Astronauta: Magnetar

Astronauta: Magnetar Danilo Beyruth

Resenhas - Astronauta: Magnetar

Izabele24 12/04/2024

Essa graphic já tinha minha atenção logo nas primeiras frases com o seguinte parágrafo escrito pelo Maurício de Souza
"Criei o Astronauta em 1963, porque precisava de um personagem espacial nas minhas tiras para rivalizar com o material estrangeiro que saía nos jornais na época. Como o meu desenho era diferente do estilo heroico de Flash Gordon e Buck Rogers, resolvi criar um herói brasileiro que singraria o espaço em aventuras cheias de bom humor, aventura, ciência, fantasia e... filosofia"

MSP já tem meu coração ?

1/41

Felipe HQs e Mais 29/03/2024

O começo de tudo...
'Astronauta Magnetar' foi o gibi que iniciou, há pouco mais de uma década, a maior revolução dos quadrinhos nacionais dos últimos tempos. Lançado em 2012, a Graphic MSP de Danilo Beyruth tinha a proposta de fazer o personagem espacial de Mauricio de Souza ganhar contornos mais sérios e adultos. A trama era o pontapé inicial em uma série de publicações que revelou - ou deixou ainda mais evidentes - vários e vários artistas nacionais. Tudo graças à mente inquieta do grande Sidney Gusman!

Comprei e li esse quadrinho assim que chegou em bancas e fiquei abismado com os rumos que a série poderia trazer! Na trama, Astronauta está em missão para colher amostras de um objeto espacial específico. Fruto da morte de uma estrela e de suas consequências, o estudo do magnetar pode ajudar a humanidade a entender os caminhos do universo. Tudo muito bom, tudo muito bem na missão, até que... as coisas começam a dar errado!

Com sua nave danificada, Astronauta se vê preso na desolação sideral e precisa encontrar uma forma de escapar do asteroide, onde a nave está alojada, e manter a sanidade na solidão do espaço. Será que ele consegue?

Gibi incrível! Quando o li pela primeira vez, não sabia da ideia dele ser o primeiro de uma série e achei a resolução da história apressada. Mas, já com todos os volumes de Astronauta em mãos, vou maratonar sua saga e concluir minha semana de leituras sci-fi. Volte aqui pra ver como a história do Astronauta continua...

Natalia846 15/02/2024

Boa demais!
O Astronauta é um dos meus personagens favoritos. E ver uma abordagem mais profunda dele realmente foi tocante para mim que cresci lendo Turma da Mônica.
O trabalho aqui é magnífico em termos de roteiro e arte.
Nessa história, podemos refletir sobre as consequências de nossas escolhas, e o efeito que a solidão pode ter sobre nós.

scaleghost 11/02/2024

Razoável
Bom, pensei que ia gostar mais, porém depois de ter ouvido falar tão bem da hq.. acabei achando meio chatinha.

Mateus.Risso 21/01/2024

Um gostinho de nostalgia
Ser fã de Maurício de Souza é ter a certeza de que algo será reinventado, afinal, manter uma personagem como o astronauta, criado em 1963, ativo e rendendo frutos até os dias de hoje exige muito jogo de cintura e criatividade.

Nessa Graphic Novel, a combinação entre Astronauta e temas mais adultos, como a solidão, pressões diárias por resultados e a escolha entre carteira e família caiu como uma luva. A ausência de diálogos com páginas tão bem desenhadas que te fazem gastar minutos admirando cada detalhe, os tons escuros que predominam na HQ e a questão psicológica abordada são impecáveis.

Por fim, abusando da singularidade, essa Graphic Novel me lembrou muito momentos que vivi com meu pai, onde víamos os desenhos do Astronauta em um dvd antigo que tínhamos e eu sempre capturava algumas lágrimas que saiam de seus olhos. Astronauta nunca foi uma personagem infantil, mas sim um elemento voltado para a identificação adulta. Hoje, com 23 anos, consigo entender o que aqueles desenhos significavam pra ele e quem chora lendo seus quadrinhos sou eu!

_lendogibi 15/01/2024

GRAPHIC MSP #01 - O INICIO DE TUDO
Astronauta - Magnetar é o primeiro volume do selo graphics msp, além de ser também a primeira de seis partes dessa história do astronauta.

Nosso querido astronauta está preso no espaço por conta de um erro besta cometido por ele mesmo, agora ele precisa correr contra o tempo para sair dessa situação, os suprimentos sao escassos e alem disso é necessário lutar pela sua sanidade mental.

Enfrentando a solidão e já sem esperanças, astronauta pereira começa a questionar as decisões que tomou durante sua vida e é aí que a hq brilha.

Uma história sensível, comovente e cheia de tensão com artes lindíssimas.
estou ansioso pra ler os próximos volumes.

Allison 31/12/2023

Brilhante quadrinho que deu o pontapé a um dos mais memoráveis projetos editoriais da Mauricio de souza
O álbum tem seus bons momentos, talvez a curta estrutura tenha prejudicado a historia apresentada, historia esta que, como disse, tem seus bons momentos, seja estruturalmente (há dois momentos incríveis aqui, um é na apresentação do ciclo repetitivo que o personagem precisa fazer para sobreviver, outro momento é uma virada de página muito bem pensada, onde há uma quebra desse mesmo ciclo), seja na composição das imagens (aqui o grande trunfo desta edição, enquanto Beyruth emula alguns dos grandes momentos de Miller no demolidor, com seus saltos espetaculares e pousos com poses, a Cris Peter destrói na coloração seja no brilho do espaço ou na iluminação da nave as cores ajudam e dão vida aos quadros aqui presentes, um trabalho tão notável que é uma pena que o seu nome não esteja na capa, nem ao menos sendo mencionada como uma das autoras desse projeto).

Jack_Sky 27/12/2023

Simplesme amo esta estória
A profundidade e a poética nessa obra incrível em forma de quadrinho é impressionante.
O uso dos paineis é uma exemplo a ser estudado para quen se interessa por como fazer quadrinhos, as cores são incriveis, a arte desenhada é linda, esse trabalho é magnânimo em beleza da sua arte escrita a pintada / desenhada.
Impressionante.

Theo.en 23/11/2023

Bonito
De uma bela arte a uma historia bonita o astronauta se comunica com o interlocutor por meio das emoções que passa e deixa marcado a historia simples mas bela e principalmente importante.
Do classico ao adulto astronalta acredito ser um personagem incrivel com muito potencial a ser explorado, e, para os leitores uma historia a descobrir.

Sir Victor 22/11/2023

Queria conhecer muito mais do personagem, porém a história é curtinha e acaba que não conhecemos muito do seus passado e das pessoas importantes na sua vida. A ação é muito frenética e envolvente. Minha parte favorita é quando mostra o psicológico do Astro pirando na batata

morozani 16/11/2023

Tinha esquecido de marcar que li
Acho que não tenho muito interesse nas histórias do astronauta, mas fiquei interessada nas continuações...

Sir Victor 12/11/2023

Brilha muito nas partes pessoais do personagens, mas pouquíssimo sobre ele nos foi apresentado, então não te torna tão emocionante

Davi.Pontes 24/09/2023

Bom, acho q é chover no molhado falar da importância dos quadrinhos da Turma da Monica. As graphics MSP vem para dar uma visão mais autoral, é assim que Astronauta: Magnetar se sustenta uma boa aventura com toda a cara, eu só senti que faltou uma pintada de aprofundamento, me parece muito que foi um roteiro inicial q virou história sem passar por alguma reescrita, não me entenda como se tivesse tentando diminuir a escrita do autor que é ótima, mas ficou só na expectativa

Cristiano.Cruz 16/09/2023

Retorno Épico
É a quarta vez que releio essa revista e o que posso dizer é que se sozinha ela já é uma boa estória, lida com suas sequências, é possível se convencer do quanto se trata de um projeto ousado e único no mercado brasileiro.

Gabriel 08/09/2023

Magnífico
Que abordagem mostruosa essa hq faz do Astronauta!

Me encheu de lágrimas ver uma abordagem tão linda e humana nessa história e ver o sofrimento que o personagem ja passava num universo teoricamente infantil, agora voltado para o público adulto sendo explorados de forma maravilhosa.

Acabei e fiquei com um gostinho de quero mais!