A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Otávio 10/07/2023

Infantilidade
Difícil definir se gostei do livro pelo livro em si ou por ser apaixonado por livros que envolvem magia. O livro tem pontos positivos e negativos como qualquer outro.

Os positivos que ele aprofunda muito mais na personalidade de seus personagens e abrindo um leque maior de narrativa. O desenrolar da história e definitivamente bom. Entretanto, sinto que Rothen foi completamente esquecido da metade do livro para frente aproximadamente, decepcionado que não mostrou absolumante nada da vida de Cery um personagem tão marcante no primeiro livro, difícil aceitar ele saindo do 2 livro completamente. Outro ponto que me incomodou absurdamente e como eles focaram tanto nos problemas que Sonia passou no Clã devido a sua origem e ofuscaram completamente seu estudo, era somente relatado em um paragrafo que ela estava progredindo nos estudos muito bem enquanto todo o restante era sobre seus problemas. Esperava ver mais práticas de magia, alquimia e cura, infelizmente não havia na história. Vamos aguardar para que o próximo livro tenha mais disso.

Ainda tem a questão do personagem Regin onde pensei que haveria uma construção de personalidade ou uma implicância mais madura, beira somente a infantilidade e um pouco da questão de classe que passa praticamente desapercebida
Willianpm1 10/07/2023minha estante
Adoro essa trilogia

Isabela.Tonial 02/07/2023

O Lorde Supremo descobre que Sonea, Lorde Lorlen e Lorde Rothen sabem do seu segredo, então resolve tomar a guarda de Sonea para poder ficar de olho nela enquanto os poderes de Sonea crescem.

carmen.fogaca 22/04/2023

Treinamento
Sonea entrou para o Clã mas sua vida não será fácil, até porque sem seus amigos da favela ela é um alvo fácil. E pq Regin a segue e persegue tanto a troco do que ? E o Lorde supremo que segredos escondem ? Ansiosa para confirmar tudo o que penso do lorde e da relação de Sonea e Dorrien...

Iara.Antunes 15/04/2023

A Aprendiz acompanhamos Sonea ingressando nos seus estudos. Porém ela é constantemente atacada pelos ricos colegas por ter sua origem pobre. Neste livro ela vai passar muita coisa nada boa, porém ela vai aprender com isso. A ser o melhor que ela pode e superar seus medos.

Muitas reviravoltas e acontecimentos bons, surpreendentes teram nessa história. Porém fecha um ciclo de coletas de dados e informações, porém deixa aberta descoberta final sobre o passado e Lorde Supremo. Que próximo livro da franquia.

Porém magia antiga é algo perigoso e ao mesmo tempo pode ser importante para próximos capítulos dessa história.

Iaszz 10/04/2023

Eu sinto que esse livro tinha tudo pra ser 5 estrelas mas algumas coisas me incomodaram. A primeira é o Regin, enquanto no primeiro livro eu senti que os personagens tinham todos propósitos bem fundamentados, nesse livro o Regin é um pé no saco por ser, sem nenhum desenvolvimento, a relação dele com a Sonea é gratuita de um jeitinho bem mal escrito, a segunda é literalmente todos os magos não darem a mínima pra tudo que acontece com a Sonea, não importa que eles não achem que ela merece estar ali, chegou no ponto de rolar agressões mais séries e absolutamente ninguém fazia nada, e a Sonea simplesmente aceitava ser humilhada desse jeito? Não gostei. Em compensação os capítulos do Dannyl, do Lothen e do Administrador tem todo meu coração, principalmente o do Dannyl, amei a construção dele, e ele definitivamente foi o personagem que mais cresceu, é meu favorito. O desenrolar da história continua lento, mas eu gostei bastante, a escrita ajuda e não é uma leitura cansativa.
Grazyela 10/04/2023minha estante
Calma, eu adoro esse trilogia. E só digo uma coisa, não estava preparada para final!
Depois de anos que li esse livro o final pra mim...
Então lei! O segundo é muito melhor.
Mas infelizmente em algumas partes a autora só encheu linguiça, nos próximos as partes do Dani vai ser mais ainda sem fundamento...

Grazyela 10/04/2023minha estante
*leia...

Leo 22/03/2023

Uma grande evolução em comparação ao primeiro livro
Eu literalmente devorei o livro, muito mais imersivo e interessante que o primeiro livro, isso aqui é melhor que novela mexicana ?? que venha agora o Lorde Supremo!

Cauane18 19/03/2023

Preciso saber o desfecho dessa história
Leitura fluida, empolgado para descobrir o desfecho da história. Novos personagens entraram na história e eles são incríveis, temas e assuntos atuais são tratados no cenário da história, aceitação e as diferentes culturas de cada lugar.

Thalita 14/03/2023

A caminhada de Sonea
Neste segundo livro vemos como é dificil este início de jornada de aprendizagem no clã para a Sonea. Sem respeito da maioria dos peofessores, sem nenhuma amizade e ainda com o Regin atrapalhando a todo o momento, este peimeiro ano do clã vira um inferno pra ela. Um encontro inesperado faz ficar um pouco mais leve, mas uma mudança drástica faz tudo ficar pior. Mesmo assim, a Sonea segue em frente! Ótima leitura, mal posso esperar pra ler o último!

_narasrocha 22/02/2023

Não sei se essa nota realmente é oficial, mas como foi uma leitura que eu demorei demais pra terminar mas eu provavelmente daria 4 estrelas. Enfim, demorei muito pra ler, quase o mês todo, esses livros sempre são uma leitura mais lenta pra mim, mas não deixam de ser boas. Eu gosto da escrita da autora, amo esses personagens e nesse livro aconteceram várias coisas importantes, coisas que eu nem achei que seriam descobertas agora. Passei muito raiva com um personagem novo e me apaixonei por outro. Tô muito empolgada pra saber como tudo vai terminar, tem bastante coisa rolando e eu não tenho ideia de como a autora vai resolver tudo.

Marcos774 02/02/2023

Empolgante
Nesse livro 2 vamos nos deparar com o lorde supremo tentando a todo custo esconder seu segredo a ponto de separar Sonea de seu tutor. Nesse livro vamos conhecer novos personagens e descobrir a representatividade LGBT em alguns deles. Com essa representatividade sendo mostrada, eu tive a sensação da autora criar esse "mundo" se espelhando no nosso atual, ou seja, as divisões dos países e suas culturas.

Mari.andreto 02/02/2023

Fazia anos que não lia uma trilogia não me prendia como essa. Estou amando ler as aventuras da Sonea e de todos os outros personagens. Curiosa pra saber o desenrolar dos mistérios envolvendo o Lorde Supremo e a "magia superior". Recomendo!

arthurisco 26/01/2023

Uma sequência maravilhosa.
Do mesmo modo que o primeiro livro da trilogia do mago negro introduz a história de forma magnífica, o segundo livro repete o feito com um construção maravilhosa. O enredo nos apresenta novos personagens (alguns maravilhosos outros poderiam ficar desconhecidos mesmo KKK) e amadurece (muito bem) os já conhecidos. Não canso de repetir em como essa série está me surpreendendo positivamente.

esther.crisrocha 18/01/2023

Continuação da serie
Nesse livro acompanhamos Sonea em sua jornada na universidade do clã dos magos, após ela ser aceita pelo clã. E logo de cara ela já tem que enfrentar grandes dificuldades com os outros aprendizes, la acaba tornado vítima de bullying para turma dela. Além de estar no meio de um grande problema no clã, na qual ela não pode revelar para ninguém.
Esse livro é um pouco mais chatinho de ler, já que não acontece muita coisa de interessante nela. Mas mesmo assim ele é bastante intrigante, pois a autora vai colocando pequenos mistérios para ser descobertos, e vamos aprofundando nisso com os personagens, a única coisa que atrapalha é a troca de personagem que está narrando.
Outro ponto interessante no livro é ver como a universidade funciona e acompanha a Sonea durante suas aulas, foi bastante legal ver. Tirando a parte que Sonea sofre na mão da turma dela só por ser da favela, teve momentos que fica torcendo para ela enfrentar esse pessoal. E outra coisa que me deixou com raiva, foi os professores não fazerem nada para conter o bullying, deixando acontecer como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Amei que a autora soube trazer assuntos pesados e de difícil discussão de forma fácil de entender e discutir. O livro foi interessante ler, creio que foi um livro para ajudar a construir o cenário para o próximo livro.