Astronauta: Magnetar

Astronauta: Magnetar Danilo Beyruth

Resenhas - Astronauta: Magnetar

Yyumyy 27/01/2022

Para quem gosta de Turma da Monica, desenhar e astrologia
Nessa primeira edição Graphic MSP, vemos o passado e um lado mais sensível do Astronauta, onde ele fica preso na sua nace e acaba enlouquecendo por estar sozinho e preso no espaço. Uma leitura que predente fazer você pensar sobre as pessoas próximas, você cultiva seus laços?

Para quem gosta de astrologia tem algumas coisas sobre nas primeiras páginas e nas ultimas. E quem gosta de desenhar, mostra a produção e desenvolvimento da arte do livro.
Yyumyy 27/01/2022minha estante
Desculpa por alguns erros de digitação ???

Ricardo Santos 26/09/2015

incrível, pena que tão curta
essa graphic novel tem algumas das páginas mais bonitas e impactantes do mundo quadrinhos recente. é algo de padrão internacional. essa versão adulta do astronauta, de maurício de souza, ganhou uma profundidade que parecia impossível. o ilustrador e roteirista danilo beyruth acertou em cheio ao tratar essa adaptação como uma história de ficção científica. a única reclamação é que as poucas páginas obrigaram o autor a correr com a trama, comprometendo seu ritmo, seu desenvolvimento.
SRMelão 14/12/2015minha estante
Realmente pela qualidade apresentada na HQ merecia mais páginas...

Dan 29/10/2012

Longe
Em uma jornada solitária, Astronauta faz a viagem mais difícil de ser feita: visita sua interioridade.
Uma empreitada astuta da MSP, resgatando os crescidos que largaram os gibis (não é o meu caso).
Uma graphic novel científica, íntima e filosófica, que deixa o leitor esperando por mais.

Lucas Ed. 01/11/2012

Uma proposta inovadora que começa pela mais profunda solidão…
-- Resenha originalmente publicada no Melhores do Mundo.net (http://interney.net/blogs2/melhoresdomundo/2012/10/31/a-gente-lemos-astronauta-magnetar/#more-15499)

Quando, no FIQ do ano passado, nosso grande amigo da Moóca Sidney Gusman (que tem o péssimo defeito de ser corintiano) anunciou a série de graphic novels estrelada por personagens do Maurício de Sousa, não houve quem não se entusiasmasse. E não só pela iniciativa inédita, mas também pelo time de pesos-pesados escalados para cuidar da missão – entre eles estava nosso chégas Danilo Beyruth, cuja carreira nos quadrinhos, até o momento, não tem um, unzinho sequer ponto baixo.

Astronauta – Magnetar (ou “Manouar”, como diria o Paulo Ramos) não é este ponto baixo.

Nota 9

Marcos Faria 02/12/2012

Lá pelo fim de “Astronauta – Magnetar” (Panini, 2012), Danilo Beyruth ameaça enveredar pelo discurso de auto-ajuda. Felizmente passa rápido. A primeira graphic novel do selo MSP cumpre o que promete: dá um tratamento adulto e sofisticado ao personagem de Maurício de Sousa (que, eu não sabia, se chama mesmo Astronauta, como mostra uma tirinha de 1963 publicada como extra). Alguns recursos utilizados parecem referencia à metalinguagem que foi característiuca dos quadrinhos de Maurício numa certa época. É assim, por exemplo, na fantástica página em que os quadros são reduzidos e replicados ao infinito para mostrar a passagem do tempo.

(Publicado também no Almanaque - http://almanaque.wordpress.com/2012/12/02/meninos-eu-li-29/)

Rodrigo 15/11/2012

Astronauta, está sentido falta da terra ? Que falta essa terra te faz ?
O emocionante dessa HQ não ver o, tão querido, Astronauta em uma visão totalmente diferente. Quando peguei em minha mãos o "Astronauta-Magnetar" tive um grande sensação de nostalgia, por algumas páginas lembrei da minha infância e do gosto saboroso de ler Turma da Mônica do mestre Mauricio de Souza.

DoutorJr 16/12/2012

Magnetar é Épico...
Quem lê HQs há algum tempo conhece quando uma história tem tudo para ser inesquecível e Astronauta: Magnetar começa com o pé direito... Uma saga introspectiva, emocionante, digna de receber todos os prêmios nacionais e internacionais da literatura e dos quadrinhos...

Carlos Francisc 07/01/2013

Bem-vindo a solidão do Universo.
Astronauta: Magnetar, tem uma narrativa simples, mas já pode ser considerado um clássico do gênero Sci-fi, das Histórias em Quadrinhos. Com um enredo, íntimo e filosófico, Danilo Beyruth mostra o que a solidão do Universo, pode causar ao homem, ao tentar se aventurar nele. Beyruth, prova também, seu vasto conhecimento do gênero Sci-Fi, do cinema. Magnetar, contém diversas referências a clássicos do cinema. Lêia, com atenção e você vera. Não posso, deixar de citar, a Arte de Danilo Beyruth. Em Astronauta: Magnetar, Danilo, mostra um de seus melhores trabalhos artísticos. Cores vivas e desenhos magníficos, preenchem as páginas de Magnetar.

Em suma, Magnetar, é uma história épica, cheia de referencias a clássicos do cinema e da história.

Sérgio 08/01/2013

Ano desta edição: 2012
Editora: Panini Comics
Páginas: 82
Idioma: Português

Citação: "Se você está decidido a viver só, é assim que vai morrer. Você escolheu deixar tudo para trás, mas não há felicidade na solidão."

Essa graphic novel que dá uma nova roupagem ao astronauta (personagem de Maurício de Souza) é uma grata surpresa. Com um número "1" na capa, ela nos dá uma esperança de que outras seguirão. Esperamos que sim, já que esta releitura perpretada por Danilo Beyruth foi muito bem feita.

Confesso que desconhecia o trabalho do artista, mas algumas recomendações me fizeram querer ler esta história. Disponível em capa dura nas livrarias, e em capa cartonada em algumas bancas de jornal, decidi pela segunda por ser mais barata. E até que foi uma decisão sábia, conforme explicarei em seguida.

Astronauta: Magnetar conta a história de uma missão do astronauta perto de um magnetar, resumidamente um quase-buraco negro, quando sua nave é danificada e ele é obrigado a tentar consertá-la, com parcos recursos. Danilo Beyruth fez uma ótima pesquisa e consegue explicar bem alguns conceitos técnicos para os leigos (eu incluso), e tal pano de fundo só engrandece a obra.

Sua arte também é admirável. É um traço simples sem ser pobre, e traz detalhes suficientes sem poluir demais os painéis. E as cores adicionadas pela Cris Peter complementam magistralmente a arte. Foi realmente agradável acompanhar sua técnica narrativa. Méritos para os painéis onde ele demonstra a rotina do astronauta na nave; foi uma solução inteligente e elegante, sem precisar de quase nenhuma palavra para demonstrar o enfado de uma rotina repetitiva.

Um painel duplo do Astronauta no espaço

Até aí, tudo ótimo, e me arrisco a dizer que Beyruth esteve perto de lançar uma HQ para figurar na lista de melhores do ano, disparado. Mas eu fiquei com uma impressão de que o final é muito abrupto, e que a história tinha mais a oferecer. Só posso especular que: a) Beyruth ficou sem imaginação ou sem saber como acabar a história, resultando naquele final apressado; b) o prazo para entrega era curto, e ele escreveu as últimas páginas às pressas; ou c) ele tinha somente 82 páginas para trabalhar, e isso não era o suficiente para ele contar a história que ele pretendia. Acredito que, com mais 20 páginas, ou mesmo com mais uma edição de 82 páginas, Beyruth poderia ter produzido algo grandioso. E é por isso que não fiquei chateado de ter comprado a versão em capa cartonada. Do contrário, fosse a história extendida e complementada, acho que a versão capa dura seria algo essencial.

No final, ele conseguiu produzir uma HQ legal, transformar o Astronauta num personagem adulto e complexo, e quem sabe abrir um nicho nas histórias dos personagens de Maurício de Souza que poderá render bons frutos num futuro próximo. Aguardo por mais coisas de Beyruth, e pelas próximas Graphic MSP.

Mais resenhas em: http://catharsistogo.blogspot.com.br/

Sybylla 23/01/2013

Adorei a releitura dada por Danilo ao icônico personagem de Maurício de Souza, um dos meus prediletos da turminha. Além do traço dramático e marcante, o enredo mostra a solidão que acomete a todos nós em algum momento da vida. Ele já está perto de alucinar completamente quando os ensinamentos de seu avô retornam em sua mente debilitada.

Também achei uma grande sacada de Maurício em trazer esta nova visão de seus personagens. Mostra um amadurecimento do estúdio e podemos esperar assim novos trabalhos tão bacanas e profundos quanto este.

Leitura recomendada, para ter na biblioteca.

Izabele24 12/04/2024

Essa graphic já tinha minha atenção logo nas primeiras frases com o seguinte parágrafo escrito pelo Maurício de Souza
"Criei o Astronauta em 1963, porque precisava de um personagem espacial nas minhas tiras para rivalizar com o material estrangeiro que saía nos jornais na época. Como o meu desenho era diferente do estilo heroico de Flash Gordon e Buck Rogers, resolvi criar um herói brasileiro que singraria o espaço em aventuras cheias de bom humor, aventura, ciência, fantasia e... filosofia"

MSP já tem meu coração ?

1/41

D. Lobato 27/01/2013

Solidão Que Nada
Falar do Danilo Beyruth é chover no molhado(conheço ele de Necronauta) e falar do selo Graphic MSP(que já nos tinha brindado com 4 livros) também. Quando você pensa em astronautas vem logo na cabeça planetas,asteróides, estrelas e por ai vai, mas nos esquecemos o quão solitário deve ser e a Graphic nos mostra justamente isso com tiradas geniais, uma verdadeira aula de Astronomia.

P.S: Agora é esperar a do Chico Bento

kvp 18/02/2013

Para quem cresceu lendo Turma da Mônica é ótimo ler essa releitura adulta do Astronauta, que ficou muito boa!

MENINALY 28/03/2013

Adorei
Comprei este HQ por recomendação do site Pipoca e Nanquim e não me arrependi. A estoria claro é sobre o personagem do Mestre Mauricio de Sousa Astronauta, só que desenhada e escrita pelo Brilhante Danilo Beyruth (HQ Bando de Dois). O enredo super bem elaborado e com uma mensagem super bacana, o final emocionante. Mais do que recomendado.