Cosmovisões em Conflito

Cosmovisões em Conflito Ronald Nash

Resenhas - Cosmovisões em Conflito

Gianny 25/02/2020

Um livro bem interessante para aqueles que querem compreender melhor sobre as diferentes cosmovisões, para àqueles que já têm algumas noções sobre o assunto é muito melhor ainda, já que o livro usa uma linguagem um pouco técnica que as vezes não é muito fácil de acompanhar.
Mayhara 26/08/2021minha estante
Bom saber! Já li o universo ao lado e é muito bom. Bem introdutório explica bem os termos. Bom saber, já sei que a leitura vai ser interessante pra mim. Já vou adicionar na lista de "quero ler".

fabio.ribas.7 27/05/2022

Cosmovisões em conflito
Seguindo a nossa sequência de livros sobre ?cosmovisão?, finalmente apresento olivro de Ronald Nash, ?Cosmovisões em conflito?, que tem como subtítulo: ?Escolhendo o cristianismo num mundo de ideias?. E é exatamente isso o que o autor faz. Ele esmiuça o conceito de cosmovisão, analisa o que caracteriza a cosmovisão cristã, avalia a sustentabilidade dela enquanto cosmovisão, parte para outras cosmovisões, discuti a sustentabilidade delas e, por fim, mostra que o cristianismo é, de fato, o que melhor defende suas próprias ideias.

Aqui, para a conclusão de Nash, é muito importante que a pessoa compreenda que não se trata de mera concordância sobre a legitimidade e superioridade da cosmovisão cristã. Não é um assentimento com ideias o que se busca, uma simples aceitação de doutrinas, mas é um compromisso com Jesus. O cristianismo, antes de tudo, é uma pessoa, uma pessoa que é Deus e Salvador. Portanto, esta éa pedra de toque da cosmovisao cristã. Enfim, um livro muitíssimo bom, simples e fundamental para aprendermos sobre a cosmovisão cristã e outras que e colocam diante de nós todos os dias.

anne (: 22/04/2020

o livro mais repetitivo da história
é isso mesmo. talvez, se fosse o primeiro contato com o assunto, tivesse sido uma leitura super proveitosa. não me leve a mal: o livro começa bem, tem muitos conceitos necessários. mas depois é uma enrolação repetitiva sem fim, com o ônus de teorias bem ultrapassadas para a boa teologia no século XXI (ou pelo menos, eu espero). não deixa de ser um bom livro pra quem quer um bom embasamento no assunto, mas não me acrescentou tanto pessoalmente.

"Como observou João Calvino, todo ser humano é incuravelmente religioso. É de nossa natureza nos doarmos inteiramente e sem reservas a alguma coisa, ainda que na ocasião esse algo não seja nada mais que um aperfeiçoamento do eu. Mas qualquer que seja esse nosso objeto de preocupação fundamental, isso será o nosso deus."

Ítalo Victor 10/04/2022

Uma boa introdução para um assunto extenso
O livro é muito bom na introdução a cosmovisão que propõem debater, defendendo a cosmovisão cristã e seu raciocínio a partir das questões levantadas, ao mesmo tempo que demonstra como outras cosmovisões respondem as mesmas questões. Um bom livro para introdução do conceito.

Matheus Alves Carmo 25/12/2019

Uma introdução
O livrp se propõe a nós mostrar o conceito geral de cosmovisão, como devemos avaliar uma, e especialmente como defender a cosmovisão cristã frente a outras.
Apesar de o autor tentar simplificar a linguagem, o assunto é bastante complexo, e exige maior atenção algumas vezes.
Obviamente a visão Cristã é mais "valorizada" durante o texto, mas é algo que é deixado claro desde o início.
Uma boa leitura para qualquer cristão, e uma porta de entrada para o assunto.

Inlectus 15/09/2023

Razoalvel.
Tem aquela pegada protestante, religiosa efusiva, mas pelo menos ele convida seus leitores a ousarem nas idéias, ainda que timidamente.

SauloBtista 19/10/2023

Útil e prático
Em uma sociedade de tantos pensamentos e verdades nunca se fez tão importante a consciência dos próprios pensamentos, valores ou em termos mais últimos, da sua cosmovisão.
Nesse livro, Nash apresenta desde o conceito de cosmovisão como formas práticas de se analisar essas cosmovisões de uma forma lógica (um pouco filosófica também.
Nash é bem competente em pegar conceitos e discussões complexas e profundas e apresentá-las de forma que um leigo (como eu) consiga acompanhar e entender.
É um bom livro pra iniciar no tema (mais simples do que "dando nome ao elefante" do James sire, por exemplo) e fornece boas ferramentas para iniciar o "combate no campo das ideias".

Yann.Lessa 18/10/2023

Boa Introdução ao Tema da Cosmovisão Cristã
O autor se preocupa em explicar bem todas as suas posições, até as mais básicas. Quem nunca leu nada sobre o tema não terá grandes dificuldades.

O grande diferencial é o uso extenso da lógica para analisar as diferentes cosmovisões. Fica bem claro que o cristianismo não é um inimigo da razão. Pelo contrário, são as outras cosmovisões que acabam caindo em contradições entre seus pressupostos, suas conclusões e a realidade.

Achei que poucas cosmovisões são trabalhadas a fundo (Naturalismo e Nova Era), mas faz parte pelo tamanho do livro.