Cair das Trevas

Cair das Trevas Cate Tiernan

Resenhas - Cair das Trevas

Gisele 03/03/2024

Duas ? ? não é ruim é parado, o famoso encher linguiça. Só começa a ficar bom nos últimos capítulos não precisava desse livro foi enrolado pra caramba.

isbcx 04/02/2024

Sinceramente? eu acho essa mona um porreeee!!! algumas coisas até são compreensíveis mas essa continuação só aumentou minha vontade de entrar na história e socar a cara dessa protagonista.

Yves2zzz 11/01/2024

Juro que tem seus momentos!
Como eu vou explicar os problemas desse segundo livro sem invalidar a leitura e a nota que dei a ele?

O começo dele é beeem penoso, do tipo arrastado sem qualquer profundidade. Não acrescentou em nada, simplesmente encheu linguiça para três livros. O que é um problema corriqueiro em trilogias: o segundo é geralmente uma perda de tempo.
A leitura é fácil, divertida e dinâmica, o problema mesmo é a falta de conteúdo… aposto que o terceiro livro, que fecha a saga, vai ser incrível de ler, igual com o primeiro, automaticamente deixando claro como esse era só uma forma de somar dinheiro com contrato e venda.

Reforço, não é um livro ruim, você realmente se pega viciada na curiosidade dos “mistérios” apresentados. Mas vou apontar aqui que tinha um potencial IMENSO, porém mal utilizado. Gostei da construção do momento em que a trama engatou, infeliz mesmo foi o desfecho!
Tenho outro probleminha a salientar: tem personagens demais, não conseguiria listá-los sem auxílio do livro. E acredite, isso não seria um problema (para mim não é, visto que minha saga favorita é TOG e quem leu sabe), a questão é que quase nenhum deles tem relevância. Não consegui ter apego por nenhum deles, tirando os do núcleo principal. Como pode ter tantos personagens e NENHUM chamar atenção? Se vai ser um livro de enrolação extra, que pelo menos desenvolva relacionamentos e personalidades, poxa!

Vamos falar um pouquinho do núcleo principal, já que eu trouxe o gancho. Resolvi que vou DEPENAR esse livro nessa resenha!
Nastasya perdeu quase que completamente sua evolução do primeiro livro. E recebeu tudo de volta nos últimos capítulos, como se isso não fosse incomodar. Gostei do senso de moral que ela desenvolveu, claro, até mesmo do distanciamento que ela gradualmente teve de sua depressão. Mas até esse momento falta, viu?! A bichinha é uma bomba relógio, mas que eu felizmente não desenvolvi nenhum rancor. Ainda estranhamente gosto dela, mesmo que agora separe um pouco da comparação com a minha crush literária (Aelin).
É uma personagem carismática, cheia de traumas e consciência, se destruindo e sendo destruída. Foi importante para mim não perder o interesse nela igual aconteceu com a Louise de Pássaro e Serpente no segundo livro. Aquilo sim foi trágico e traumático!
Concordo com ela? Obviamente que não, mas também não peguei ranço ou fiquei com um pé atrás… coisa que, indescritivelmente, aconteceu com Reyn.

Vamos falar dele então:
Ainda tem algo nele que me estressa. Quando ele e a protagonista finalmente estão se pegando, eu sinto a química e quase esqueço que ele é uma porta forçada. Mas ele é!
Não tem uma personalidade de fato. Entendo o personagens ser recluso e durão, mas ele NÃO FAZ NADA! Por vezes esqueço da existência dele, se não fosse pela Nasty praticamente latindo no cio a cada duas páginas por esse homem. É só para isso que ele está lá, para ser motivo de desconforto e desejo para a personagem, simplesmente não faria falta uma mente pensante nele. Ele teve seu momento no primeiro livro, mas nesse é um completo inútil!
E MEU DEUS, parece que ele está sendo obrigado, com uma arma na cabeça, a se sentir atraído pela Nastasya. Isso me incomodava o tempo inteirinho!! Até o último capítulo esse homem não conseguiu dizer UMA coisa boa para justificar querer TANTO essa mulher, sem ser no quesito carnal. E parecia que estava sofrendo, mesmo por esse motivo.
Entendo o destino deles estarem interligados e blá blá blá, mas justifique sua resposta se quiser que eu acredite nesse relacionamento sentimental!

Enfim, pula para os próximos:
River é a única personagem desse livro inteiro que vale a pena mencionar, tirando o casalzinho. Por mais que ela não tenha tanta relevância na trama desse livro, ela é muito importante para o crescimento pessoal da personagem. Eu verdadeiramente compro a bondade da personagem, o afeto dela pela protagonista e a relação das duas. Acho que, de maneira discreta, é um ponto muito positivo do livro.
Percebi agora que parece que só estou falando mal, de novo, como sempre faço quando o livro tem emoções demais para serem absorvidas, porém quero deixar claro que o livro tem seus méritos… só não cheguei lá ainda kk é mais fácil apontar defeito, faz meu peito vibrar de emoção junto com as teclas!

O único outro personagem que valeria a pena mencionar é Innocencio (o nomezinho sofrido!). Aqui terá alguns spoilers discretos, mas nada que não fosse prático adivinhar ou estrague a experiência da história.
Eu estava ansiosa para o momento em que ele retornaria, e fiquei verdadeiramente feliz com o decorrer das cenas com ele até o estopim do livro. A construção desse personagem PLENAMENTE duvidoso, que você desconfia a cada página e SABE que tem algo errado, foi muito bem feita aqui. Eu estava vidrada em como a história teve uma “quebra” de expectativa quando ele voltou super bonzinho e, pasmem pelo nome, inocente. Fiquei surpresa e cativada. Até, é claro, a grande revelação e a batalha final. Daí em diante só ladeira abaixo.
Acredito em personagens puramente loucos, com sede de poder e maldade infinita, e estava comprando essa persona de Incy até o momento que ele e Nasty tiveram seu embate final. Simplesmente não gostei do rumo que as coisas tomaram, pois do mesmo jeito que a trama toda girou em cima desse momento, ela foi descartada como se não fosse nada. Ele era só um peãozinho de um jogo de xadrez cheio de peças grandes… tipo, esperei o primeiro livro inteiro para terminar assim? Não teve um perigo real, só mais um empecilho para a personagem aprender uma lição e passar por cima. Eu realmente gostava do personagem dele.
Foi ruim? Não. Mas também não foi bom. Só tinha taaanto potencial!!

Enfim, o restante dos personagens, como disse, não são pontos altos da história. Tem seus pequenos e raros momentos, um ou outro, mas tem uns que tu só lembra do nome e olhe lá. Pelo o que River disse no final do livro, jogado de qualquer jeito, vou aprender mais sobre os demais integrantes e suas vidas passadas no próximo livro… como se já não tivesse coisa demais ainda para desenvolver. Conclusão, se tirasse pelo menos uns três ou quatro personagens do livro, não faria falta alguma. Se dissessem que eles foram embora plantar batatas no solo do Rio de Janeiro, ainda não faria diferença.

Quero reclamar mais um pouco do Reyn, mas acho que não é uma boa ideia kkkkk
Já disse que tem algo nele que me estressa? Sim? Ah, então reforço e admito que isso é cisma minha. Macho de fantasia precisa ser perfeito para ser memorável, porque a história nem sempre é sobre eles, então precisam fazer valer a atenção, roubar os nossos suspiros. Não sei se minha imaginação morreu para construção de macho literário, mas acredito que a falta de presença dele seja a causadora dessa amargura toda. Melhore no último livro, Reyn! Me faça latir igual Nasty e quase todas as mulheres do livro latem por você.

Ah, Deus! Não sei mais o que falar!! Cadê a parte que eu falo bem?? Desse jeito vão achar que eu não gostei kkkk
Adoro resenhas longas, como podem ver, mas definitivamente sou suspeita para esse tipo de coisa. A parte boa eu absorvo e me sinto dramática e melosa quando tenho que transparecer, mas a parte “ruim” ou duvidosa extravasa de mim igual veneno de cobra huehue
Enfim, e agora esse enfim é sério!, deixo todas as emoções malucas e questionáveis para análises futuras. Ainda estou ansiosa para saber que fim terá essa trilogia, o que já é mais do que suficiente para mim. Que venha Inimigo Sombrio e me devore! Ou eu devore ele!
Yves2zzz 11/01/2024minha estante
Ah, droga! Eu deveria ter reclamado um pouco da batalha brox.4nte........

Yves2zzz 11/01/2024minha estante
Ou de não ter avançado quase nada na trama, apenas retornado para onde tinha parado no primeiro livro......

Emile.Darcy 27/12/2023

Continuação fraca
O livro só engata quase na metade e todo o crescimento que a protagonista teve no primeiro livro foi esquecido para justificar reviravoltas na trama.
O vilão era esperado, mas surge de maneira apressada e isso estraga o ritmo do livro.
Além disso os poderes da Nastasya seguem a mesma lógica que aqueles anéis de humor, o que tira um pouco da graça da "magia".
Achei que a autora estava focando menos na parte mágica por causa do romance, mas nem isso tivemos aqui.

Emanuele36 08/08/2023

Gostei ?????
O que mais me chama a atenção é a personalidade da personagem principal. Ela é doida, única e bem carismática. Isso que PARA mim, deixou o livro bem gostoso de acompanhar.

@PattySantos11 14/06/2023

Ótima continuação e aguardando um bom desfecho!
A continuação do livro é interessante, mas confesso que achei o primeiro muito melhor. Aqui vemos a evolução e crescimento da personagem principal e a aceitação dela mesma e seu poder.
Porém, acho que muitas partes do livro foram desnecessárias, porque era muita enrolação de coisas que já estavam óbvias e a protagonista se fazia de cega.
Olhando para a quantidade de páginas do terceiro livro e considerando as que tem neste, acho que poderia ser uma duologia tirando as enrolações. Mas mesmo assim, vou ler o terceiro e finalizar!

Malu Silva 09/06/2023

A protagonista tenta lidar com os acontecimentos do livro passado. Depois do surto de Nell e tudo que descobriu sobre Reyn.

Em Rives Edge ela tenta confiar mais nas pessoas. Ela continua no seu emprego até que no ano novo tudo começa a dar errado.

Esse livro também conta com os flashbacks da protagonista, novos personagens, velhos personagens.

O desfecho é previsível mais ainda sim surpreendente, bem escrito, leitura leve. Gostei do final.

Célia Roberta 12/03/2023

Cair das Trevas, Amada Imortal livro 2
Em Cair das Trevas, Nastasya passa a questionar mais que nunca sua estadia em River's Edge, seu passado e sua química com Reyn, o Invasor do Norte que está envolvido na morte da sua família, assim como ela está envolvida na morte da família dele.
Com o passar dos dias, ela passa a sentir que tudo está dando errado e que ela não pertence àquele lugar, e culpa suas Trevas por todo o mal que acontece à ela e aos outros imortais de River's Edge.
Nossa protagonista foge em pânico, e acaba sendo "encontrada" por seu melhor amigo Incy, de quem ela esteve se escondendo desde que foi para os Estados Unidos. Ela tenta voltar à antiga vida de balada e luxo, mas não foi preciso muito para perceber que a decisão de se afastar de Incy inicialmente tinha sido a melhor decisão. E, ao confrontar seu melhor amigo Incy sobre seu comportamento estranho, Nastasya faz uma descoberta sobre um lado sombrio do amigo que ela nunca imaginara existir, e essa descoberta virá carregada de com consequências mortais e dolorosas, que irão forçá-la à finalmente aceitar sua origem e aprender a evocar seu poder.

-----------------

Eu achei que esse livro muito igual ao primeiro, até 50% dele. A partir daí, coisas estranhas finalmente começaram a acontecer. Eu ainda não me acostumei com o tempo de narrativa, muita coisa acontece e não se passou nem um mês.
Mas a Nastasya amadureceu muito, ela trabalhou, se esforçou, chorou e finalmente abriu os olhos para o que estava acontecendo.

Ansiosa para o último livro. *-*

Carla.Cristine 29/12/2022

A saga da Nastasya continua!
O quanto de merdas vocês são capazes de fazer e acumular em 460 anos? Nas com certeza consegue mais. Não acredita? Leia a história dela. Hahahahah

Jessica 06/11/2022

Cair das trevas
Teve momentos do livro que achei que enrolou muito, tem uns comentários que a Nas faz que acho bem idiota nem parece que ela tem 400 anos, mas eu gostei da história em si.

Samia Feio 10/10/2022

A história em si é boa, mas a autora é meio mestre na arte da enrolação. Tem horas que fica bem maçante e honestamente achei o final bem fraquinho.

Tayy 28/09/2022

Finalmente terminei!!
Aí não sei, assim como o livro anterior só o final foi bom, a autora "enrola" muito o livro inteiro e só em uns 80% que toda a ação acontece sabe
Não é ruim, mas sla, eu esperava mais dessa trilogia, porém, estou amando ver o crescimento da protagonista, já da pra ver o tanto que ela cresceu.
Agora, vamos ver como vai ser o último livro...

Elane.Magre 25/09/2022

"maior parte de nós reluta em ter isso ? falou, com a voz baixa no corredor pouco iluminado. ? Reluta em ter amantes, filhos, cavalos. Lares. Porque perdemos tantos... Mas abrir mão de tudo isso significa que o tempo acabou com você, que o tempo venceu. Eu acho? que posso estar pronto para lutar contra o tempo de novo. Que posso estar forte o bastante para me arriscar."