A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Camila 25/07/2021

A Aprendiz
Saindo do primeiro livro e indo direto para o segundo devo dizer que há uma grande quebra de ritmo. Assim como no primeiro livro, a primeira parte do livro é lenta e por vezes aborrecedora, honestamente mais do que eu vi no primeiro livro, mas julgo isso como consequência da minha leitura contínua.
Nesse segundo livro da trilogia vemos uma Sonea ainda mais insegura ao ingressar na universidade rodeada de pessoas que a odeiam unicamente por sua origem. Eu vejo que a autora tentou tratar do tema Bullying em boa parte da narrativa, porém em determinado momento isso se tornou apenas muito maçante e sem fundamento, momentos em que eu particularmente ansiava pela visão de outro personagem que não fosse a Sonea, mas de todo modo essas são minhas considerações sobre as partes irritantes dessa história, tem muitos pontos positivos que eu gostaria de destacar.
A jornada de Dannyl apenas me tornou ainda mais fascinada pelo personagem e seus muitos dilemas internos que cada vez mais tomam um rumo surpreendente. Além disso, no centro de tudo sua missão em terras distantes, toda a dinâmica que cercou o personagem para mim foi certeira e eu devorava os capítulos no ponto de vista do personagem.
Tudo mudou com a revelação ao fim do primeiro livro e eu acho que essa desconfiança constante entre os personagens reflete nos leitores, ao menos comigo era difícil julgar os personagens baseados em fatos deslocados de contexto, de modo que eu já não tinha mais tanta certeza do papel de Akkarin em toda essa história.
Como desdobramento para a trilogia eu achei esse livro fantástico, conduzindo o leitor para fora do clã, na visão de um personagem carismático. E também com todas as informações adicionais sobre o passado dos personagens expostos em diálogos e em pensamentos dos próprios. Senti também uma melhor fluidez no que se diz respeito às descrições das lutas, que havia sido algo que me incomodou no primeiro livro.
No quesito desenvolvimento da história é difícil dizer o que esse livro representa no panorama geral da trilogia, mas me parece que a autora vem preparando o terreno para um desfecho no mínimo interessante.

VanessaRabaquim 15/07/2021

Agora sonea é aprendiz e tem um duro segredo a guardar .. segredo este que pode causar a morte de todos.. mas ela esta com rothen e ele ajuda ela a proteger o segredo .. e a ela mesma ... ele a ama e ela o ama .. e eu tbm amo ele ... (eu ainda não tinha definido meus sentimentos por sonea ... ela me parecia sonsa.. depois ela se demonstrou esperta .. eu ainda estava indecisa neste momento)
Assim como ser das favelas impedia que ela fizesse amigos (incrível como se assemelha a realidade neh) ser da favela dava margem para arranjar inimigos .. como regin ...(o muleke nojento ... como este muleke é chato filhinho de papais mimado ) regin fez da vida dela um inferno ..
Quando o lorde supremo descobre o segredo de sonea ele reivindica sua guarda e ela passa a ir morar com ele ... sonea morre de medo dele .. e quase nunca fica próxima dele ... e ele por sua vez não ajuda ..
Eu odiei akkarin o lorde supremo .. quando ele tirou ela de rothen .. mas é pq eu amo rothen .. (mas no decorrer da narrativa .. eu me apaixonei por akkarin ... que homem é esse gente ... paixão literária eterna .. )
Um livro arrebatador...cheios de mistérios que te colocam com vontade de matar a autora... como pode ela manter tantos segredos dos personagens, mas deixar transparecer que existe segredos ... hahahaha isto põe louco qualquer leitor hahha.
Neste livro eu acho que sonea sofreu mais do que em todas as trilogias ... e rothen sofreu tanto quanto ela .. como eu tive dó dos dois .. pena de doer o coração sabe .. em uma cena de rothen eu tive vontade de matar o lorde supremo .. rothen sofria tanto olhando pela janela os aposentos de sonea .. sem poder falar com ela.... ela era uma filha pra ele .. imagina o desespero .. sem saber se ela estava bem ..(nossa como eu tive vontade de enforcar um .. e ao mesmo tempo uma vontade de chagar e falar ,... ei rothen .. ta tudo certo ela ta bem .. ela vai ficar bem .. ele não ta fazendo nada com ela ... ai que desespero ) ...
Ao mesmo tempo .. já no fim deste livro sonea começa a ver o lorde supremo com outros olhos .. e ele passa a tratar ela como uma pessoa com cérebro .. e capaz de saber por ela mesma a verdade .. passa a deixar livros para ela ler .. para ela mesmo interpretar o seu segredo como uma coisa boa ou ruim .. sem ninguém influenciar ..
O livro mais cheio de mistérios da trilogia ... desesperados .. não tinha muito ação ... mais muita emoção .. muito desespero .. e muita raiva .. são estes os sentimentos que marcaram este livro para mim

Patricia 14/07/2021

Trilogia do Mago Negro - livro II
Esse segundo livro da trilogia do Mago foca no treinamento e evolução da Sonea e nas viagens do Dannyl. Lorlen e Akkarin participam ativamente do enredo nos levando a conhecer um pouco mais sobre a política que envolve o clã e revelando mais sobre esses dois personagens interessantíssimos.
Como todo livro intermediário, ele possui um desenvolvimento lento, mesmo com uma escrita agradável e que instiga a curiosidade, demora para acontecer algo novo.
A inveja dos jovens magos em treinamento, o posicionamento preconceituoso da maioria dos magos professores e a proliferação de fofocas e intrigas, me cansaram muitas vezes, mesmo assim é um bom livro.
FranciscoM 14/07/2021minha estante
Achei esta trilogia muito criativa. O terceiro livro na minha opinião é o melhor de todos.
E pelo que observei, existe outra trilogia da mesma autora neste mesmo Universo.

Patricia 14/07/2021minha estante
Comecei a ler o terceiro livro no fim da tarde, impossível largar. Eu tbem estou achando o melhor dos três livros.

Léo 12/07/2021

Como um segundo livro de uma trilogia, A Aprendiz se concentra quase que totalmente no desenvolvimento de Sonea, tanto pelas políticas dentro do Clã como o próprio amadurecimento pessoal com o passar do tempo.
Akkarin, o Lorde Supremo, se mostra muito mais neste segundo livro, assim como Lorlen, ambos tendo um bom desenvolvimento com o decorrer da história.
A coisa mais explícita no livro é quase inteiramente sobre Sonea: sua adaptação ao Clã, seu aprendizado e poder incrivelmente admiráveis e outras coisas.

Thays 15/06/2021

Um livro cheiro de intrigas!!
Esse livro tem muita questão política do Clã envolvida na narrativa, isso, com certeza, dá-se pela alta presença do Lorde Supremo nas descrições no decorrer da história. Consegui perceber uma evolução enorme da Sonea enquanto aprendiz, a forma que ela se destacava em determinadas áreas me enchia de orgulho!!
O fato do Regin ser 24/7 insuportável e mimado, me fez tirar meia estrela do livro, porém, entendo que isso trouxe uma evolução para batalhas a Sonea.
As narrações do Dannyl me deixaram extremamente feliz (ele é um dos meus personagens favoritos) e a evolução do personagem também foi INCRÍVEL!!
A Trudi tem uma facilidade incrível de desenvolvimento dos personagens, assim como habilidades INCRÍVEIS de narração. Sempre vou recomendar essa triologia para quem quer ler uma fantasia mais adulta!!

Patrick.Swayze 09/06/2021

Muito gostoso de ler
Depois de um susto gigantesco achando que não ia ler mais nada, me surge esse livro. Ele é exatamente o que esperava dele, animado, triste nas horas certas, mas nada demais. Um livro bom que não me decepcionou nem surpreendeu.

Vitoria Caroline 31/05/2021

Mais uma vez Sonea apresenta uma força e maturidade que nenhum mago esperava que ela tivesse por todo o seu background, mais uma vez superando todos seus desafios e dificuldades que enfrenta nessa nova jornada na vida mágica. Já quero saber o que nos aguarda no terceiro livro...

Cecilia 23/05/2021

A aprendiz
A aprendiz é o segundo livro da trilogia "Mago Negro". A história trata-se de Sonea, ex-favelada, que contra tudo de imaginado ingressou na Universidade do Clã, dando início aos estudos de magia.
Contra todos os preconceitos de classe e origem, ela acaba por se mostrar a mais forte aprendiz e a favorecida do Lorde Supremo.
Gostei mais desse livro do que o primeiro, mas esperava mais do final dele. Leitura boa, mas sem grandes acontecimentos.
Não sei o que dizer do terceiro. Espero que utilizem melhor a personagem Sonea e aprofunde a história dos magos.

Isis.Piasson 03/05/2021

Cada vez mais envolvida nesse mundo e não vejo a hora de começar o terceiro livro. O que será que está por vim?

Guilherme Lima 03/04/2021

Continua muito bom porém não melhor
Eu gostei bastante desse livro mas eu gostei mais do primeiro, é engraçado que esse livro acerta onde o primeiro erra, que é o fato de ser meio arrastado no começo, mas erra onde o primeiro acertou, que é a questão da relação dos personagens, tudo fica meio distante, o ódio é um sentimento muito presente nesse livro e acho que isso também influenciou no meu gostar, mas olhando pro todo continua sendo um livro ótimo!

Ingrid.Sombra 03/04/2021

Trilogia do Mago Negro - livro 2
Sempre acho um desafio resenhar individualmente livros que compõem uma série porque isso implica em avaliar somente um pedaço do todo. Essa resenha contém spoilers do primeiro livro pelo mesmo motivo.

No primeiro livro, senti que a autora pecou por se demorar tanto na fuga de Sonea, tendo revelado desde o começo que Rothen e Danyl realmente tinham a intenção de ajudá-la. Entretanto, na continuação, senti as coisas muito mais dinâmicas, ainda que por vezes meio óbvias.

Dessa vez, a narrativa se alterna entre Sonea, que está se adaptando à vida de aprendiz; Danyl, que está viajando e fazendo uma "pesquisa"; Rothen, que se destaca menos nesse ponto da saga; e Lorlen, o administrador que precisa lidar com o segredo do Lorde Supremo.

Já li trilogias que começaram muito intensas, enrolaram no meio só para render 3 livros e só então se intensificaram de novo. Nessa não: a energia é sempre crescente, assim como a tensão e as revelações. Estou ansiosa pela conclusão.

Gilvania4 31/03/2021

Esse livro fala de preconceito, bullying, e do que o medo pode fazer com os nossos instintos.
Sonea entra na universidade dos magos e com isso ela ganha um guardião Rothen e um inimigo: Regin, um garoto que faz de tudo pra vida dela se tornar um inferno, inclusive tenta machuca-la fisicamente.
Quando o lorde supremo descobre que ela sabe sobre seu uso de magia negra ele pega a sua guarda e a leva para seus aposentos, impedindo-a de conversar com Rothen..
A vida de Sonea não fica mais fácil, pelo contrário, os adolescentes se juntam cada vez mais para perturba-la e o medo de seu novo guardião, a faz suportar tudo calada.
O livro é ótimo, muito melhor que o primeiro, vale a pena.

Viviane 30/03/2021

Achei o segundo livro um pouco melhor que o primeiro, mas a história ainda é arrastada. Nesse livro a protagonista até tenta ser aceita pelos outros aprendizes, mas sofre bullying e preconceito por ser uma "favelada" mesmo sendo mais forte que os outros.
As perseguições e ataques que ela sofre pelo aprendiz Regin acabam se tornando cansativos por ela hesitar tanto em se defender.
Espero que o último livro seja mais fluído, que a magia negra seja mais explorada e que o Lorde Supremo tenha mais destaque.

Guilherme 28/03/2021

Magnífico
O que no primeiro livro, ficou a parte de conhecer e explicar, nesse segundo, vemos a personagem principal se desenvolver, crescendo demais, e um trama muito envolvente. Em certos momentos ficamos apreensivos, em outros torcemos por Sonea e se irritamos com Regin. Mas o final é espetacular, e o último livro promete. Super recomendado.