas são as cenas em que me empolguei lendo. Sinceramente eu espero do fundo do meu coração que a ação que se espera ao ler esses 2 primeiros esteja todo no terceiro e último livro, porque senão a decepção, frustração e sensação de tempo perdido virá grande.

Carol 01/11/2023

Excelente
Essa continuação do cla dos magos, é fascinante, fazia tempo que não lia algo do tipo, a autora consegue transmitir os sentimentos dos personagens de forma tão sutil e assertiva, que as vezes me sinto dentro desse universo. É realmente uma leitura muito gostosa, inclusive para adultos.

Celuppi 13/09/2023

A menina que sobreviveu (ou quase isso)
Nesse livro acompanhamos a jornada de Sonea na universidade dos Magos. Não tem como não comparar, de início, com o Harry Potter. Porém, o caminho de Sonea segue rumos bem diferentes. Sua rede de apoio é pequena e inconstante, mas sua personalidade independente, que já havia se mostrado no primeiro livro, auxilia na superação dos obstáculos. Em muitos momentos dá vontade ajudar a personagem, e fiquei com ranço de seu tutor a desassistir em momentos importantes. Mas o arco da personagem vai se construindo na superação dos obstáculos, e dá orgulho do que ela conquista.
Em outra frente, o embaixador Dannyl em uma jornada de busca dos mistérios da magia antiga e de si mesmo. Se descobre um pouco mais sobre o seu passado e indícios do seu futuro. A autora toca em temas de sexualidade abordando pela ótica do preconceito, sem ser apelativa.
Descobrimos mais sobre o Lorde Supremo, seu passado, mas suas intenções e seu papel na trama ainda não são claros. Fiquei com raiva dele em vários momentos? Fiquei, mas ele me deixa na dúvida sobre suas intenções.
Esse livro li mais rapidamente que o primeiro da trilogia, e me pegou com vontade de saber os próximos passos dos personagens.

naegabs 12/09/2023

Sonea
Nesse livro a história começa a ficar mais interessante, mas não com Sonea. Sinto que o enredo dela é cada vez mais maçante e não mostra um desenvolvimento que eu esperava que mostrasse. Entretanto as histórias paralelas me cativaram muito mais nesse livro, principalmente do Dannyl. Torço para que o final da trilogia seja melhor que os dois primeiros livros

ju_yanes 24/08/2023

A Aprendiz Trudi Canavan
Na minha cabeça eu achei q tinha feito resenha desse negócio, mas como aparentemente não fiz ent vamo lá.
Pra mim esse é o melhor da coleção, sempre vai ser, eu tô relendo O Clã apenas pra conseguir ler a coleção secundária (só pra contextualizar vcs mesmo, pq eu já sabia oq ia acontecer no livro).
Uma única coisa que eu n gosto nesse livro é a falta de bullyng, poderia ter mais, pq o bullyng desse livro é o meu entretenimento.
Outra coisa, as partes do Dannyl, eu pulo todas, chatas pra caralhö.
Na verdade eu nem sei se esse livro é realmente bom ou se eu simplesmente tenho um apego emocional gigantesco com ele.
Enfim, é isso
Tchau?

Patrick.Pereira 15/08/2023

Livro bom
Estou gostando da série, o final eu remei pra ler mas foi por causa de uma ressaca literária... Espero que eu goste do desfecho.

Claudio221 06/08/2023

A aprendiz
Segundo livro da trilogia do mago negro, é devo dizer que me deixou extasiado, Sonea finalmente aceita seu destino e busca conhecimento e poder mesmo tendo que enfrentar o ódio dos colegas nobres por causa da sua descendência pobre ela não desiste.

Fabiana 22/07/2023

A aprendiz
Amei muito o universo e sinto que há tantas coisas que podem ser exploradas, não quero me despedir dos personagens e da história. Não dava nada pela série que estava parada a tanto tempo na estante e agora estou com o sentimento de que não vou querer ler outra coisa fora do universo.

Otávio 10/07/2023

Infantilidade
Difícil definir se gostei do livro pelo livro em si ou por ser apaixonado por livros que envolvem magia. O livro tem pontos positivos e negativos como qualquer outro.

Os positivos que ele aprofunda muito mais na personalidade de seus personagens e abrindo um leque maior de narrativa. O desenrolar da história e definitivamente bom. Entretanto, sinto que Rothen foi completamente esquecido da metade do livro para frente aproximadamente, decepcionado que não mostrou absolumante nada da vida de Cery um personagem tão marcante no primeiro livro, difícil aceitar ele saindo do 2 livro completamente. Outro ponto que me incomodou absurdamente e como eles focaram tanto nos problemas que Sonia passou no Clã devido a sua origem e ofuscaram completamente seu estudo, era somente relatado em um paragrafo que ela estava progredindo nos estudos muito bem enquanto todo o restante era sobre seus problemas. Esperava ver mais práticas de magia, alquimia e cura, infelizmente não havia na história. Vamos aguardar para que o próximo livro tenha mais disso.

Ainda tem a questão do personagem Regin onde pensei que haveria uma construção de personalidade ou uma implicância mais madura, beira somente a infantilidade e um pouco da questão de classe que passa praticamente desapercebida
Willianpm1 10/07/2023minha estante
Adoro essa trilogia