Astronauta: Magnetar

Astronauta: Magnetar Danilo Beyruth

Resenhas - Astronauta: Magnetar

Bel 313 02/05/2021

Sci-Fi br
Danilo Beyruth como sempre executando um trabalho incrível! Tanto nas artes quanto no roteiro. Uma história envolvente e emocionante (e até mesmo angustiante) que não deixa nada a desejar em relação à ficção científica estrangeira.

Dan 29/10/2012

Longe
Em uma jornada solitária, Astronauta faz a viagem mais difícil de ser feita: visita sua interioridade.
Uma empreitada astuta da MSP, resgatando os crescidos que largaram os gibis (não é o meu caso).
Uma graphic novel científica, íntima e filosófica, que deixa o leitor esperando por mais.

Lucas 07/03/2017

"Quando a vida te oferece escolhas, cabe a você fazer a mais... responsável."
Acho que a última vez que eu li um quadrinho na minha vida eu devia ter lá os meus 12 anos de idade, depois disso nunca mais. Ou melhor, até hoje...

Em primeiro lugar, eu posso chamar de quadrinho mesmo? Ou há alguma regra escrita em algum lugar dizendo que eu sou obrigado a chamar de graphic novel ou HQ? Sério, como não sou tão familiarizado com isso, não sei se chamar de "quadrinho" ofende alguém. Se ofende, desculpa.

Mas enfim, quando peguei "Astronauta: Magnetar" para ler, eu já sabia que se tratava de uma história adulta, mas eu não imaginava que seria algo tão profundo. Com pouco mais de 80 páginas, Danilo Beyruth conseguiu transmitir uma forte mensagem sobre como nunca é tarde para reconhecer o que é realmente importante para cada um de nós. Confesso que a solidão do Astronauta foi um ponto que me tocou bastante, e é impossível não se solidarizar com sua dor.

"A vida me ensinou que, às vezes, é preciso abrir mão do que é mais seguro e se arriscar. Dar um salto no escuro. Mas as pessoas que te cercam também são importantes, e você deve cultivá-las."

A leitura foi extremamente rápida (ainda preciso me acostumar com isso se eu quiser continuar nessa vida de leitor de HQs) e as ilustrações são, ao mesmo tempo, tão simples e tão fortes, que conseguem transmitir tantas emoções em tão poucos traços. Estou simplesmente apaixonado.

Thamih 24/09/2021

O começo é bem mais legal que o resto da história. Rapidinho de ler. A arte é normal. É um quadrinho mediano.

aureogiunco 02/01/2016

Toda escolha tem um preço!

De forma simples, bonita e objetiva essa Graphic Novel consegue provocar a reflexão sobre as prioridades da vida.

Em Astronauta Magnetar percebemos o quanto buscamos explorar a imensidão do universo enquanto nem fomos capazes de conhecer a nos mesmos, a nossa família, vizinhos, amigos, comunidade, cidade e e por que não o país.

Toda escolha tem um preço, Danilo Beyruth nos questiona de forma brilhante o quanto estamos dispostos a pagar e abandonar para explorar o universo de possibilidades que batem em nossas portas todos os dias.

Espero que possamos ter tempo de viver, quando reconhecermos o que realmente vale a pena ser vivido!

Ricardo Santos 26/09/2015

incrível, pena que tão curta
essa graphic novel tem algumas das páginas mais bonitas e impactantes do mundo quadrinhos recente. é algo de padrão internacional. essa versão adulta do astronauta, de maurício de souza, ganhou uma profundidade que parecia impossível. o ilustrador e roteirista danilo beyruth acertou em cheio ao tratar essa adaptação como uma história de ficção científica. a única reclamação é que as poucas páginas obrigaram o autor a correr com a trama, comprometendo seu ritmo, seu desenvolvimento.
SRMelão 14/12/2015minha estante
Realmente pela qualidade apresentada na HQ merecia mais páginas...

Gárgula 05/02/2021

Leiam as Graphic MSP
Terminando de ler Astronauta – Magnetar, de Danilo Beyruth, percebo como estou conseguindo acertar uma falha minha enquanto leitor: não ter lido as Graphic MSP!

Vocês precisam ler esses quadrinhos. Os personagens revisitados são trazidos aos olhos de convidados, previamente selecionados por Sidney Gusman e Maurício de Souza! A fórmula não poderia ser melhor.

A solidão como tema
As histórias do Astronauta sempre trouxeram pequenas reflexões. Seguindo nessa linha, Danilo Beyruth lança o personagem em uma viagem incrível, além de perigosa.

Apenas na companhia do seu computador, o Astronauta segue em direção de um magnetar, um dos astros mais incompreendidos, maravilhosos e mortíferos do universo. Chegando o mais próximo possível, ele começa a montar uma estrutura de sensores que irão ajudar a investigar e entender melhor o estranho astro.

Em sua busca por respostas alguns pequenos erros cobram seu preço. O Astronauta se vê então completamente só e lutando por sua vida. Lembranças se misturam com o presente e ele não consegue mais dizer onde a realidade começa ou termina. Neste momento temos uma das mais incríveis sequências de rotina que já vi em quadrinhos. Uma aula de montagem de quadros de invejar qualquer leitor ou quadrinista.

Medo, terror, suspense e aventura são os maravilhosos temperos dessa jornada. Uma ficção científica que discute quem somos e a importância do que vivemos. Vale a menção que neste quadrinho começa uma aventura seguida cronologicamente pelos próximos números. Cada número é uma história fechada, mas suas consequências seguem para as histórias seguintes.

Conclusões finais
Até agora li cinco Graphic MSP e todas foram excelentes. Se o mesmo acontece com as demais, não posso dizer, mas é surpreendente pegar cinco diferentes títulos e todos estarem em um patamar tão alto!

Vale muito a leitura Astronauta – Magnetar, de Danilo Beyruth. Será literalmente uma jornada sem volta. Pode acreditar!

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Caverna do Caruso.

site: http://cavernadocaruso.com.br/sexta-feira-13-42-astronauta-magnetar/

Nanda Lima 23/08/2014

Uma releitura brilhante
Na hora de ler HQs, a minha preferência é pelas revistas americanas. Não sou fã dos quadrinhos japoneses e ainda não li nenhum quadrinho europeu (ex.: Asterix e Obelix). Mas e os quadrinhos brasileiros? Às vezes valorizamos pouco a arte de nosso país e voltamos nossa atenção apenas para os clássicos e lançamentos estrangeiros. Isto é um erro e “Astronauta – Magnetar”, de Danilo Beyruth, veio nos mostrar por que.

A HQ que vos apresento é um lançamento de 2013, integrante da coleção Graphic MSP que reúne histórias originais de quadrinistas brasileiros das novas gerações, fazendo uma releitura de personagens consagrados do nosso maior quadrinista, o grande Mauricio de Sousa. Uma iniciativa fantástica que tem rendido lindas histórias e material de muita qualidade, tanto gráfica, quanto de roteiro. O site Desocupado Nerd, do amigo Carlos Oliveira, fez um especial sobre esse selo, que você pode conferir aqui.

“Astronauta – Magnetar” é uma HQ repleta de sensibilidade, com traços delicados e roteiro comovente. Conta a história do astronauta - um dos personagens das revistinhas da Turma da Mônica - explorando o espaço atrás de uma rocha espacial chamada magnetar. Beyruth fez não só uma releitura psicológica do personagem, deixando-o mais maduro, complexo, adulto e cheio de angústias pessoais, como fez também do ponto de vista gráfico. Fisicamente, as aparências se limitam à cor do cabelo. Até o traje espacial do astronauta ficou muito mais verossímil.

Como a história se passa no espaço, em torno do magnetar, objeto espacial que encontra, aqui, um significado cósmico e até cármico, as cenas foram enquadradas com amplitude, cores vivas e quentes e os diálogos foram usados sem excessos. Afinal de contas, espaço sideral lembra silêncio.

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Claudinei 24/11/2021

Releitura muito agradável
O Astronauta sempre foi um dos meus personagens secundários favoritos do Maurício de Sousa e me recordo quando foi anunciado essa retomada do projeto Graphic MSP com histórias maiores e quem iniciaria o projeto seria o Beyruth com o Astronauta achei o máximo e garanti meu exemplar na época.
Hoje a leitura se mostrou ainda melhor, pude apreciar com mais calma, me ater mais aos detalhes do roteiro e da arte, roteiro esse que apesar de narrar uma aventura de alguém que viaja pelo espaço traz uma carga emocional mais voltada sobre darmos valor e dedicar um tempo de qualidade aos nossos entes queridos e amigos, sobre como o tempo voa e muitas vezes nossas decisões podem nos afastar de quem é realmente importante para nós.
A trama aqui é bem similar aos filmes de ficção onde astronautas ficam “à deriva” no espaço sideral e precisam contar com todo seu conhecimento e treinamento para sobreviver até o momento que um pedido de resgate possa ser atendido. Enviado em uma missão para coletar informações sobre um evento cósmico chamado de Magnetar, uma falha na comunicação com a nave acaba gerando um acidente, deixando Astronauta a própria sorte no espaço e agora ele precisa além de racionar seus recursos, tentar consertar a nave e planejar uma forma de voltar à Terra, muitos dias se passam e o herói começa a sentir na mente os efeitos desse isolamento involuntário no espaço e agora somente laços afetivos de suas lembranças poderão salva-lo.
Vale um destaque aqui para a arte, principalmente nas páginas duplas onde ou tem um truque da mente ou uma memória do personagem e a sensação de movimento ficou muito bom. Na páginas de extras vemos ainda as primeiras tiras feitas pelo Mauricio de Sousa para o jornal Diário de São Paulo de 1963.
@leitor1986

Anne 06/02/2022

A ideia de solidão é predominante nessa Graphic, é evidente e muito bem retratado os medos e anseios do Astronauta. A arte e cores são lindíssimas. Estou ansiosa para ler as continuações, não tenho dúvidas de que vou me encantar da mesma forma.

kvp 18/02/2013

Para quem cresceu lendo Turma da Mônica é ótimo ler essa releitura adulta do Astronauta, que ficou muito boa!

Sérgio 08/01/2013

Ano desta edição: 2012
Editora: Panini Comics
Páginas: 82
Idioma: Português

Citação: "Se você está decidido a viver só, é assim que vai morrer. Você escolheu deixar tudo para trás, mas não há felicidade na solidão."

Essa graphic novel que dá uma nova roupagem ao astronauta (personagem de Maurício de Souza) é uma grata surpresa. Com um número "1" na capa, ela nos dá uma esperança de que outras seguirão. Esperamos que sim, já que esta releitura perpretada por Danilo Beyruth foi muito bem feita.

Confesso que desconhecia o trabalho do artista, mas algumas recomendações me fizeram querer ler esta história. Disponível em capa dura nas livrarias, e em capa cartonada em algumas bancas de jornal, decidi pela segunda por ser mais barata. E até que foi uma decisão sábia, conforme explicarei em seguida.

Astronauta: Magnetar conta a história de uma missão do astronauta perto de um magnetar, resumidamente um quase-buraco negro, quando sua nave é danificada e ele é obrigado a tentar consertá-la, com parcos recursos. Danilo Beyruth fez uma ótima pesquisa e consegue explicar bem alguns conceitos técnicos para os leigos (eu incluso), e tal pano de fundo só engrandece a obra.

Sua arte também é admirável. É um traço simples sem ser pobre, e traz detalhes suficientes sem poluir demais os painéis. E as cores adicionadas pela Cris Peter complementam magistralmente a arte. Foi realmente agradável acompanhar sua técnica narrativa. Méritos para os painéis onde ele demonstra a rotina do astronauta na nave; foi uma solução inteligente e elegante, sem precisar de quase nenhuma palavra para demonstrar o enfado de uma rotina repetitiva.

Um painel duplo do Astronauta no espaço

Até aí, tudo ótimo, e me arrisco a dizer que Beyruth esteve perto de lançar uma HQ para figurar na lista de melhores do ano, disparado. Mas eu fiquei com uma impressão de que o final é muito abrupto, e que a história tinha mais a oferecer. Só posso especular que: a) Beyruth ficou sem imaginação ou sem saber como acabar a história, resultando naquele final apressado; b) o prazo para entrega era curto, e ele escreveu as últimas páginas às pressas; ou c) ele tinha somente 82 páginas para trabalhar, e isso não era o suficiente para ele contar a história que ele pretendia. Acredito que, com mais 20 páginas, ou mesmo com mais uma edição de 82 páginas, Beyruth poderia ter produzido algo grandioso. E é por isso que não fiquei chateado de ter comprado a versão em capa cartonada. Do contrário, fosse a história extendida e complementada, acho que a versão capa dura seria algo essencial.

No final, ele conseguiu produzir uma HQ legal, transformar o Astronauta num personagem adulto e complexo, e quem sabe abrir um nicho nas histórias dos personagens de Maurício de Souza que poderá render bons frutos num futuro próximo. Aguardo por mais coisas de Beyruth, e pelas próximas Graphic MSP.

Mais resenhas em: http://catharsistogo.blogspot.com.br/